Pedal de Compressão

Autor Mensagem
Ledgic
Veterano
# abr/05


Ae galera, eu tava afim de comprar um pedal de compressão(o CS-3 da Boss, pra ser exato), mas ainda tá batendo aquela dúvida...

Vcs tem alguma sugestão a respeito de outros pedais e até suas respectivas opiniões sobre compressores?

Valeu!

Schenker
Veterano
# abr/05
· votar


Nesta faixa de preço, o Dynacomp da MXR dá de 10 no da Boss. é mais límpido, claro e não altera tanto o timbre da tua guita quanto o CS-3 (aliás qual pedal Boss que não fode com o teu timbre??)

Fellipe Quirino
Veterano
# abr/05
· votar


aliás qual pedal Boss que não fode com o teu timbre??)
qual pe o problema com os pedais da Boss?

Randy78
Veterano
# abr/05
· votar


problema é que a boss coloca controle de tone em tudo e se vc não regular direito ele pode soar mais agudo ou mais grave. Eu fiz um teste com 3 compressores, ta em www.randy78.fotogold.com.br vai lá dar uma olhada, tem fotos, testei CS-3, Marshall e Onerr. O MXR vai custar bem mais que o boss.

fabio_gravata
Veterano
# abr/05
· votar


Ledgic

na minha opinião os compressores além de inúteis
são destrutivos ao som da guitarra

Schenker
Veterano
# abr/05
· votar


Fellipe Quirino

O problema é que os pedais Boss são uma merda, ele fodem tanto o teu som que até mesmo desligado vc gira o botão deles e sente a mudança no teu timbre. Alguns não ligam pra isto (ou mesmo nem percebem . . . ) ou então até gostam, mas definitivamente não é o meu caso, quero (e gosto) de escutar o som da minha guitarra e dos meus amplis (não gasto mais de 10 mil reais em equipamento pra vir um pedalzinho de 200 pratas e fuder com o meu som todo . . .)

Quando vc começa a comprar pedais que se importam com construção, timbre (se é bypass real ou não, por ex.) e coloca lado a lado os dois vc percebe a brutal diferença entre um pedal que é basicamente voltado para comércio de um que se importa realmente com o som que se terá.


fabio_gravata

Concordo 10000%. Quem toca com um ampli de verdade não precisa de compressor . . .

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


Ledgic
Cara, com base em minha experiência eu não vejo nenhuma necessidade de pedais compressores. Usado em excesso esse pedal diminui a dinâmica e aumenta o ruído, principalmente quando usado com vários outros pedais. Se vc quer usá-lo como booster para a hora do solo, deve reduzir a compressão ao mínimo (no MXR isso será impossível, aliás esse pedal não é "true by-pass" e "rouba" muito sinal, como aliás todos os pedais dessa marca). Usado depois das distorções ele "achata" o som, tornando-o embolado.
Assim, aquilo que o fabio_gravata disse é a mais pura verdade.
Abç

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


A la pucha! Quer dizer então que Eric Clapton, Jimi Hendrix, David Gilmour, Jeff Beck, Steve Morse, Frank Solari, João Castilho, Faiska, Fernando Noronha e Solon Fishbone são todos idiotas que não sabem que o compressor é uma merda!

Eles devem ser muito burros, pra usar compressor, não é mesmo? Duvido que eles consigam um som decente de guitarra, não é verdade?

Ledgic
Veterano
# abr/05 · Editado por: Ledgic
· votar


Bem, eu tenho um gear bem modesto(uma guitarra tagima T 740 S, um amplificador meteoro de 20 W e uma zoom 606) e tava afim de dar uma incrementada no som comprando um pedalzinho analógico... mas a princípio eu gostaria de melhorar o próprio timbre, ae eu tava pensando em um compressor ou equalizador. Pelo que eu vi a negada tá meio encasquetada com os compressores, apesar de concordar com o grooveblues335. O que vocês acham dos equalizadores? Quais são as boas marcas?

grooveblues335
Veterano
# abr/05 · Editado por: grooveblues335
· votar


Um bom eq dá um "cor" legal no seu som. Se vc usa os caps originais da tagima, single-coils, um compressor acrescentará um pouco de ruído no seu som. Que som você toca?

Se vc quer melhorar o "timbre" quem sabe um captador melhor não fosse um investimento mais sensato? É sempre melhor captar uma boa sonoridade do que tentar "ajeitá-la" depois, sacou?

Randy78
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
mando bem rsrsrsrs

eu só uso compressor pra solo, sendo o CS-3 ainda da pra por mais agudos no controle de tom para o solo ficar mais estridente e não é em qualquer solo que uso, o compressor tem suas vantagens sim, mas tem gente que acha que todo efeito tem que ser usado o tempo todo, daí reclama que tira o timbre. Alguns estilos dispensam totalmente o compressor, outros não, algumas pessoas preferem valvulados, outras não, isso tudo é questão de gosto, o negócio é vc tocar um tempo com um compressor pra ver se gosta desse efeito ou não. A dica é: use com moderação, só quando for necessário.

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


mas tem gente que acha que todo efeito tem que ser usado o tempo todo

Esse é um dos "X" da questão. Moderação nos efeitos.

Um efeito não consegue "arrumar" um timbre ruim. E é isso que muita gente persegue. Tem uma guitarra ruim, um ampli ruim e compra um monte de pedal (ou um multiefeito) e tenta timbrar a parede de marshall do malmsteen ou o hiwatt e o ampeg do gilmour...

Ledgic
Veterano
# abr/05 · Editado por: Ledgic
· votar


Isso é verdade... eu só não mudo os captadores porque estou pra comprar uma guitarra nova no final do ano, e não queria gastar dinheiro com essa atual guitarra, prefiro deixa-la como cobaia de experiencias num futuro, talvez, próximo.

Eu também não sou sem-noção, como algumas pessoas que acham que uma compressaozinha do começo ao fim da musica vai, magicamente, te fazer tocar horrores(onde na verdade esses tipos de efeito mascaram muitas falhas...). Dessa forma, eu gostaria de incrementar meu gear com esse conhecimento, por isso mesmo que eu nao quero fazer uma escolha errada.

A verdade é que eu tava afim de comprar um pedal pra ver se melhoro um pouco a qualidade do meu som até conseguir um equip. melhor.

Quanto aos estilos, eu curto do bom e velho jazz/blues aos power metal da vida. No entanto, eu tenho uma banda que toca basicamente heavy e melodic metal, e eu tava afim de atender as urgencias dessa banda mais rapidamente.

Quais marcas de pedais de equalização/compressão vocês recomendam? Eu tou na duvida entre marshall, boss e danelectro, mas podem ter outros melhores que vcs conhecam e eu não, hehehe. Opinem ae, valeu!

macaco veio
Veterano
# abr/05
· votar


Ledgic
depende do som que quer tirar, aposto que ninguem aqui nunca tocou uma musica de estilo discoteka, tente tirar um estaladinho de acompanhamento sem compressor (pois era gravado com um justamente pra dar o efeito) nunca toquei sem compressor pra mim era um pedal essencial. tenho um CS3 não troco por nenhum outro pois conheço o circuito interno e comparado com os varios que já abri é o melhor. agora que so sabe tocar o rock igual em todas as banda de agora ai so conhecem distorção mesmo.

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


pois conheço o circuito interno e comparado com os varios que já abri é o melhor

você é engenheiro eletrônico? ou vidente?

pq eu acho que só da pra saber se um pedal é melhor que o outro de um único jeito: tocando. : ^p

Não que o CS-3 seja um pedal ruim. Longe disso. Eu já tive um e, pelo preço, é um bom compressor.

tenho um CS3 não troco por nenhum outro

Nem por um demeter opto-processado descombobulator? Ou por um LA-2A? Ou por um DOD opto-processado? Ah... vc nunca testou nenhum desses né? Pois é, eu também nunca testei um LA-2A (que pra quem não sabe é o mais famoso compressor do mundo "vinteije"), mas já tive os outros e te digo, sem sombra de dúvida, que são muuuuiiiitttttooooo melhores que o Boss. Claro, custam beeem mais.

Mas fique sossegado que um Boss CS-3 bem regulado não faz feio, não...

grooveblues335
Veterano
# abr/05 · Editado por: grooveblues335
· votar


eu só não mudo os captadores porque estou pra comprar uma guitarra nova no final do ano, e não queria gastar dinheiro com essa atual guitarra

Ué... e os captadores agora são colados na guitarra com Super Bonder? Investe num captador decente. Depois, quando vc vender a guitarra, vc tira ele e põe o original (que vc vai guardar direitinho e não esculhambar pra ver como funciona, né?)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
Esses cara que vc citou possuem equipamentos e instrumentos que a maioria das pessoas (que dirá os garotos desse fórum) não vai ter a chance de possuir. Assim, também esses pedais são difíceis de serem regulados à contento, assim, recomendo cautela sobre o uso de compressores.
Agora se vc tem tanta experiência assim, porque não a compartilha no Fórum, eu mesmo gostaría de aprender. Talvez vc tanbém aprenda um pouco de urbanidade e boas maneiras por aqui com pessoas do quilate do macaco veio, por exemplo.

DanielBianchi
Veterano
# abr/05
· votar


iuuuuuhhhhhhhhuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ledgic
Veterano
# abr/05 · Editado por: Ledgic
· votar


Por favor, não transformem esse tópico numa discussão pessoal, eu estou aqui na maior humildade pedindo ajuda... mas confesso que não cheguei a um consenso com a opinião de vcs.

Groove, eu não quero comprar captadores pq pretendo comprar uma guitarra nova no final do ano, e pra faixa de preço que eu estou interessado, gastar dinheiro em pedal e captador só vai retardar o processo.

macaco veio
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
cara, o CS3 é construido ao redor do circuito integrado dbx46732 (não se encontra pra comprar) esse integrado é usado em circuitos profissionais de gravação para redução de ruido, o sistema dbx é melhor que o sistema dolby usado nos gravadores comerciais, outros compressores possuem este tipo de circuito também mas são os compressores de rack usado em gravações proprios para vocal, o CS3 também dá ruido por que por ele usar um sistema redutor quem o projetou aproveitou para faze-lo dar mais compressão que os outros e com isso logicamente aumenta o ruido que mesmo assim ainda é menor que os outros, os outros tadinhos a maioria usa o integrado 3080 que é um ampli operacional de ganho regulavel e a compressão é feita aumentado o ganho e vem a ruideira toda junto sem nenhum sistema de redução e ainda dá uma mísera compressão (pouco mais da metade do boss em termos númericos) e ai todos dizem, é muito mais clean (claro não dá compressão nenhuma) e ai chegam a conclusão que não serve pra nada.
não sou engenheiro eletronico não, tenho apenas nivel técnico, não sou vidente, sou apenas evidente, olho apenas a evidencia das coisas,
alguem viu o Alan fly por ai?

DanielBianchi
Veterano
# abr/05
· votar


macaco veio


Meu to ficando com saudades do ca também...

Cara, to com uma idéia boba, e mesmo sendo a respeito de audio, foge do assunto de pedais, como vc tem muito conhecimento em eletronica pensei se eu poderia entrar em contato c/ vc, pra vc me dar algumas idéias.

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


Vixe... tem gente se queimando à toa... só acho triste como nós (eu me incluo também) muitas vezes despejamos "nossas verdades" sem nos darmos conta do universo maior de possibilidade e experiências que, quem sabe, até mesmo desconhecemos. Portanto, fica o recado.

Além disso, todos pedais que eu citei, com exceção do LA-2A, não são tão caros assim. Custam mais que um Boss (que, repito, é um ótimo pedal), mas se consegue na faixa de 600, 700 pila. O difícil é encontrar quem venda :^(

Desculpe ae, sou meio franco, direto e sem açucar, mas quanto à urbanidade e boas maneiras, acho que estou muito, bem, obrigado.
Não acho que seja malcriação esclarecer uma colocação equivocada. Afinal, é pra isso que participamos de fóruns, não é verdade? Se for pra eu permanecer sempre com minhas próprias idéias, então converso com um espelho...

Fico espantado com a atitude doMauricio Luiz Bertola, pois apenas expressei minha opinião. Conheci esses pedais em um reportagem da Guitar Player brasileira, alguns anos atrás, e fui à cata.

Agora, não vou ficar passando a mão na cabeça de ninguém, que aqui todo mundo é crescidinho e não precisa de mamãe, falou? Duvido muito que o próprio macaco veio tenha se queimado, afinal, segundo o ditado, ele não costuma botar a mão em cumbuca ;^)

Mais uma vez, desculpe a franqueza...

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


macaco veio
Legal, mostra que vc conhece muito... admiro isso. Mas um CI projetado para uso HiFi nem sempre se mostra a melhor opção quando o assunto é guitarra. Justamente uma "coloração" diferenciada é que faz a cabeça e o timbre de muitos equipamentos...

Mas, por favor, não vamos personalizar a discussão, que a idéia desse tópico é ajudar um guri que quer comprar (ou não, sei lá) um compressor, ok?

Na paz, macaco veio?


Ledgic
Groove, eu não quero comprar captadores pq pretendo comprar uma guitarra nova no final do ano, e pra faixa de preço que eu estou interessado, gastar dinheiro em pedal e captador só vai retardar o processo.


Uma idéia sensata guri. Guarda teu dinheiro, estuda bastante e, quando der, aos poucos, vai melhorando teu set.

"Não adianta botar roda de magnésio num fuca que ele não vira um chevette..."

Igor Martins
Veterano
# abr/05 · Editado por: Igor Martins
· votar


Ledgic
Não acho tãaaaao modesto assim, essa tagima é uma boa guitarra, tenho uma t635, e cara, o som dela é lindo.

Mas.. como o mundo muda, e eu tb. hoje tenho um jackson, e pelo tipo de som q anda fazendo, recomendo uma.

Pelo preço dessa sua tagima, acho q pode catar uma, ou então, troque seu ampli, pela descrição parece ser um atomic de 20w (tenho um). Teste tua guitarra em outros amplis e vai ficar surpreso com o som dela

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
Talvez vc esteja acostumado à esse tipo de linguagem, tudo bem, mas se vc for reparar, participo desse fórum faz tempo e sempre de maneira construtiva, mas ultimamente estou com muita vontade de sair por conta de determinadas "franquezas". Sabe cara, não é nada pessoal, e respeito sua opinião, desde que dada com boa vontade, e no seu caso não foi isso que entendi, se errei me desculpe também; mas acontece que ultimamente esse fórum tem sido usado por vários indivíduos com o único intuito de agredir aos outros (não estou dizendo que seja o seu caso, embora não tenha gostado do tom da resposta que vc me deu) e creio que pessoas como eu já estão de "saco cheio" disso. Citei o macaco veio por ser ele um cara experiente e bem humorado e que nunca se meteu com essas coisas e que possui um conhecimento técnico que muito tem a acrescentar.
Sabe, não sou garoto, tenho 42 anos e sou pai-de-família, Professor Universitário e Luthier aqui no RJ a mais de 10 anos (estudei com o falecido Simões e com Sérgio Buccini em SP), trabalhei nas Rádios Fluminense e Panorama (já extintas) e tive banda por muitos anos, e considero este fórum algo muito útil para "cair na mão" de gente sem propósitos, até porque, quando eu era moleque essas tecnologias e facilidades de informação não existiam.
Em todo caso dou por encerrada essa discussão.
Abç

macaco veio
Veterano
# abr/05
· votar


DanielBianchi
papaig2 arroba igui ponto com ponto br
tenho contato com muitos caras aqui do forum, a questão não é saber mais ou saber menos, é talvez ter um repertorio maior de circuitos. Ledgic
gosto é gosto e também o estilo de musica que tambem é gosto tem a ver com o pedal escolhido, por exemplo não consigo imaginar um solo rápido de country sem compressor , ja num rock junto com distorção é como o Mauricio falou, embola e costuma é atrapalhar.

DanielBianchi
Veterano
# abr/05
· votar


macaco veio

Não consegui te mandar o e-mail :(

Randy78
Veterano
# abr/05
· votar


deixa o moleque comprar um compressor, ele pode comprar um usado, tocar com ele por uns 2 meses pra poder conhecer muito bem, se não gostar vende, não perde dinheiro se ele conservar bem, é bom que ele conheça o maior número de efeitos, o cara é guitarrista, deixa ele experimentar e ver se gosta, gosto não se discute. Eu já tive vários pedais, de compressor tive 3 e continuo com compressor no case. Aí vai um link http://www.guitartechbrasil.com/pedal.htm clica no nome dos artistas e veja quantos tem compressores, quais os modelos e os demais pedais usados por eles, o site todo é em português.

grooveblues335
Veterano
# abr/05
· votar


Igor Martins
Não acho tãaaaao modesto assim, essa tagima é uma boa guitarra, tenho uma t635, e cara, o som dela é lindo.
Eu também não! Mas como quem diz que quer trocar é o dono dela, isso significa que ele não está satisfeito. Tenho uma strato e uma tele tagima, das mais antigas e são excelentes instrumentos. Claro, troquei a captação e algumas coisas no hardware, mas isso não quer dizer que não sejam de qualidade aceitável.

Mauricio Luiz Bertola
"franquezas"
Tchê, não vai embora, não... Francamente falando, você é um cara com muita experiência, já li muitos post´s seus e sei que vc entende do assunto. Se passei uma impressão errada, desculpe. É o meu jeito. Agora, dize que vai sair do fórum pq desse tipo de linguagem, acho um pouco exagerado, afinal não ofendi a mãe de ninguém :^). Nem na Igreja Conservadora Tradicional dos Santificados Escolhidos haveria escândalo motivado por minhas palavras... : ^ )

Por favor, considere meu pedido de desculpas. Vou tentar me comportar...

Igor Martins
Veterano
# abr/05
· votar


grooveblues335
Acho q o caso é q ele não tem é o equipamento adequado, falo isso por mim mesmo.
Essa tagima tem um som da hora, mas para o tipo de coisas q toco, não tah valendo a pena, fico com "coracón espinado", mas acho q vou vender.
O melhor equipamento é o que se adequa ao cara, acima de tudo. As vezes é melhor abrir mão de versatilidade, e ter um timbre próprio, e que seja muito bom.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedal de Compressão