True Bypass é mesmo fundamental? nem toda banda tem.

Autor Mensagem
Randy78
Veterano
# mai/06


hj muita gente fala da importancia do tru bypass, mas se é tão bom, pq a maioria dos fabricantes não fazem com e quando se nota o set de várias bandas, a maioria dos pedais não são true bypass. Não seria um exagero dizer que true bypass é bem melhor? Mas por outro lado, quando digo que muitas bandas não tem pedais true bypass, talvez seja pq usam equipamentos caríssimos que podem corrigir essa perda de sinal ou pq aquele barulho de acionar o efeitos seja algo mais encomodo num show.

danilomagacho
Veterano
# mai/06
· votar


Randy78

Cara... o true bypass é bom, mas não é fundamental... eu por exemplo tenho uma série de pedais que acabam modificando sim o som original da guitarra, mas modifica tão pouco que fica até difícil avaliar se isto é e o quanto é realmente ruim...

Uma coisa é certa... uma concepção de true bypass que permita ligar e desligar o efeito sem o maldito estalo, isso fica caro, sai mais barato fazer um bypass com buffer do que um true bypass... e diz a lenda que o buffer causa perda de sinal... sei lá, dos boss e ibanez da vida eu nunca notei perda nenhuma, o único pedal que tenho que realmente necessita sim de um true bypass é o Cry Baby, o buffer dele causa uma alteração no timbre sim.

Pra mim esse é um tema que merece sim uma boa discussão... no meu caso não faz diferença nenhuma, seria inclusive medíocre eu falar em ter um monte de pedais true bypass quando uso um equalizador no final do setup para corrigir o timbre... kkk... um milímetro de mudança nos pots do equalizador fazem mais diferença que 10 pedais com buffer...

Pedal true bypass é uma concepção melhor sim, teóricamente mais "honesto", mas a diferença é tão insignificante que não vale o custo nem da chave DPDT (volto a insistir que isso não se aplica ao Cry Baby... ele rouba bastante sinal).

As grandes bandas tem equipamentos caríssimos, inclusive muitos usam o recurso dos controladores de loop, que acaba fazendo com que os pedais sejam controlados como se fossem uma pedaleira (puta equipamento legal mesmo esses controladores, você liga um pedal em cada loop e programa no controlador quais loops e em qual sequência você quer usar, isso fica salvo em patches, inclusive troca os canais do amp... olha um exemplo aqui... muito legal... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-43685285-_JM)

Talvez justifique ter bons pedais true bypass para o cara que quer um timbre 100% vintage, mas neste caso questiono inclusive o uso de pedais por estes caras... som true do vintage tem que ser guitarra + amp no talo, com reverb de mola.

Alexandre Souza
Veterano
# mai/06
· votar


Randy78
Cara, pode ter certeza de q muitas desses pedais q vc ve no set das bandas ae sao modificados por encomenda e adicionado o true bay pass...

gege_correa
Veterano
# mai/06
· votar


Cara, pode ter certeza de q muitas desses pedais q vc ve no set das bandas ae sao modificados por encomenda e adicionado o true bay pass...(2)

É vero...

Sparkle
Veterano
# mai/06
· votar


Eu tava pensando justamente nisso hoje, mas acho difícil terem modificações nos pedais porque a mudança é imperceptível, pra mim não muda em nada o som sendou ou não true bypass, agora, no caso do wah é essencial mesmo!

danilomagacho
Veterano
# mai/06
· votar


Cara, pode ter certeza de q muitas desses pedais q vc ve no set das bandas ae sao modificados por encomenda e adicionado o true bay pass...

Não acho não, acho que o pedal fica ligado direto e eles associam racks de efeitos, prés e os pedais, sempre com os pedais ligados a um controlador de loop como o do link que eu postei acima... pode ver que os setups de grandes guitarristas sempre tem um loop controler e uns outros foots todos personalizados, feitos por encomenda, sob o comando de seus técnicos.

wcampagner
Veterano
# mai/06
· votar


Concordo plenamente com o danilomagacho...

Na verdade qualquer uma das opções (true-bypass ou não) tem o seu lado bom e o seu lado ruim...

No lado do true-bypass acho que o ponto positivo é o sinal passar direto sem perdas e o ponto negativo é o barulho no chaveamento... até hoje não vi um pedal true-bypass que seja 100% silencioso no chaveamento.

No lado do não true-bypass acho que o ponto positivo é o chaveamento super silencioso e o ponto negativo é a perda de sinal...

Mas se analisarmos bem... se o pedal que não é true bypass for bem projetado com bons buffers de entrada e saída acho que a perda de sinal é totalmente irrelevante pela vantagem do chaveamento silencioso... hoje em dia os componentes estão cada vez melhores... transistores e AMP-OP's usados nos buffers são excelentes...

O que eu acho que não é válido é essa febre de todo mundo sair falando que pedal true-bypass é bem melhor que os outros... se fosse assim porque o Pete Cornish seria contra os pedais true-bypass?? A lista de clientes dele incluem Pink Floyd, Queen e Iron Maidem entre outros.

Abraço,
Wagner.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


UPANDO...

Esses dias eu tava quase surtando nessa viagem de true-bypass ou "fake-bypass" (hehehe)...aí fiquei pensando "caraio...só consigo fazer um trocado com a guitarra...pra que me preocupar tanto??? E nos anos 60 e 70??? Será que já se descabelavam por conta disso???"...aí li o que tá citado acima e decidi: o lance é testar!!!

CaioPrimo
Veterano
# jul/10
· votar


Will Bejar

o lance é usar pedais de qualidade, Boss, Line6 as perdas de sinais são imperceptiveis, agora se utlizar pedais como behringer, groovin, principalmente se for usar + de 1 vai notar uma perda sinal, pois sao pedais que tem o bypass bem ruim, agora os boss e derivados nem encane muito com isso, eu ainda utilizo um transmissor pra tocar a guitarra sem fio, e digo a voce ao vivo ngm liga pra essa parada de true bypass, a galera quer é curtir !

danilomagacho

Concordo plenamente

kiki
Moderador
# jul/10
· votar


Will Bejar
E nos anos 60 e 70??? Será que já se descabelavam por conta disso???"...
nessa época nem existia true bypass!

na verdade no começo da década de 60 nem existia pedal. a distorção "acontecia" por conta da saturação do amplificador.
chegando no anos 70 (auge dos beatles, começo da "invasão britanica", jimmy hendrix) começaram a surgir os pedais. e nada de true bypass.

Will Bejar
Veterano
# jul/10
· votar


CaioPrimo
agora os boss e derivados nem encane muito com isso, eu ainda utilizo um transmissor pra tocar a guitarra sem fio, e digo a voce ao vivo ngm liga pra essa parada de true bypass, a galera quer é curtir !
Pois é, mano...esse foi outro motivo pra eu ter desencanado disso...uso 3 pedais Boss...acho que não preciso esquentar, né??? rs

Zakk e sua LP
Veterano
# jul/10
· votar


Randy78

Cara, danilomagacho disse tudo !
Mas para completar:
O True-Bypass, não é escolhido para quem usa pedaleiras só pela mudança no som, quando usado junto com uma pedaleira tipo a G2 permiti você desligá-la clicando só em um botão, facilitando na hora do show.
Mas acredito que o principal motivo seja o que danilomagacho disse mesmo !

Abs, espero ter ajudado !

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Vou ter que ressucitar... É o seguinte: Não tive tempo de testar pedal por pedal no meu amp novo (MGV30), pois teria que desmontar todo o board, e os pedais são presos por cinta plástica e tal, mas no meu caso to perdendo MUUUUUUUITO sinal, o som abafa, perde volume, presença, aquele estalado/aveludado de válvula, perde tudo!!! Alguem pode me adiantar quais pedais devem estar causando isto? sei que meu set é tosco, mas em SS eu não notava isto. O set: Cry Baby CGB95, Compressor Oliver, Fuhrmann Tube Drive, DS-2 Boss, Fuzz Giannini, Chorus Ashland, Tremolo Tuna Melt Danelectro, Analog Delay Giannini, Phaser Giannini, Tunner TU80 Boss, GDI21 Behringer e Volume Behringer.

gabiscap
Veterano
# out/12
· votar


Cara muito dessa modificação do sinal vai dever-se ao wah wah. Só com a mudança do circuito que você consegue reduzir ou tirar essa modificação do timbre da guitarra. Desses que você citou acho que o ashland chorus e os behringer com certeza modificam o som. Vc tem um bom amplificador e esses pedais não combinam. Vc acaba perdendo sonoridade. Experimenta tirar esses pedais do set (inclusive o wah wah) e verá a diferença.

geronimo.correa
Veterano
# out/12
· votar


jaen
Pra saber com certeza só testando um por um... mas se for pra chutar eu começaria pelos Behringer. Só pra saber, está tudo ligado nessa ordem que você citou? Já faria uma mudança, colocar o afinador por primeiro, ele tem um "buffer" bem legal que já é capaz de dar uma melhorada no teu som, só de mudar a ordem. Abraço!

123nove
Veterano
# out/12
· votar


gabiscap
Concordo, e inclusive ganhou um joinha!

O Wah Wah acabou tirando o teu timbre cara, elimina ele! Ou parte para uma pedaleira!

jaen
Veterano
# out/12 · Editado por: jaen
· votar


geronimo.correa
colocar o afinador por primeiro
Boa. Não sabia desta. Vou testar

gabiscap
o ashland chorus e os behringer com certeza modificam o som.
Ta os behringer beleza. Mas porque especificamente o Ashland, já que me parece que todos os gianninis que tenho são copias deste ou vice-versa?

Qual seria a modificação do wha que tu sugeres? Fazer um True Bypass?

123nove
O Wah Wah acabou tirando o teu timbre cara, elimina ele!
Ta loco... Pensei que era o melhor pedal que eu tinha.hehehe
Como é que os feras usam ele?

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


jaen: no meu caso to perdendo MUUUUUUUITO sinal, o som abafa, perde volume, presença, aquele estalado/aveludado de válvula, perde tudo!!! Alguem pode me adiantar quais pedais devem estar causando isto?

Há um tópico fixo...

【FIXO】 Método Pete Cornish p/ eliminar ruído, inconsistência de nível/perda de timbre
http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/229264/

Boa Sorte!

jaen
Veterano
# out/12
· votar


MauricioBahia
Bah sempre vejo este e nunca li.... Valeu Mauricio.

123nove
Veterano
# out/12
· votar


jaen
Como é que os feras umas ele?

Ham? Não entendi!

Mas broder, o Wah Wah dele é show, mas a combinação em si foi o problema, ele vai reduzir a qualidade que esse set tem pra te oferecer. Pra mim, tirar o Wah já melhorava bastante coisa!

gabiscap
Veterano
# out/12
· votar


jaen
Então cara esse é o ponto em que há algumas polêmicas. O wah wah naturalmente modifica o som. Mesmo sendo ele de ótima qualidade como o que você tem. Há uma modificação que é a troca do chaveamento por um DPDT se eu não me engano. Acho arriscado fazer se não tiver experiência com soldas ou eletrônica em geral. No meu caso utilizo sem essas modificações. uso um equalizer e consegui um som legal.
Quanto aos ashland, não se iluda com a marca e com o que o fabricante diz de ser true by pass. Tenho um gianini ascess compressor que quando ligado modifica sim o som da guitarra apesar de ser true bypass. Já um delay da mesma marca cumpre perfeitamente. Nessas marcas de pouco renome muitas vezes é a sorte que determina pegar ou não um bom pedal.

geronimo.correa
Veterano
# out/12 · Editado por: geronimo.correa
· votar


gabiscap
Tenho um gianini ascess compressor que quando ligado modifica sim o som da guitarra apesar de ser true bypass.

"Ligado" que você diz é "conectado nos outros pedais" ou "o efeito está ON"?

Porque (corrijam-me se estiver errado), o TrueBypass é importante quando o pedal está desligado (OFF)... quando o pedal está ligado (ON) ele não faz diferença nenhuma... é isso, não é?

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Beleza, obrigado pelo retorno. Hora dessas vou dar uma olhado no esquema do wha-wha, até tenho uma dpdt nova sobrando aqui em casa...se for só isto. Abraço.

jaen
Veterano
# out/12 · Editado por: jaen
· votar


gabiscap
geronimo.correa
123nove
MauricioBahia
Bom testei todos um por um como o Pete Cornish ensina.

Os que não alteraram em nada o timbre/volume foram: Oliver Compressor, Boss DS2, Danelectro Tremolo e o Behringer GDI21.

Os que alteraram um pouco (tiraram um pouco de brilho): Fuhrmann Tube Drive, Boss TU80, Bertola´s Mini Fuzz, Giannini Fuzz, Giannini Delay e (provavelmente, porque não pude testar) Giannini Phaser

Os assassinos de timbre: GCB95, Ashland Chorus (na mosca hein gabiscap?) e o Volume Behringer.

Obs. Não tinha bateria em casa então testei todos com a mesma fonte, e todos responderam bem, exceto o DS2 que ficou muito barulhento. Será que precisa outra fonte pra ele?

Obs. Testei todos individualmente, e não acrescentando a cadeia como no metodo, por que meus cabos estão ruins e não tive tempo de fazer os novos esta noite, mas observei que por exemplo o pedal de volume mata um monte o timbre, mas se acrescentar o tremolo (desligado) antes dele ( teste que fiz) o som volta a ficar bom. Porque??

ogner
Veterano
# out/12
· votar


jaen
Legal o teste que vc fez e as dicas da galera. Mas atente-se que quanto mais pedal e cabo vc coloca mais perde sinal.

Odeio isso no meu som tb.
presença, aquele estalado/aveludado de válvula,
exato!

Deco_ufrj
Veterano
# out/12
· votar


gabiscap
Quanto aos ashland, não se iluda com a marca e com o que o fabricante diz de ser true by pass.
Com base em que você diz isso? Ja abriu pra ver? eles usam chave 3PDT... sim, 3PDT... não é DPDT.... essas chaves são mais caras, e são usadas just5amente para a ligação true bypas... não faz sentido algum usa-las e não ser true bypass...

jaen
Veterano
# out/12
· votar


não faz sentido algum usa-las e não ser true bypass...
Olha se é mesmo true não sei, mas que destroi o som, pelo menos no meu caso, destroi...hehe

jaen
Veterano
# out/12
· votar


quanto mais pedal e cabo vc coloca mais perde sinal.
O problema é que uso mesmo tudo isso... O cry baby vou ver se modifico. Já o chorus, na primeira oportunidade compro outro. Só não sei qual.

Engraçado que o Boss que todo mundo senta a lenha, o Oliver, o Tuna Melt (minusculo e de plástico, parece um brinquedo) e o GDI21 que é da Behringer, estes não alteraram em nada o timbre ou volume... Vai entender.
Já os supostos TBP...

ogner
Veterano
# out/12
· votar


jaen
Boss tem um bufffer q da uma "calibrada" no sinal. Da uma pesquisada sobre os tipos de bypass q vale a pena saber.
Qual a sequencia dos pedais vc costoma usar?

jaen
Veterano
# out/12
· votar


Qual a sequencia dos pedais vc costoma usar?

Guita->Compressor->Tube Driver->DS2->Cry Baby-> Delay->Chorus->Phaser->Tremolo->Afinador-> Fuzz (tava ligando aí por que ta fora do board, hehe)->Volume->GDI21->Amp.

Tudo virado...hehehe. Que sugeres?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a True Bypass é mesmo fundamental? nem toda banda tem.