Empower Labs Burn Box - Pedal Distortion !!!

Autor Mensagem
JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/06


Pra quem não conhece a empresa, ela é nacional, e fabrica 3 pedais de altissima qualidade (bons componentes, bons timbres, boa construção, bom acabamento, etc.)

Todos os pedais são true by pass, e acredito que ele se baseou em algum circuito pra montar os dele, mas todos eles teem bastante personalidade, não são apenas cópias de esquemas.

www.empowerlabs.com.br

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/06
· votar


Comprei o Burn Box pra mim, que é um pedal de Overdrive/Distortion.

No meu caso, uso ele pra uma distorção mais hi-gain no set, e timbro ele mais numa praia Marshall/Soldano (bom ganho e médios bem agressivos)

Fiz um review pra um outro forum, vou posta-lo aqui com alguns samples "toscos" que gravei hehehe

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Desconsiderem duas coisas : o guitarrista aqui é ruim, e o microfone é um pouco pior

■ Equipamento utilizado

- Pedal Burn Box, Laney LC50II e guitarra Wolfgang
- Micofone PC Multimidia (um lixo) e CakeWalk Sonar 2.2, Placa Som SoundBlaster Live 24bit, não usei nenhum recurso adicional do software.

O Burn Box tem os seguintes controles : Volume, Gain, Tone e Mid.

Nos arquivos tem a setagem de cada um deles. Usei para todos os controles uma escala de 0 a 10.

■ Sobre os controles

VOLUME: Controla apenas o nivel de volume do pedal. Percebi que abrindo o TONE em conjunto com o MID o sinal fica mais forte, voce pode compensa-lo no VOLUME.

GAIN: No 0, ele já produz um Overdrive quente, e bastante forte. No 5 a quantidade de ganho já é bastante considerável, suficiente pra bases Hard Rock e Heavy Metal pesado. Neste nivel, a quantidade de ganho salta de um Overdrive para um Distortion e o nivel de compressão aumenta também. O curso de ganho do 5 ao 10, na minha opinião é curto, mesmo assim ainda é possivel conseguir um nivel de ganho extremo na setagem máxima, que dependendo da regulagem do TONE e MID pode ser algo interessante dependendo do estilo que voce toque.

TONE: Atua um pouco como controle de equalização e um pouco como controle de presence. Com ele mais fechado o timbre tende a ficar mais grave, talvez um pouco mais "almofada", comum em distorções do tipo Mesa Boogie. Com ele mais aberto, o som vem mais pra frente, se destaca mais no meio da banda, tem mais presence e é algo mais na praia Marshall/Soldano.

MID: Atua nas frequencias médias. Os médios deste pedal, na minha opinião, são diferentes dos médios produzidos em pedais da linha TS, como o próprio Ibanez TS-9/TS808, Barber Direct Drive, Voodoo Lab Sparkle Drive, entre outros. Nestes pedais da linha TS, os médios são mais macios e velados, no Burn Box os médios são mais agressivos, com o controle no 5 pra frente, os médios são bem caracteristicos de drives no estilo Marshall. Seria algo mais próximo de um Marshall Shred Master do que de um Barber Direct Drive. Fechando o controle MID, o pedal além de matar um pouco a frequencia média, me dá a impressão de ser adicionado um pouco de frequencia bass.

■ Audio Samples

http://rapidshare.de/files/25942633/EmpowerLabs_Burn_Box_Audio_Samples .zip.html

São 4 riffs, cada um com um nivel de ganho e regulagem, gravei varias vezes o riff1 e setei algumas regulagens no pedal, que é pra sacar a diferenca nos possiveis timbres.

■ Review

Pedal de Overdrive e Distortion, bastante orgânico. Produz um Overdrive quente e ganho suficiente pra Distorção/Hi-Gain. Respeita o tipo de guitarra/captação utilizada, os samples soam diferentes tocados com um humbucker e tocados com singles.

Com o GAIN no 5, os controles TONE e MID combinados produzem no minimo 6 timbres diferentes, todos ótimos para bases hard-rock/heavy metal, que vão desde timbres graves e pesados, até distorções no estilo Marshall/Soldano com médios agressivos e presence atuante.

Tambem é possivel conseguir bons timbres para hard rock setentista e classic rock. Com o ganho abaixo do nivel 5 o pedal produz um Overdrive forte com bastante dinamica, nesta setagem ele se aproxima de sons que também consegui com um Barber Direct Drive, só pra citar um exemplo.

Distorções extremas também são possiveis com o ganho no máximo. Nesta situação os controles de TONE e MID precisam ser bem regulados pra que se consiga um som pesado e com definição. Em setagens de TONE e MID muito fechados os timbres tenderam a ficar um pouco embolados em altos volumes, mas é a unica situação em que o pedal requer uma regulagem mais cuidadosa, em todas as outras opções de timbre a coisa é mais tranquila.

Na minha opinião é um pedal que cobre timbres de Overdrive, Distortion e Hi-Gain, com no minimo 4 a 5 regulagens de timbres diferentes em cada uma das situações.

Pros timbres de Overdrive existem varias outras opções interessantes, eu por exemplo uso um Voodoo Lab Sparkle Drive e um Barber Direct Drive e estou me dando muito bem com os dois.

Pros timbres de Distortion/HiGain eu não conheço outras opções tão boas quanto o Burn Box.

Não posso aconselhar de olhos fechados, nem dizer que é o melhor pedal Distortion do mercado pois conheco bem pouca coisa. O que posso dizer é que vale a pena um test-drive nele antes de fechar a escolha !!!

A construção é muito boa, a aparencia é bastante profissional, no mesmo nivel de pedais gringos. Utiliza chave True bypass. Não sei opinar sobre o circuito pois não manjo nada de eletronica rs...

Sparkle
Veterano
# jul/06
· votar


JoeCruzGuitar
Preço?

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/06
· votar


Atualmente acho que R$ 340 , direto com o fabricante !!!

Isso com chave True by pass da Fulltone, que não é barata

Sparkle
Veterano
# jul/06
· votar


JoeCruzGuitar
Facadinha hein? Hehehe...

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


hehehe, pode crer... mas é de boa qualidade :)

eu curti bastante o pedal , e pra não fazer review apaixonado esperei bastante tempo até falar alguma coisa, devo ter comprado o meu ha + ou - 1 ano !!!

Sparkle
Veterano
# jul/06
· votar


JoeCruzGuitar
Mas realmente, o som dele é muito bom!

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


340 reais é cerca de 150 dolares, se custasse 200 reais ja tava caro por um simples pedal distorcedor.

128556
Veterano
# jul/06
· votar


é tru bypass ;]

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


oldmonkey

hummmm... cara, não me leve a mal, mas concordo não concordando contigo hehehe

Considerando que um BOSS, Danelectro, Ibanez, ou qq outro pedal de distortion de linha. Fabricados na china ou coréa, com peças de qualidade duvidosa, e sem serem true by pass, estão sendo vendidos por mais do que isso !!!

Acredito que olhando por este ponto de vista, R$ 340 é um preço ótimo, pra algo de qualidade bastante superior.

128556
Veterano
# jul/06
· votar


Acredito que olhando por este ponto de vista, R$ 340 é um preço ótimo, pra algo de qualidade bastante superior.
²

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/06
· votar


oldmonkey
ja tava caro por um simples pedal distorcedor

só não entendi esta parte do seu comentário.

Como voce classifica um pedal de distortion como simples ou complexo ? Quais exemplos voce pode citar ?

128556
Veterano
# jul/06
· votar


JoeCruzGuitar
tbm nao entendi essa parte ;P

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


JoeCruzGuitar

otimo review cara =) os sons sao de otima qualidade e o guitarrista nem se fala \o/
caraca pra tira um ac/dc fica´perfeito esse pedal \o/

128556
Veterano
# jul/06
· votar


Midgard
deu até vontade de comprar..

pena que a grana nao ajuda

\o/
ac/dc rlz

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/06
· votar


128556

pod crer man, de repente o macaco véio sabe de algo q eu não sei e é sempre bom aprender as coisas :) !!

Conheco alguns poucos pedais de distortion, e acabei me dando melhor com este Burn Box.

No set já tive SansAmp GT2 e Fulltone Distortion Pró só pra citar 2 exemplos, e paguei carissimo pelos dois :( !!! O Fulltone era maravilhoso, extremamente organico e transparente, mas acabei vendendo.

Midgard

Valeu mano !!!

Os samples são bastante simples, minha idéia era mostrar apenas as regulagens do pedal mesmo.

Vou fazer mais reviews nesse estilo, de pedais que comprei, tenho algumas coisas empuerando aqui em casa hehehe

Talvez o proximo eu faça de um DOD YJM 308 Overdrive Preamp, que apesar deu não usar, gosto bastante do pedal.

oldmonkey
Veterano
# jul/06
· votar


um distorcedor tipo SD1 DS1 SDxx e toda a confusão que a boss aprontou, custa 36 dolares na Samash (cancei de ver la), mas convenhamos a boss não sabe fazer distorção ou se sabe nao faz (talvez por isso seja tão barata). agora analizando apenas pela foto este pedal que voce se refere. os Knobs, os dois de cima que vi na foto, custam cerca de 6 reais cada na sta efigenia de BH, realmente são dos mais caros, por mais cara que seja uma chave dpdt ela não faria um pedal chegar a esse preço todo, pintura eletrostatica de pó não é uma coisa tão cara e muito lugar faz, e qualidade de componentes eletronicos posso de garantir que os qualidade duvidosas orientais são melhores que os made in Brasil (se é que existem made in Brasil), se o circuito fosse por exemplo de um flanger que pra fazer um realmente bom, gasta componente adoidado e trabalho danado pra desenhar o circuito, eu concordaria, mas uma distorção por mais complexa que seja é muito facil de fazer. o importante é que no que voce investiu lhe satisfaz, mas penso que se eles não baixarem o preço não vai vender muito não.

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


128556

\o/ ac/dc ruleia as teta

JoeCruzGuitar

jah tento usa junto co pod?? sera q come muito o som?

128556
Veterano
# jul/06
· votar


Midgard
\o/

a discografia deles que eu baxei aqui é um tesão

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


128556

oO deve te ficado um tempao pois tem uma porrada uhuahuah

128556
Veterano
# jul/06
· votar


Midgard
2.5gb

se quiser te passo

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


oldmonkey

entendi teu ponto de vista cara...

bom, não manjo nada de eletronica, mas realmente gostei do pedal, por ele respeitar bem o set utilizado e a minha dinamica.

já gastei bem mais grana com distortion (por exemplo, o fulltone distortion pro) e acabei ficando mais satisfeito com este, então acredito que os caras estejam fazendo um bom trabalho.

por este ponto de vista, acho que é uma ótima opção !!!

Midgard
128556

AC/DC rlz \m/


Midgard
jah tento usa junto co pod?? sera q come muito o som?


com o pod ainda não, mas espetei ele uma vez no vamp pra gravar a musica no gravity do kiko loureiro e até que gostei do resultado !!

o ruido no comecinho é uma combinacao de wolfgang + wha + distortion + monitor do pc ligado heheheh

http://www.acidplanet.com/artist.asp?PID=675271&t=5080

a distorção vem toda do Empower Labs Burn Box.... usei uma simulacao Clean do Vamp !!!

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


128556

ahahuauhauha nao obrigado ahuauhah muito tempo \o/ to pegando a do maiden \m/

JoeCruzGuitar

valeu verei o resultado

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


JoeCruzGuitar

sonzera cara \o/ timbre bem bom =) boto um poko de wha wha neh?

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/06
· votar


Midgard

valeu cara...


coloquei um wha sim

o esquema foi o seguinte

guitarra > wha cry baby classic > burn box > vamp2 (com simulacao clean) > placa de som

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar


Estou com o oldmonkey.
Eu mesmo faço alguns pedais, obviamente sem esse grau de sofisticação, mas com som bom e mecanicamente confiáveis e não gasto nem R$ 15 de material.
Aqui no Brasil, dada as caracteristicas de um mercado capitalista imperfeito e subdesenvolvido, a ordem economica muitas vezes se subverte e a lei da oferta-procura se inverte. Assim, curiosamente, alguns fabricantes optam por colocar os preços de seus produtos artificialmente altos para atingir um nicho de mercado de renda alta (é a lógica do vender pouco e caro, tipicamente pré-capitalista), ou que creem que o produto seja "especial", "exclusivo", "profissional" (isso tem mais à ver com ideologia de classe do que outra coisa), pois o brasileiro comum, inserido nesse contêxto econômico-social atípico, acha que só aquilo que é caro e "exclusivo" é bom; assim, vc vê produtos que não se justificam pelo preço sendo vendidos tranquilamente no mercado (não vou citar marcas, mas entre o segmento de instrumentos musicais esse fenômeno é recorrente).
Nos países capitalistas avançados, o que vende é algo com uma relação custo-qualidade linear, e à opções para todas as faixas de mercado e de renda (respeitando-se claro essa relação).
Abç

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/06
· votar


Bertola, podia debater por horas alguns pontos de vista contigo.

Mas o que estou levando em consideração é o seguinte : paguei R$ 850,00 num pedal da Fulltone chamado Distortion Pro. Quando comprei a idéia era justamente ter um drive mais forte no set. O pedal é simplesmente fantástico, mas 850 pilas foi shhhooooda pagar ;)

Passado algum tempo, conheci este Empower Burn Box e achei simplesmente animal, robusto, dinamico, transparente, etc..etc..etc.., ele não é uma mera cópia de esquemas manjados na NET, isso qq um com habilidade minima em eletronica faz ha uma fração de preço.

Enfim são atributos que o Fulltone também tem !! Só que nesse eu paguei R$ 350,00 e estou com ele no board até hoje.

Na boa, eu até entendo teu ponto de vista e do oldmonkey, mas não consigo imaginar o pq de uma empresa que faz algo de extrema qualidade, do mesmo nivel de pedais de boutique gringos, ter que cobrar uma merreca pelo produto que faz/desenvolve, levando em consideração que o pedal em questão não é uma mera copia.

Vamos por o pedal na base de comparação que ele merece ;

1) Não é cópia de esquemas manjados na NET e nem é feito com componentes fuleras. Ok, mesmo assim não deve sair tão caro pra fazer um.

2) Não dá pra comparar com Boss, Ibanez, Danelectro e similares fabricados no xingui-lingui, o pedal tem outro nivel. Agora tem muita gente que vai preferir gastar R$ 400,00 num BOSS SD-1, do que num produto handmade de qualidade bastante superior.

3) Dá pra por ele na balança com pedais de boutique gringos, tenho algumas coisas no set da Voodoo Labs, da Barber e já tive Fulltone. O pedal está num nivel muito próximo destas boas marcas. E tem gente que prefere gastar R$ 850,00 num Fulltone, do que R$ 340 num produto handmade de qualidade similar ou muito próximo.

JoeCruzGuitar
Veterano
# jul/06
· votar


oldmonkey
Mauricio Luiz Bertola

Só pra reforçar, concordo com o ponto de vista de voces dois, seria ótimo se o pedal do cara custasse R$ 150,00, eu já teria dois no set heheh !!! Mas estou considerando também outras coisas !!!

E debate bom é assim, não é mesmo hehehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar


JoeCruzGuitar
Claro que é, e vc é um bom interlocutor.
Seu ponto-de-vista é correto, e até acho que o preço está razoável, em vista de outros fabricantes (nacionais) por aí.
Eu estava discutindo a questão por um viés mais generalizante, mais para alertar o pessoal sobre esse feitiche de marca que as pessoas tem, e no meu caso, muita gente prefere pagar mais por um instrumento com marca do que fazer uma guitarra comigo (ou qualquer outro luthier), com madeiras muito superiores e um preço bem justo.
Abç

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Empower Labs Burn Box - Pedal Distortion !!!