Autor |
Mensagem |
wcampagner Veterano |
# ago/05
Olá,
Já fiz um GT-2 e um Tube Screamer e ambos funcionaram direitinho.
Estou com dois problemas com o bypass... já que acho o True-Bypass muito barulhento e gostaria de usar bypass eletronico nos meus pedais.
O primeiro problema é achar um FET bom para fazer o chaveamento. Já tentei com dois FET's (J111 e BF245C) e não consegui um bom resultado. Tentei também com o 2N3819 e o chaveamento funcionou legal no Tube Screamer, o problema é que quando o volume do pedal estava no máximo eu ouvia um apito na hora do chaveamento... quando o volume era diminuido um pouco não ouvia mais o apito.
Alguém já teve esse problema e sabe como resolver??? Quais modelos de FET que vocês usam em seus circuitos de Bypass???
O segundo problema é que quando o pedal está em modo bypass, consigo ouvir um pouco de distorção do pedal... retirei um dos fios do Jack de saída e vi que a distorção está subindo pelo terra...
Mais uma vez pergunto se alguém já teve esse problema e sabe como resolver...
Obs.: todos os meus pedais estão em testes em um protoboard (placa de montagem). Não sei se isso pode estar causando o problema da mistura de sons no bypass.
Obrigado pela ajuda desde já,
Wagner.
|
Tiruk Veterano |
# ago/05
· votar
wcampagner
true bypass barulhento?
poe no in da placa um resistor de 1M ou 2m2 e bye bye plock
|
Tiruk Veterano |
# ago/05
· votar
no in pro ground :^P
|
wcampagner Veterano |
# ago/05
· votar
Valeu Tiruk,
Já tentei colocar esse resistor... na entrada e na saída tb... mas mesmo assim continua fazendo o "plock"...
Por isso to querendo o bypass eletronico...
True-bypass vou usar em último caso... só se não funcionar o bypass eletronico... prefiro o bypass eletronico, pois com buffer de entrada e saída as impedâncias ficam casadas... e com o true-bypass não... mas isso é uma opinião minha ok?
Cada sistema tem seus prós e contras é claro...
Até mais,
Wagner.
|
oldmonkey Veterano |
# ago/05
· votar
wcampagner
eu ja fiz varios usando BF245 2n3819 , MPF102 , 112 e outros, geralmente todos funcionam mas alguns melhores que outros, nao me lembro qual eh melhor que qual. costumava a usar muito os mpf mas estao mais dificeis de achar e tambem ja existem novos fets que nunca testei. o problema eh a resistencia interna de cada um. Se um fet nao possui alta resistencia suficiente ele nao consegue barrar totalmente um alto volume vindo da distorcao e deixa vazar som distorcido (este fet poderia ser usado para by pass em efeitos de delay chorus etc que o volume eh menor). Se estiver copiando um by pass tipo da boss, repare que do lado onde entra o sinal limpo sempre tem um transistor buffer e do outro lado (distorcao) geralmente o sinal vem direto de um integrado, voce pode experimentar repetir o desenho colocando ai tambem um transistor buffer (como na entrada) pois as entradas dos fets funcionarao melhor se o sinal tiver baixa impedancia, se for bom de desenho e imaginacao seria tambem possivel fazer os transistores do flip flop controlar mais de um fet (dois fets em serie dariam maior resistencia), use transistores de alto ganho nos flip flop pois controlarao melhor a abertura e fechamento dos fets. o by pass eletronico se bem feito eh mais eficiente que true by pass. Se mau feito altera o som, vaza, e da plock tambem.
|
kelson Veterano |
# ago/05
· votar
oldmonkey
oi macaco como tah?
eu tava kerendo te perguntar akilo ki vc jah tinha me falado, de usar um bypass split numa dpdt, deixando um lado dela livre, e como esse "buffer" barraria na entrada, como vc me disse...
desculpa polui o topic.. eh ki eu tinha escrito um artigo no HM(www.handmades.com.br).. sobre os typos de bypass meio ki desmistificando o true-bypass pela capacitância dos cabos.. e tavamo kerendo desenvolver um bypass pro site ki nao seja nem aos moldes gringros (millenium.. etc) e ki nao seja nem caro muito menos complicado.. e lembrei do q vc tinha me falado no email.. e como vc usou nakeles teus pdf´s.. eu intendo que o buffer eh nada mais que um casador de impedancias.. abraços cara =)
|
oldmonkey Veterano |
# ago/05
· votar
kelson
e ai cara? nos circuitos la ( em pdf) a entrada fica ligada sempre direto, a dpdt nao corta o sinal da entrada, assim sempre precisa de um buffer antes do sinal entrar direto no circuito que ira modificar o som (distorcedor etc), este buffer neste caso eh melhor atuar como pre ampli e ter um resistor de alto valor na entrada para manter a impedancia alta na entrada e nao alterar o valor da impedancia vinda da guitarra, (que eh o que se queixam ao usar by pass eletronico ou uma chave spdt). la nos circuitos na realidade a chave eh uma spdt pois um lado da dpdt ficara apenas para o circuito de led. nos pdfs o melhor circuito para visualizar como eu faco eh o do Fuzz face, a saida do primeiro transistor pode retirar sinal do coletor (alta impedancia) ou do emissor (baixa impedancia sem amplificacao) e dai para o circuito modificador de som que se quer, so a saida eh que eh usada um lado da dpdt para cortar ou nao o sinal. Um buffer pode ser tambem apenas um isolador com mesma impedancia, se ele tiver ganho ai ja eh considerado um pre (mas nao deixa de se buffer). abc
|
wcampagner Veterano |
# ago/05
· votar
oldmonkey
Valeu pela sua resposta...
Deixa eu explicar melhor o meu problema...
O circuito de bypass eletronico está funcionando corretamente... não é problema nos FET's... pois eu fiz um teste ligando um fio diretamente do bufer de entrada no bufer de saída (simulando assim o pedal em modo bypass) e mesmo assim consegui ouvir um pouco de distorção...
Estou discutindo com um cara no fórum gringo... lá eles chamam esse problema de "bleed-through"... ou seja, um vazamento do som...
Estou fazendo os pedais em um protoboard (placa de testes) isso pode estar gerando esse problema... uma outra causa que me disseram pode ser o aterramento, pois todos os terras do circuito estão conectados uns aos outros... ele sugeriram montar o pedal em módulos e depois conectar o terra de cada módulo diretamente na fonte...
Então vou refazer o circuito separando em módulos em cada um dos slots do protoboard da seguinte maneira:
- primeiro módulo: circuito de bypass
- segundo módulo: buffer de entrada e saída
- terciro módulo: o efeito em si
- quarto módulo: fonte
Acho que assim esse problema de vazamento pode parar de acontecer...
Agora, sobre o outro problema (apito na hora do chaveamento quando o pedal está com volume no máximo) eu não tenho idéia do que pode ser... quem sabe com essa separação de módulos esse problema se resolva também...
Estou achando que esse é a causa mais provavel, pois dizem que o protoboard possuí muita capacitância parasita... o que não ocorre tanto com as placas impressas...
Estou testando esse circuito em um Tube Screamer que eu peguei no site da GGG... o esquema original... http://www.generalguitargadgets.com/diagrams/ts-808.jpg
Nesse pedal esse efeito "bleed-through" até que não é tão perceptível, mas montei um GT-2 no protoboard também e aí sim... é muito forte esse problema...
Uma outra sugestão que me deram é usar um terceiro FET para "abrir" o circuito quando o pedal estiver em bypass... acho até uma boa solução, mas vou tentar só se esse esquema dos módulos não funcionar...
Sobre a sua sugestão de colocar um novo buffer antes do CI acho uma excelente idéia também... provavelmente esse problema deve ser solucionado com isso... mas mesmo assim... vou tentar o esquema dos módulos antes... não gostaria de alterar muito o esquema original.
A propósito... estou usando o bypass eletrônico que eu tirei de um GT-2 original... se vc quizer dar uma olhada está em http://www.planetadosite.com.br/bypass.jpg (a figura está um lixo, mas acho que dá pra ter uma idéia).
Bom... acho que é isso... vou tentar esse esquema dos módulos e depois posto aqui os resultados...
Se você tiver mais alguma sugestão fique a vontade.
Sobre a discussão no forum gringo o link é: http://diystompboxes.com/sboxforum/viewtopic.php?t=35924
Obrigado novamente,
Wagner.
|
oldmonkey Veterano |
# ago/05
· votar
voce esta usando o flip flop do 4013 neste caso ai bem eficiente.
quando fazia testes eu tinha um modulo (em placa de ci impressa) so com circuito by pass (copia do boss) com as entradas e saidas neste modulo (pontos de solda mesmo).
eh possivel que seja problema de aterramento ou mais especificamente a falta dele ou ele mau aterrado ou como uns chamam vazamento por Loop (varios pontos de aterramento aleatorios), num teste realmente o melhor seria (pra tirar duvidas) tudo aterrado num mesmo ponto da fonte (em cima do capacitor) o que construtivamente nao eh a melhor ideia.
sobre o apito eu nao acredito muito em capacitancias parasitas e ainda que elas existam acho dificil terem forca suficiente para gerar um circuito oscilador e ainda em baixa frequencia para entrar na faixa audivel! penso que esse apito possa estar ao redor proprio circuito distorcedor que ao ser conectado em outros modulos passe a entrar na faixa audivel ou ganhe nivel suficiente para ouvir , mas eh dificil dizer. de qq forma boa sorte.
|
wcampagner Veterano |
# ago/05
· votar
oldmonkey
Testei o circuito em módulos agora pouco e o vazamento de som ficou bem mais baixo do que antes... mas ainda tinha um pouquinho...
Então fiz a alteração que esse cara fez: http://forum.musikding.de/attachements/Boss_SD-1_mod_c.gif adicionando um FET a mais no primeiro amp. op. e ficou perfeito... sem nenhum vazamento!!!!!
Sobre o apito eu tirei os dois capacitores de 0.047u do circuito de bypass e o apito parou totalmente também... não me pergunte porque... mas funcionou...
Agora to querendo adicionar mais uma chave... mas só que momentária... assim o pedal teria duas chaves... um normal e outra momentaria.... vc conhece algum circuito que faça isso???
Outra dúvida: to usando os transistores 2N3904 nos buffers... mas acho que deve existir transistores melhores para este propósito... talves o 2N5089 (low noise) seria melhor para buffers... quais transistores você usa nos seus buffers??
Obrigado novamente,
Wagner.
|
oldmonkey Veterano |
# ago/05
· votar
ai sim, este fet a mais fecha o volume do drive no pino 7.
nao entendi o q quer fazer com outra chave a mais.
os buffer ai nao amplificam geralmente sempre usei qq transistor (nem precisam ser de baixo ruido), so nao devem ter ganho baixo demais.
tambem nao saberia explicar este apito por causa dos caps, estes caps em cima dos fets sao para amenizar um pequeno ruido (puf) que costuma dar devido a mudanca brusca de estado fechado para aberto dos fets (e vice versa).
|