Baquetas - As que usam, dicas e técnicas

Autor Mensagem
Rodrigo Frejat
Veterano
# jul/08


Qual é a pergunta?

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


Eu tinha postado a pergunta, mas acho que deve ter dado algum problema, aí vai de novo...

Qual o tipo de baqueta a que vocês usam?
Porque usam esse tipo de baqueta e quanto tempo elas duram?
Vocês usam muito him shot?
Qual a melhor opção custo x benefíco que vocês sugerem para baquetas?? Sendo que é um item que todos os bateras usam e compram com mais frequência.

Pergunto essas coisas porque estava olhando algumas baquetas para comprar e achei uma Ahead com corpo de alumínio e refis de polipropileno, por R$138,00.

É cara, mas em relação a custo x benefício, será que vale a pena?

Por ex.:
Atualmente eu uso baquetas vick firth 5A (R$35,00 o par) e uma Spanking Verde-fluorescente 5A (R$20,00 o par).

A Vick Firth atualmente está durando de 4 a 6 meses, dependendo da quantia de shows...

Gosto das 5A porque elas têm um peso legal e é bom para rebote, o que ajuda na pegada e na hora de fazer viradas, além de ter um corpo com um diâmetro maior, o que faz que durem mais tempo tocando com him shot.

Essa Ahead, ela não é pesada por ser de alumínio? Não pode estragar o aro da caixa no him shot ou as peles pelo seu peso?

Quase nada
Veterano
# jul/08
· votar


Qual o tipo de baqueta a que vocês usam?
Uso spanking, liverpool, o q tiver..tinha umas coloridas de uma marca phedra, nunca mais vi..


Porque usam esse tipo de baqueta e quanto tempo elas duram?
PQ são baratas. Ahn, tá durando bastante agora que eu to batendo mais fraco.

Vocês usam muito him shot?
Um pouco

netinho20
Veterano
# jul/08
· votar


Agora eu esto usando liverpool, sao boas, tambem tenho alba, q nao sao muito boas. Eu prefiro usar baquetas com pota de nylon.

Vocês usam muito him shot?
Depende do que estou tocando

Heber_MG
Veterano
# jul/08
· votar


uso liverpool tambem, uma premium 7A.

Vocês usam muito him shot?
NO

Rodrigo Frejat
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000
Spanking
Nao compensa ela e mto leve e quebram facil pra mim ela dura 2 ensaios + ja teve uma laranja fluorecente que durou 30 min de ensaio.
Eu uso a Michael 5A tem uns 4 meses que uso, ela e bem balanceada ela pra mim dura uns 2 a 3 meses 4 ensaios por mes custa R$23,90 em BH ela tem uma pegada firme, ela dura comigo uns 2 ou 3 meses pq eu tenho uma pegada tipo porrada msm, cento o braço nos pratos ai ela se desfaz rapido, meu ex professor usa dela ele fala que dura com ele de 5 a 6 meses.

Ja usei liverpool 7A ´´e uma boa baqueta so que nao sao balanceadas sempre tem uma mais leve que a outra e era desconfortavel para mim,

Vocês usam muito him shot?

Nao

Rodrigo Frejat
Veterano
# jul/08 · Editado por: Rodrigo Frejat
· votar


guga1232000
ja usei tambem C ibanes grip , e uma boa baqueta para ter de reserva tem musicas que sao legais pra tocar com ela.
mais minha preferencia e Michael 5A

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


En relação a custo benefício, vcs acham que vale a pena comrar uma ahead dessas? Sai caro de início, mas será que não compensa pela durabilidade? Se é que é durável...

Vcs preferem ponta de nylon ou madeira?
Eu uso nylon...


Rodrigo Frejat
Eu nem cheguei a usar a minha spanking ainda, comprei faz um mês, mas ela chegou nessa segunda...=)
Eu achei ela bem parecida com a liverpool, parece ser boa neh, vamos ver, ela é balanceada e talz...

Gustavo Parreira
Veterano
# jul/08
· votar


Comprei outro dia pelo ebay uma zildjian super 5A ponta de nylon.

Gosto das pontas de nylon por darem mais vida ao ride...

Ta durando bastante até, me surpreendi como os himshots(uso constantemente) não estão acabando com ela.

Acho que não tem preço vc tocar com uma baqueta em que vc se sinta completamente confortável. Vale a pena...
abraço!

Rodrigo Frejat
Veterano
# jul/08
· votar


guga1232000
Velho depois vc fala o que achou das spanking eu não gostei da durabilidade dela, manda pra gente o que acha depois.

Rodrigo McBrain
Veterano
# jul/08 · Editado por: Rodrigo McBrain
· votar


guga1232000

Qual o tipo de baqueta a que vocês usam?
Porque usam esse tipo de baqueta e quanto tempo elas duram?

Ja testei baquetas da Zildjian e Pro Mark e gostei bastante. Mas pra mim nenhuma supera as VicFirth 5A e 5AN (Naylon), ambas em Hickory, pra mim são as melhores baquetas, balanceamento, peso, tudo perfeito.

Quanto tempo dura varia bastante de baterista pra baterista, as minhas duram em torno de 4 meses, mas eu tenho boa dinamica, modestia parte, toco leve tambem.

Vocês usam muito him shot?

Rim Shot... E depende da musica... Tocando Iron Maiden, NÃO... Mas ja tocando Bob Marley, quase o tempo todo... huauha :)

Obs: Rim Shot nem estraga muito a baqueta. No meu caso o que mais estraga é condução na borda de crash... Da pra ver os pedaços de madeira voando...

Qual a melhor opção custo x benefíco que vocês sugerem para baquetas??

Eu sou contra a compra de baquetas baratas... Não adianta nada você pagar 10 reais em uma baqueta que é ruim e tem uma durabilidade pessima, em uma semana de uso a baqueta ta podre.

Vale bem mais apena pagar 50 reais em 2 pares de VicFirth que alem de excelentes duram absurdamente mais que as baratas.

Abs

marcio_batera
Veterano
# jul/08
· votar


Como custo benefício, eu acho q as VicFirth 5A são as melhores, pois tem um bom balanceamento, tem ótima durabilidade tbém. Qdo a grana ta mais curta uso as Liverpool, que acredito estar entre as melhores na faixa de preço até uns R$ 16,00.
Prefiro as pontas de madeira, acho q a ponta de nylon deixa o som muito estridente no condução, e tem outra, quando vc usa baquetas ruins com pontas de nylon, é muito fácil a ponta cair e se vc não tiver baqueta reserva, ferrou, ae tem q tocar com a baqueta invertida.
Uso principalmente as 5A, pois toco em duas bandas, uma banda show que toca todos os estilos, onde as vezes tambem uso as 7A para levadas bem rápidas de samba e reggae. A outra banda é de rock, então uso baquetas 5A e também 2B pra dar mais pegada em algumas músicas.
O momento mais fácil de vc quebrar uma baqueta é nas primeiras músicas de um show, principalmente se vc não fizer um aquecimento antes, porque vc está mais tenso e acaba ficando mais preso. Depois com o desenrolar das músicas é natural se soltar mais e até render mais na batera.
E me respondam uma coisa "baterada": Existe coisa melhor que estar em cima de um palco, detonando na batera, pra um público q ta curtindo tua música?????

Vlw

guga1232000
Veterano
# jul/08
· votar


Rodrigo Frejat
Até agora eu usei a spanking 2 vezes e está novinha em folha ainda. É que eu toco de leve, pois os bares onde toco estão com problema com fiscalização e o som tem que ser baixo, quase acústico...

Rodrigo McBrain
Então a Ahead não vale a pena? Estava pensando em adquirir uma...
Vou voltar a tocar em banda de som próprio e tocaremos metal-core, aí vou precisar de uma que dure bastante.
E concordo com o lance das baquetas, pois como dizem, o barato sai caro.

marcio_batera
Realmente, as Vick Firth são as melhore, tem uma durabilidade do caramba e um puta som, na minha opinião, não encontrei baquetas melhores ainda...

Viktor Olodumer
Veterano
# set/08
· votar


vick sao sim as melhores, de HIKORY

hikory tente sempre comprar as baquetas q tem escrito hikory, na vick,zild, michael e liver <<<< são as q eu gosto de usar, nao tem melhor nem nada,é gosto de cada um, se vc se sente confortavel com MASTER use a master, apesar de ser uma baqueta bem lixo, e q tem clave de sol aUIAhauiHUaui

Thiago Yoshiki
Veterano
# set/08
· votar


Eu usava Spanking 2B preta ponta de Nylon do tipo gota, agora uso Zildjian 2B preta ponta de Nylon tipo gota.

Obom da Zildjian é que a pintura preta dura muito mais, é uma camada mais profunda do que a da Spankig, que é apenas um filetinho.

Mas são muito boas, ótimo rebote, boa durabilidade e com a ponta no formato gota da um som mais encorpadinho quando bato nos tons.

Heber_MG
Veterano
# set/08 · Editado por: Heber_MG
· votar


qual a ponta mais indicada pra um som parecido com ponta de nylon?

guga1232000
Veterano
# set/08
· votar


As de Nylon!! XP

Zuera...rs

Não sei, mas acho que quanto mais fino, mais parecido fica, pois a ponta de nylon eh aguda p/ caramba...

Sei lá...

Nelsinho Rocha
Veterano
# set/08
· votar


Bem pessoal, tô vendo aki que muitos citaram spanking e liverpool e que eh unanimidade Vick Firth! Certamente Vick eh a melhor mesmo juntamente com Pro Mark e Zildijian. Jah usei essas duas últimas, mas usava sempre Vick Firth, até começar a ter q procurar outras mais em conta, porém com boa durabilidade. Foi aí que experimentei mais de 10 marcas de baquetas diferentes. Vi coisas horríveis, como akelas coloridas da spankig que são muuuito ruins (como vcs gostam?), não duram nada e tiram um som principalmente de caixa e de ride totalmente falsos. Passei tb por outra "coisa", uma Alba que ateh tinha formato anatômico dos dedos...putz... não durou a primeira levada na cúpula (e eu não sou roqueiro). Passei por C Ibanez, Master, e muitas outros lixos em forma de madeira. Ateh q a coisa começou a melhorar: a liverpool realmente e um pouco melhor, mas não durou muito.. bem não consigo gostar de Livrpool. Usei a Stagg que tem um preço suuuuuper acessível (+ou - 8 reais) e uma boa consintência, mas tb não duram tanto. Usei a Zion, uma baqueta escura de uma madeira nacional que nunca quebra rsrs, excelente, mas nunca encontrei mais. Entaum comecei a usar as Michael, que são realmente muito boas e tem bom preço, são muito consistentes, mostram o som real das peças quando tocadas mesmo de leve. Mas o melhor ainda estava por vir: eis q um dia eu estava "zanzando" pelo centro de Rio, onde encontram-se as melhores lojas, e repentinamente deparei-me com um par de baquetas, um não, dois pares, de duas marcas diferentes... foi um espanto quando perguntei o preço: 11 reais cada!!!!! Pensei na primeira baquetada jah era... que nada estou com elas há 3 meses, tiram um som totalmente real principalmente da caixa e do ride, pois tem consistência, o son de cúpula eh totalmente incorpado, e fornecem ótima pegada. São muito parecidas com a testura das Pro Mark Hickory. Quando vc as pega na mão, vê e sente q a madeira eh muito boa, diferentemente das spanking tão citadas aki, q parecem ser feitas de compensando. Eu as uso muiiiiito, uso em várias músicas o tiro no aro, e elas nem se abalam! Etão se saindo melhor que as Michael, principalmente no preço! São elas: Good Wood by Vater e Nova. A primeira eh 5AM e a segunda 5BM. Soh vi um probleminha com a Nova: acho q não são balanceadas realmente pois tive q escolher com calma o par pois tinha diferença de sonoridade. Ouvi dizer que a Nova eh fabricada pela Vick Firth com a mesma madeira!!

Bem amigos sei que fui extenso mais acho interessante. Estou apenas há 3 meses com essas baquetas e estou adorando! Como falei, aki no Rio custam entre 10 e 12 reais apenas mesmo!!! Experimentem e me digam se gostaram!!!

Nelsinho Rocha
Veterano
# set/08
· votar


corrigindo: spanking; centro do Rio; som; estão;

Um amigo disse usar baquetas Vater e pelo q disse são excelentes! Soh não sei o preço!

Para quem está começando: as mais usadas são 7A madeira ou nylon e 5A madeira ou nylon. 7A (mais fina) e 5A (mais grossa) têm em geral a mesma indicação, porém uma irá dar mais consistência à música sem muito esforço e a outra uma sonoridade mais suave. Nylon deixa o som do "metal" mais claro e agudo, ou seja, mais metalizado; madeira deixa o som do metal mais encorpado, menos metalizado, mais natural.O ideal e ter diferentes medidas, para diferentes situações!

Eu, particularmente, uso preferencialmente 5AM.
Abraço

DrummerZ
Veterano
# set/08
· votar


Tem algum problema de ter um par de baquetas não balanceado?
Eu tava pensando em pedir um com a baqueta da mão esquerda mais curta e mais pesada e a da mão direita mais comprida e mais leve.
Como não tenho mta grana pra elas, tava usando umas aleatórias (algumas até sem ponta já hehehe) e notei que eu tenho uma pegada melhor com a configuração que eu falei.
Mas tb... vai saber se não é deficiencia técnica.... :P
Abraços!!

guga1232000
Veterano
# set/08
· votar


DrummerZ
Ah cara, se vc se sente melhor.
É como o me disseram, não importa como vc toca, o importante é o som, é fazer a música.
Desde que não afete a saúde.

O foda é que vc estiver tocando e a baqueta cair no chão, vc vai ter que ficar escolhendo para não pegar errada no bag!!! hehehe

Minha opinião.

Nelsinho Rocha
Veterano
# set/08
· votar


DrummerZ

Pode ser que, ao tocar os tambores em uma virada com as duas mão, dê direfença no som pela diferença principalmente de peso das baquetas. O q vc acha?

Nelsinho Rocha
Veterano
# set/08
· votar


opa: *mãos

DrummerZ
Veterano
# set/08
· votar


guga1232000
Hehehehe
Se rolasse, acho q botaria dois bags porta-baqueta, um de cada lado pra não ter esse problema. :P

Nelsinho Rocha
Pois é... Mas o fato é que tocando assim, eu noto que a minha pegada (pra rock pelo menos) fica mais constante. Isso deve-se ao fato de que meu lado esquerdo é mais 'burro' pra tocar. Hehehe
Então, a pegada sempre soa diferente. E uma coisa que eu notei, é que tocando com uma baqueta mais curta e pesada na minha mão mais fraca, a pegada segue igual a da mão direita. E como meu espelho pra tocar rock é um estilo mais Travis (algo do tipo "menos técnica e mais presença de palco"), ficou bem bom até.
Mas pra estudar solito, ainda tou preferindo a 5A da Vic Firth. :)
Abraços!!

Nelsinho Rocha
Veterano
# set/08
· votar


DrummerZ
Nesse caso eu me dei bem...pois sou canhoto, mas toco na posição normal, como destro rsrsrs!!!!!

Nesse estilo certamente não irá interferir a diferença das baquetas mesmo não! Mesmo sendo canhoto eu jah fiz isso q vc falou tocando algumas músicas específicas... a intenção era mesmo aumentar a pegada da caixa e encorpar o som e deu certo!

Pow bicho, sou aki do Rio e to testando uns pares novos: a good wood da Vater e a Nova (acho q essa ultima e da Vick Firth) 5A madeira. Tô usando mais a primeira e eh excelente.. e o preço: 10, 00!! Não eh propaganda enganosa!!

DrummerZ
Veterano
# set/08
· votar


Nelsinho Rocha
Não to ligado nessa primeira aí, Good Wood. Mas a NOVA eu não curti não... O preço é abusivo por uma baqueta meia-boca (de 20 a 25 reais). Acho q tu paga mais pela marca do que pela qualidade em si...
Pra mim pelo menos, durou bem pouco. Ta valendo mais investir mais 10 conto e pega uma Vic Firth mesmo.
Abraço!!

Nelsinho Rocha
Veterano
# set/08
· votar


Pow bicho, aki no rio eu paguei pela Nova exatos 10 reais, soh q eu peguei uma 5b, mais grossinha e mais pesada e por isso soh uso em alguns casos. Abço

MANFREDINI
Veterano
# set/08
· votar


Qual o tipo de baqueta a que vocês usam?
Porque usam esse tipo de baqueta e quanto tempo elas duram?
Vocês usam muito him shot?
Qual a melhor opção custo x benefíco que vocês sugerem para baquetas?? Sendo que é um item que todos os bateras usam e compram com mais frequência.


qualquer baqueta 7A, ponta de madeira que quebre depois de umas 6 horas de bateria ta valendo, se acha por qualquer 15 reais e ainda dá pra remenda com durex, ai dura mais um bom tempo, sem muitas frescuras, o lance ter várias baquetas mesmo, comprar baqueta mais cara que dura uma eternidade, essas coisas nunca dão certo, palhetas, baquetas, encordamentos, peles, enfim, tudo dura o seu tempo, s ecomeçar a fugir do normal é muito dinheiro e pouco retorno

Nelsinho Rocha
Veterano
# out/08
· votar


MANFREDINI
qualquer baqueta 7A, ponta de madeira que quebre depois de umas 6 horas de bateria ta valendo
e ainda dá pra remenda com durex

Entaum usa uma alba, p madeira 7A e tenta tirar um bom som dos pratos e ateh da caixa!!!
Agora, se vc soh toca essas pauleiras barulhentas aí...realmente não vai fazer diferença!!!!

ainda dá pra remenda com durex
Ave Maria...

harturo
Veterano
# mar/10
· votar


Bem... Meu estilo é pesado, eu bato com fé. Uso todas sem nylon, e ainda coloco borracha na baqueta pra não escorregar.
- R$9,00 Groovin hyckory (nogueira) 5A: leve, mas pouco resistente. Dá pra tocar uns 3 eventos com ela. dura umas 30 horas de ensaio.
- R$16,00 Liverpool marfim 5A: na maioria são pesadinhas, mas duram bem mais, acho q o dobro ou mais dessas groovin.
- Master, Vanguarda, Sem marcas...: sei q são curtas, nem sempre leves, são tortas e não costumam durar.
- R$25,00 Michael hickory 5A: Leve, resistente, pode vir torta, mas é boa. Não testei ela por completo.
- R$11,00 Spanking (não sei a madeira) 7A: Leve, durou pouco mas ensaiei bastante com ela.
1* Eu comprei uma bateria groovin e veio com ela um par d baquetas, acho q da mesma marca e a madeira devia ser marfim, pois a baqueta durou um bocado, parecia uma liverpool.
2* Não recomendo uso de baquetas de diferentes marcas, nem com fitas "economizadoras" tipo durex, isolante, ou silver tape.
3* Se vc comprar 2 ou mais pares de uma mesma marca pode te ajudar. vc usa um par, quando quebrar, vc guarda a q tá inteira. Usa o outro par e quando quebrar 1, vc junta as 2 q tão inteiras.
Algumas marca já estão vendendo trio por causa disso.
Espero ter ajudado
=]

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Baquetas - As que usam, dicas e técnicas