【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
SkyHawk
Membro
# nov/15
· votar


Terceiro Mundo
Toco o mesmo estilo que vc, e para mim distortion não funcionou bem para punk rock. Gosto mais de um fuzz ou um drive cheio tipo OCD.

Gulherme Polar
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Gulherme Polar
· votar


O Fire Carpe Diem é um pedal versátil? Ou o Danelectro Daddy O? Queria pra tocar umas coisas tipo HIllsong, Jesus Culture, e por aí vai...

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


Gulherme Polar

São pedais com propostas diferentes, sendo completamente insensato compará-los.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Gulherme Polar
Membro Novato
# nov/15
· votar


BrunoRodrigues

Tu usa o Carpe Diem, certo? Tem como fazer review ou dar um comentada aqui?

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


Gulherme Polar

Uso, Vendo e Recomendo ! ! !

Fiquei de fazer um Review do Sweet Chilli e ainda não sobrou tempo para fazê-lo adequadamente. Assim, também não prometo, mas se possível farei nos próximos dias.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Gulherme Polar
Membro Novato
# nov/15
· votar


BrunoRodrigues

Aeeeeeeeeeee \o/

Estive refletindo, e acho que vou pegar uma pedaleira(Zoom g3) e um ou dois pedais de drive. Fica mais versátil. E faz logo esse review, eu tô ansioso demais pra saber se o pedal é bom. Ele tem pouco material na net.

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


Gulherme Polar

E tem real necessidade de comprar tbm um multi-efeitos ? ¿ ?

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Gulherme Polar
Membro Novato
# nov/15 · Editado por: Gulherme Polar
· votar


BrunoRodrigues

Basicamente, ao invés de gastar dinheiro nos outros pedais(afinador, delay, reverb, compressor e outros), eu compraria uma Zoom G3, e usaria um pedal na vibe tube screamer, ou OCD e o Carpe Diem(tô sonhando com ele, necessito, eita GAS). Acho que saíria mais barato.

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


Gulherme Polar

Mero sonho de "iniciante"...

Com o passar do tempo vai-se enxugando a quantidade de efeitos usados e acaba-se gastando duas vezes (com a compra dos analógicos para substituir os efeitos digitais).

Abç & Boa Sorte ! ! !

#BrunoRodrigues

Gulherme Polar
Membro Novato
# nov/15
· votar


BrunoRodrigues

É muita possibilidade, preciso estudar todas e ver qual cabe mais no meu bolso, e qual vai me atender mais agora e futuramente.

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


Gulherme Polar

Possibilidades são várias e o que se adequada ao seu orçamento é estritamente subjetivo. Todavia, o que vai "atender agora e futuramente" não há dúvidas: são os pedais analógicos.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Ramsay
Veterano
# nov/15
· votar


BrunoRodrigues

Todavia, o que vai "atender agora e futuramente" não há dúvidas: são os pedais analógicos.

Discordo, eu tenho um pedalboard cheio de pedais analógicos, diversos de boutique e que pelo preço daria pra comprar duas pedaleiras Boss GT-100.

E digo isso pq o som da minha Boss GT-100 dá um banho no som do meu pedalboard, apesar dos pedais de boutique que o pedalboard tem.

Por isso eu acho que é tudo uma questão de sorte, apesar de que eu já experimentei trocentos pedais no pedalboard e ainda não consegui um som da qualidade que eu consigo com a Boss GT-100.

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


Ramsay

O meu primeiro multi-efeitos foi uma Boss GT-3 (avô da sua) e com o passar do tempo pequenos problemas vão aparecendo. Assim, se ficar sem um fica sem nada. No caso dos analógicos, deu problema em um drive é só substituí-lo, sem precisar gastar com outros.

Quanto a qualidade de som, vai muito do feeling e experiência (não que seja o seu caso, pois desconheço) e com o passar do tempo vai-se chegando com mais facilidade no timbre que se tem na cabeça.

Tratando-se de praticidade nada como um multi-efeitos. Já teve casos que necessitava de apenas um timbre clean. Fui só com a guitarra e uma pequena Digitech no bag. Caso resolvido. Que dizer, cada caso é um caso. Mas tudo é questão de gosto.

Também tem o fato de que multi-efeitos (mesmo os mais completos, com diversas possibilidades de regulagem) são programados para "fornecer o timbre já maquiado", enquanto que analógicos tem que ser "no braço".

Mas a satisfação de ver um board "recheado" não se compara - pelo menos pra mim.

Abç & Sucesso ! ! !

#BrunoRodrigues

Ramsay
Veterano
# nov/15
· votar


BrunoRodrigues

Pois é, eu tb tenho uma GT-3 que funcionava bem até 10 anos atrás, que foi a última vez que eu a liguei.
E realmente, a sensação de ver um board recheado de pedais é gratificante!!

Mas, se vem uma pedaleira safada e detona o som de todos os seus pedais aí vc fica decepcionado e foi o que aconteceu comigo.

Só pra constar, eu tenho uma Pod HD500 e detesto o som que ela me proporciona, que é muito inferior ao do meu pedalboard.

O fato é que existe um segredo na configuração da Boss GT-100, que poucos conhecem e faz com que ela supere quaisquer pedalboard e pedaleiras, exceção feita as Axe-Fx.

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


Ramsay

Liguei a GT-3 a uns meses atrás só de curiosidade para ver o que usava a 10-12 anos atrás. Impressionante a quantidade de efeitos que "carregava" meu timbre. Hoje não uso 1/3 do que usava - timbre mega-super-hiper processado...

Hoje em dia meu timbre é Guitarra e Amp. As latinhas dão um colorido na "base".


"Mas, se vem uma pedaleira safada e detona o som de todos os seus pedais aí vc fica decepcionado e foi o que aconteceu comigo."

Mas não desanima irmão. Encare isso como um desafio, não estipule meta, supere-a e blá, blá, blá - kkkkkk...

Falando sério: Encare mesmo como um desafio, timbra um por um e amplia teu arsenal de timbre. Tens bons equipamento, acredite que é possível e bote pra quebrar :)


Abç & Sucesso ! ! !

#BrunoRodrigues

Gulherme Polar
Membro Novato
# nov/15
· votar


BrunoRodrigues

Brigadão pela ajuda, Bruno. o/

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


Gulherme Polar

Como diria o "mestre": Estamos aqui pra isso ! ! !

Mas lembre-se: É minha opinião pessoal, formada ao longo dos anos (como músico e lojista) e que sempre haverá divergentes, o que se depreende da visão e experiência do amigo Ramsay.

Como disse, cada caso é um caso, e a "palavra final" é sua ! ! !

Abç & Boa Sorte ! ! !

#BrunoRodrigues

Gulherme Polar
Membro Novato
# nov/15
· votar


BrunoRodrigues

Tipo, eu olho os guitarristas do Hillsong Worship, do Jesus Culture, eles usam uma porrada de pedais, pra um som, que eu diria, que não passa de overdrive+reverb+delay digital. Acho desnecessário taaaantos pedais. Lá na igreja, a gente toca, em termos musicais, "de tudo", eu gosto. Por isso a ideia do multi-efeitos.

Obrigado pelas opiniões, vocês do fórum são muito prestativos.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/15
· votar


Gulherme Polar
Tipo, eu olho os guitarristas do Hillsong Worship, do Jesus Culture, eles usam uma porrada de pedais, pra um som, que eu diria, que não passa de overdrive+reverb+delay digital. Acho desnecessário taaaantos pedais. Lá na igreja, a gente toca, em termos musicais, "de tudo", eu gosto. Por isso a ideia do multi-efeitos.


Idem.

Tenho um set de pedais aqui e estava maluco atrás de um pedal de delay que tenha presets, tap e tudo mais. Iria comprar um DD 500; que com a cotação do dólar atual iria me custar mais ou menos o que eu gastaria para trocar os 4 pneus do meu carro (que já tá chegando a hora).

Daí eu percebi que eu tenho uma Zoom G3x que tem delays bem convincentes, e ainda tenho um Alter Ego (o simples) da Tc. Então, sinceramente falando, seria um alto gasto de dinheiro em uma coisa que pode ser substituída sem prejuízos por algo que eu já tenho, que já uso, e que sei manipular para obter bons timbres.

Aí tem uns guitarristas que gastam rios de dinheiro em pedais tipo Strymon Timeline, Big Sky e Mobius, pra fazer coisas que pedaleiras podem fazer de forma convincente por menos da metade do dinheiro.

Então, no meu caso, o que resolvi foi que vou comprar um novo pedalboard, talvez maior, e juntar o wah, o drive, o fuzz e o Alter Ego, e adicionar ao conjunto a zoom G3x, pra usar os delays, chorus, algumas modulações, reverb, shimmer, e talvez até criar uns timbres malucos e psicodélicos que eu vi nuns vídeos por aí. E ainda economizo mais ainda que não vou precisar comprar pedal de volume.

Gulherme Polar
Membro Novato
# nov/15
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Também penso assim. Às vezes, nem é pelo som, ou qualidade do pedal, e sim pelo nome da marca. Sem necessidade, mas okay.

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


Gulherme Polar

Compreendo perfeitamente seu raciocínio, também passei por isso.

Cheguei a usar o multiefeitos (que era bem completo pra época) apenas para modulações e pedais analógicos de Wha e Drive. Contudo, acabei vendo que Patches pré-programados serviam para casa onde eram pré-concebidos, contudo, na hora de tocar, sempre precisava de algum ajuste (que é normal) na equalização, etc. E ficar entrando em menus para alterar-los era complicado, pois bem sabemos que a equalização de um ambiente não funcionará perfeitamente igual em outro. O mesmo vale para os efeitos, tem locais que se ganha mais com o Reverb natural, em outros casos a quantidade e volume do Delay ficava exagerado e assim vai...

Repito: Cada caso é um caso. Se for banda de baile, por exemplo, que toca "n" estilos em sequência, é multi-efeitos e ponto.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/15
· votar


BrunoRodrigues

Essa é uma das razões pelas quais eu comprei a minha Zoom. Ela traz uma facilidade enorme de configurar os efeitos, com os knobs parecendo como se fossem de pedais; daí não precisa ficar quebrando a cabeça pra entrar em menus e tal.

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

E hoje em dia já tem mais opções com essa possibilidade. Aquela Boss, ME-80 se não me engano, que "maravilha" em termos de praticidade. Naquele tempo da GT-3 era na base dos menus e não tinha escolha (a opção de patches ou pedais individuais já existia) .

Não digo que era de "quebrar a cabeça", apenas que era perda de tempo e tentar fazer ao vivo era complicado de mais.

Falando em Zoom, sempre tive vontade de ter um multi-efeitos da marca (tenho apenas Boss e Digitech - que estão em stand by), mas "não deu tempo" e parti para o pedalboard com as "latinhas".

Abç & Sucesso ! ! !

#BrunoRodrigues

Gulherme Polar
Membro Novato
# nov/15
· votar


BrunoRodrigues

As Zoom são muito mais interativa do que as Boss, na minha opinião.São muito boas. O guitarrista da banda de uma ministra que veio no congresso de mulheres lá da igreja tava usandp, achei fenomenal, os sons que ele tava tirando dela pricipalmente os de ambiência. Como não tinha teclado, ou violão acompanhando ele, tava preenchendo muito.

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


Gulherme Polar

Creio que muito da qualidade sonora final depende também da Guitarra e Amp (além do feeling do músico para regular e "domar" tudo).

A Zoom é uma boa marca para se trabalhar. Se Deus quiser e permitir terei Zoom aqui na loja em breve.

Obrigado pela Opinião.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Gulherme Polar
Membro Novato
# nov/15
· votar


BrunoRodrigues

Lá na igreja não tem amp, a gente conecta os instrumentos na mesa e tal. Já veio um outro guitarrista na igreja, com uma pedaleira da Boss, e ela mesmo tendo tantos knobs, o som, não tava agrandando muito. Além disso, a gutarra conta muito, e o guitarrista também.

Que Deus te abençoe nessa empreitada com as Zoom, o/

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


Gulherme Polar

Até presumo o problema que passaram com a Boss. Quando usava a minha plugada direto (isso a uns 10-12 anos atrás) tinha dificuldade de timbrar, até que descobri umas configurações "escondidas" que dão outra cara ao equipamento. Claro que a experiência - e o guitarrista como você bem frisou - contam muito. Hoje consigo me virar bem melhor e não passar vergonha com a maioria dos equipamentos, mas já passei por cada uma que contado não dá pra acreditar. O bom é que temos muitas histórias pra contar.

Torce por nós que, quem sabe num futuro próximo, estaremos com uma Loja Virtual legal com preços justos para ajudar a galera.

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Gulherme Polar
Membro Novato
# nov/15
· votar


BrunoRodrigues

O negócio é que ele não timbrou. Tinha uma parte numa música que ele tinha que usar o delay, daquele jeito que duplicam as guitarras, aí meio que atrasava a música, porque ele parava de tocar na hora de trocar os patches. Mas enfim, foi muito bom. :D

Vou torcer, vou torcer. o/

BrunoRodrigues
Veterano
# nov/15
· votar


Gulherme Polar

Então faltou foi "habilidade" - kkkkkk...

Qualquer coisa, estamos aih ! ! !

Abç ! ! !

#BrunoRodrigues

Fernando de almeida
Veterano
# nov/15
· votar


Gulherme Polar
BrunoRodrigues
GuitarristaDoNickEstranho
Li que vcs falavam sobre quantidade de efeitos versus o quanto de efeito era utilizado ...

Bom, o meu setup é esse:
- Pedais (na ordem): Transmissor Shure, Tc Nova Dynamics, Ibanez Weeping Demon, Boss PS-5, Boss PS-6, Mooer Hustler Drive, Ibanez TS-9. Wavebox Argos, Boss FV-50L, Boss EQ-20, Eventide PitchFactor, Line6 M9 e Boss RC-30. (+ fontes pra tudo e cabinhos para interligação)
- Pedaleira: Roland GR-55 + GK3 (instalado na Line6 James Tyler)
- Guitarras: Ibanez AK-85, Ibanez Prestigie S1520 , Line6 James Tyler 69-US, ESP/LTD 327 (esse á única que está a venda) .
- Amplis: Head Pedrone Pedrone Le Marc Ii, Caixa 4x12 Snake GT-Four, Line6 Spider JAM.

E agora sabem o que eu toco????

Em igreja e banda gospel ... Eventualmente um trabalho secular ...

O lance de se ter é mais a tal da GAS do que realmente necessidade. Mas se vc tem muitos equipos, não importa o timbre, com calma e tempo você vai chegar na regulagem que necessária. Mesmo que essa regulagem soe "apenas" como um som, que eu diria, que não passa de overdrive+reverb+delay digital, como foi citado acima.

Agora entrei pra uma banda Iron Maiden Cover ... Vamos ver se uso mais pedais.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito