Por que existem poucos bateristas no Brasil?

Autor Mensagem
Amok
Veterano
# mai/08 · Editado por: Amok
· votar


A convite do MetalDrummer vou me meter neste tópico.

Ser baterista é difícil porque:
1. Bateria é um instrumento caro, mesmo os de nivel iniciante
2. Bateria é um instrumento barulhento;
3. Bateria não é um instrumento melódico e é uma tortura para os ouvintes dos aprendizes;
4. Bateria é muito desestimulante de estudar sem uma banda, e montar banda não é tão fácil;
5. Bateria é o instrumento mais difícil de transportar da banda (a não ser que tenha um pianista, rsrs). Então, os ensaios devem ser na casa do baterista. Pra isso, tem que ter espaço e tolerância dos outros moradores (pais, avós, irmã(o)s) e dos vizinhos;
6. Depois de superar todos estes obstáculos, o baterista ainda tem que aguentar as piadinhas. E quem pega as mina é o vocal e o guitarrista.


Como eu moro em Sampa, não tenho esta impressão de que bateristas são raros. Descobri recentemente que tem outro batera ensaiando num quarto, perto de meu estúdio, mas nem conheço o cara. Mas posso estar com a impressão errada.

Em tempo, sobre os dogmas:
1. Baterista não é músico
2. Ortopedista não é médico
3. Gordos são pessoas feias e infelizes

Se eu fosse levar a sério, já tinha me matado faz tempo.

[ ]´s

frankenstein
Veterano
# mai/08
· votar


Vc, virou guitarrista e não baterista pq?
1 vc achava que era mto complicado de tocar?
2 vc achou mto caro os equipamentos?
3 vc é fã de guitarra desde criança


cara comigo foi assim, amo batera, gosto demais de tocar.
mas não tive dinheiro, muito menos espaço pra tocar sem ser incomodado. fui pra guitarra.
mas ainda gosto muito mais da bateria

julio-tm
Veterano
# mai/08
· votar


eu sou baterista de alma desde que me conheço por gente, acho que um bom baterista e com presença no palco não tem em qualquer lugar e alem do mais faz a diferença.

eu acho que bateria alem de preparo psicologico e auxilio nos estudos tem que ter um físico muito bom, com agilidade e precisão. sem querer desmerecer os gordinhos, tanto que há varios bateras bons que são "fofinhos" demais.

concordo que um batera bom tenha que ter um set a altura, e este set deve sair os olhos da cara, tanto que voce pode optar por u kit de 3500 a 25000. dependendo de estilo, marca e gosto.

confesso que tenho uma quedinha por guitarra pois acho mirabolante os solos e riffs e tudo mais, mas não me dou bem com cordas. Mas até digo que to me acertando com elas pois comprei um violão e meus passa tempos quando não é a bateria é o violão.

para a questão dos poucos bateras que existem no brasil e até em outros países seja por falta de divulgação. pois são fases. pense comigo.

essa leva de guitarristas que tem agora são todos influenciados pelo momento dos guitarristas que foi entre as decadas de 80, 90 e até ha uns 8 anos atras.

mas creio que o numero de bateras esteja crescendo cada vez mais, pois eh nosso momento agora. vários bateras estão se destacando e influenciando outros garotos a gostar de bateria, e possibilitando que comecem a estudar e criar gosto pela bateria.

por isso eu acho que se queremos ter mais bateras em todo e qualquer lugar tod mundo, temos que começar a incentivar as crianças a gostarem de música e consequentemente a ensinalos algum instrumento musical, no nosso caso a bateria.

abraços

[ JuLiO ]St's

_RafaelBdM_
Veterano
# mai/08
· votar


comigo foi ao contrário eu era guitarrista, mais um belo dia eu sentei na batera do cara que era nosso batera na época fiz meu primeiro ritmo e foi paixão a primeira tocada, vo largar nunca mais!

6. Depois de superar todos estes obstáculos, o baterista ainda tem que aguentar as piadinhas. E quem pega as mina é o vocal e o guitarrista.
eu não axo isso, na maioria das vezes o batera chama muito mais a atenção e pega sim haha

Rodrigo Frejat
Veterano
# jun/08
· votar


Amok
6. Depois de superar todos estes obstáculos, o baterista ainda tem que aguentar as piadinhas. E quem pega as mina é o vocal e o guitarrista.
hehe negativo baixista que não pega ninguem, quando eu era baixista tocava em altos lugares e nunca peguei muié nenhuma, depois que virei baterista e montei uma banda, eu peguei a vocal só q to com ela ainda..hehe..
julio-tm
voce pode optar por u kit de 3500 a 25000. dependendo de estilo, marca e gosto.
2500 já é um bom set de pratos nacionais.

Heber_MG
Veterano
# jun/08
· votar


Rodrigo Frejat
depende da moda né, se tiver na moda pega baterista (pitty por exemplo) agente pega mais muié.

Baqueiro
Veterano
# jun/08
· votar


certa vez eu li que baterista é o cara que anda com músicos.

Baqueiro
Veterano
# jun/08 · Editado por: Baqueiro
· votar


motivos para não se tornar um baterista:

- sempre a bagunça dos ensaios vão ser em sua casa
- seus vizinhos não vão mais olhar pra sua cara
- depois que vc passou 1 ano juntando dinheiro e comprou sua batera, ainda vão faltar os pratos
- não dá pra guardar baquetas na carteira (só palhetas)
- em todo ensaio cada integrante da banda quer ter uma hora de tocar na batera, justo naquela horinha que vc foi beber agua... resultado: baquetas quebradas.
- vc é sempre o ultimo a terminar de desarmar as coisas
- vc tem que aturar os conselhos do vocal, que incorpora o maestro.
- as pessoas acham que vc deve levar sua batera pro show pq os outros estão levando seus respectivos baixos e guitarras
- é provavel que vc não pegue ninguem, a não ser que aprenda a tocar violão (e ande sempre com uma palheta na carteira)
- bumbo duplo será um sonho pra 99% dos bateristas. isso só existe em show do angra e no dvd de aquiles.
- pratos zildjian são mais de 1000 reais cada um.
- ninguem nunca acredita que vc é capaz de ler partituras

acho que depois de tudo isso eu me inspirei e incitarei a revolução do "Baterista não paga ensaio"... nada mais justo né? aheuiahiaeiauh

Vamos fazer camisas e divulgar na comunidade bateristica!

Rodrigo Frejat
Veterano
# jun/08
· votar


Baqueiro
"Baterista não paga ensaio"...
ja to nesta, só pago ensasio na minha banda principal, nas outras q eu toco eu não pago e ainda eles que tem que levar baquetas pra mim, fora que só toco em studio que tem bateria de Pearl Export, pra cima.

Baqueiro
Veterano
# jun/08
· votar


Rodrigo Frejat
tá bem servido mesmo. da ultima vez que eu fiz essa proposta a galera achou um desaforo, ai eu pulei fora... sou mais juntar uma grana e trocar de pratos!

Rodrigo Frejat
Veterano
# jun/08
· votar


Baqueiro
quais pratos vc usa? quais vc quer?

Baqueiro
Veterano
# jun/08
· votar


eu ainda uso o meu kit de solo pro, que foi o meu unico kit desde que eu comecei a tocar batera (ha 6 anos), mas eu tenho um crash octagon 15" rachado (que fizeram o favor de rachar pra mim enquanto eu bebia agua) e um splash 10" da wuhan que eh massa.

Rodrigo Frejat
Veterano
# jun/08
· votar


Baqueiro
nó,, eu tenho um set com 5 octagons 1 rmv e 1 orion,
não vejo a hora de trocar por um paiste.

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


po galera... nao sei realmente qual o motivo de poucos batera, mas vou contar um pouco da minha historia:

desde q me entendo por gente (sei la, 3, 4 anos de idade) meu hobby era ouvir musica. nao era brincar de carrinho e etc (nao q eu nao gostasse. gostava, sim), e para todo lado levava minha 'vitrolinha' junto.

com 5 anos, colocava pratos no chao e ficava batendo com facas. parece brincadeira ne? realmente, desde muito cedo eu queria mesmo ser baterista, e meu ouvido sempre foi razoavelzinho.

meus pais me deram uma batera? nao.
meus pais me matricularam em aula de batera? nao.

por que? realmente nao sei. mas, se eu fosse leigo e meu filho (que eu nao tenho) virasse para mim e dissesse: "pai, eu quero ser baterista!" eu pensaria: "putz, acabou o sossego."

q q eu fiz? arrumei um violao!!! aprendi a tocar um pouco. nunca fiz aula tb, mas consigo levar umas escalinhas até na boa e etc., mas realmente o q eu queria (e só) era tocar batera.

depois de mais velho q consegui juntar grana e comprar uma eletronica para tocar em casa. minha bateria mental (aquela q eu escuto, viajo e componho) toca tao bem qto à do Dave Weckl (por exemplo), mas na hora q eu vou executar nao sai qse nada ainda (tou fazendo aula aqui com um cara muito bom por sinal).

Se eu tivesse tido investimento qdo novo talvez hj pudesse ser um bom baterista. Fazer o q. Nunca tive dúvida q era isso o q eu queria para mim, mas acho q ninguém deu muito ouvido. Se eu tivesse dom pra ser guitarrista mesmo, já podia ser um Ardanuy da vida, pq pelo menos instrumento eu tinha :(

É isso aí. É o drama.

HUAhuah abraço a todos.

Pedro.

wagnerbutterfly
Veterano
# ago/08
· votar


MetalDrummer

concordo com vc em gênero numero e grau.

MAs sobre as escolhas dos iniciantes...
Acho que com 2 anos numa guitarra já dá pra fazer bastante coisinha.
Numa bateria o buraco é mais embaixo. Tenho um respeito muito grande pelo instrumento.

Se o cara vai numa escola é pior, vai ouvir de professor que só vai poder amassar prato daqui a 4 ou 5 anos, aí é que o moleque desanima de vez.
Esquecem de dizer que um bom baterista nunca fica sem tocar.

Mas acredito que o espaço e a paciência necessária da família contam muito nessa escolha. Eu num impulso insano acabei convencendo a patroa a desmontar o quarto de dormir pra montar um "pseudo estúdio", só porque resolvi ter uma bateria em casa. De outra forma seria impossível.
Fico pensando quantos pais seriam tão retardados como eu. Acho que bem poucos.

Mas eu me dispus a aprender musica. Só tocar musiquinha da moda numa guitarrinha não vai fazer minha cabeça. Essa conversa eu deixo pra minha filha de 16 anos. Daqui a pouco ela acorda.

Rodrigo Frejat
Veterano
# ago/08
· votar


pedrito
velho nunca e tarde pra aprender, comecei com 21 anos a tocar batera, fiz aula 1 mes s´´o, e o que tem nego querendo montar banda comigo nao ta escrito,,, hj msm teve um kra me procurando para tocar, disse a ele que ja tinha 3 bandas, se eu tiver que tocar com ele, nao iria pagar studio e nem show etc... e o kra aceitou, nao sou nenhum foda na batera, toco stilo Dave grohl, e faço umas coisas tipo o ex batera do System, mas nada mto foda.
Igual ja ouvi falar que dom nao existe, mas, fiz aula 1 mes, nunca mais fiz aula, e nem estudo em casa, pq nao tenho batera, e fico com preguiça de fazer rundimentos, so treino na hora do ensaio msm com as bandas.
nem eu mesmo entendo o que ouve comigo para eu ticar assim, acho que quando toco deve descer alguem em mim,huahua.
mas isto ai kra dedica mto pq batera, tem mto mercado e com o tempo vc vai estar fazendo igual eu exigino coisas hehe,, a proxima vou exigir 1 par de baqueta por ensaio huahua "zuera"

pedrito
Veterano
# ago/08
· votar


Moderador: foi mal ter votado na mensagem do Rodrigo... sou novato e fiz m*rda e isso nao vai acontecer denovo :D

Rodrigo,

então cara, mas q q acontece... eu tb nao sou TAO ruim, mas como eu gosto muito de musica, eu me escuto tocando e etc e sei que tem MUITO ainda pra melhorar... mas eu consigo levar um som marromeno ueahueha... mas, sinceramente, nao vou ficar satisfeito enqto nao tiver num nivel bom mesmo.

Eu só fiz 2 aulas... o cara é muito bom aqui de BH inclusive, chama Arthur Rezende... manda muito... e tou fazendo os exercicios diariamente pra fazer valer a grana q tou pagando pra ele (q nao é pouco, mas vale pelo músico q ele é).

Da uma olhada no meu vid. ai, mas nao vale zoar hein uaahuhua... abraço.

Eleanor Rigby Jazz - Dm5 + Drum7

É isso ae velho!!

abraço.

baterafab
Veterano
# nov/08
· votar


Pow eu acho que tem um bom número de bateristas sim,pow o Brasil é grande e em quem vc chega as pessoas dizem sou guitarrista ou baxista,mais tem u bom pessoal sim na batera.E a cada ano vem aumentando o n°!!
Vlw!!!

pedrito
Veterano
# jan/09
· votar


Na verdade agora sinto mais falta de baixistas em BH pq vivo procurando um e não encontro. Batera já tem eu então tá valendo. hehehe.

yurinick
Veterano
# jan/09
· votar


Galera,

Sempre pensei algo que pode até ser verade:

"Quando criança ,assistí muitos desenhos ,propagandas e filmes em que os personagens(quando tocavam algo) tinham quase sempre a mesma personalidade:

*Baixista:Um cara calado,quieto e melhor amigo do guitarrista.
*Vocal: O cabeça do grupo,um cara cheio de atitude e disposição.(Geralmente o personagem principal).
*Guitarrista:Outro cara "pra frente" e cheio de marra,(outro que geralmente é o personagem principal).
*Baterista:Um cara meio esquecido,caladão e bruto,geralmente só toca..nem fala ou opina alguma coisa..

Sei lá,mas parece que desde pequenos,ao ver esse tipo de cena, nós aprendemos que a guitarra e o vocal são MUITO mais "radicais" que os outros e por isso a maioria das pessoas tende para a guitarra e o vocal(o vocal nem tanto, pois a voz do adolescente muda, e até lá ele já desistiu de cantar).

É o que eu penso....comentem!!!

AMdrummer
Veterano
# jan/09
· votar


cara, pode ate ter bastante batera aqui no brasil. mas geralmente o pessoal fala mais do que faz. por isso quando você encontra alguem bom mesmo, o cara geralmente ta em mais de uma banda.

essa é minha opinião.

Abrs!

AMdrummer
Veterano
# jan/09
· votar


o que o yurinick falou é a real também.

baterablogs
Veterano
# ago/09
· votar


Fala ai galera blz????
eu entrei no tópico pra convidar a todos para acessar meu blog sobre bateria.
la vocês vão encontrar uma grande quantidade de conteúdo sobre bateria deus do mais básico até o avançado
clique aqui para acessar

Batera Blog's

baterablogs
Veterano
# ago/09
· votar


Fala ai galera blz????
eu entrei no tópico pra convidar a todos para acessar meu blog sobre bateria.
la vocês vão encontrar uma grande quantidade de conteúdo sobre bateria deus do mais básico até o avançado
clique aqui para acessar

Batera Blog's

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que existem poucos bateristas no Brasil?