Manutenção básica: Eliminando o ruído de potenciômetros!

Autor Mensagem
_BLACKMORE_
Veterano
# nov/06 · Editado por: _BLACKMORE_


Galera, resolvi fazer algumas manutenções e deixar elas arquivadas de formas ilustradas para alguns mais interessados aqui do fórum.
Começo com uma simples manutenção que muito assusta os usuários de aparelhos eletrônicos, a lubrificação de potenciômetros ruidosos, com aquele chato barulho de raspando.

Manutenção: Lubrificação de potenciômetros "raspando" ao uso

Material necessário: Circuit cleaner ou lubrificante spray similar (WD-40 NÃO serve como dito anteriormente) e claro o aparelho com o defeito, chaves de fenda para abrir o equip., um pincel.
Primeiramente identifique o(s) potenciômetro(s) com o problema de ruído, deixe todos os apetrechos na bancada q de preferência deve ser um local bem ilumidado e com espaço suficiente para "movimentar" o aparelho durante a desmontagem.

Foto 1

Abra o aparelho deixando um fácil acesso ao pot q precisa ser lubrificado, e caso haja muita poeira eh altamente recomendável q seja limpo com um pincel a região externa e algumas "baforadas" sem cuspe no mais próximo possível do pot para tirar o máximo possível de poeira da região de contato para que não fique "empastado" demais.

Foto 2

Após a etapa 1 comece a lubrificar com pequenas borrifadas do óleo (circuit cleaner) ou WD-40 e gire o pot em seu total curso para que todo o perfil de condução do pot fique corretamente limpo/lubrificado.


Foto 3

Foto 4


Repita a etapa anterior em todos os pots q estejam com ruídos, e antes de fechar o aparelho é altamente recomendável ligar ele e ouça se o problema acabou.
Lembre-se de que o aparelho deve estar isento de curtos (chaves em cima de placa, placas com os pontos de soldas encostados, em cima de panos molhados, etc) para que não ocorra a queima do aparelho e uma simples manutenção não se torne em uma salgada conta de eletrotécnica!!

Foto 5

Feche o aparelho e seja feliz!!

Foto 6

Abrax!

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


_BLACKMORE_
Bom, eu estava ausente qnod Seiji fez o outro tópico pra vc. POrtanto vou comentar só aqui! hehehehehe
Ótimo tópico cara. Ajuda bastante qm tá com probleminhas e acha q já perdeu o pedal de vez.

BaNdAiD
Veterano
# nov/06
· votar


UP!!!
muito bom! o pot de tone da minha guitarra ta assim...por pouco tempo agora!! HEHEHE

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar


_BLACKMORE_
Jamais se deve usar WD-40 para limpeza de potenciômetro, pois o mesmo é oleose e portanto "atrai" ou "fixa" a sujeira no mesmo. Use sempre álcool isopropílico (isopropanol) ou spray de gás freon.
Abç

Rifferman
Veterano
# nov/06
· votar


pode usa esse esquema pra pot de guitarra?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar


Rifferman
Sim.
Abç

Rifferman
Veterano
# nov/06 · Editado por: Rifferman
· votar


Mauricio Luiz Bertola
isso aqui serve?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-49849528-promoco-alcool-isoprop ilico-320ml-limpa-contato-spray-790-_JM

o Limpa Contatos Spray também serve?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar


Rifferman
Sim.
Abç

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Use sempre álcool isopropílico (isopropanol) ou spray de gás freon.

ok .. vou retirar esse WD do texto .. mas o freon caso não saiba está proibido a algum tempo por causa do CFC ... ok?
agora veja q usei limpa contatos ... !!! ehe
abrax!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar


_BLACKMORE_
É verdade, mas eu usei esta expressão por força de hábito, me referindo aos sprays "limpa-contato".
Abç

teuabreu
Veterano
# nov/06
· votar


E grafite em pó??

Pode - se usa-lo, ou não adianta????

Geralmente eu uso ele.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/06
· votar


teuabreu
Para limpar potenciômetros? De jeito nenhum!

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/06
· votar


teuabreu

E grafite em pó??
Pode - se usa-lo, ou não adianta????
Geralmente eu uso ele.


bom .. então tu está apenas engordando uma manutenção pesada !! ahah

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

corrigido mestre!!

nyurig3
Veterano
# nov/06
· votar


_BLACKMORE_
tenho um fat boy 2, abri ele e logo apos uma tampa tem uma placa que nao da para ver o potenciometro, como faço para limpar?

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/06
· votar


nyurig3

o fat boy 2 se não me engano é o que tem controle optico .. então não tem potenciômetro !!

nyurig3
Veterano
# nov/06
· votar


_BLACKMORE_
o fat boy 2 tem acionamento automatico, vi no manual que tem potenciometro sim, mas quando abre ele tem uma placa que cobre tudo que tem dentro, ele ta dando um ruido infernal, sera que compensa eu tacar o spray la dentro mesmo?

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/06
· votar


nyurig3

o fat boy 2 tem acionamento automatico, vi no manual que tem potenciometro sim, mas quando abre ele tem uma placa que cobre tudo que tem dentro, ele ta dando um ruido infernal, sera que compensa eu tacar o spray la dentro mesmo?
para avaliar melhor o legal seria tu abrir o pedal tirar umas fotos com detalhes dae dah pra fazer um trampo com segurança ...

agora ... fiquei curioso com esse "acionamento" automatico .. sei q ele num tem a DPDT ... entao ele funfa com cremalheira .. pinhao ... e o pot .. nao eh optico .. fiquei curioso mesmo ...

nyurig3
Veterano
# nov/06
· votar


_BLACKMORE_
isso mesmo
e so pisar nele e o efeito de wah aparece, tem uma mola que quando vc tira o pe ele volta a posiçao original e desliga o pedal.
mas tem potenciometro sim, so que essa maldita placa de circuito cobre toda a visao, so tem o buraquinho para encaixar a bateria... da uma olhada no site...
vlw

Soulface
Veterano
# nov/06
· votar


_BLACKMORE_
Putz cara, consegui resolver aquele probleminha no GT2 sem gastar nada!
Como tava sem grana pra comprar pots novos como eu falei pra vc, desmontei o bichinho e fiz uma limpeza geral. Passei um spray próprio pra limpeza e "recuperação"(?) de circuitos, e montei de novo.
Resultado: Nem um chiadinhi! hehehehehe
Tá tinindo!
Valeu mesmo pelas dicas cara!!!

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar


esse wah seria o onerr cb-01?

nyurig3
Veterano
# nov/06
· votar


GuitarHome
fat boy 2. vc sabe abrir ele?
uma placa logo depois da merda da tampa traseira

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar


nyurig3
To falando o da foto que o _BLACKMORE_ usou.

_BLACKMORE_
Veterano
# nov/06
· votar


GuitarHome

esse wah seria o onerr cb-01?
não carinha .. esse pedal eh um onerr de volume ... hoje KV-1 ..

gucas_gabriel
Veterano
# jun/11
· votar


Blz estou revivendo um topico de 2006(mas não eh a toa)

Eu estava lendo esse topico, pois eu tenho um wahwah que faz um barulinho de tipo uma 'raspagem'. eh um ibanez wh10.
... Blz, quando ia fazer o processo dou de cara com uma placa de circuitos e não consigo acessar o pot

espero que me ajudem

MauricioBahia
Moderador
# jun/11
· votar


gucas_gabriel: ibanez wh10

Cara, tem que dar um jeito de acessar, nem que seja o tal orifício...

Palavras do mestre carlos adolphs

"Os pots, não tem jeito, só com spray em abundância, no pequeno orifício de manutenção que tem na capa por trás dos contatos (não adianta por spray por fora no eixo). Depois de colocar spray, mexer em todo o curso do pot diversas vezes. Não use em hipótese alguma, o WD-40. Se não encontrar o spray, pode usar alcool isopropílico. Abcs."

gucas_gabriel
Veterano
# jun/11
· votar


Postei uma imagempara exemplificar
Foto

MauricioBahia
Moderador
# jun/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


gucas_gabriel

Aproveitando, uma dica:

Geralmente há um furinho nos potenciômetros próprio para sua manutenção. Bastar lançar um spray limpa contatos por esse furo e depois girar bastante pra limpar. Nunca use WD-40 ou similares dentro do potenciômetro, pois depois de um tempo forma uma gororoba dentro do pot.

Importante: depois de jogar o spray limpa contatos no furinho do potenciômetro e girar do mínimo pro máximo até dizer chega, espere por volta de 1h (eu espero uns 5 minutos ate pq aplico uma esguichada só) pra usar, explica o cara do vídeo abaixo, que demonstra como proceder:



Por sinal, hoje terei que fazer isso na minha caixa de voz pq os pots estão um um lixo.

Abs

ledzpl
Veterano
# jan/13
· votar


Preciso limpar os pinos da válvula do meu ampli e queria saber se tenho que remover qualquer resíduo do limpa contato antes de ligá-lo novamente. Tenho receio de dar curto-circuito se ficar algo acumulado no soquete da válvula. Valeu!

AirtonBorges
Veterano
# dez/13
· votar


Galera, o potenciômetro da minha guitarra (Strato) tá com uma chiadeira feia, mas é só quando eu aumento ou diminuo o volume enquanto eu estou tocando. Eu queria limpá-lo, mas não manjo de tirar o escudo e mexer nos fios... Mas eu percebi que quando eu tiro o knob, do lado do pot tem um buraquinho. Daria certo limpar com o spray só por esse buraco?

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Manutenção básica: Eliminando o ruído de potenciômetros!