Micro-nano tuto - Usando a pedaleira no PC!

    Autor Mensagem
    andre.wylde
    Veterano
    # dez/06


    Estou fazendo um mini tutorial para a galerinha tirar o máximo de proveito das pedaleiras quando for usar nesses tar de computadôr, sô! = D

    várias pessoas ja me adicionaram no MSN para me perguntar como eu faço para fazer minhas gravações e como eu configuro a pedaleira, então vou colocar aqui.

    Eu tenho uma Sound Blaster Live! Platinum, ela tem um drive na frente do PC (onde se coloca o drive de CD-Rom, por exemplo) com entrada P10 para microfone e mais uma porrada de coisa, mas o que me interessa mesmo é a entrada que eu citei...só uso ela.

    A placa ja esta bem desatualizada, pretendo trocar por uma própria para gravação mais para frente, mas é uma placa de som acessivel...acho que da para encontrar ela por uns R$ 40,00 reais na versão OEM (sem o drive na frente, sem manual impresso e mais outras firulas que encarecem o produto).

    tenho duas pedaleiras, uma ZOOM 606 (esta emprestada) e a ZOOM G2.

    A guitarra não importa...pq o resultado final que interessa para todos vem da configuração da pedaleira.


    Até se acostumar a fazer os patchs para gravar/tocar no PC sempre zere ele antes de faze-lo, pois assim fica mais facil. Outra coisa que vejo muita gente fazendo é colocar sempre o ganho das distoções no talo...tem duas coisas que me levam a ir contra isso: Isso "estoura o som" (mesmo que seja aquela maravilhosa simulação de um JCM800, que não tem muito ganho) e mascara/embola tudo - isso tambem é valido quando tocar no amp.

    Selecione a distorção e coloque um ganho que seja o suficiente para tocar ou solar. SUFICIENTE, hehe. Zere o volume do patch e da pedaleira (muitas trabalham com dois volumes independentes para o patch e para a pedaleira em geral, ou então com o volume para cada efeito e para o patch em geral, como na G2).

    agora va tocando e ajustado o volume sem "estourar o som". Nesse momento não importa se a equalização está boa ou não, o que importa é o som não ficar ruins. Agora sim ajuste a eq. de acordo com o que vc quer e faça os ajustes final no volume (a eq. altera um pouco o volume).

    Adicione outros efeitos se desejar como chorus, delay, reverb, flanger, compressor.


    obs: Eu testei nas duas entradas de mic do meu PC...na frente (do drive frontal) e o la de tras da placa de som e em ambos consegui resultados satisfatórios para gravar, tocar juntos com uma musica, Bt ou sei la mais o que...


    para quem tem alguma pedaleira da familia "G" da zoom vou colocar o patch que geralmente eu gravo:



    Les paul

    volume do patch: Zero
    dist:
    PV ou BG: ganho 10~30; presença 7~9; volume 30
    EQ : Desligado ou medios no 3 e o resto zero
    extra EQ: CB em varios ajustes...mas não faz uma diferença muito grande
    Reverb : HL no maximo no 60 com varias configurações.


    Strato com singles

    a mesma coisa, mas com mais ganho na dist



    Dica: Uma coisa que eu faço muito tambem é usar o boost para controlar o ganho da "distorçição".

    Aquela mp3 que eu gravei começando com um solo do zakk da no more tear foi assim. Gravei com uma dist bem pesada com o ganho quase no minimo e o boost para dar o resto do ganho aliado as configurações que ele me permite, como dar um "boost" nas frequencias que eu quero, depois foi so adicionar reverb, chorus e etc...

    andre.wylde
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Aqui são gravações com a guita no PC e no amp

    Amp microfonado com o mic porco do PC:

    http://www.4shared.com/file/5928508/e9bb701e/dist_pesada.html

    em linha no PC

    http://www.4shared.com/file/5787971/fee5ce9e/ahhhh.html

    Bog
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Bog
    · votar


    andre.wylde

    Uma coisa que algumas pessoas deixam escapar é que você precisa usar uma simulação de caixa/falante/microfone quando liga direto em linha no PC. Não que seja estritamente necessário: dá para sobreviver sem isso usando o equalizador. Mas é normalmente *muito* mais fácil usar uma simulação de caixa.

    No caso, você fala que o a regulagem do CB no Extra Eq da G2 não faz muita diferença. Entendi que você quis dizer que os PARÂMETROS não fazem muita diferença, né? Porque tem uma diferença considerável entre usar uma das simulações de microfone (seja Cb e Dy) ou usar o equalizador extra.

    andre.wylde
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Bog

    exatamente, os parametros nao fazem diferença, mas o fato dele estar ligado isso sim faz uma diferença absurda.

    Lembrando que nessa pedaleira esse algoritmo para tocar em linha, sem precisar de uma amp para guitarra e tambem outro (ET) para moldar as caracteristicas do timbre do amp (acho que é isso)

    Bog
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Aliás, legais seus samples. Toca prá caramba, hein! =)

    andre.wylde
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Bog


    hehe vlw!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Micro-nano tuto - Usando a pedaleira no PC!