Avaliem o som da bateria por favor

Autor Mensagem
Rikrdo
Veterano
# jan/09


Eae pessoal blz?
Gostaria que vcs opinassem sobre o som da bateria....
A gravação foi meio precária mas dá pra ter uma noção.
Desde ja agradeço.
http://www.4shared.com/file/80505709/999f5660/teste_bateria.html

DSoM
Veterano
# jan/09
· votar


Bem, essa microfonação foi feita com equipamentos próprios? Microfones próprios pra gravação?

Não ficou ruim, deu pra ouvir tudo. O problema provavelmente aparecerá quando você tentar gravar sua bateria junto com guitarras com distorção e coisas do tipo.

Não sei se era essa a resposta que você esperava, mas espero que lhe tenha sido útil.

Rikrdo
Veterano
# jan/09
· votar


DSoM
Não. A gravação foi feita com 6 mics vagabundos "pra voz" dentre eles 2 são Ftg, 1 Sony, 2 Carol e 1 Philips ligados numa mesa WATTSOM 8 canais mono e daí pro line in do pc com placa onboard.
Realmente quando eu coloco as guitarras fica estranho mas com o equipo q eu tenho por enquanto isso é o melhor q consegui fazer.
Foi muito útil a sua resposta. Obrigado.

up!

Joey Adler
Veterano
# jan/09
· votar


DSoM [2]

Realmente você vai ter um probleminha quando gravar com essas guitarras mencionadas pelo DSoM.

O som ficou bom, deu pra ouvir tudo ( OBS:Seus pratos são bem graves) mas pra gravar todo mundo junto vocês teria que ter um kit de microfones feitos para o tipo de frequência da bateria.Ai o som ficaria mais vivo, com maiores acentos seria como se nós estivessemos lá.Mas como vocês não tem isso o bom seria gravar cada instrumento separado porque assim vocês poderia regular cada um separadamente para que a guitarra com distorções não tampe sua bateria.Mas ficou bom sim só não ficou o ideal.Mas dá seus pulos que vocês consegui gravar com outros instrumentos tranquilo!Talvés fazendo o que falei...gravando separadamente pra depoi poder regular o som de cada um pra ficar nivelado.

Não sei se era sua intenção mas o chimbal está um pouco alto...acho que diminuir um pouco no chimbal e aumentar um pouquim o bumbo talvés fique melhor, mas é pouco viu?.Mas gostei do som da bateria, caixa as vezes parece um pouco ""OCA"" as vezes eu prefiro ela um pouquim mais seca sem muita ressonancia, os tons ficaram com som muito bonito assim como o bumbo.Indo pro lado mais pessoal não gosto muito de pratos graves, se forem graves tem que ser beeem brilhante mas esquenta com isso não seus pratos sem som até bonito.
Voltando ao assunto da caixa ela da uma ressonância estranha às vezes...tipo: taaauuummmm.Mas só da pra perceber as vezes em viradas quando está pura sem o som do chimbal, tipo na virada do 14s, acho que ela seca ficaria melhor mas ai é questão de gosto e vai ter gente indo contra minhas palavras hahaha.
Alias tem um baixo rolando no fundo?O.o haha, acho que eu ouvi.
Ficou bom sim, só a caixa e o som um pouquim alto do chimbal.Resto, o som ficou bom pra uma gravação caseira.


abraço espero ter ajudado.

Rikrdo
Veterano
# jan/09 · Editado por: Rikrdo
· votar


Joey Adler
Tem um baixo sim...huauhahua....é pra marcar a musik senão o kra perde...
Tô gravando tudo separado mesmo....hj ja gravei os baixos das musicas....amanhã vou pras guitarras e depois a voz.
A ideia é o chimbal ficar alto mesmo pra encher o som e não sumir quando entrar a distorção da guitarra.
A caixa tá com essa ressonancia mesmo mas quando coloca o resto dos instrumentos ela praticamente desaparece.

Valeu ae!!!

Quando tiver alguma musica pronta eu posto aqui pra vcs ouvirem o resultado.

Rikrdo
Veterano
# jan/09
· votar


up!

Joey Adler
Veterano
# jan/09
· votar


Uhm.... show.Mas ficou maneiro sim.Aumenta um pouquim o bumbo se não ele vai desaparecer.Quando tiver pronto mostra ae pra nós!Vamos ver o que vai sair!Hehehe!Boa sorte! Abraços!

DSoM
Veterano
# jan/09 · Editado por: DSoM
· votar


É, verdade, essa questão do bumbo é delicada. Não teria como você colocar um dos microfones só para o bumbo? Coloque-o dentro do buraco da pele de resposta, e regule a distância até chegar ao som desejado.

O bumbo será captado melhor e soará com maior potência dessa forma.

Ah, Rikrdo, só um alerta: procure não fazer post-ups, conforme as regras isso é proibido.

Joey Adler
Veterano
# jan/09
· votar


Sim o bumbo deve ter um microfone só pra ele.

Rikrdo
Veterano
# jan/09
· votar


DSoM
Joey Adler
Desculpe o up!
O bumbo já tem um só pra ele (o philips) que é o menos pior dos 6.
O mic está dentro de um cobertor dentro do bumbo. Até agora foi a melhor soução q encontrei. Já tentei de varias formas (fora do bumbo, dentro e sem cobertor, etc).
Até agora só gravei os baixos e o bumbo continua firme....hehehe
Vamos ver se quando chegar a vez das guitarras ele some.

Amok
Veterano
# jan/09 · Editado por: Amok
· votar


Rikrdo
Se a sua mesa de som tiver equalizador por canal, tente fazer os seguintes ajustes, na mesa e no posicionamento dos mics:
1. O mic da caixa com corte em agudos, reforço em médios e graves
2. O mic do bumbo bem proximo à pele de ataque, por dentro, com um cobertor meio que socado contra a pele; deixe a pele de resposta sem abafar e com afinação bem baixa; aponte o microfone num ponto a meio caminho entre a borda da pele e o ponto onde o batedor encosta
3. Ajuste a Eq do microfone do bumbo com reforço em graves, corte de médios e um pouco de atenuação nos agudos, que é pra registrar o kick
4. Os mics dos tons devem ser posicionados o mais proximo possivel das peles para captar melhor as baixas frequencias
5. Atenue os agudos e os médios nos tons. reforçe um pouco os graves
6. se tiver mics pros pratos, ajuste a EQ com corte de graves e médios, deixando somente os agudos.
7. Deixe o ganho dos mics na mesa bem baixo pra evitar captar vazamentos e excesso de harmônicos

Na bateria, cuidado com excesso de abafamento. Deixar os tons soando um pouco é legal, dá mais vida.

Os pratos soaram meio clipados, cuidado com isso.

Não deixe de postar os resultados. microfonar batera é MUITO dificil. Tou apanhando com isso faz mais de um ano.


[ ]´s

Rikrdo
Veterano
# jan/09 · Editado por: Rikrdo
· votar


Amok
A mesa possui pra cada canal Vol, Gain, High e Low. Acho que são 12dB de atenuação/reforço. Tipo +12 de um lado e -12 do outro.
Pelo manual o high corresponde a 10Khz e o low a 100Hz.
Vai ae a regulagem:
Mic 1 – Surdo - Vol 3 - Low +12 - High-12 Gain 0
Mic 2 – Chimbal – Vol 10 - Low -12 - High+12 - Gain 0
Mic 3 – Ton - Vol 4 - Low 0 - High 0 - Gain 0
Mic 4 – Bumbo - Vol 5,5 - Low +12 - High -12 - Gain 0
Mic 5 – Caixa - Vol 7 - Low 0 - High +6 - Gain 0
Mic 6 – Prato - Vol 8 - Low 0 - High +6 - Gain 0

Obs: um dos pratos de ataque vaza pelo mic do ton e o prato de condução vaza pelo mic do surdo.

Qual o equipo q vc usa pra microfonar? Poste algum resultado seu aki pra eu ter noção.

Amok
Veterano
# jan/09
· votar


Rikrdo
Minha mesa é um pouco mais sofisticada: tenho 6 canais mono com eq paramétrico de 3 bandas, onde ligo os mics dos tambores. Tenho um kit de microfones Amplitronix (acho que deve ser o kit especifico pra bateria mais barato do mercado). Nesse kit, além de 5 mics pra tambores , tem tb 2 mics condensadores pra posicionamento overhead. Estes mics eu liguei nos canais estéreo após passar por prés.
Depois da gravação é que vam a trapaça: a faixa de áudio foi colocada em um processador do tipo Sonar, e duplicada várias vezes. Cada cópia teve processamentos separadamente (um pra caixa, outro pro bumbo e outro pros pratos) e depois juntei tudo de novo, com a trilha original.
O meu problema atual é que um dos canais da mesa está com muito ruído e não resolveu mesmo depois de uma temporada na assistencia técnica.

Aqui tem uns links pra umas gravações recentes:

http://www.4shared.com/file/80678053/c7ac2bdd/Groove_Jan2009.html
http://www.4shared.com/file/80678170/6d5172d2/SoloKit_Jan_209t.html


[ ]´s

Joey Adler
Veterano
# jan/09
· votar


Se o senhores me permitirem vou aproveitar esse tópico ^^.

Bom estou com um probleminha sabe.O.o..

Vou fazer uma gravação agora em janeiro.Tenho uns 6 microfones mas apenas 4 pedestais pra por.A bateria tem 3 Crashes, 2 splashes, 1 ride, 1 hihat, 4 tons, 1 surdo, 1 caixa, 1 bumbo.Gostaria de saber se com 4 pedestais com microfones e 2 microfones sem onde prender como posso microfoná-la.Ta brabo já pensei milhões de jeitos aqui mas é bom ver a opnião dos outros ehehehe!Alias, como prendo esse 2 outros microfones sem pedestal?Arame?õ.o

Grande Abraço galera!

DSoM
Veterano
# jan/09
· votar


Joey Adler

Já pensou em utilizar clamps? Há presilhas especiais para prender microfones, principalmente quando você microfonar tons e surdos.

Rikrdo
Veterano
# jan/09
· votar


Joey Adler
Eu prendi 2 dos meus amarrando-os com elástico nos pedestais dos proprios pratos....entre o mic e o ferro coloquei um pano grosso tipo flanela dobrada pra ele nao vibrar no aço do pedestal.

Joey Adler
Veterano
# jan/09
· votar


DSoM

Eu conheço esses clamps, já tive uns até quebrarem numa viagem ehehe, mas queria algo caseiro pelo tempo($) ser curto.

Rikrdo

Vo esperimentar essa ae!EhehE!Num tinha pensado nisso!


Grande abraço galera!

Rikrdo
Veterano
# jan/09
· votar


Aki está um pedaço do início de uma das músicas que estamos fazendo só pra vcs terem noção de como ficou a bateria junto com o resto.
http://www.4shared.com/file/81246982/904d1ac8/clarissa.html

Abraços.

DSoM
Veterano
# jan/09
· votar


Muito bom, Ricardo (presumo ser este o seu nome, não?). Som de autoria de sua banda? Legal pra caramba!

Agora, sobre a gravação da batera. Ficou aquele negócio que discutimos, o bumbo ficou meio "escondido", sem vida.

Cê tentou seguir as dicas do Amok?

Rikrdo
Veterano
# jan/09
· votar


DSoM
O som é nosso sim. Valeu ae!
Realmente o bumbo não ficou lá essas coisas mas são muitos fatores que influenciaram...o equipo para gravação do Amok presumo eu que é beeem melhor que o meu inclusive a bateria, peles, mics, mesa e por isso o resultado final dele ser tão bom. O som que vcs ouviram no início do tópico é o mais fiel/melhorado que consegui extrair da bateria. Eu usei somente um EQ do Adobe Audition pra ressaltar algumas frequencias e assim melhorar o resultado, mas com o equipo que tenho aki no momento acho que não passa disso na qualidade.
Segui as dicas dele sim. Fiz até o processamento separado usando um EQ pra cada faixa e ressaltando cada peça separadamente, mas pelo menos pra mim o resultado não foi tão diferente do que já havia conseguido.

has4
Veterano
# jan/09
· votar


Rikrdo resolvi antes de ler os comentários acima, ouvir a gravação, para não haver qlq influência de outros comentários. Lembrando que não sou expert no assunto gravação de bateria, mas sou curioso, daí, estou aqui rsrsrs. Vamos lá:

Percebo que a captação é bem da ambiência. Parece que o microfone está bastante próximo da caixa, do tom e do bumbo, mais próximo da caixa e assim capta os pratos distantes. Imagino e confesso que o termo 'precário' influenciou-me, até pq não acredito que tenha sido uma gravação em um estúdio dito realmente profissional. Não precebi nas gravações mudanças de posições de microfones. Não sei qual o microfone usado. Achei que o som da bateria está legal, embora não tenha experiências com gravações de bateria, a não ser algumas gravações que realizei. Não sei se posso afirmar com precisão se vc posteriomrente usou equalizador ou outro em sua mixagem. A sua gravação pareceu-me legal.

Volto a comentar, depois de ler os demais comentários de pessoas realmente experientes, afinal, estou aqui para aprender.

has4
Veterano
# jan/09 · Editado por: has4
· votar


Rikrdo = 6 mics vagabundos "pra voz" dentre eles 2 são Ftg, 1 Sony, 2 Carol e 1 Philips ligados numa mesa WATTSOM 8 canais mono e daí pro line in do pc com placa onboard

Caraca, 6 mics? rsrs

Rikrdo = Tem um baixo sim - pô o Joey Adler percebeu o que eu não havia percebido rsrs

Aumenta um pouquim o bumbo se não ele vai desaparecer
Joey Adler - Bem observado mesmo!


Interessantes dicas do Amok (as copiei!)
Se a sua mesa de som tiver equalizador por canal, tente fazer os seguintes ajustes, na mesa e no posicionamento dos mics:
1. O mic da caixa com corte em agudos, reforço em médios e graves
2. O mic do bumbo bem proximo à pele de ataque, por dentro, com um cobertor meio que socado contra a pele; deixe a pele de resposta sem abafar e com afinação bem baixa; aponte o microfone num ponto a meio caminho entre a borda da pele e o ponto onde o batedor encosta
3. Ajuste a Eq do microfone do bumbo com reforço em graves, corte de médios e um pouco de atenuação nos agudos, que é pra registrar o kick
4. Os mics dos tons devem ser posicionados o mais proximo possivel das peles para captar melhor as baixas frequencias
5. Atenue os agudos e os médios nos tons. reforçe um pouco os graves
6. se tiver mics pros pratos, ajuste a EQ com corte de graves e médios, deixando somente os agudos.
7. Deixe o ganho dos mics na mesa bem baixo pra evitar captar vazamentos e excesso de harmônicos

Na bateria, cuidado com excesso de abafamento. Deixar os tons soando um pouco é legal, dá mais vida.

Os pratos soaram meio clipados, cuidado com isso.

Não deixe de postar os resultados. microfonar batera é MUITO dificil. Tou apanhando com isso faz mais de um ano.



Amok tirou um som mais vivo de batera com os expeirmentos dele,mas o bumbo da primeira, acho que está muito grave, diminuiria um pouquitinho! Gostei bastante! Na virada da introdução, o último tom e o surdo dão a impressão de estourarem, ao menos aqui no meu monitor rsrs! Já na virada final isto não aconteceu (interessante rsrsrs). Realmente há ruidos presentes.

A segunda gravação de Amok o chimbal marcando está baixo, aumentaria um pouco. A caixa está legal e os tons idem. O bumbo não curti tanto nesta gravação, mas eu aumentaria um pouquito o chimbal e melhoraria o bumbo, menos grave.


Rikrdo a música com bateria - sinti falta do bumbo da batera, pesando com o baixo, ou seja, exatamente o que disse DSoM = o bumbo ficou meio "escondido", sem vida.
Opa, pelo ao menos aqui, encontrei alguém com a minha mesma opinião.

No geral, achei legal a apresentação das gravações de bateria para as anlisarmos - aprendemos muito com isto!

Rikrdo
Veterano
# jan/09 · Editado por: Rikrdo
· votar


has4
Valeu pela opinião e resumão do tópico....hehehe
Eu usei EQs na mixagem mas não deu resultado quase nenhum e ainda mais quando entra a guitarra...parece que a distorção abrange frequencias da bateria e tampa elas...seilá.
Abraços.

MetalDrummer
Veterano
# jan/09
· votar


Rikrdo

O Amok já te ajudou muito!!! Parabéns a ele.

Só um adendo, que aprendi com o Mestre Dudu Portes: procure posicionar os microfones da caixa, tons e surdos apontados para o centro da pele de resposta.

=)

Amok
Veterano
# jan/09
· votar


Rikrdo
Legal o som de tua banda.
Sobre a microfonagem de seu kit: Eu praticamente não ouvi o bumbo. Os tons tb ficaram muito apagados. O timbre da caixa e dos pratos tá legal pra uma demo. Nos tambores que tiveram problema, experimente o seguinte: coloque os mics bem próximos das peles e voltadas pra dentro. Se tiver algum jeito de monitorar os niveis de gravação (VUs) procure fazer com que cada peça tenha niveis o mais próximos possiveis. Ajuste os níveis e timbragem de cada peça separadamente. O lance da guitarra cobrir alguns sons é porque os seus mics dão ênfase exatamente ás mesmas frequências. Vc pode tentar no processamento tentar aumentar o ganho das frequencias entre 120-300Hz
Ao menos para o bumbo, tente arranjar um microfone melhor. Estes mics baratos são muito ruins para captar baixas frequências.
Uma boa opção é o mic Behringer XM8500 (100,00 no ML) ou Samson Q7 (150,00 em lojas). Estes mics oferecem boa captação de baixas frequências e funcionam legal pro bumbo.

[ ]´s

Amok
Veterano
# jan/09
· votar


Ah, sobre a ambiência: procure ler algo sobre uma técnica de microfonagem chamada "Glyn Johns". O posicionamento influi muito e esta técnica ensina a fazer a microfonagem de um kit simples com 4 mics.

[ ]´s

Rikrdo
Veterano
# jan/09
· votar


Amok
Obrigado pelas dicas! Vou pesquisar sobre a ''Glyn Johns''.
Abraços!

Rikrdo
Veterano
# jan/09
· votar


Ae galera tae o resultado final...
palcomp3.com/irradiacao_noturna
Se possível comentem lá....criticas serão muito bem vindas.
Obrigado.

Amok
Veterano
# jan/09
· votar


Rikrdo
parabens pela banda. som bem consistente, pesado e denso. Me lembrou o helmet.
sobre a gravação: aparentemente voce nao conseguiu solucionar o problema do bumbo, que pra mim estava praticamente inaudivel. Recomendo fortemente que você priorize a compra de um mic do tipo que recomendei acima para as próximas gravações. bumbo faz muita falta.

sucesso pra vcs !

[ ]´s

Rikrdo
Veterano
# jan/09
· votar


Amok
Valeu!!! Eu vou ter que comprar um mic próprio pro bumbo mesmo ou então um kit de mics pra bateria inteira pra melhorar o resultado geral.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Avaliem o som da bateria por favor