andre.wylde Veterano |
# dez/06
Estou fazendo um mini tutorial para a galerinha tirar o máximo de proveito das pedaleiras quando for usar nesses tar de computadôr, sô! = D
várias pessoas ja me adicionaram no MSN para me perguntar como eu faço para fazer minhas gravações e como eu configuro a pedaleira, então vou colocar aqui.
Eu tenho uma Sound Blaster Live! Platinum, ela tem um drive na frente do PC (onde se coloca o drive de CD-Rom, por exemplo) com entrada P10 para microfone e mais uma porrada de coisa, mas o que me interessa mesmo é a entrada que eu citei...só uso ela.
A placa ja esta bem desatualizada, pretendo trocar por uma própria para gravação mais para frente, mas é uma placa de som acessivel...acho que da para encontrar ela por uns R$ 40,00 reais na versão OEM (sem o drive na frente, sem manual impresso e mais outras firulas que encarecem o produto).
tenho duas pedaleiras, uma ZOOM 606 (esta emprestada) e a ZOOM G2.
A guitarra não importa...pq o resultado final que interessa para todos vem da configuração da pedaleira.
Até se acostumar a fazer os patchs para gravar/tocar no PC sempre zere ele antes de faze-lo, pois assim fica mais facil. Outra coisa que vejo muita gente fazendo é colocar sempre o ganho das distoções no talo...tem duas coisas que me levam a ir contra isso: Isso "estoura o som" (mesmo que seja aquela maravilhosa simulação de um JCM800, que não tem muito ganho) e mascara/embola tudo - isso tambem é valido quando tocar no amp.
Selecione a distorção e coloque um ganho que seja o suficiente para tocar ou solar. SUFICIENTE, hehe. Zere o volume do patch e da pedaleira (muitas trabalham com dois volumes independentes para o patch e para a pedaleira em geral, ou então com o volume para cada efeito e para o patch em geral, como na G2).
agora va tocando e ajustado o volume sem "estourar o som". Nesse momento não importa se a equalização está boa ou não, o que importa é o som não ficar ruins. Agora sim ajuste a eq. de acordo com o que vc quer e faça os ajustes final no volume (a eq. altera um pouco o volume).
Adicione outros efeitos se desejar como chorus, delay, reverb, flanger, compressor.
obs: Eu testei nas duas entradas de mic do meu PC...na frente (do drive frontal) e o la de tras da placa de som e em ambos consegui resultados satisfatórios para gravar, tocar juntos com uma musica, Bt ou sei la mais o que...
para quem tem alguma pedaleira da familia "G" da zoom vou colocar o patch que geralmente eu gravo:
Les paul
volume do patch: Zero
dist:
PV ou BG: ganho 10~30; presença 7~9; volume 30
EQ : Desligado ou medios no 3 e o resto zero
extra EQ: CB em varios ajustes...mas não faz uma diferença muito grande
Reverb : HL no maximo no 60 com varias configurações.
Strato com singles
a mesma coisa, mas com mais ganho na dist
Dica: Uma coisa que eu faço muito tambem é usar o boost para controlar o ganho da "distorçição".
Aquela mp3 que eu gravei começando com um solo do zakk da no more tear foi assim. Gravei com uma dist bem pesada com o ganho quase no minimo e o boost para dar o resto do ganho aliado as configurações que ele me permite, como dar um "boost" nas frequencias que eu quero, depois foi so adicionar reverb, chorus e etc...
|