True Bypass é mesmo fundamental? nem toda banda tem.

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# out/12
· votar


makumbator
Lembro de uma pegadinha que um usuário antigo(e odiado)

Heheh, quem era? Que me lembre, o guitarrista era o Brian May.

Uma coisa interessante sobre esses estudos é que o efeito não é somente imginação. As pessoas têm uma dificuldade imensa para aceitar que nós realmente OUVIMOS diferente de acordo com as expectativas. É como o cara do vídeo fala: "eu trabalho com isso há anos, eu sei que é 'ba', mas eu escuto 'fa' mesmo assim".

Mas vai discutir isso com um desses meninos raivosos que vão contra tudo o que é digital/transistorado/moderno/recente/com buffer...

makumbator
Moderador
# out/12 · Editado por: makumbator
· votar


Bog
Heheh, quem era? Que me lembre, o guitarrista era o Brian May.

Era o Nick_Olivieri (mas não lembro se na época ele estava como esse usuário original ou como Kyuss age).

O engraçado é que depois que ele revelou a farsa as opiniões mudaram, aí o timbre já ficou mais bonito, a gravação ficou mais profissional, a pegada já não tinha mais problemas...hsahsahsa!

Uma coisa interessante sobre esses estudos é que o efeito não é somente imginação. As pessoas têm uma dificuldade imensa para aceitar que nós realmente OUVIMOS diferente de acordo com as expectativas. É como o cara do vídeo fala: "eu trabalho com isso há anos, eu sei que é 'ba', mas eu escuto 'fa' mesmo assim".

Pois é, não é algo que vem da falta de conhecimento ou coisa parecida, é um mecanismo cerebral qua altera mesmo a percepção da pessoa.

Na parte do vídeo em que a imagem sugere o FAAAA, se a gente fecha os olhos passa a ouvir novamente o BAAAA, pois a sugestão da imagem saiu.

Bog
Veterano
# out/12
· votar


makumbator

Este negócio do cérebro tem várias esquisitices. Muito tempo atrás, na faculdade, antes do Skype (!), eu fiz um programinha para voz sobre IP. Uma das preocupações que precisamos tomar é o que colocar no espaço de pacotes de dados que se perdem ou demoram demais para chegar. Entre as opções, nós podemos colocar simplesmente silêncio. E - olha que estranho - a compreensão melhora *MUITO* se você coloca ruído em vez de silêncio. O cérebro consegue interpretar o que está sendo dito se você faz parecer que a pessoa está falando no meio de barulhos aleatórios, mas se perde se o som fica todo "picotado". Só que o conteúdo real, a informação propriamente dita, é exatamente a mesma nos dois casos!

makumbator
Moderador
# out/12
· votar


Bog

Sim. Um caso parecido com o do seu programa é a utilização de ruído branco em grandes edifícios comerciais "inteligentes". Foi observado que as pessoas achavam o ambiente mais silencioso se houvesse o tal ruído em um nível bem baixo (mas ainda audível) do que sem nada.

Muito doido!

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator
Bog

Olha, felizmente eu não penso mais em perda de sinal/alteração timbre, se não for algo extremamente perceptível e desagrdável. Como já disse aqui 58,5 vezes, na vida real não dá pra perceber nada. Pelo menos pra quem toca distorcido. Uma zoeira danada, seu amp meio de lado pra você, o baterista sentando a mão. O timbre tá sempre alterando, vamos dizer assim.

Por isso eu foco mesmo em tocar bem. Depois eu resolvo se melhoro algo no timbre. Provavelmente não terei esse capricho, a não ser que vá gravar um CD ou algo assim.

Abs

Bog
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia

Pois é, nas poucas vezes que toquei ao vivo, minha preocupação não era se o timbre estava imaculado, e sim se eu mesmo conseguia me ouvir. =P

jaen
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia
Olha, felizmente eu não penso mais em perda de sinal/alteração timbre, se não for algo extremamente perceptível e desagradável.

Cara eu realmente nunca me preocupei com isto... até trocar de amp e isto se tornar algo extremamente perceptível e desagradável. Mas eliminei o chorus e modifiquei o cry, to fazendo o cabeamento novo e a principio já ficou bom. Não sou tão chato assim não...heheh

Bog

Pois é, nas poucas vezes que toquei ao vivo, minha preocupação não era se o timbre estava imaculado, e sim se eu mesmo conseguia me ouvir. =P
Cara, eu toco ao vivo toda semana e realmente a briga é mais pra se ouvir que o resto, mas se a gente pensar só assim não faz sentido algum comprar guita boa, amp bom pedais bons e etc. É só tocar bem alto. hehehehe

Velvete
Veterano
# out/12
· votar


makumbator
Lembro de uma pegadinha que um usuário antigo(e odiado) aqui do FCC fez uma vez. Ele pegou um solinho obscuro de um grande guitarrista (não lembro qual) e apresentou como sendo seu, e gravado em linha com POD. Muita gente disse que a gravação estava boa, mas precisava melhorar, e que a pegada estava mais ou menos, vibrato ruim, etc...

Que maldade! Mas aposto que enganou muita "gente grande".

Ramsay
Veterano
# out/12 · Editado por: Ramsay
· votar


O True Bypass, a meu ver, é fundamental para manter o som do set inalterado, antes e depois do pedal que for inserido.

Não lí o tópico e não sei o que falaram antes, mas, o fato é que um buffer altera a impedância original do sistema (antes e depois) e por isso altera e colore o som da guitarra, acrescentando ou tirando alguma coisa do som. Só que se houver acréscimo, é enganoso, porque o som, de certa forma, já sofreu algum tipo de maquiagem.

E aos que se queixam dos clicks que os pedais de distorção True Bypass dão ao serem acionados, basta ligar depois do pedal uma configuração em "U" invertido formada dois resistores de 2,2 Mb ligados entre o sinal e a terra e entre esses 2 resistores um capacitor de .22uF.

Led Zé
Veterano
# out/12
· votar


Ramsay
O True Bypass, a meu ver, é fundamental para manter o som do set inalterado, antes e depois do pedal que for inserido.

Mas aí que está. Ele supostamente deveria fazer isso. Mas ao encadear vários TBP acontece sim a perda de sinal. Perde brilho e volume. Já fiz vários testes aqui. Não há quem me diga contrário. Com mais de 4 pedais , sempre uso pedal bufferizado. Assim consigo manter o memo nível de volume , como se usasse a guitarra direto no amp. Isso é o mais importante pra mim.

jaen
Veterano
# out/12 · Editado por: jaen
· votar


Bom, ontem fiz a prova de fogo, hehe. Como meu board ta desmontado, selecionei apenas alguns pedais que realmente iria utilizar na ocasião: Tunner, Tube Drive, Axcess Fuzz, Tuna Melt Tremolo, Axcess Delay e GDI21 (utilizado no Clean Fender, lembrando que meus pedais ficam mega toscos, sem corpo algum quando ligados no amp sem passar por este). O resultado foi que quando precisei usar o clean, (uma música especificamente) ficou muito bom, a guitarra brilhava, se destacava na música. Fiquei muito feliz já no primeiro acorde! Desde que comprei este amp (MGV30), o clean - com os pedais em bypass - sumia na música, não havia volume/equalização que fizesse aparaecer, exceto com a guita direto nele. Olha, se ficou iguallll a guita direto, não sei, mas que ficou bom, ficou. Agora preciso montar o board, e fazer a 'prova' com o Crybaby TBP, o DS-2, Compressor, Phaser e um chorus, que ontem já fez falta. To pensando em pegar o Small Clone...

ogner
Veterano
# out/12 · Editado por: ogner
· votar


jaen
GDI21 (utilizado no Clean Fender, lembrando que meus pedais ficam mega toscos, sem corpo algum quando ligados no amp sem passar por este).
Estranõ, não? Pq sera? Qual sua guita e captação mesmo?

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Qual sua guita e captação mesmo?
Aí é que tá. É uma Tagima Tele com caps originais...Tó me preparando pra trocar estes caps. O bravo é que não testei o amp/pedais com uma guita "de verdade" ainda.

ogner
Veterano
# out/12
· votar


jaen
Aí é que tá. É uma Tagima Tele com caps originais.
Uhmm, mesmo assim né...Não era pra ter um som tão magrinho, pelo menos no cap do braço...

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Sei lá velho...Sei que clean fica bem bão, e nos drives deixo o GDI ligado e ja era. heheh

Ramsay
Veterano
# out/12
· votar


Led Zé

Ao encadear vários pedais, a perda de sinal não é causada pelo true bypass em si, mas sim pelos numerosos jacks e plugs que se utiliza para interligar esses pedais.

Já um buffer, se tiver ganho maior que 1, ajuda a diminuir a perda, mas pode, de alguma forma, alterar o som original.

Led Zé
Veterano
# out/12
· votar


Ramsay
Sim, você está certo quanto a isso. Mas a falta de buffer nos TBP para eliminar a perda que em consequência dos cabos, também causa alteração no timbre à medida que temos que compensar o amp com agudos , além do volume, e isso , na minha opinião, é uma alteração no timbre mais prejudicial do que a suposta alteração de timbre de um pedal bufferizado, que eu não percebo. Isso, é claro, para os meus ouvidos.
Uso os dois tipos de pedais e não me apego muito a isso, mas não usaria uma longa cadeia só de TBP.

guitarluiz
Veterano
# out/12
· votar


O Wah Wah acabou tirando o teu timbre cara, elimina ele!

Ele é true by pass, talvez seja isso ,,já quem wah's dá bastante diferença

ou cabos

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Ele é true by pass, talvez seja isso
Ele é true bypass agora que eu modifiquei ele. E agora ele não muda mais tanto o som. Acho que este resolvi.

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Bom hoje terminei de montar meu board. Antes o bypass dele abafava o som da guita no amp válvulado.

Modificações: eliminei o Ashlando Chorus, mudei o Cry Baby para TBP (conforme orientações aqui do forum), refiz todo o cabeamento novo, eliminei plugs que "giravam" e tinham folgas, revisei fonte e mudei a ordem dos pedais (também conforme dicas do FFC).

Agora ficou assim: Guita->Tunner (buffer), Crybaby (TBP), Compressor (buffer), Tube Drive (TBP), DS2 (buffer), Fuzz (TBP), Tremolo (buffer), Phaser (TBP), Delay (TBP), GDI21 (buffer), Volume (buffer)->Amp (all tube).
Ficou bem 'hibrído', Segui a idéia de buffer no começo pra dar um up e buffer no final pra compensar a possivel perda dos TBPs devido a quantidade de cabos e conexões. Se rouba o sinal ou "colore" não percebo muito, pro meu gosto pelo menos, agora ficou bom, se preciso deixar tudo em bypass, o som da guita direto está lá, o mais parecido possivel. Falta um chorus novo.

geronimo.correa
Veterano
# out/12
· votar


jaen
Massa! \o/

ogner
Veterano
# out/12
· votar


jaen

Bacana, diminuiu bem diferença que tinha antes. Guitarra > Amp
e Guitarra > pedais > amp ??

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Bastante Ogner, não vou dizer que ficou a mesma coisa que ligar no amp, mas ficou bem convincente. Aparentemente o mesmo volume, mesmo tom, mas com um brilho um pouco diferente, não mais nem menos apenas diferente. O que ainda dá um poco de diferença é o pedal de volume (mesmo todo aberto), mas só ligo na cadeia quando toco em outros amps ou vou usar ebow, visto que este 'puxa' um volume extremo e fica dificil controlar no pot da guita e segurar ele na posição ao mesmo tempo.hehe.

geronimo.correa
Veterano
# out/12
· votar


jaen
O que ainda dá um poco de diferença é o pedal de volume (mesmo todo aberto)

Qual teu pedal de volume? Procurei nos posts anteriores mas não encontrei!

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Behringher FCV100. Tem alguma mod pra fazer nele?

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Ontem pude comprovar mais efetivamente os beneficios das mudanças no meu set. Tocamos em Uruguaiana, num ginásio, palco grande e tal. O amp era um modesto Vulcano com dois falantes de 10". O som veio como a tempos eu não escutava. Sem muito corpo por causa do amp, mas bem presente, destacado, e sem esguelar o volume como estava acostumado a fazer por aí. Ultimamente o clean ficava todo rachado e os drives embolando devido ao volume e equalizações que eu precisava usar, praticamente em qualquer amp que eu encontrasse por aí.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a True Bypass é mesmo fundamental? nem toda banda tem.