【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# nov/08
· votar


MauricioBahia
2) não uso pra distorção não.
Use antes do G2 ...

3) A minha idéia era usá-la na cadeia de pedais para evitar ter que pisar em vários para ter um som limpo. Por exemplo, pisando na A/B eu poderia ir direto pro G2, correto?
Cara, creio que não dá pra fazer isso ...
A descrição de AB diz: "Pode ser utilizado de duas formas. Uma entrada e duas saídas (escrito em branco). Ou duas entradas e uma saída (escrito em amarelo). Pode ser utilizado para trocar entre 2 amplificadores no final do set de pedais ou no início para ligar um afinador e deixar mudo a cadeia de pedais, já que ele aterra a saída que não esta sendo utilizada. Também pode ser utilizado pra usar duas guitarras, uma em cada In, e o Out para os pedais, assim você troca de instrumento pisando no pedal. Não existe nenhuma perda de sinal e o circuito é 100% passivo, não necessitando de alimentação nenhuma.

Pelo que eu entendi vc quer by-passar vários pedais e ir direto para o G2, então um Line Selector seja o ideal ... Um AB Selector tb funcionaria ...

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Fernando de almeida
Pronto:
http://img266.imageshack.us/img266/2005/todoslu6.jpg
Tá beleza?
Abs.

guardei a A/B Box pro futuro!

Fernando de almeida
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
Tá beleza?
Tá show ...

guardei a A/B Box pro futuro!
Ok ... veja certinho qual AB vc vai usar pois existem diferentes modelos par diferentes aplicações ... (AB box, ABY box, AB selector, Line selector, Loopers, etc)

diego gr
Veterano
# dez/08
· votar


Sempre tenho dificuldade pra regular o som clean de modo q não fique nem muito grave e nem muito metálico (exemplo: com timbre de Jackson no clean)
Sempre uso o cap do braço
Alguém tem alguma dica??

Faca na Caveira
Veterano
# dez/08 · Editado por: Faca na Caveira
· votar


MauricioBahia
Há uns dias atrás tive a mesma idéia (e consequentemente a mesma dúvida) que vc, eu tb achava que o ab-box dava conta de alternar entre vários pedais em uma pisada. No meu caso, só queria usá-lo pra alternar entre 2 drives, sem ter que misturar o som dos dois.

Mandei um email pra Roland, a respeito do AB-2, pedal da boss. A resposta deles tá lá no final do tópico que criei. AB-BOX não serve pro que vc quer!!!

http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/197281/

Nesse caso, só adianta mesmo um pedal de loop, tipo Boss Line Selector (LS-2) ou o super loop da efx, que aparenta ser bem mais simples... Alguém sabe se esse super looper é legal?

Aliás eu até queria aproveitar pra pedir desculpas aos amigos que me ajudaram no meu tópico, fechei o tópico sem agradecer... MUITO OBRIGADO a todos!!!

Fernando de almeida
Veterano
# dez/08
· votar


diego gr
Sempre tenho dificuldade pra regular o som clean de modo q não fique nem muito grave e nem muito metálico (exemplo: com timbre de Jackson no clean)
Sempre uso o cap do braço
Alguém tem alguma dica??


Cara, diga aí qual é teu ampli e guita (marca/modelo) ... Fica mais fácil de avaliar ...
Abr

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Faca na Caveira
É, dei mole mesmo com a A/B Box... Deixarei aqui no "banco de reservas""
Abs

7cordas
Veterano
# dez/08
· votar


Pessoal gostaria de uma orientação.Alguém já ouviu falar do site de compras AlexGuitarShop?Gostaria de adquirir um pedal para guitarra por esse sites e preciso de referências.Se alguém puder me ajudar!!!
Valeu.

7cordas
Veterano
# dez/08
· votar


Hi Experts.Saudações.
Queria uma opinião de vocês.Estou em dúvida entre comprar um desses dois pedais da marca MXR.São eles: DoubleShot- Distortion e o DIME Distortion DD-11.Não conheço esses pedais "ao vivo" mas gostei muito das demos que ouvi pela internet .Se alguém puder opinar sobre esses pedais de um ponto de vista comparativo seria legal para chegasse a uma decisão.

Paz.

Fernando de almeida
Veterano
# dez/08
· votar


7cordas
Pessoal gostaria de uma orientação.Alguém já ouviu falar do site de compras AlexGuitarShop?Gostaria de adquirir um pedal para guitarra por esse sites e preciso de referências.Se alguém puder me ajudar!!!
Cara, até onde sei é um site sério ...

DoubleShot- Distortion e o DIME Distortion DD-11
Dois pedais interessantíssimos ...
Qdo decidi "fechar" a distorção que eu ia usar, fiz uma lista com os possíveis pedais que eu ia pegar e esses dois estavam na lista ...
Bom, o DIME é um pedal que tem os timbres do Dimebag Darrel (ex guita do Pantera), se vc for fazer cover ou fazer som no mesmo estilo do Pantera ( ou do Dime), pega esse pedal pois o som (timbre) já está pronto ...
Agora, se vc for fazer outros estilos de som, vai de Doubleshot pois vc consegue o timbre do Dime e dá pra regular outros timbres tb ...

henrique.marin
Veterano
# dez/08
· votar


Fernando de almeida
cara, primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo tópico!! com certeza vc teve muita paciência em construí-lo, mas é muito esclarecedor para muita gente, pra mim pelo menos é uma ótima fonte de pesquisa!

minha dúvida é sobre fontes e é a seguinte:
Comprei recentemente um pedal de wah wah (vox) e um delay (digitech x-series).
Pois bem, quanto ao delay está tudo esclarecido, ele consome 300mA e por ser digital vou dedicar uma fonte só para ele.

Quanto ao wah-wah, o pessoal recomenda que seja dedicada uma fonte só para ele também... gostaria de saber o por quê disso, já que o consumo dele parece ser extremamente baixo (540uA segundo o manual)

(se precisar de mais informações, tenho um Jackhammer e um booster da efx no meu set tb)
abraços

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# dez/08
· votar


Fernando de almeida

Tenho um ampli Peavey Express 112, de 65 W RMS, que tem um esquema de push pull no potenciômetro de ganho, que incrementa mais ainda a distorção. Acho muito bom este recurso, a distorção fica bem vigorosa e com um bom ganho. Porém, com um chiado meio alto.

Gostaria de usar esta distorção do ampli junto com um booster (SuperOverdrive Boss), um supressor de ruído (NS-2 Boss), um chorus (Chorus Ensemble Boss), um flanger (BF-3 Boss) e um delay (DD-3 Boss).

Por favor, como devo proceder com a ligação de forma que a distorção do ampli seja a distorção principal?

Desde já agradeço.

Abs.

Fernando de almeida
Veterano
# dez/08
· votar


henrique.marin
Quanto ao wah-wah, o pessoal recomenda que seja dedicada uma fonte só para ele também... gostaria de saber o por quê disso, já que o consumo dele parece ser extremamente baixo (540uA segundo o manual)

Fera todo e qualquer equipamento eletro/eletrônico, pode gerar ruído e mandar esse ruído para a própria fonte/rede elétrica queo alimenta. Os equipamentos que fazem isso são motores (qq motor elétrico, por exemplo os motores de eletrodomésticos), bobina (de um relé ou contator ou qq outro - só lembrando que wahwah tem bobina nele) e outros tipo de equipos.
Não são todos os modelos de wahwah mas alguns o pessoal recomenda mesmo usar fonte dedicada para que o eventual ruído geraldo pelo indutor (bobina) do wah não interfira nos outros pedais.

Fernando de almeida
Veterano
# dez/08
· votar


supermulti
booster (SuperOverdrive Boss), um supressor de ruído (NS-2 Boss), um chorus (Chorus Ensemble Boss), um flanger (BF-3 Boss) e um delay (DD-3 Boss).
Por favor, como devo proceder com a ligação de forma que a distorção do ampli seja a distorção principal?


Fala aí fera, seguinte:
- primeiro vamos falar do NS-2 Boss: No encadeamento, o Noise Supressor não é ligado em linha como o Noise Gate, ele tem o SEND e RETURN e assim ligado ele estará continuamente filtrando o sinal evitando eventuais ruídos. Sua guita vai no INPUT, depois vc liga um cabo do SEND do NS até a entrada dos saturadores e um cabo do ultimo saturador até o RETURN do NS, no OUTPUT vc liga um cabo às Modulações e segue o encadeamento normal.

- O Ampli: Seu ampli tem LOOP, ou seja SEND/RETURN para ligar os efeito de Modulação/Ambiencia após o Pré-amp e antes do Power-amp. Para usarmos a distorção do ampli (a dist. fica na parte de Pré-amp), teremos que usar o LOOP do Ampli (SEND/RETURN) em conjunto com o LOOP do Noise (SEND/RETURN) para que ó Noise filtre qq eventual ruído da distorção/pré do ampli, ou seja >>> vamos ter que tratar o Pré-amp como se fosse um pedal de distorção onde o INPUT do ampli é o input desse pedal e o SEND do loop do ampli seja a saída desse pedal.

Para entender melhor vamos ao esquema de ligação onde vamo fazer tudo em 2 etapas.
--- Etapa de ligação 1 onde no NS2 vamos usa somente o INPUT e OUTPUT do pedal e desconsiderar o LOOP (send/return):
Guita > NS2 > CE5 > BF3 > DD3 > RETURN AMPLI
--- Etapa de ligação 2:
Send do NS2 > SD-1 > Input AMPLI > Send AMPLI > Return NS2

Cara a ligação é essa, ligue aí, use cabos e fontes do boa qualidade para usar o NS2 na regulagens mínimas para ele não "comer" teu timbre.

henrique.marin
Veterano
# dez/08
· votar


Fernando de almeida
entendido! então na realidade o que (eventualmente) manda ruído para a cadeia, pouco tem a ver com a amperagem que ele consome, e sim com a sua construção!

com os pedais apenas conectados à fonte (landscape p/ 5 pedais) ele não gerou nenhum ruído... mas quando um dos pedais está em uso acabou gerando um pequeno ruído sim, coisa pouca...
(se a informação servir para alguém: meu wah é o Vox V847a)

MAS, por enquanto só testei em casa... quando testar em um ampli maior que toco no estúdio eu posto minhas impressões finais.
(Neste caso o uso da bateria também deve ser bastante recomendado já que o consumo do wah wah é baixo...)

Muito obrigado pela explicação!
ficarei atento à isso

Fernando de almeida
Veterano
# dez/08
· votar


henrique.marin
entendido! então na realidade o que (eventualmente) manda ruído para a cadeia, pouco tem a ver com a amperagem que ele consome, e sim com a sua construção!
Sim, tem a ver com os componentes do pedal ...
Qto ao comsumo em amperes do pedal, só da algum pau se a soma dos consumos de todos os pedais forem maior que a fonte forneça ... Se a fonte fornecer mais amperes que a soma dos consumos de todos os pedais não tem problema.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# dez/08
· votar


Fernando de almeida

Por enquanto, ainda não liguei todos os pedais porque vou precisar de mais 2 cabos grandes. Mas liguei apenas o NS-2 prá testar e não deu som nenhum. Ficou tudo mudo! Por que será? Onde será que errei? Por favor, me ajude!

Liguei assim: guita -> input do NS-2 -> output do NS-2 -> return do ampli // send do NS-2 -> input do ampli -> send do ampli -> return do NS-2.

Está correto assim? Entendi o que você me explicou?

Aguardo resposta. Obrigado.

Abs.

Fernando de almeida
Veterano
# dez/08 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


supermulti
Liguei assim: guita -> input do NS-2 -> output do NS-2 -> return do ampli // send do NS-2 -> input do ampli -> send do ampli -> return do NS-2.
Isso cara ... tá correto a ligação ... Vc não teria deixado o controle MODE em MUTE???

- Qto a não sair som, teste os cabos antes ligando guita>ampli ...
- Depois ligue guita>return ampli e ajuste o volume de saída ...
- Depois refaça a ligação com o NS-2, deixando o MODE em REDUCTION e o THERSHOLD e DECAY no mínimo (no zero mesmo).
- Agora acione o pedal ... e logo depois ligue o ampli e ajuste o THRESHOLD deixando o indicador Recuction ligado enquanto vc não está tocando e tb não pode sair ruído ...
- Assim ajuste o DECAY de forma que o som soe o mais natural possível ...

Não esqueça de colocar volume na guita, no pré e no power do ampli ...

Algumas dos dados vi uma vez no manual do NS-2 ... dá uma olhada nele tb ...

Abr.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# dez/08
· votar


Fernando de almeida

Não esqueça de colocar volume na guita, no pré e no power do ampli ...

Pois é, aí é que está o detalhe: neste meu ampli (Peavey Express 112) o pré é o volume do canal limpo e não há power (a não ser o liga/desliga).

O volume do canal sujo se chama Post, que é acionado por meio de um botão/tecla. O canal limpo possui 2 inputs. Quando o canal sujo está acionado, o volume do canal limpo (pré) fica inoperante; apenas o volume do canal sujo (post) passa a funcionar. E a guita, ligada direto no return do ampli, não dá som nenhum...

O engraçado é que, ligando apenas o flanger, o chorus e o delay no send/return e o booster pelo input do ampli, o som fica ótimo. Só não funciona quando tento ligar o NS-2. Por que será, hein?

Abs.

afonsolirio
Veterano
# dez/08
· votar


Olá pessoal...
Sou novo aqui no cifra-club e gostaria de uma ajuda...
eu tenho uma rp200 da digitech e tava pensando em usar junto com ela alguns pedais analóicos para dar mais pegada ao som...
Queria saber se fica boa esta mistura de digital a analógico e também como fasso esta mistura...

Estive pensando em comprar um GDI-21 da behringer, este pedal seria melhor do que as distorções da rp200???

por favor me ajudem...

desde já agradeço...

7cordas
Veterano
# dez/08
· votar


Fernando você é um cara tem umas opiniões bem legais e esclarecedoras sobre pedais e efeitos.Talvez você não tenha conhecimento sobre o assunto mas eu de qualquer maneira vou arriscar e te perguntar sobre a GT-10 da Boss.Eu estou fortemente tentado a comprar uma.Já tenho meu setzinho de pedais, mas as vezes sinto necessidade de algo que me permita uma maior variedade de efeitos e timbres onde dentro de um mesmo trabalho eu possa ter a versatilidade de executar estilos como POP, ROCK,JAZZ ou MPB.Por isso peço o teu depoimento sobre este equipamento ou outros da mesma linha como os da Line 6, etc.

Quebra essa pra mim.

Abração.

7cordas
Veterano
# dez/08
· votar


Fernando você é um cara tem umas opiniões bem legais e esclarecedoras sobre pedais e efeitos.Talvez você não tenha conhecimento sobre o assunto mas eu de qualquer maneira vou arriscar e te perguntar sobre a GT-10 da Boss.Eu estou fortemente tentado a comprar uma.Já tenho meu setzinho de pedais, mas as vezes sinto necessidade de algo que me permita uma maior variedade de efeitos e timbres onde dentro de um mesmo trabalho eu possa ter a versatilidade de executar estilos como POP, ROCK,JAZZ ou MPB.Por isso peço o teu depoimento sobre este equipamento ou outros da mesma linha como os da Line 6, etc.

Quebra essa pra mim.

Abração.

afonsolirio
Veterano
# dez/08
· votar


Alguem pode me ajudar???
Gostara de saber c posso ligar depois de uma rp200 alguns pedais de distorção, pois as distorções dela nah me atendam da maneira que preciso...Pretendo usar a rp200 só para ambiencias(reverber, delay, chorus, e similares.

Estava pensando em comprar um v-tone gdi 21, para usar junto com a rp200A, o som ficaria legal???

por favor me ajudem...

abrasss...

Fernando de almeida
Veterano
# dez/08
· votar


supermulti
O volume do canal sujo se chama Post, que é acionado por meio de um botão/tecla. O canal limpo possui 2 inputs. Quando o canal sujo está acionado, o volume do canal limpo (pré) fica inoperante; apenas o volume do canal sujo (post) passa a funcionar.
Cara, testa aí, mas creio que no canal sujo, o controle POST seja de volume mesmo e o controle PRÉ seja a qtidade distorção ...

E a guita, ligada direto no return do ampli, não dá som nenhum...
HUMMMMMMM ... aí é que pode estar o problema ... tenta ligar um pedal de distorção/drive no meio pra ver se funciona ... guita>dist./drive>return ampli ...

Só não funciona quando tento ligar o NS-2. Por que será, hein?
Cara, acho que o pau pode estar no lance do return (copnforme citei acima) ... Mas para ver se o NS-2 está funcionando 100%, vamos tentar outra ligação, sem usar a dist do ampli ... Ligue assim:
--- Etapa de ligação 1:
Guita > (input) NS2 (output) > CE5 > BF3 > DD3 >INPUT AMPLI
--- Etapa de ligação 2:
Send do NS2 > SD-1 > Return NS2
Se não funcionar assim, pode ser pau no NS2 ...

Faça ambos testes e poste aí pra gente tirar mais conclusões até resolver seu problema ...


afonsolirio
Sou novo aqui no cifra-club e gostaria de uma ajuda...
eu tenho uma rp200 da digitech e tava pensando em usar junto com ela alguns pedais analóicos para dar mais pegada ao som...

Falar fera ... a mistura digital+analógico é possível sim ...
O que vc pode fazer é usar pedais de distorção/drives analógicos antes da sua pedaleira e na sua pedaleira vc só não use as distorção/drives dela ...

Estive pensando em comprar um GDI-21 da behringer
Cara, embora o GDi tenha um som pesadão e tudo mais, ele não é muito resistente ... Sugiro que vc compre um outro simulador de amplis só que HAndmade ...


7cordas
Por isso peço o teu depoimento sobre este equipamento ou outros da mesma linha como os da Line 6, etc.
Cara o assunto mais difícil de se falar é de analógicos vs digitais ...
A um tempo atras, poderíamos falar que sem sombra de dúvidas o analógico era melhor em timbres mas não era muito versátil ao mesmo tempo que os digitais não tinham fidelidade em timbres porém muito versátil e prático ...
Hoje isso mudou, os digitais, com o desenvolvimento da tecnologia, simula muito bem os analógicos a ponto de um audiófilo não distinguir entre um e outro num teste cego ... E os analógicos tb desenvolveram, ao invés de um único footswitch liga/desliga, muito hoje tem um segundo footswitch que pode adiciona algum efeito a mais no efeito que o pedal já tem e outros recursos mais ...
Então aí vem a pergunta um ou o outro?????
Bom essa pergunta deve ser respondida caso a caso ... Vamos ao seu caso:
Bom, vc já tem um set analógico (que vc não vai se desfazer dele) e quer mais variedades que uma boa pedaleira pode proporcionar ...
Nisso te surgiu a idéia de pegar uma GT-10 ou similar ... Cara, por mais que pareça cliche, o que vou te falar é verdade, todas as novas pedaleiras são boas mas as caracterísricas são: Boss GT-10: bons timbres e efeitos porém o destaque maior são as variedades de efeitos / Line6 POD X3:bons timbres e efeitos porém o destaque maior são a qtidade e qualidade dos timbres / Digitech GNX4: bons timbres e efeitos porém o destaque maior são os recursos de gravação nela mesma (8 pistas, etc) ... RESUMO: vai de gosto ... Mais recursos e efeitos=GT10 ... Mais opções de timbres=X3 ... etc ...
Sei que vc não queria ouvir isso mas teste e veja qual vc gosta pois, cada uma com sua caraterística, todas são boas ...

7cordas
Veterano
# dez/08
· votar


Valeu mesmo Fernando, bem legal tuas observações.Vou pegar uma GT sim.Abração.Té a próxima.

Feliz Natal

Corbusier
Veterano
# dez/08 · Editado por: Corbusier
· votar


Boas Fernando de almeida!

pelas mesmas razões anunciadas em baixo, venho questionar a tua sabedoria em pedais / montar sets, de modo a esclarecer algumas duvidas.

Toco guitarra a cerca de 7 anos, e so agora comecei a investir num set porreiro para ter em casa / dar pequenos concertos. Toco desde eric johnson, hendrix, stevie rv, the who, sublime, mas a minha preferência sonora vai para led zeppelin. Comecei por adquirir uma Gibson studio vintage magohany, e um Amp Line 6 Spider 3, 120w celestion, penso que é semi valvulado, nao tenho a certeza.

A medida que vou compondo o meu set, adquiri um whawha dunlop 95Q (parecido com o classic mas funciona a mola, com boost, Q control e volume) e um Tubescream Ibanez TS-9 DX.

Atingi um som muito porreiro, mas ha 2 sons que me estão a falhar e a fazer confusão. As distorções do Amp são porreiras, e o amp vem com phaser, chorus flange, tremolo, delay, tape and sweep echo, reverb, noise gate. Não gosto de utilizar muito estes efeitos, toco a base de clean/distorçao limpa tipo blues e distorção mais arranhada em solos, variando um pouco as vezes no reverb e delay (penso que os do amp chegam perfeitamente). A questão é so uma, ando a pensar num FUZZ e num Distorcion mais arranhado pa solar, o qq voce me sugere visto o que ja tenho?!

fica aqui resumido o que tenho

Gibson vitnage studio
Line 6 spider 3 120w
Tubescreamer Ibanez TS-9 DX
WhaWha jim dunlop


O que estou em mente:

MRX distorcion (não sei se escolha o + ou o III), nem sei s é parvo investir neste campo visto ja ter o tubescreamer (overdrive)
MRX FUZZ (não gostei nada do FUZZFACE da dunlop)

depois disto, dou por terminado meu set (ACHO EU, gostava de ser contrariado xD)

seria muito porreiro poder ter uma resposta, ficaria muito agradecido! um bom natal, abraços (quem quiser questionar, é pa todos :) )

Nelton88
Veterano
# dez/08
· votar


acham que a pedaleira v-amp é boa?expliquem detalhes por favor..obrigado

Dark Fallen Angel
Veterano
# dez/08
· votar


Nelton88
Ali em cima tem um campo chamado busca. Se vc não achar o que procura o FCC devolve seu dinheiro, errr, o FCC te espera para um novo topico.

[/tia_da_companhia_telefonica]

Edupinetti
Veterano
# dez/08
· votar


Então, aquela velha dificuldade e dúvidas. Prá orçamentos mais restritos, uma pedaleira digital da Zoom, como a G7, ou um set analógico com uns 7-8 efeitos da marca Behring. Pelo que sei não são tão ruins. têm um escelente custo benefício e o som é bem parecido com os da Boss.
Estes dois ficam em mais ou menos R$ 1000,00.

Abraços

Dark Fallen Angel
Veterano
# dez/08
· votar


Edupinetti
Pelo que sei não são tão ruins. têm um escelente custo benefício e o som é bem parecido com os da Boss. <o>

g7 meu filho

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Pedais: O que é, como funciona, p/ que serve, ordem, dicas sobre cada efeito