Análise GT2 x Clones (Muito Bom, leiam se querem comprar um)

Autor Mensagem
Jafet
Veterano
# dez/05


Seguinte pessoal, tava no orkut e encontrei essa análise do GT2 em relação aos clones, achei muito boa e vou colocar aqui, os créditos são para Milton Morales

GT2: Análise de clones em relação ao original 12/09/2005 15:38

Bom, a oportunidade de testar tantos modelos de clones e o GT2 original apareceu por acaso. Ainda que há muito tempo eu tenha vontade de fazer isso, tão somente hoje foi possível concretizar, mesmo que sem querer. Eu encontrei um amigo de longa data que estava precisando de grana e torrando um GT2 original novo. Como consegui negociar bem o meu clone da Hurricane Effects, resolvi comprar. Por outro lado, há algum tempo eu tinha encomendado pra revender (não sou comerciante nem nada, foi só essa oportunidade mesmo) um Simulamp e um GDI21, da Behringer, que chegaram hoje. E, ainda, um amigo meu me trouxe um S3 Fortes e um Pro-Drive I para comparar com o meu Hurricane, ou seja, numa mesma tarde testei lado-a-lado o GT2 original e os clones da Hurricane Effects, Hobbertt, Behringer, S3 Fortes e Pro-Drive. A quem interessar possa, o equipamento utilizado foi uma Jackson ATX com EMG´s 81, 85 e SA, cabos Santo Ângelo G20, de 0.20mm2, e um amplificador ZEPPHIR GD60R de 60W (quem quiser saber mais sobre esse amplificador, coloquei um review no fórum que abri pedindo informações sobre ele). Bom, a conclusão que cheguei foi que ainda que a maioria dos clones testados sejam semelhantes ao GT2 original, de fato não são iguais. Eu mesmo jah havia colocado em outros fóruns, e outras pessoas também, que se não fossem iguais, os pedais eram muito semelhantes... conclui, hoje, que sim, são semelhantes, mas nem tanto como eu achava. Acontece que, e não sei se é o mesmo caso dos demais que já postaram afirmando a similaridade de alguns clones com o pedal original, mas hoje eu tive, pela primeira vez, a oportunidade de tocar com os pedais lado-a-lado. Das outras vezes, eu ouvia o GT original na casa de um amigo, depois vinha pra minha e ouvia o meu pedal, depois ia numa loja e testava o Simulamp, ou seja, pela similaridade que realmente existe, dessa forma esparsada sempre teremos, ou melhor, sempre tive a sensão de estar ouvindo o mesmo pedal numa carcaça diferente... realmente não é esse o caso.


Milton 12/09/2005 15:42
O Sansamp tem um som mais definido e encorpado que todos os outros. Isso é ponto pacífico. Uma coisa que achei bastante curiosa é que todos os clones têm mais volume que o original, o que me leva a crer que ainda que neguem, a maioria construiu o seu clone a partir do mesmo projeto. Nas regulagens, utilizando os patches que acompanham o manual do Sansamp, houve pouca diferença nas simulações de Fender, muita similaridade nas de Marshall e perda considerável nas de Mesa Boogie, porquanto, como já afirmei, o original possui mais ganho e corpo que os demais. Dentre os clones, considero o Simulamp o mais equilibrado. Digamos que de uma forma geral ele respondeu melhor que os demais. Contudo, quanto ao famoso ruído do GT2, constatei que todos os clones o possuem da mesma forma, exceto o Simulamp... e, aqui, uma ponderação relevante: parece-me que para diminuir o ruído foi preciso tirar um pouco de ganho do Simualmp, só, realmente perceptível, nas simulações de Mesa Boogie... e, nesse caso, o Hurricane respondeu melhor que os demais, com uma simulação bastante forte e presente. Por outro lado, quanto às simulações de microfone e saturação, os que tiveram melhor resposta foram o Simulamp, o Hurricane e o da Behringer... que, nesse interím, merece um adendo: o clone da Behringer soa muito parecido com o Hurricane... parecem primos quando testados lado-a-lado. Contudo, percebi melhor reposta do Hurricane nas simulações de Mesa, enquanto no Behringer destacou-se os de Fender, que possivelmente seja a melhor simulação de Fender de todos os clones. Quanto ao Pró-Drive I (existe um outro pedal chamado Pró-Drive II com opção de boost e talz, pelo qual não posso analisar, pois parece ter havido modificações do primeiro para o segundo modelo) e ao S3 Fortes (2º modelo), tenho de dizer que são bons pedais, que funcionam muito bem, mas que estão distantes dos outros clones. Em ambos é perceptível diferença de ganho em relação aos outros clones... então, o que dizer em relação ao Sansamp. Contudo, eles se comportam muito bem.
ainda que, como a proposta é clonar um pedal e não criar outro, tenho de afirmar se tratarem esses dois dos clones mais fracos que testei. Para concluir, não tenho interesse algum em promover uma marca ou outra. Espero que esse review seja entendido como apenas uma boa oportunidade que um dos membros desta comunidade teve para dirimir algumas dúvidas ainda frequentes quando se trata de comprar um clone do GT2.

Minha conclusão:
ainda que não seja igual ao original, 3 dos clones testados são similares... como escolher entre eles? Se o seu som pede mais o Fender, pegue A; se é pra mais porrada, pegue B; se o lance é equilíbrio, pegue C

Confesso que não tenho o know-how de grandes especialistas como Henry Ho, mas confio nos meus ouvidos e tudo o que escrevi aqui nada mais é do que tradução literal disso.

Milton Morales

Speed_of_light
Veterano
# dez/05
· votar


Jafet

Se um tal de Luciano Malmsteen ler isso ele vai te xingar. Pra ele o Prodrive é o melhor pedal do mundo, deixando o original no chinelo...

Guitar_L
Veterano
# dez/05
· votar


Jafet
Vlw cara, legal a comparação.

led_gustavo
Veterano
# dez/05
· votar


realmente, existem varios clones.. =P
eu vi essa comparação no orkut, achei mt boa..

Jafet
Veterano
# dez/05
· votar


Speed_of_light

Fui eu que fiz não, mesmo pq acho o S3 o melhor clone, mas a comparação é bem feita, aí trouxe pra vcs

Guitar_Luppi

è do Milton Morales, muito boa mesmo!!!

André GuitarMan
Veterano
# dez/05
· votar


É isso ai!
Fiz a escolha certa!

SimulAmp domina!!!

Kirk_Hammett
Veterano
# dez/05
· votar


Jafet

Excelente velho!

Valeu ae =)

obs: SimulAmp domina!!!(2)

hehe

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


vlw cara

welbster
Veterano
# dez/05
· votar


eu já tive UM simulamp! maravilhoso mesmo ele! estou querendo pegar UM prodrive pelo Design dele! muito LIndo!

welbster
Veterano
# dez/05
· votar


oq eu acho realmente é que a diferença não é Considerável! o PRODRIVE usa a mesma placa do gt2! achava que ele era o qe chegava mais perto!!!!

Blonde Hammet
Veterano
# dez/05
· votar


esse pródrive q ele testou era o preto???
ou era o colorido ainda???

YYuRii
Veterano
# dez/05
· votar


Eu já vi essa comparação no Orkut...

lespaulbabilon
Veterano
# dez/05
· votar


SimulAmp domina!!!(3)

Rifferman
Veterano
# dez/05
· votar


SimulAmp domina!!! ???
................S3 é mais porrada.....rsrsrs

gsprs
Veterano
# dez/05
· votar


Blonde Hammet
pq... tem diferença de som???

Midgard
Veterano
# dez/05 · Editado por: Midgard
· votar


GDI Pra agente q eh pobre aewwwww

Blonde Hammet
Veterano
# dez/05 · Editado por: Blonde Hammet
· votar


gsprs

tem sim
no antigo ele nao usava os cis q ele usa agora
nem os tlnaoseioqla

welbster
Veterano
# dez/05
· votar


YYuRii

qual site?

Marcio Zima
Veterano
# dez/05
· votar


vi no orkut tb

YYuRii
Veterano
# dez/05
· votar


welbster
Procura na comunidade Efeitos para guitarra alguma coisa assim o nome da comunidade, digita só Efeitos que já aparece, a foto da comunidade é Tube Screamer, dai tem um link pra comparação dos clones bem no resumo da comunidade...

welbster
Veterano
# dez/05
· votar


YYuRii

cara muito legal

rainbow_inthe_dark
Veterano
# dez/05
· votar


posso compartilhar minha experiência
tenho o Prodrive 1 o novo preto e amarelo,
estou gravando o cd demo da minha banda desde novembro.
No estudio em estamos gravando tem um sansamp-GT2,
enfim uma grande oportunidade de testa-lo com o gt2.
Coloquei lado a lado exatamente com mesmas regulagens, Nível de ganho, chaves mic, mod amp, alternando aleatóriamente os bypass dos pedais.
Para concluir o teste gravei 2 takes de base, cada um com um pedal e depois pude analisar com calma. Pedi para o tecnico do estudio solar os canais gravados eliminando outros instrumentos
(bateria,baixo, voz guia) para ouvir melhor a comparação.
Nível de ganho, chaves mic, mod amp,
Digo que os pedais são exatamente iguais.

Após pesquisar aqui no cifra e em outros site vi que o gt2 usa 3x chip tl2262, aqui que esta a diferença do clone fiel para os similares.
Muita gente ja montou o clone do gt2 com esse componente e percebeu diferença.
Antes de comprar o meu pedal perguntei para hurricane e hobbert
sendo um dos fatores que pesou na hora da minha escolha foi essa,
O hobbert disfarçou a pergunta não sendo objetivo e simplesmente ignorou, o hurricane foi sincero falou que usa o TL072 e as vezes o Tlc2262.
Sugiro pesquise antes de ir na onda das pessoas
, lendo o review eu achei uma proganda disfarçada a favor do simulamp. so não ve quem não quer. So faltou dizer que é melhor que o gt2.
Não sei qual pedal que o cara testou se foi o colorido ou esse novo mas o meu prodrive é extamente igual ao gt2.
Confio nos meus ouvidos e não no dos outros,
essa é minha opinião

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


rainbow_inthe_dark

vlw cara =D

Jafet
Veterano
# dez/05
· votar


rainbow_inthe_dark

Discordo de vc em relação a propaganda, não conheço o cara que fez mas achei ele bem justo, é o gosto dele e pode ajudar na escolha, eu mesmo acho a ME-8 da Boss muito superior a GT-6 que custa 4 vzs mais, vc pode me chamar de maluco, mas é meu gosto!!
Mas usar o próprio ouvido é o melhor que a pessoa faz antes de comprar!
Continuo falando, meu S3 Fortes sempre falou mais do que o GT2 do outro guitarrista da minha banda, mas aí é o meu gosto!!!

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


heheheheh

Wings_of_Storm
Veterano
# dez/05 · Editado por: Wings_of_Storm
· votar


rainbow_inthe_dark

Seu review tá muito amador e tendencioso, tá parecendo propaganda do ESI disfarçado...

karazu
Veterano
# dez/05
· votar


Pela data que foi feito esses testes "12/09/2005 " ele so pode ter usado o Prodrive 1 antigo pra testar com os outros, pois o novo ainda não tinha sido lançado. Apesar dos testes serem muito bons, naum foram feitos com o novo prodrive 1, portanto todos os testes com os outros clones eu acredito que estejam corretos menos em relação ao novo pro drive 1 que naum esta incluso neste teste. Assim naum sabemos ainda com certeza como é o prodrive 1 em relação aos outros clones e ao GT-2.

Marcus Fraga
Veterano
# dez/05
· votar


Pessoal, o fórum é feito de opiniões, e como cada um tem a sua, vou deixar o meu registro:

Eu pesquisei muito antes de comprar um GT2. Pensei até em comprar o original, visto que aqui no RJ encontrei com excelente preço.

Ao tomar conhecimento dos "clones", comecei a minha pesquisa. Conversei com 3 fabricantes do pedal (ESI, Hobbert e Hurricane) e optei pelo Prodrive II, da ESI, por ter um pedal de boost independente e usar os componentes originais do GT2.

Testei com um SansAmp e não notei diferença. Já tive um Hurricane em mãos e também é um excelente pedal, da mesma forma que acredito na qualidade do Simulamp.

O teste acima foi realizado com uma versão antiga do Prodrive. Muita coisa mudou e quem possui as versões recentes do pedal sabem o que estou dizendo.

A verdade é que temos diversas opções, todas de qualidade profissional. Quem não estiver satisfeito com o timbre do pedal, seja lá qual for, que compre então o GT2 original, e fim de papo.

Muita gente levanta a bandeira do Simulamp aqui. Eu levanto a da ESI. Outros vão levantar a da Hurricane... Isso faz parte da natureza humana.

Abraço!

Un Perro
Veterano
# dez/05
· votar


acho que a diferença basica vem mais dos componentes utilizados.. tipo os capacitores de ceramica, poliester, a marca deles, do transistor, CIs (tl072 e tlc2262).. fiação, e cuidados basicos na construção..

Cada pedal tem suas diferenças, igual vai ser dificil. Intao um vai agradar mais que o outro pra alguns. E assim vai.

LUCIANO_MALMSTEEN
Veterano
# dez/05
· votar


Speed_of_light

o filhão não coloque palavras na minha boca, pois nunca escrevi isto, e vc nunca verá isso escrito por mim.

Não existe melhor pedal do mundo, existe o pedal que se adapta em melhor situação de uso.

Ja parei de acreditar em papai noel a muito tempo.

Primeiramente tenho educação ao contrário de certos usários que parecem não ter pai nem mãe por aqui e demonsram ter a cabeça fraca em discutir equipamentos.
Indivíduos desse nível não contribuem em nada do forum

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Análise GT2 x Clones (Muito Bom, leiam se querem comprar um)