ajuda para aplicar sistema de retorno com fones

    Autor Mensagem
    PeroaFrito
    Veterano
    # set/06


    Pessoal, é o seguinte, aqui na igreja onde toco estamos com sérios problemas de exesso de barulho no palco, a bateria não é abafada, nem microfonada, o baixo fica do lado do batera, e proximo a eles fica um guitarrista, do outro lado do palco fica a aoutra guitarra, o cara do violão (ligado direto em linha via directbox voxman - tabajara, mas esta atendendo), o Teclatista (as vezes o teclado fica direto em linha e o sonoplasta controla o volume) e entre os dois grupos ficam os vocalistas....

    Moral da história, o baterista só ouve o baixo e um guitarrista, ele não tem a menor idea do que o outro guitarrista e o violonista e teclatista tocam, só ouve os gritos do vocal sem falar q é uma barulheira só no palco....

    dai surgiu a idea de instalar um sistema via fone, dei umas pesquizadas e achei o power click.... só q não sei direito como implantar o sistema.

    a mesa possui 04 saidas de retorno...


    conto com a ajuda de vcs.

    Edu Hendrix
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Mas pq está esta barulheira??

    Talvez,se vcs ajustassem melhor o volume,o som não ficaria melhor?

    lbergamim
    Veterano
    # set/06
    · votar


    PeroaFrito
    vc iria precisar de amplificador pra fone de ouvidos
    tem um da behringer com quatro entradas independes... exatamente as quatro vias de retorno de mesa...
    e cada canal amplificado tem duas saidas...
    então vc poderia fazer assim:

    1ª via: ficaria baixo e batera..
    2ª via: para violão e guitarra
    3ª via: para teclado e guitarra
    4ª via: para vocais...

    sacou??

    lbergamim
    Veterano
    # set/06
    · votar


    PeroaFrito
    então vc controlaria o que cada dupla dessa ia ouvir no fone independentemente...
    tipo... baixo e batera ouviriam um pouco de guitarras, teclado, violão e voz... e por ai vai...

    lbergamim
    Veterano
    # set/06
    · votar


    PeroaFrito
    se os guitarristas usarem pedaleiras com simulação de amps fica mais fácil ainda... vc pode até eliminar os cubos no palco, em vez de microfoná-los...
    violão e baixo podem ser ligados via direct box...

    eu costumo usar um amp de guitarra virado de frente pra mim (só pra mim me ouvir) e na outra saida da pedaleira eu mando pra mesa que distribui pro resto do pessoal...

    essa solução toda que te dei é pra implementar fones pra todo mundo...
    se quiser pode tb implementar só pra alguns componentes, como baixo e vocalistas... dai talvez o power click resolva...

    PeroaFrito
    Veterano
    # out/06
    · votar



    Mas pq está esta barulheira??

    Talvez,se vcs ajustassem melhor o volume,o som não ficaria melhor?



    rapaz, o q acontece, é q um grupo fica de um lado e eo outro grupo fica do outro lado, pelo fato dos instrumentos estarem muito proximos um do outro(em cada grupo) um acaba almentando mais o volume do que o outro, ai fica um abarulheira...

    lbergamim
    Gostei dessa solução...

    Mas o Power click tem 02 entradas e duas saidas... então teoricamente resolveria né? com as guitarras estou pensando em fazer o seguinte:
    micrifinar os cubos, jogar na mesa e deixar o cubo somente para retorno(como deveria ser).

    o Baixo a mesma coisa, o cubo tem uma saida balanceada, e eu vou pegar dessa saida e jogar direto na mesa, deixando o cubo só para retorno...

    pensei em istalar o systema assim:

    bateria pega o retorno de todo mundo, sendo que guitarras e violão um pouco mais baixo...

    Baixo pega o retorno do violão, guitarras e vocal (a batera não é microfonada e o baixista fica do lado dela, e como vai estar com o fone não vai precissar almentar o cubo...

    Violão pega baixo, vocal e guitarras bem baixo , só pra ter idéa do que estamos fazendo.

    O vocal usa as caixas de retorno mesmo, como os instrimentos vão estar baixos no palco , não vai ter roblema de ninguem se ouvir...

    as guitarras nem imagino como fazer...

    lbergamim
    Veterano
    # out/06
    · votar


    PeroaFrito
    e o teclado??

    se quiser dividir por cada instrumentísta vc vai precisar de mais vias de retorno na mesa, que no seu caso são quatro... por isso vc tem agrupar os integrantes...
    1 via é pro vocal, não tem geito...
    guitarras teriam seu retorno no amp mesmo (lembre, se microfonar, de virar os cubos para o ouvido do guitarrista, afinal, aquele é seu retorno individual..)
    teclado e violão se são ligados direto na mesa vão precisar de retornos, uma ou duas vias...
    a via que sobrasse vc botava pro baixo e batera (uma via só colocando um pouco de cada coisa que fica do outro lado do palco, pra ele terem noção do que tá rolando...)


    pelo fato dos instrumentos estarem muito proximos um do outro(em cada grupo) um acaba almentando mais o volume do que o outro, ai fica um abarulheira...


    Sinceramente, já passei por esse problema que vc está tendo e, mesmo que vc invista em equipamentos, 90% da solução está na educação musical dos instrumentistas... ou, quem sabe, falta um exame audiométrico pra medir o grau de "surdez" de cada um....heheheh
    Uma dica preciosa e que a bateria, mesmo não tendo "botão de volume", é o termômetro do grupo... se o baterista sentar a mão, automaticamente tudo mundo aumenta seu instrumento... e contrario tb é verdade, se ele segura a onda a galera sem perceber acaba segurando também...

    PeroaFrito
    Veterano
    # out/06
    · votar


    lbergamim
    cara isso é verdade, ontem nós tocamos, e como tinha uma programação especial o outro lado do palco fiouc ocupado, tivemos q tocar todos do mesmo lado do palco...
    enquanto eu abaixava o som do meu cubo o outro guitarrista almentava o dele...

    e o teclatista... meu Deus que Joselito....

    totalmente sem noção, parece um pianista louco teve uma hora q eu parei de tocar e só fiquei ouvindo, o pastor não aguentava mais de tão alto q tava o som no ouvido dele, coitado....


    Mas me explica ai, aqueles sistemas de retornos de fone tipo o power play, mas não entendi direito como funciona....

    lbergamim
    Veterano
    # out/06
    · votar


    PeroaFrito
    vc quer saber sobre o power click (aquele pequeno com duas saidas) ou sobre aquele power maior (aquele da behringer que eu citei)??

    O basico, que acho que vc já entendeu, é o número de vias de retorno que sua mesa ofereçe... que no caso são quatro né??
    estando tudo ligado na mesa (seja direto ou por mic), em cada via vc escolhe a quantidade de cada instrumento e vocal... então como vc possui mais instrumentistas do que vias, não dá pra cada instrumentistas escolher sozinho o que vai ouvir ou não...
    por isso vc deve agrupar eles, tipo como exemplifiquei ali em cima, colocando baixista e baterista em uma via (ou seja ouvindo o mesmo retorno... em dois fones separados... é lógico)...

    Quanto aquele power da behringer, ele possui quatro entradas independente, perfeito para quatro vias né... e cada canal dele tem duas saidas de fone...

    http://www.equipo.com.br/produto.aspx?cdmodel=HA%204700&cdmarca=BEHRIN GER&linha=79&tipo=426&estat=2

    http://www.equipo.com.br/produto.aspx?cdmodel=HA%208000&cdmarca=BEHRIN GER&linha=79&tipo=426&estat=2

    a ideia do vocal continuar usando o retorno de chão fica legal... economiza fones... e fica funcional...

    só uma dúvida básica... quando vc diz que tem quatro saidas para retorno na mes, são quatro "auxiliares" né?? aux 1, aux2, aux3, aux4, ???

    PeroaFrito
    Veterano
    # out/06
    · votar


    isso mesmo cara...
    Aux1...aux4,
    e eu estou pensando nesse 4700, acho q resolve nosso problema...

    e a vantagem q op ampli q uso paras caixas de retorno posso usar para "jogar o som" para a parte de tras da igreja, diminuindo ainda mais o volume para quem senta nos primeiros bancos né?

    lbergamim
    Veterano
    # out/06
    · votar


    PeroaFrito
    São quantos vocalistas?? pq se vc não vai usar caixas de retorno no chão pra eles.. tem que ver se só o 4700 vai dar pra tudo... talvez vc vá precisar de mais fones...

    lbergamim
    Veterano
    # out/06
    · votar


    PeroaFrito
    sua mesa possui sub também?? tipo sub1, sub2, sub3...
    tem uma forma de "improvisar" a utilização desses subs transformando-os em vias de retorno...

    PeroaFrito
    Veterano
    # out/06
    · votar


    cara o modelo da mexa é o UX24... da stanner, esse sub não lembro se tem, tenho q conferir...

    acabei de me lembrar de uma coisa, temos um efeito para ligar na mesa, ainda não liguei por que não tive tempo, mas ai vai morre um canal do AUX... to pensando como resolver isso...

    PeroaFrito
    Veterano
    # out/06
    · votar


    será que alguem conhece um daqueles circuitos para montar de um apmplificador para fone? dei uma fuçada no Tonepad e não achei nada...

    _JCM_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    PeroaFrito

    Cara, tenho este mesmo problema na minha igreja. montamos um esquema de palco diferente do "normal":

    - Botamos a bateria em uma plataforma de +ou- 30 cm de altura e ao redor da plataforma colocamos os instrumentos. Isso foi a pedido do baterista (que toca mto..). Eu gostei bastante pq ouço todos os instrumentos e todos me ouvem.. e ouvimos o vocal em um side no nosso lado... alias, 2 sides! fica só as vozes e um pouquinho do violão-guia. não precisou de fone! estamos vendo agora pra fechar a bateria com acrilico! daih vai melhorar mais ainda!

    não sei se ajudei, mas se vcs tem como colocar fones, melhor ainda!

    abraço....

    PeroaFrito
    Veterano
    # out/06
    · votar


    _JCM_ , essa idéa do fone foi a melhos solução que me apareceu...

    O lbergamim me deu a maior força, e bem provalvemente vamos comprar o Power play4700 mesmo, mas um incoveniente nele é que a pessoa q está com fone não pode controlar o volume q está recebendo...

    essa é a unica desvantagem q vejo do powr play par ao power click, mas em compensação estamos falando de beringer, 4entradas e 04saidas sendo q cada uma pode ser dobrada....

    quanto ao acrilico, tb é legal por que acaba com ovazamento da batera, só q nosso palco é pequeno, não nescessita de muita coisa não....

    por isso comecei a procurar um circuitinho para que eu mesmo possa montar só pra treinar o ouvido do pessoal até comprarmos o 4700...

    PeroaFrito
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Pessoal, caso alguem precisse, achei alguns circuitos para amplificadores para fone...

    1 - transistorizado
    http://www.sound.westhost.com/project113.htm

    2- transistorizado
    http://forum.clubedohardware.com.br/upload...-1129405622.gif

    3- LM386
    http://www.jonasbairros.hpg.ig.com.br/ampl...%20lm%20386.jpg

    é esse que vou montar (numero 03).

    vou montar um , só pro pessoal ver realmente como funcionaria um sistema de retorno de fones... se eles se adaptarem iremos investir no power play da beringuer. os fones, cada musico compra o seu. (assim, cada um devera cuidar para que não quebre)

    JG Master
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Pessoal, parece que o tópico não é acessado faz algum tempo, mas gostaria de pedir uma ajuda a vocês. Queria que explicassem, se possível, diferenças, semelhanças, vantagens e desvantagens de retorno de caixa no palco e o ponto no ouvido. Como não sou nada entendido no assunto, inclusive os nomes técnicos de cada tipo de retorno e valores de alguns bons modelos. No meu caso específico, sou tecladista e tem ficado cada vez mais difícil depender dos lugares onde toco com minha banda de pop/rock. Se já é difícil depender das caixas de retorno no palco (quando elas existem), quando entra a distorção nas guitarras então, fica impossível ouvir qualquer coisa! Por isso gostaria de saber mais, principalmente, sobre as vantagens e custos de um retorno "in ear", acho que é assim que chamam. Enfim, se puderem me dar uma força na compreensão desse ponto, o problema é esse aí. Grande abraço e valeu desde já!

    lucas ferralinni
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    ola, pretendo comprar uma mesa nova que é a SX3282 para montar um sistema de retornos individuais para tirar o excesso de barulho e dar mais pureza ao som. tenho oito aux, sendo que dois são pre fader, e não sei se eles podem ser alternados em pos fader para eu utilizar como mais vias de retorno. sendo assim vou contar apenas com 4 aux, se alguem sou ber e informar se a mesa muda ou não para pos fader ja fico muito agradecido. bem, como tenho oito aux, o esquema dos retornos vai ficar assim:

    1- não dá (se ñ mudar para pro vou usar para os efeitos)
    2- não dá (se ñ mudar para pro vou usar para os efeitos)
    3- guitarra1/guitarra2/violão
    4- piano/teclado
    5- saxofone/trompete
    6- baixo/bateria
    7- vocais
    8- vocais

    vou comprar um amplificador de fones onde tenho duas saidas para cada entrada, ou seja, para cada retorno (aux) eu só posso usar 2 fones. minha duvida é se eu tenho duas saidas como posso distribir os auxiliares em 3 fones como no exemplo do aux 3? entenderam? tipo que a via aux conectada ao amplificador dá suporte a amplificar 2 saidas para os fones ( ela só tem mesmo 2 saidas e 1 entrada) sendo que eu preciso de 3!! 3 fones.
    o problema se repete nos vocais, pois eu tenho dois aux para os vocas, ou seja, como cada entrada do amplificador tem 2 saidas vou ter em mãos 4 fones para distribuir entre os cantores, sendo que são quase oito cantores. por favor me ajudem, seja como for. Obrigado e contem comigo !

    iago-st27
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    ola gostaria de fazer uma pergunta pois sou um pouco leigo nesse assunto o power play seria ''ligado'' de que forma a mesa de áudio obrigado desde ja

    Sir Vinex
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Puxa cara, ressuscitou ein. E esse assunto nem deveria estar em pedais e pedaleiras.

    Sir Vinex
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Mas sim, sairia direto da mesa, pois ele já possui amplificador.

    iago-st27
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    obrigado sei q o tópico é bem antigo mais tinha essa duvida e gostaria de esclarece-la vlw ''sir vinex'' e obrigado pela compreensão

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ajuda para aplicar sistema de retorno com fones