"Prestando Esclarecimentos sobre A(s) Zoom(s)"

Autor Mensagem
thecreamofclapton
Veterano
# mai/06
· votar


E ainda diz que não é representante da ZOOM???????? :)

Ultra.Fuzz
Veterano
# mai/06
· votar


Sou???????? :P

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/06
· votar


o mais esquisito de tudo eh que eu ja vi um cara que soh tem guitarra top, bc rich, dean, gibson, tudo made in usa, usa um jcm800, e de efeitos (acredite quem quiser) uma zoom505!!!!!! e o timbre do cara eh muito foda! (ja ouvi ele tocando)
realmente nao sei o que acontece, mas que aquilo fazia um som foda ninguem pode negar!

Ultra.Fuzz
Veterano
# mai/06
· votar


Bom, nada pra se basear em termos de "timbre" ou coisa assim, mas um dos guitarristas do Static-X usava todo o equipo tri bom e uma 505 no loop do amp. Existem opções melhores tanto em "claridade" e "transparência", quanto em possibilidades de edição, mas se o cara vai usar uns efeitos "simples", sem muita coisa, a 505 até cabe.

Ultra.Fuzz
Veterano
# mai/06
· votar


A GFX-3 tem a mesma tecnologia VAMS contida na GFX-5 e, basicamente perdeu os footswitches dedicados para subir/descer bancos que existiam na GFX-5 e teve os botões e potenciômetros rearranjados, de forma a tornar a interface mais intuitiva.

Não consigo mais editar o texto, então, só esclarecendo...

Além do que eu já tinha falado, a GFX-3 também perdeu as funções turbo e edge, o sampler, o ARRM e a possibilidade de ativar/desativar drive, modulação e reverb/delay individualmente em cada patch (o chamado "manual mode") em relação à GFX-5. É, portanto uma GFX-5 simplificada.

Então, continua sendo bom negócio se não vai se usar esses recursos (a pedaleira de fato se tornou mais simplesmente operável), mas não é a mesma coisa.

De qualquer forma é sempre bom checar esse tipo de informação no manual e/ou site do fabricante, porque muitas lojas usam descrições bastante vagas.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/06
· votar


depois dessa conversa toda emprestei uma gfx8 de um colega, e nao eh que o bicho faz som? eu fiz um patch em 2 minutos e ficou otimo (pelomenos pra mim), soava muito bem e deu ateh vontade de comprar uma dessas! realmente eh questao de saber regular mesmo
mas ai, soh uma duvida, no caso essas pedaleiras gfx, todas tem o mesmo " timbre"?

Ultra.Fuzz
Veterano
# mai/06 · Editado por: Ultra.Fuzz
· votar


Ahnm... Todas tem (em tese) o mesmo "gerador de som" (por assim dizer), mas as possibilidades de edição da GFX-8 são maiores. Acho que o timbre vai ter características semelhantes em todas elas (bom, exceto pela GFX-1 que, até o tanto que eu sei, não utiliza tecnologia VAMS).

Se ainda estiveres com a GFX-8, te aconselho a baixar o software de edição no site da Zoom (é GFX-8ED, se eu bem lembro) e dar uma mexida na "distorção personalizada" (custom distortion). Eu mesmo tenho uma baita vontade de pegar uma GFX-8 só pra mexer com isso, deve dar pra fazer altas maluquices.

Ah, tem que ter um cabo midi ou midi-usb pra mexer nisso...

(E acho uma boa perguntar pro teu colega antes de mexer, porque são só dois espaços pra esse tipo de distorção - e ninguém ia gostar que se apagasse uma coisa que leva tempo pra arrumar, né?)

Phantom Of Death
Veterano
# mai/06
· votar


vcs acham q compensa buscar uma GFX-4 no paragua, ou comprar uma X-Vamp2 la?

Ultra.Fuzz
Veterano
# mai/06
· votar


Po, depende... Dá uma estudada nas opções que cada uma proporciona, nos efeitos, essas coisas... Uma lida nos manuais e, se possível testa.

A GFX-4 tem bypass (real) e opção pra uso dos pedais como pedais individuais (um pra distorção, outro pra modulação, outro pra delay/reverb), enquanto o Vamp2 tem MIDI (o que permite edição de patches pelo computador) por exemplo...

Acho que ambas, se bem reguladas, podem produzir ótimos sons... Tem que ver qual vai te apresentar um custoXbenefício melhor.

Só uma coisa, até o tanto que eu sei ou é XVamp ou é Vamp2 (a não ser que tenham lançado um XVamp2).

Phantom Of Death
Veterano
# mai/06 · Editado por: Phantom Of Death
· votar


Ultra.Fuzz

tem X-vamp2 sim, mas assim, eu acho q prefiro a GFX4, gosto pra caralho dela, e ta barata no paragua, mas todo mundo mete o pau na Zoom, eu gostei de tocar na GFX4 do meu professor, mas tpw, eu ainda n entendo mt, sou iniciante, esse eh meu medo, comprar agora e se arrepender mais na frente...

no caso da GFX4, eu posso usar a dist. do meu amp. e os efeitos da pedaleira?

Phantom Of Death
Veterano
# mai/06
· votar


Ultra.Fuzz

cara eu tava lendo a outra pag., haha, ou tu eh um representante da zoom ou eh fascinado por pedais.. hhiauhauiaui

Ultra.Fuzz
Veterano
# mai/06
· votar


Olha, representante da Zoom eu não sou, fascinado por pedais daí já não sei... (Hehe...)

Ahnm, na página da Behringer só constam V-amp, V-amp2 e XV-amp, mas sei lá...

Eu acho a GFX-4 uma boa pedaleira pelas funções que oferece. Quanto a usar ela no loop do amp, acho que não tem problema, mas na dúvida podes mandar um e-mail pra Zoom.

(Lembrando que nesse caso não vais usar nem as distorções da pedaleira, nem a simulação de amp.)

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/06
· votar


opa, eu ando atras de uma pedaleira, to pensando muito na gfx8 mas uma coisa me deixa meio "desconfiado", sera que daqui ha um curto periodo de tempo ela nao vai ficar ultrapassada como a 505? essa taxa de conversao de 20 em vez de 24 bis realmente influencia no resultado final??

Ultra.Fuzz
Veterano
# mai/06
· votar


Rodrigo Yoshida

Primeiro: chegasse a testar a história do editor ou não tás mais com a pedaleira? ...

Agora respondendo tua pergunta:

Olha, pra começar a 505 (II) só tem presets (não existe a possibilidade de controlar os parâmetros depth, rate e level dum flanger por exemplo), enquanto a GFX-8 tem vários parâmetros pra edição. Só por isso aí já se torna uma situação bem diferente.

Quanto aos conversores e à taxa de amostragem, o som não vai depender apenas do número (16, 18, 20, 24 bits/31.25, 40.1, 44.1, 96 khz), mas também de como os programadores trabalharam nos algorítmos.

Posso te dizer que esse assunto (taxa de conversão/amostragem x capacidade do ouvido humano) gera diversas discussões em fóruns sobre efeitos e que eu não tenho tanto conhecimento assim pra me aprofundar em detalhes mais técnicos.

Posso dizer também (e que faz muito mais sentido na prática) que som é subjetivo.

Tem muita gente por aí usando as RPs antigas (6, 7, 10, 12, 14, 20, 21) da Digitech, GTs (3, 5) e MEs (6, 8...) antigas da Boss e até mesmo as Stomps (UD, DG) da Yamaha (também já meio antigas) e a Tonelab SE da Vox (essa é a única "nova" da lista) e adorando o som que tira dessas pedaleiras (e dizendo que outras pedaleiras não proporcionam o mesmo).

(E a maioria delas tem conversores de 20 bits pra menos e/ou tecnologia mais antiga, porém oferecem várias opções pra edição - algumas até oferecem mais opções do que as pedaleiras lançadas recentemente/pelas próprias marcas, caso das RPs da Digitech).

Isso, é claro, além de vários racks de estúdio e pedais de delay, por exemplo, que tem conversores de 18, 20... Alguns até de 16 bits mesmo.

O importante é que o "som principal/fundamental" te agrade e que a pedaleira tenha boa possibilidade de edição de parâmetros (o que vai, provavelmente, garantir mais flexibilidade e longevidade pro equipamento).

Como eu disse, som é subjetivo - eu não posso te dizer se vais ouvir/sentir diferença entre 20 e 24 bits e/ou entre 40.1 e 96khz (ou, mesmo que aconteça de perceberes diferença, se ela vai ser tão importante assim).

Rachmaninoff
Veterano
# mai/06
· votar


Rodrigo Yoshida
eu ando atras de uma pedaleira, to pensando muito na gfx8

Ultrapassada ela já está... mas é como o Ultra.Fuzz falou, se você tira um bom som com ela, é o que importa. Tem muita gente por aí de 8080.

Eu, pessoalmente, não gosto da GFX-8 porque a acho muito limitada, pouco flexível. Não tem nem compressor!

danielcastelli
Veterano
# mai/06
· votar


Rodrigo Yoshida
Se tu quer pedaleira pra ligar em loop de amp tem que pegar algo como a GT8 mesmo... como voce já deve estar cansado de saber.

Mas nada se compara ao som dos malditos e caros pedaizinhos. E só pra informarcomo curiosidade, já que tu falou de taxas de amostragem, teu ouvido a partir de 18bits/44khz praticamente não identifica absolutamente nada.
Esse é um dos motivos que a Boss não atualiza o chip dos delays digitais dela (que todo mundo sabe serem os mesmos desde da decada de 90).

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/06
· votar


Ultra.Fuzz

opa, a pedaleira ja foi embora mas eu to tentando fazer rolo nela hehe, realmente gostei do som do bicho, reguei em pouco tempo e o timbre ficou muito bom, caso nao consiga andei pensando nas novas pedaleiras, talvez aquela g7, gostei do som dela tambem

Ultra.Fuzz
Veterano
# mai/06
· votar


Rodrigo Yoshida

A G7 é bem legal também.

No final das contas o que importa é conseguir se adaptar à interface e fazer o som sair legal. O resto é história...


Ah, Rachmaninoff, a GFX-8 tem compressor sim, é só que ele fica no mesmo módulo da distorção (o que de certa forma até faz algum sentido), se não me engano a GT-6 também tinha o compressor atrelado a algum módulo (FX1 de repente?).

danielcastelli
Veterano
# mai/06
· votar


GT-6 também tinha o compressor atrelado a algum módulo (FX1 de repente?)
Exato... mas na GT8 é independente.

Ultra.Fuzz
Veterano
# mai/06
· votar


Sim danielcastelli, mas a GFX-8 foi lançada em 99/2000 e a GT-6 em 2002, por isso o comparativo.

Na verdade poderia comparar com a GT-5 também ou com a GT-3 (talvez fosse até mais justo, porque se não as duas, pelo menos a GT-3 eu sei que tem distorção analógica), foi apenas a primeira coisa que me veio à mente.

powerguitar10
Veterano
# mai/06
· votar


Nossa...V-Amp 2 no Joaberosa ta 350 conto novo!!!


Com frete gratis


Da vontade de comprar só pra estudar...


\o\

Ultra.Fuzz
Veterano
# mai/06
· votar


?

Fernando Favareto
Veterano
# mai/06
· votar


cara minha zoom tem um patche mto, mais mto bem configurado, som limpo , putz, mais eh o unico, mais vale por 10 ...

Rachmaninoff
Veterano
# mai/06
· votar


danielcastelli
teu ouvido a partir de 18bits/44khz praticamente não identifica absolutamente nada.
Esse é um dos motivos que a Boss não atualiza o chip dos delays digitais dela (que todo mundo sabe serem os mesmos desde da decada de 90).


Existe uma certa polêmica rolando aí, em relação à taxa de 96 kHz das novas pedaleiras da Zoom. Tem gente boa aí dizendo que essa taxa alta é uma jogada de marketing, porque o que conta mesmo são os algoritmos dos efeitos.

Algoritmo: uma seqüência finita de instruções para solucionar um dado problema. No caso específico dos efeitos de pedaleiras, um algoritmo define a forma pela qual um efeito é gerado; o algoritmo é "como o efeito é feito".

fabiofisiot
Veterano
# mai/06
· votar


Cara sempre usei zoom desde a 505, e toquei em palcos com ela, logico que tinha um reforço do foot do amp e um cry baby. O fato é que testei a zoom g7 que meu colega comprou no mercado livre, os simuladores são perfeitos e a valvula da uma compressão no som da guitarra que ainda não tinha visto, fora a velocidade de troca de efeitos que nenhuma pedaleira tem, e é bonita pra caramba. quem vai comprar uma pedaleira teste primeiro a g7!

o topico é excelente!

Rodrigo Yoshida
Veterano
# mai/06
· votar


pelo que testei da g7 achei muito boa, mas nao tive tanto tempo assim pra ver bem...

Ultra.Fuzz
Veterano
# mai/06
· votar


Rachmaninoff

Sim, sim... Mas essa discussão não envolve só as novas pedaleiras da Zoom, também envolve os sistemas dos estúdios de gravação (que hoje trabalham a no mínimo 24/96 - pra não dizer 32/...?) e o formato (já antigo) do cd... E é uma discussão interessante... De qualquer forma, eu duvido que - fazendo diferença ou não (certas teorias dizem que sim, outras teorias dizem que não) - as outras marcas não estejam projetando as próximas pedaleiras com especificações parecidas.

Som continua sendo subjetivo - os inventores do amplificador transistorizado que o digam.

fabiofisiot

Realmente a troca de efeitos (patches na verdade) ficou muito rápida - na G2(.1u) é de 5ms pra menos, nas outras fica entre 7ms e 8ms - a válvula é uma opção bem interessante pra dar uma "colorida" no sinal e, as pedaleiras ficaram com um design bem legal mesmo, "moderno".

E é bem por aí, pra quem vai comprar uma pedaleira agora, é uma boa testar. O pessoal vai cego em Boss e Line 6 e se esquece que Digitech, Korg, Vox e Zoom também tem pedaleiras "top" no mercado - eu não deixaria de experimentar/levar em consideração nenhuma delas.

Rachmaninoff
Veterano
# mai/06
· votar


Ultra.Fuzz
a válvula é uma opção bem interessante pra dar uma "colorida" no sinal

Quero ver quando essas válvulas começarem a queimar...
Aí sim a Zoom vai pegar má fama!

Ultra.Fuzz
Veterano
# mai/06
· votar


Como qualquer coisa com válvula(s), é só trocar...

(E trocar válvula em amp é bem mais complicado).

Mas... Melhor que isso: é só tirar a parte/"módulo" da válvula do sinal.

:P

Pedaleiras com válvula geralmente dão pouco problema nesse sentido - pelo menos pelos relatos que ouvi de gente que tem.


Mas... "A vida é feita de riscos": uma corda pode arrebentar, um captador pode pifar, uma válvula pode queimar, um chip pode começar a variar, um footswitch pode deixar de funcionar, etc...

E essas coisas independem da marca, simplesmente acontecem.

tonycomp
Veterano
# out/06
· votar


Muito bom tópico. Em falar nisso alguém sabe como posso adquirir o manual da zoom a2.1u em português?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Prestando Esclarecimentos sobre A(s) Zoom(s)"