Trocar pele ou o tom todo ?

    Autor Mensagem
    DJD
    Veterano
    # out/10


    Galera, eis a minha duvida...

    Eu queria saber se trocando as peles dos meus tons ja melhora o som, ou se é melhor trocar os tons e a peles..

    Tipo, meus tons sao michael (os piores provavelmente) tava pensando em por pele da evans... Vai ajudar bastante ou nao vai adiantar nada pelo tom ser ruim ?

    Valeu galera, espero que tenham entendido

    DSoM
    Veterano
    # out/10
    · votar


    A qualidade sonora de um tambor é determinada principalmente pelas propriedades da madeira empregada em seus cascos.

    Trocar as peles não irá modificar drasticamente a natureza da vibração do tambor, mas pode fazer uma diferença razoável alterando algumas variáveis como timbre, sustain, etc. Entretanto, não se pode dizer que a troca de peles transforma um tambor de série baixa em um top de linha.

    Se você não gosta do som atual, tente modificar as afinações ou testar outros tipos de peles diferentes daquele que você utiliza. Há quatro tipos básicos de peles: coated, filme simples, filme duplo e hidráulica. Cada um desses quatro tipos oferece diferentes melhorias sonoras ao seu tambor.

    Espero ter ajudado.

    DJD
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Tendi... é que eu vou pros EUA, trazer os toms e a caixa ate tem como, mas trazer um bumbo é impossivel

    Por isso que eu queria saber, valeu pela ajuda cara ;D

    DJD
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Ah, deixa eu perguntar outra coisa... Mesmo com o tom ruim se eu trocar so as peles e por mic top de linha da pra tirar um som bom ?

    DSoM
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Ah, deixa eu perguntar outra coisa... Mesmo com o tom ruim se eu trocar so as peles e por mic top de linha da pra tirar um som bom ?

    É que isso depende do seu gosto pessoal. Você pode ter o melhor kit de microfones e a melhor mesa de som do mercado, mas se você não gostar do som dos seus tambores, de nada vai adiantar.

    Claro que kits de séries baixas não dão tanto suporte para que você personalize o som do que os kits profissionais, mas mesmo assim é possível obter ótimas sonoridades de kits básicos com peles ideais e sua afinação favorita.

    Se não dispõe de bufunfa pra investir em um kit melhor, faça experiências modificando os elementos que citei.

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # out/10
    · votar


    DJD

    Cara, certa vez fiz milagre com peles duplo filme da própria Michael numa bateria Michael. Dá pra ajeitar o som sim.

    Bem que você poderia trazer um bumbo pra mim heim ^^


    Brinks

    Amok
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Vou dar uma opinião que pode ser um pouco polêmica:
    NMHO, em ordem decrescentede importância no resultado final do som de um tambor estão:

    1. A qualidade de construção dos cascos.
    Não adianta ter um casco de mogno exótico indiano intercalado com jacarandá se esse casco for mal construído. Os defeitos mais comuns estão na moldagem/colagem e recorte das bordas. As grandes marcas usam fôrmas de alta pressão e temperatura para colar as folhas do casco e o recorte é feito por robôs ou máquinas CNC. Isso confere uma qualidade sonora muito boa até nos modelos de entrada, como é o caso das Tama ImperialStar ou das Pearl Target

    2. A qualidade da pele.
    Sinteticamente falando:
    Peles ruins em cascos bons = som ruim
    Peles boas em cascos ruins = mais trabalho na afinação, ou impossibilidade de afinar
    Peles boas em cascos razoáveis = som muito bom
    Peles boas em cascos bons = som top

    A gente fala muito sobre madeira, tecnologia de fabricação, mas o fato é que quem gera o som é a pele mesmo. Os cascos servem apenas para modular e otimizar o som gerado primariamente pela pele.

    3. Projeto do tambor.
    Sistemas de suspensão, canoas de baixa massa, presença de anéis de reforço, espessura do casco, são aspectos secundários, mas que influem também no som.

    4. Madeira
    Pois é, a madeira vem por último. Pra ilustrar isso, vou mencionar os famosos cascos "Acousticon" da Remo. Estes cascos eram feitos em "composto aglomerado de fibra". Isso não é muito diferente de papel ou de MDF. Kits top da década de 70 eram feitos em acrílico, a Ludwig Vistalite como maior exemplar. Obviamente o tipo de material influi no resultado sonoro, mas entre madeiras, a diferença é muito, muito sutil mesmo. Arrisco dizer que a diferença só e percebida nitidamente em situações de microfonação próxima, em ambiente controlado como o de estudio.

    Agora, respondendo à pergunta: vale MUITO a pena equipar uma Michael com peles top. Comparadas com as peles de série da Michael, as Evans melhoram drasticamente a qualidade de som. Se eu fosse você, trazia um monte de peles diferentes só pra ir experimentando. Na pior das hipóteses, vai ser recomendável fazer um acerto nas bordas dos tambores, mas com certeza vai compensar.

    [ ]'s

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Thiago Yoshiki
    · votar


    Amok

    Concordo com quase tudo o que disse exceto uma coisa, minha Sonor 2005 é praticamente uma série de entrada (mesmo que muito boa) mas com as peles evans e bem afinadas dão um som magnificamente Top! Terei um orgasmo quando ouví-la microfonada XD


    Fico feliz que mais alguém ache que a pele influencia mais que a madeira do tambor, afinal minha banda favorita, X Japan, se apresenta ao vivo com kit de acrílico e tem um puta som.

    Amok
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Thiago Yoshiki
    Então, foi o que eu disse: os modelos de entrada das marcas consagradas possuem cascos com a mesma tecnologia de fabricação dos modelos top. O que muda significativamente é a madeira. O que faz um modelo top custar muito mais que os de entrada é o alto custo das madeiras selecionadas, o acabamento laqueado, quase sempre feito à mão, e a qualidade das ferragens.
    Seu post a respeito de sua Sonor ilustra bem isso: um casco bem projetado e bem fabricado, com peles top, possui um som muito parecido com o de modelos top, a despeito da madeira.
    Ah, sobre a microfonação, prepare-se pra arregaçar as mangas: é MUITO dificil tirar um som "de estúdio" com a microfonação. Eu tinha a falsa impressão que a microfonagem iria trazer a qualidade de som a um patamar mais elevado, mas o uso de microfones só ressaltam os defeitos da afinação e do kit. Dá um bocado de trabalho acertar o som pra microfonação.

    [ ]'s

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Amok

    Sim, será trabalhoso, mas acho que será por causa do ambiente pequeno e reverberante do meu quarto, já microfonei baterias ao vivo (igrejas na maior parte) e nem foi tão difícil, o batera era bom e fazia o serviço direitinho.

    Um kit que me impressionou bastante foi um da Samson, que tenho visto muito pelo youtube. O grande lance é a interface, pretendo comprar uma Presonus Firetube por causa dos 10 canais, aí sim vou poder tratar o som.

    []'s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trocar pele ou o tom todo ?