Sustain sem compressão?

Autor Mensagem
Blue Jazz
Veterano
# jul/06


Sempre detestei pedais do tipo "compressor-sustainer", mas gostaria de obter um sustain "infinito" sem compressão... sem uso de Fernandes Sustainer ou Ebow. Com um pedal desses, do tipo Boss... é possível? Como obter o máximo de sustain com o mínimo de compressão?

Fox_scc
Veterano
# jul/06
· votar


Eu conheço compressor sem sustain(Orange Squeezer), mas o contrário não, pq q n coloca o compressor no ZERO e o sustain de acordo com o seu gosto? vc vai ficar só com sustain...

Blue Jazz
Veterano
# jul/06
· votar


Fox,

O Fernandes Susteiner funciona de modo parecido com o Ebow, gerando uma vibração na corda... o que não gera compressão alguma. Agora, esse tipo de pedal... confesso que nunca mexi num pedal de compressão - simplesmente porque sempre os detestei... "a morte do rock'n'roll" como diriam alguns... noves fora a chieira, etc. Realmente não gosto de compressão.

Então na minha ignorância te pergunto: o que você fala é colocar o attack no mínimo e o sustain no máximo? Isso funcionaria sem alterar muito o som da guitarra?

22222 oirartnoc oa
Veterano
# jul/06
· votar


O que é a compressão?

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


pra q sustain infinito?

Randy78
Veterano
# jul/06
· votar


o que pode ajudar no seu caso seria:

cordas com calibre mais grosso, tipo, ,011 ou ,012
corpo de guitarra sólido
ponte fixa
um bom captador pra poder captar até as menores vibrações possíveis

tudo isso ajuda a conseguir mais sustaim natural

agora, um floyd rose, com corpo de madeira de baixa qualidade e cordas 0,08 vc vai notar como o som desaparece muito mais rápido.

Blue Jazz
Veterano
# jul/06 · Editado por: Blue Jazz
· votar


Ok, Randy é por aí mesmo.

Só que o que eu quero é montar um sistema semelhante ao do Steve Hackett que se utiliza de uma Les Paul com Floyd Rose - a encrenca já começa por aí. No caso dele, a captação é Fernandes Sustainer, o que ajuda a compensar a perda de sustain que a Floyd dá, além de conseguir, através disso, o tal "sustain infinito".

Enquanto Seu Lobo não vem, ou seja, não consigo grana pra trocar minha (incrível) strato Hurricane por uma Les Paul, instalar a Floyd Rose e ainda por cima os Fernandes, meu intento é conseguir este efeito através de um pedal - e olha que eu já uso um MT-2 que me dá sustain pra burro!

Só que eu não sei se adquirir um pedal de compressão-sustainer vai resolver meu caso, até porque quero evitar o máximo a compressão, principalmente em sons limpos.

Agradeço a todos pelas respostas, se mais alguém puder me dar uma sugestão...

Randy78
Veterano
# jul/06
· votar


pega um pedal de compressor normal, vc só usa ele quando achar que precisa mais sustaim, pode ser que ajude em alguns momentos.

snd
Veterano
# jul/06
· votar


Feedback bem usado pode dar impressão de sustain infinito.

danielcastelli
Veterano
# jul/06
· votar


E pra que vc quer sustain infinito?
Vai tocar uma musica de uma nota só?!
Dá um G e segura por 3 minutos e meio?
Qualquer guitarra decente (DECENTE) tem sustain suficiente pra tocar qualquer coisa.

Maidenkiller
Veterano
# jul/06
· votar


Blue Jazz

Eu tenho um CS-3 Compression Sustainer da Boss, e posso afirmar: vc num vai conseguir o efeito que deseja com ele.... que eu saiba, sustain infinto vc só vai conseguir com um Fernandes Sustainer ou E-bow...

Mas o CS-3, regulado com attack no 0 e sustain no máximo vai te dar um pouco mais de GANHO, que se traduz em um pouco mais de sustain, mas em contrapartida, vai aumentar um pouco o nível de ruído...

Fox_scc
Veterano
# jul/06
· votar


Então na minha ignorância te pergunto: o que você fala é colocar o attack no mínimo e o sustain no máximo? Isso funcionaria sem alterar muito o som da guitarra?

Blue Jazz,

eu nunca havia pensado no assunto, foi só uma idéia, vou fazer esta experiência neste fim de semana e te digo algo, mas em pricipio foi isto que quiz dizer...

Blue Jazz
Veterano
# jul/06 · Editado por: Blue Jazz
· votar


Midgard e Daniel...

Trata-se de algo um pouco mais sutil, uma questão de textura em nota pedal e/ou parte final de frase sem colocar o amp no talo ou segurar tudo no vibrato - aliás a ausência deste no caso é que é legal. Outra questão é que penso em trabalhar com Floyd Rose, o que naturalmente vai diminuir o sustain, mesmo em uma Les Paul - a propósito tenho uma guitarra bastante decente, uma strato da Morris Moridaira (Hurricane) de excelente safra, e um velho Marshall que segura todas as pontas.

Agradeço sobremaneira a todos vocês e, Randy... sua idéia é realmente boa. Aguardo seu retorno Fox, novamente obrigado.

paulgilbert
Veterano
# jul/06
· votar



Qualquer guitarra decente (DECENTE) tem sustain suficiente pra tocar qualquer coisa.

2

Blue Jazz
Veterano
# jul/06
· votar


Não tem não: se tivesse não existiriam Ebow ou Fernandes Sustainer.

Maidenkiller
Veterano
# jul/06
· votar


Blue Jazz

A verdade é, por questões físicas, nenhum instrumento de cordas tem sustain infinito....

O Sustainer e o Ebow naum melhoram o sustain da sua guitarra.... até pq não se usam esses equipamentos ligados o tempo todo... imagina só tocar um riff com o sustainer ligado... eles saum utilizados em situações específicas, pq senão sai aquela massa de sons misturados, soando infinitamente, hehehe.... é mais usado em linha melódicas, tocadas em baixa velocidade....

Não pense que os guitarristas que usam sustainer o instalam para compensar perda de sustain.... esse equipamento é mais um acessório interessante, mas num faz milagres....

Por ser um equipamento caro, eu nunca equiparia uma guitarra ruim com o sustainer....

danielcastelli
Veterano
# jul/06
· votar


Blue Jazz
Eu tenho uma Ibanez Prestige... e bom. Eu toco uma nota e seguro por mais de 15 segundos.
Se isso não for suficiente pra você, na minha opinião, tá querendo exigir demais, e vai gastar dinheiro a toa pra pouca coisa.

Blue Jazz
Veterano
# jul/06
· votar


Maidenkiller,

Você tem razão, acho que eu é que não me fiz entender bem. O uso do Fernandes não embola tudo... é muito difícil explicar o efeito que desejo, a palavra "infinito" realmente complicou meu meio de campo. O exemplo mais próximo que chego está no DVD do Steve Hackett "Live In Japan" com John Wetton, Chester Thompson e outros feras. Sem ouvir é difícil captar o que seja este "efeito" e eu não estou conseguindo passar por palavras.

Fiquei realmente muito impressionado com o que ele consegue utilizando uma Les Paul com Floyd Rose e Fernandes Sustainer, e procuro uma maneira de me aproximar disso, porque vejo aplicações específicas em alguns trabalhos que tenho feito.

Minha strato é realmente uma boa guitarra, muito bem avaliada por luthiers, rara e melhor do que muita Fender (americanas inclusive); mas penso em adquirir uma segunda opção por não querer mexer um milímetro na sua configuração, instalar uma Floyd Rose ou trocar a captação pelo que quer que seja.

Agradeço novamente a todos, por enquanto a idéia de se usar um CS-3 compressor/sustainer da Boss em finais de frase ou determinados momentos para textura é minha melhor opção.

Blue Jazz
Veterano
# jul/06
· votar


Daniel,

Você se utiliza de feedback pra isso?
Poderia falar mais sobre?

danielcastelli
Veterano
# jul/06
· votar


Blue Jazz
Nada... simplesmente regulo bem o amp e a guitarra.
Entonação, altura das cordas, tudo bem reguladinho.
Coloco um ganho mais ou menos no 4, bastante médio/grave.
Toco a nota, seguro ela e pronto. Sem segredo nenhum.
Guitarra que não segura nota é guitarra ruim.
É como eu falei, se a guitarra for boa, e tiver um amp legal, não tem pra que gastar dinheiro a toa.

Digao
Veterano
# jul/06
· votar


Blue Jazz

Les Paul com Floyd Rose

heresia hein?

----

Talvez alguma configuracao louca de delay de algum resultado...

Maidenkiller
Veterano
# jul/06 · Editado por: Maidenkiller
· votar


Blue Jazz

Eu também tenho uma Ibanez Prestige e reforço oq o danielcastelli falou....

Quanto ao Boss CS-3, reitero oq eu disse anteriormente: ele não vai te atender nem próximo ao que vc espera.... digo isso pq já fucei mto nas regulagens deste pedal, e se vc usar regulagens muito extremas, o nível de ruído aumenta muito... talvez seja melhor pensar em outro pedal.... existem muitos pedais de compressão bem melhores do que este.... uso o Cs-3 pedal somente como booster pra solos....

Blue Jazz
Veterano
# jul/06
· votar


15 segundos?.... então, por incrível que pareça, meu problema pode estar apenas e tão somente no VOLUME... moro num prédio com um problema de acústica - vamos colocar assim - onde qualquer barulho um pouco acima da média dá uma confusão dos diabos. Então me acostumei a tocar com o mínimo de volume possível. Custumo só escutar o timbre real de minha strato no palco, e já tem alguns anos que toco praticamente sem distorção, somente quando necessário MESMO. O timbre limpo dela tem um sustain bacana, seus singles coils são encorpados, quando uso meu Metal Zone ele se sustenta bem (aliás esse pedal tem sustain que não acaba mais) mas NUNCA testei essa "concepção" que falei antes, porque nunca havia pensado nisso. Acredito que realmente vocês possam estar cobertos de razão! Vou testar nesse final de semana e na segunda posto o resultado... agradeço sobremaneira a colaboração de todos.

Blue Jazz
Veterano
# jul/06
· votar


Ô Digão, valeu!

Heresia nada, fica legal pacas!
Vou fazer uns testes com delay também... neste fim de semana meu prédio "cai"...

snd
Veterano
# jul/06
· votar


reforço o que falei.. feedback gera sustain mais que suficiente, feedback demais gera microfonia.

Luigi LeBeau
Veterano
# jul/06
· votar


Blue Jazz
vc ja ouviu o SRV tribute? vc quer um sustain tipo aquele do Buddy Guy?

Blue Jazz
Veterano
# jul/06 · Editado por: Blue Jazz
· votar


Não ouvi... gosto pra caramba do Buddy Guy.

O sustain que eu quero provavelmente não tem a ver com o dele... aliás seria bem limpo, e como não toco em bandas "pesadas" - trabalho mais com jazz, instrumental e mpb - prefiro tentar consegui-lo com baixo volume - não tão baixo, claro... nada a ver com feedback também... eu diria que sequer existe caimento da nota, vc teria de cortá-la com a mão ou no volume (zerando). Acho que eu não vou conseguir explicar e começo a achar que o custo não vai compensar o benefício do lance... inclusive já me disseram isso aqui. Mas vou tentar alguma alternativa este fim de semana com o que tenho em mãos, pra pelo menos chegar perto, e se rolar vai ficar mais fácil de explicar.

affcl
Veterano
# jul/06
· votar


tipo aquele do Buddy Guy?
esse trecho é foda, ele segura aquele bend uma montueira de tempo!

Blue Jazz
Veterano
# jul/06
· votar


Deve ser na base do vibrato... esse cara é monstruoso!

tom_delonge182
Veterano
# jul/06
· votar


tipo aquele do Buddy Guy?
esse trecho é foda, ele segura aquele bend uma montueira de tempo!


vi ele fazendo issu no tributo ao Vaughan !!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sustain sem compressão?