para q serve um pedal compressor?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Não entendi direito ainda... Um compressor em conceito pra mim é um nivelador de som, que amplifica mais um sinal baixo, que um sinal alto - alto e baixo são definidos por treshold...

O que faria um compressor em sua concepção caro Ramsay?

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/17
· votar


engraçado que o próprio fabricante diz que o componente é obsoleto
http://www.intersil.com/content/dam/Intersil/documents/ca30/ca3080-a.p df

macaco veio
Veterano
# jul/17
· votar


Ramsay
mas foi o que eu disse, se faz com ele um amplificador de volume constante o que chamava-se na época de sustainer, ou seja, um sustentador de som. Queima muito facil, já queimei varios construindo esses ditos compressores e nunca foram muito baratos, agora estão mais caros ainda pois são feitos poucos no fundo de quintal da China. Para um guitarrista não interessa atack, release, decay, que pode se tornar um compressor, um sustentador ou limitador, interessa é que o sinal não pode simplesmente ir aumentando linearmente por igual, quando a nota tocada estiver no seu mínimo volume sonoro deve haver uma amplificação muito maior do que simplesmente o suficiente para nivelar igualmente. Na revista Nova eletronica dizia que conseguia 45dbs com esse 3080 e se não me engano os CSs boss dão 70 dbs, o que não serve pra nada saber nivel de decibeis, no meu entender deveria dar então é mais de 100dbs, empurrar volume mesmo, só assim eu acho compressor/sustainer util pra guitarra. Eu esqueci o nome agora mas tem um fabricante que faz um CI igual ao 3080, so que duplo e a pinagem diferente e mais barato que o 3080, na loja da Tayda tem ele. A boss agora usa um VCA que era usado em gravadores de fita que tinham redutor de ruido DBX (vinha até escrito DBX no chip antigo), meio caro mas reduz a ruideira quando não tem sinal.

Ramsay
Veterano
# jul/17
· votar


macaco veio
Pois é, mas, a verdade dos fatos é que nenhum desses CIs, antigos ou novos, comprimem o som.
O máximo que eles fazem é um nivelamento.

Compressão de som efetiva só é obtida em certos estúdios de som e com equipamentos muito complexos que não cabem na caixa de um pedal, simples assim....

Ismah
Veterano
# jul/17
· votar


Juro que não entendo o que vocês esperam de um compressor...

macaco veio
Veterano
# jul/17
· votar


Ramsay
Voce tem razão mas eu acho que é porque esses circuitos feitos de maneira simplificada não tem como ter um ponto de threshold muito bem definido (se é que tem) e também não tem como ter a função de limitador (a coisa só aumenta não tem como cortar) ai fica um simples amplificador de volume constante, ou de volume aumentando a mais que eu acho que é como deveria ser feito para o uso com guitarras e poder chamar de compressor. A velocidade em que se dá essa variação de volume é que dá a ilusão de uma falsa compressão.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/17
· votar


Ha uma possibilidade de meu compressor ser uma copia do mxr dynacomp, mas mexida para não ser acusada de plagio. no meu pedal não ha um tripot como no modelo da mxr, mas aparentemente o circuito é muito parecido visualmente. achei um site com uma descrição do funcionamento, vou usar como base quando puder fazer minhas analises no pedal.
http://www.electrosmash.com/mxr-dyna-comp-analysis

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jul/17
· votar


confirmado, a bagaça é copia do mxr dynacomp, mas não tem o trimpot de 2k.

Drinho
Veterano
# ago/17 · Editado por: Drinho
· votar


Ismah
Em conceitos teoricos você deve saber como um compressor trata o sinal, já vi você falando bastante sobre eletronica por aqui.....

Em termos práticos, para te falar verdade eu compartilho não da mesma duvida que você, mas sim da mesma "indignação" tipo, para que gastar com esse negocio?, mas varios guitarristas usam compressor para fins diferentes, dos que eu conheço, uns usam para empurrar amplificador (isso mesmo, como se fosse overdrive, isso deixa o som mais linear, da uma caracterisca entubada no som que é legal e exige menos da sua mão para que o som venha no amplificador, com os amplificadores de hoje acho desnecessario....)

conheço guitarristas que usam para som limpo e dizem que não conseguem um som limpo bom sem compressor (mas pouca gente tem grandes amplificadores com grandes sons limpos em casa tambem)

conheço pessoas que usam com o fim de igualar volume no som limpo (se o cara não tiver a mão constante e arpejar um acorde ou mesmo um solo é provavel que os volumes das notas saiam diferentes, em configurações menos carregadas isso é notável se o guitarrista não tem alto dominio do toque, ele usa para arrumar isso ai)

e conheço pessoas que usam simplesmente por fator timbristico mesmo, o cara poe o pedal lá porque faz parte de vida dele e se nao tiver ele nao toca.....

enfim ....... como todos os pedais que existem é legal, é bonitinho mas não passa de conversa fiada como quase tudo que existe por ai ....

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/17 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


aproveitando o topico....
o que vcs acham da ideia pirada de comprar um pedal compressor, pra fazer summing em mixagem (passar o sinal do instrumento gravado pro compressor e voltar,não apenas guitarra, tudo)?

makumbator
Moderador
# ago/17
· votar


rhoadsvsvai

Pedal de guitarra pra isso acho bobagem. Plugins fazem isso multo melhor, mais rápido e com melhor qualidade final (pois ao sair do computador, ser processado e retornar vai ter mais ruído, etc...).

Se for pra passar um compressor bom aí sim vale a pena, mas não um pedal compressor comum de guitarra.

SkyHawk
Membro
# ago/17 · Editado por: SkyHawk
· votar


Tem hora que o compressor ajuda e tem situações que atrapalha. Uso depois dos drives, tenho vários e não é simples igualar os volumes, assim o compressor atua como um limiter só que muito mais de leve.

Também uso no clean. Porém quando quero uma pegada mais forte no estilo ZZ Top acho que atrapalha matando o Stacato, em situações onde a dinâmica é importante atrapalha muito.

Essa é minha opinião.

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


Drinho

A minha pergunta foi técnica mesmo, e bem mais ampla do que tu considerou...

Se um VCA não pode ser considerado um compressor, e sim um nivelador, a gente tá jogando na lata do lixo produtos muito consagrados...

Não sei se o povo PREFERE um outro tipo, e que segundo o Ramsay se não for VCA, não cabe num pedal... Mas...
Tem o BBE Optical Compressor (SS), BBE Black Finger (valvulado), o Gurus Optivalve Tube-Optical Compressor, que são ópticos...
Tem o EHX White Finger e BBE Orange Squash, que é FET...

Mesmo assim, o DBX 160 é bem visto, e é um VCA, a SSL usou alguns, a série G-comp acho que é VCA (precisaria rever o bicho...

Por isso que perguntei o que esperam de um compressor... Sem tese se seria um circuito com fator de amplificação curvo, realmente o VCA não serve... Mas isso dá som de overdrive pô... Se arrumar um TS capaz de chegar perto dessa ideia... Uma lâmpada incandescente em série com a saída de um OpAmp qualquer faz isso também, a corrente sobe, ela esquenta e a resistência sobe...

O citado MXR Dynacomp, é difente de um VCA, pra mim sempre disseram ser um OTA (Operational Transconductance Amplifier ), que é parecido com o VCA... Que realmente, é um controle automático de ganho, e não um redutor de picos...

Ismah
Veterano
# ago/17
· votar


SkyHawk

Acertar um compressor é uma arte a parte...
Tudo que acontece antes do acionamento, não é afetado.
O que acontece entre o acionamento e a atuação máxima (tempo ataque), é menos atenuado.
O que acontece depois de passado o tempo de ataque, até o fim do acionamento, e o tempo de hold é muito afetado, e é seu alvo.
E o que acontece entre o fim do acionamento, e o completo fim da atuação (tempo de release), é novamente menos atenuado...

Pra complicar, poucos compressores são lineares no domínio do tempo...

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# dez/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


Fiz algumas analises neste compressor CP-10 Caline no laboratório e vou colocar minhas impressões, comparando com meu orange squeezer.
Quando tocava percebia que ele variava o ganho de forma abrupta mesmo com regulagens moderadas, diferente do orange squeezer que tem uma respostas bem proporcional a variação do sinal.
O volume é baixo, medi em torno de 0,5Vpp enquanto o orange squeezer que montei forneceu 4Vpp.
Ele distorce bem a partir dos 3kHz, o orange squeezer praticamente não distorce com a regulagem certa.
No final prefiro meu orange squeezer que possui um circuito mais simples e funciona bem. Segue algumas fotos do meu teste no osciloscópio com o Caline CP-10, peguei apenas os sinais quando distorciam. O sinal de entrada esta em verde e o de saída em amarelo.
Foto 1: tensão = 840mV ; frequência = 3,05 kHz
Foto 2: tensão = 840mV ; frequência = 1,03 kHz

foto 1

foto 2

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a para q serve um pedal compressor?