True Bypass é mesmo fundamental? nem toda banda tem.

Autor Mensagem
Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


ogner
Boss tem um bufffer q da uma "calibrada" no sinal.
Queria fazer um teste igual o jaen fez, mas como nunca uso bateria, não vou comprar só pra isso... hehehe (/pão-duro).
No entanto, como só estou com 2 pedais da Boss (DS-1 e DD-3), nem esquento muito... tenho 99% de certeza que não é isso que poderia estragar o timbre. Além de que nem uso os pedais em 100% das oportunidades...

...mas vou ver se paro pra fazer isso um dia só de curiosidade.

jaen
Veterano
# out/12
· votar


eheh Me livrei do chorus. Dei ele pra um amigo meu que só tinha uma disto, e ficou bem feliz. Também já comprei os componentes pras modificações do gcb95. Abri ele hoje e o indutor é um Red Fasel. Vou deixar ele TBP e trocar uns resistores e capac. pra ver...

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Bom agora meu Crybaby é True Bypass...eu acho. Fiz desta forma aqui: http://www.mrmojo.com.br/pgm/DicaseModificacoes.htm , Melhorou um monte, o som passa por dentro do pedal mesmo sem alimentação e tals, só que ainda noto um pouco de perda de brilho. Será que não tá certo ou é isto mesmo?
Testei ele direto no amp e acontece isto aí. Depois coloquei o GDI21(desligado) apos o cry e aí o som fica bom de novo (com brilho como se a a guita estivesse direto noamp.) Porque o GDI "ressuscita" o som desse jeito?

Bog
Veterano
# out/12
· votar


jaen

A minha pergunta é meio besta, mas se você liga somente a guitarra direto no amp, sem pedais no meio, o timbre fica igual a quando você deixa o GDI em bypass no meio?

geronimo.correa
Veterano
# out/12
· votar


jaen
Testei ele direto no amp e acontece isto aí. Depois coloquei o GDI21(desligado) apos o cry e aí o som fica bom de novo (com brilho como se a a guita estivesse direto noamp.) Porque o GDI "ressuscita" o som desse jeito?

É o tal do "Buffer"!

Tem gente que trata True Bypass como "céu" e Buffer como "inferno", mas não é bem assim... Se você tem muitos pedais TBP também vai ter perda de sinal... o legal é misturar os 2 como você fez. Abraço!

jaen
Veterano
# out/12
· votar


A minha pergunta é meio besta, mas se você liga somente a guitarra direto no amp, sem pedais no meio, o timbre fica igual a quando você deixa o GDI em bypass no meio?

Exatamente.

jaen
Veterano
# out/12 · Editado por: jaen
· votar


geronimo.correa
o legal é misturar os 2 como você fez.
Tu achas então que, sendo que já transformei o cry baby em TBP(este precisave mesmo), e eliminei o Chorus ashland que roubava muuuito sinal, se eu misturar TBPs e Buffers, e botar este GDI21 no final (Buffer- uso como simulador de amp no modo Fender clean) vai melhorar mesmo o som?

Bog
Veterano
# out/12
· votar


jaen
Exatamente.

Estranhão!

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Estranhão!
Porque tu achas, Bog?

Bog
Veterano
# out/12
· votar


jaen

Porque o buffer muda a impedância do sinal, e em alguns amps, deixa o sinal mais brilhante e ligeiramente mais "quente". Não quer dizer que é ruim, mas eu esperaria mudanças bem menores com um pedal TBP sozinho. Note que eu não estou falando de perda de sinal causada por um monte de pedais em série, e sim de uma mudança radical com um único pedal.

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Hmmm... Cara tu sabes que talvez fique um pouco mais brilhante mesmo. É que quando testei pedal por pedal, o que mais me chamou atenção foi perdas de volume e brilho, por isso eliminei o chorus, fiz TBP no Wha... Aí quando testei o TBP do cry e ainda assim ele perdeu um pouquinho de brilho, não atentei pro GDI adicionar um pouco mais que o sinal original. Resumindo: So prestei atenção se os pedais (todos) iriam abafar ou diminuir o volume do sinal. Até porque, no meu caso, este a mais me é satisfatório.

jaen
Veterano
# out/12
· votar


uma mudança radical com um único pedal.

Pois é os que apresentaram mudança radical, foram os supra citados Cry Baby e Ashland Chorus. Ademais os Axcess abafam um pouquinho (mesmo sendo TBP), bem como o Fuhrmann Tube Drive e o Fuzz do Bertola. Já os com buffer (oliver, boss, Danelectro -eu acho-, e o GDI) não notei nada - no sentido abafar - mas pode ser que deem uma cor diferente, mas gostei. Ah a guita que testei foi uma Tagima tele antiga, cabos Spark e Amp MGV30.

geronimo.correa
Veterano
# out/12
· votar


jaen
Tu achas então que, sendo que já transformei o cry baby em TBP(este precisave mesmo), e eliminei o Chorus ashland que roubava muuuito sinal, se eu misturar TBPs e Buffers, e botar este GDI21 no final (Buffer- uso como simulador de amp no modo Fender clean) vai melhorar mesmo o som?

Na verdade como o Cry Baby agora é TBP, só com ele na cadeia e desligado não era para dar alteração timbre...

achei estranho também, porque geralmente para esse efeito ("levantar" o som) sempre liguei o pedal com buffer no início da cadeia, nunca testei no final, como você fez, pra ver se ajuda também...

Mas, se funcionou é o que vale! :)

jaen
Veterano
# out/12
· votar


buffer no início da cadeia
Ta mas tipo assim: O buffer no inicio levanta, aí depois passa por uns que matam....e dai? Creio que se botar o buffer no final levanta de novo ou algo assim. heheeh

ogner
Veterano
# out/12
· votar


geronimo.correa
Na verdade como o Cry Baby agora é TBP, só com ele na cadeia e desligado não era para dar alteração timbre...

Se o jaen usar um cabo xexelento de 5mts depois do CryBabe > Amp, o sinal vai dar uma caida tb!

ogner
Veterano
# out/12 · Editado por: ogner
· votar


jaen

http://efxpedais.com/loja/produtos/outros/buffer/

EDIT:
Não sei se esse funciona, nunca testei, mas tem um texto no anuncio.

ogner
Veterano
# out/12
· votar


Quando eu fiz esse teste com meus pedais, eu depois do pedal ( Pedal > amp) usava uma cabinho de 15 cms pra ligar cada pedal e, teste ao amp.

Guitarra > wirlwind 3mts > pedal > cabinho > amp
Guitarra > wirlwind 3mts > amp

Pra fazer as comparaçoes.

jaen
Veterano
# out/12 · Editado por: jaen
· votar


Hehe... Olhei este buffer hoje de manhã. Já botei 02 na milha lista. Quanto aos cabos, usei dois Spark de 3 mts, não é o bicho né?
Vou ver se compro uns melhores. Falando nisso comprei em metro um cabo com acabamento siliconado genérico de 3 pila o metro pra fazer as ligaçoes dos pedais, parece ter uma malha boa e tal... Sei que não é o ideal, mas na minha cidade... Será que dá problema?

O cabo que comprei foi esse aqui: http://www.tiaflex.com.br/?pg=detalhes_produtos&id=69

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


jaen

Cara, será que você não tá sendo muito exigente hein? A alteração no sinal só incomoda quando é muito grande pois no contexto, com outros instrumentos, haverá alteração de qualquer maneira. Ainda tem outros fatores que podem influenciar como ouvimos o som, conforme abordados aqui:

Timbre, percepção auditiva e Curva de Fletcher & Munson. Um caso de estudo e debate!

Flw!

jaen
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia
Concordo contigo, no meio do "bolo", tudo isso se perde, mas acontece o seguinte: Antes eu tinha um amp Attack for Guitar, os pedais ligados nele soavam legais, mas em bypass ou a guita direto no amp não mudava muita coisa, era ruim mesmo. Com o MGV30 a guita direto, pra mim fica muuuuuuito bom, (prova que não sou tão exigente asssim, hehe) mas com os pedais em by pass, ou mesmo alguns deles ligados, ficava pior do que no Attack. Por isso a paranoia.

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Quanto ao link, realmente tem estes lances também. Quando eu toco, geralmente por causa de espaço, tenho que ficar muito em cima do amp. Em casa já dou uma distancia, ai tem também a reverberação do local, amp direcionado e tals... Uma vez eu li que o Hendrix marcava o palco nos lugares onde teria mais feedback, onde o solo ia sair melhor e coisas do tipo. Não sei se procede, mas li. Eu mesmo já fiz destas no tempo que tocava de semiacusticas, tinha umas partes que eu entrava com mais ganho, ai tinha que dar uns passos pra não dar microfonia.hehhee

Led Zé
Veterano
# out/12
· votar


Tanto faz se é buffer ou tbp se eu gostar do pedal. A única coisa que eu não recomendo e não faço nunca mais é usar um set de muitos pedais TBP. A perda de sinal é bem significativa. Já fiz esse teste aqui em casa . Mas se no final jogar um pedal com um bom buffer, já corrige bem essa perda.

makumbator
Moderador
# out/12 · Editado por: makumbator
· votar


MauricioBahia

Tem o fenômeno de sugestão também. O efeito placebo de saber que o sistema é true bypass pode "melhorar" o som apenas na nossa cabeça.

Olha só que interessante esse vídeo:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=G-lN8vWm3m0

MauricioBahia
Moderador
# out/12
· votar


makumbator: Tem o fenômeno de sugestão também. O efeito placebo de saber que o sistema é true bypass pode "melhorar" o som apenas na nossa cabeça.

Com certeza!

Muito legal o vídeo. É por isso que videoclips de músicas são, literalmente, bastante impressionantes!

:)

ogner
Veterano
# out/12
· votar


makumbator
O efeito placebo de saber que o sistema é true bypass pode "melhorar" o som apenas na nossa cabeça.

Isso não é efeito placebo, é ignorância/falta de conhecimento. Acho que ate aqui no FCC esse mito já morreu. TBP não "melhora" som nenhum.

o/

MauricioBahia
Moderador
# out/12
· votar


makumbator
ogner

A palavra "true" causa um efeito danado!!!

:)

Led Zé
Veterano
# out/12 · Editado por: Led Zé
· votar


ogner
Acho mito aqui no FCC é que ele mantém o sinal intacto em bypass, ou seja, que não interfere entre o sinal da guita e o amp quando desligado. O que é uma mentira sem tamanho.

makumbator
Moderador
# out/12 · Editado por: makumbator
· votar


ogner

Eu acho que causa algum efeito em quase todas as pessoas que connhecem equipamento e tals. Por exemplo, grave um som qualquer e diga que foi feito em uma fender pré-CBS com um amp foderoso e um estúdio top e mics de primeira.

Muita gente terá uma impressão melhor do som do que se vc falar que gravou em uma guitarra comum (porém boa e honesta), um amp comum (mas também bom) e no seu homestudio.

Lembro de uma pegadinha que um usuário antigo(e odiado) aqui do FCC fez uma vez. Ele pegou um solinho obscuro de um grande guitarrista (não lembro qual) e apresentou como sendo seu, e gravado em linha com POD. Muita gente disse que a gravação estava boa, mas precisava melhorar, e que a pegada estava mais ou menos, vibrato ruim, etc...

O placebo é algo tão poderoso que é levado muito a sério nas pesquisas científicas, nas pesquisas de marketing de marcas, etc...

Acho que se você falar que seu sistema de pedais é todo true bypass, muita gente irá considerar seu som mais puro do que se você disser que tem uns buffers da Boss lá no meio.

Will Bejar
Veterano
# out/12
· votar


makumbator
Lembro de uma pegadinha que um usuário antigo(e odiado) aqui do FCC fez uma vez. Ele pegou um solinho obscuro de um grande guitarrista (não lembro qual) e apresentou como sendo seu, e gravado em linha com POD. Muita gente disse que a gravação estava boa, mas precisava melhorar, e que a pegada estava mais ou menos, vibrato ruim, etc...
hauhauhauhauhauhua...

jaen
Veterano
# out/12
· votar


O efeito placebo de saber que o sistema é true bypass pode "melhorar" o som apenas na nossa cabeça
Pois é... No meu caso os que estão "melhorando" o som nem são os TBP, mas os com buffer...hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a True Bypass é mesmo fundamental? nem toda banda tem.