Por que existem poucos bateristas no Brasil?

Autor Mensagem
Rodrigo Frejat
Veterano
# mai/08


Ola galera..
Bom estou aq, para fazer uma perguntinha.
Vc, virou guitarrista e não baterista pq?
1 vc achava que era mto complicado de tocar?
2 vc achou mto caro os equipamentos?
3 vc é fã de guitarra desde criança?

Eu virei baixista antes de me tornar baterista pq achava que era mto caro os equipamentos, e agora vi que não é; é mto mais barato do qe ser guitarrista ou baixista.

Esta enquete é para saber o motivo pq existem tantos guitarristas no Brasil, e pq são raros os bateristas, estamos sem concorrencia,huahua,, ainda bemm,rsrsrs
flw ABRAÇOS....

Rodrigo Frejat
Veterano
# mai/08
· votar


Alguem??????

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


Rodrigo Frejat
Por que existem poucos bateristas no Brasil?
ô doido ... vc acha que tem poucos bateras no Brasil???? Eu acho que tem batera pra caramba ... só perde pra qtidade de guitarristas ....

Rodrigo Frejat
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida
Mais realmente tem pouco..
Eu depois que eu virei baterista nunca tanta banda me procurou pra tocar, já cheguei a tocar em 4 bandas diferentes na mesma epoca,
teve nego do Rio de Janeiro me chamando pra tocar sendo que sou de Belo Horizonte..

Bom pode ser tambem que tem poucos bateras em BH..

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


Rodrigo Frejat
já cheguei a tocar em 4 bandas
A cara isso deve ser pq vc deve ser top ... Conheço uma pá de músicos top que fazem N trabalhos e outros só bons que ficam com 1 trapozinho de merda ...

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


Rodrigo Frejat
eu acho que tem pouco baterista em qualquer lugar, assim como tem muito guitarrista em qualquer lugar.

se voce assistir o beatles anthology vai ver que em liverpol no começo da decada de 60 eles ralaram pra arrumar baterista.

bateria é um trambolho. sai muito mais caro pra começar a tocar. guitarra voce compra uma furreca por 500 reais; se começar com violão, 200~300. bateria não menos de 1000.
é um trambolho, não tem onde colocar. minha sala acabou desde que meu irmao comprou uma bateria (mas agora tenho baterista pra tocar).
faz muito barulho. nao da pra abaixar volume, nao da pra tocar baixinho.

enfim, acho que tudo isso limita um pouco o inicio do aprendizado. acredito que hajam muitos interessados, dificil é viabilizar.

leo_lol
Veterano
# mai/08 · Editado por: leo_lol
· votar


exatamente
até eu ja fui convidado pelos montes de amigos guitarristas q eu tenho...
pra mim começa assim: primeiro vem os guitarristas em massa, depois vem vocalista (em massa também), depois vem baixista e tecladista e por ultimo batersita...
a questão financeira é um dos principais motivos, mas oq ferra também, é q qualquer criança, quando escuta rock, fica imitando a guitarra, ou seja, ja vem um amor nela desde pequeno.
eu mesmo nunca vi uma criança fingindo q está batucando enquanto ouve musica.
e também tem o q o kiki disse.
o bebe é grande, faz barulho demais e vc não consegue abaixar (exceto no caso da eletrica)
eu mesmo , quando pequeno sempre gostei de guitarra, eu só fui ver o pq eu gotava da bateria quando eu via os solos de batera de mike portnoy, joey jordison, aquiles priester, entre outros =D
mas o negocio de muito guitarrista pra pouco batera é verdade

___Léo___

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


leo_lol
o kiki, por favor
=p

leo_lol
Veterano
# mai/08 · Editado por: leo_lol
· votar


vish cara, foi mal mesmo :S
nem sabia é q eu conheço duas mininas q se apelidam como kiki
malz

vo editar aquilo

kiki
Moderador
# mai/08
· votar


leo_lol
kkkkkkkk
normal

eu mesmo já conhecia algumas kiki's
e só eu e mais um kiki homem.

Rodrigo Frejat
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida
eu top,, quem dera,, tenho 5 meses que toco.
+ tipo pelo que eu vi to tocando + que uns bateras que tocam a mais de ano msm , mais nada de anormal, + um dia eu chego lá...rsrsrs
flw abraços

Rodrigo Frejat
Veterano
# mai/08
· votar


kiki
Realmente pra começo bateria é mais caro msm, mais depois que eu comparei, tipo.
Batera Pearl boa tipo 6,000 pratos zildjean 3,000 = 9000
Guitarra gibson, tem umas de 10,000 fora os ampli..
No kso de virar profissional a coisa muda completamente,, a batera fica mais barato do que as aparelhagens de guitarra.

+ é mto barulhento msm, grande de +, fora q é maior saco pra montar, + pra quem gosta compença..

vlw pelo post,, abraços...

guga1232000
Veterano
# mai/08
· votar


O problema eh q os pais não encorajam muito porque não querem ficar aguentando a barulheira dos estudos...

Fernando de almeida
Veterano
# mai/08
· votar


O problema eh q os pais não encorajam muito porque não querem ficar aguentando a barulheira dos estudos... (2)

netinho20
Veterano
# mai/08
· votar


Cara o que eu pude perceber é que a galera nao tem disposiçao p estudar bateria. Eu conheço muitos que começam a estudar e desistem, por que tem aquela coisa: quem nao conhece pensa que bateria é so sentar e bater e ai quando dão de cara com rudimentos e tecnicas nao querem estudar. Pelo menos para voce iniciar, a guitarra é menos complicada que bateria, que exige coordenaçao e tantas outras coisas.

MetalDrummer
Veterano
# mai/08
· votar


eu discordo completamente sobre a falta de bateristas no brasil...

eu acho que deva ter pelo menos o mesmo tanto de bateristas e guitarristas...

eu acho que o mundo tá em falta de vocalistas...


mas voltando ao tópico, numa feira como a Expomusic de São Paulo por exemplo, é fácil vc encontrar garotos de 10 anos de idade fazendo um solo de bateria que faz com que vc tenha vontade de parar de tocar, do mesmo jeito que eu vi numa expomusic, acho que de 2001 quando um mulequinho que não tinha mais que 12 anos de idade, subiu numa Ludwig de dois bumbos que estava num lugar bem alto e fez um solo pra multidão ali presente. Me lembro que fiquei triste.

Seguindo a linha de raciocínio, no mesmo evento, enquanto eu aguardava a fila pra comprar meu ingresso, na minha frente tinha dois velhinhos (velhinhos mesmo) batendo o maior papo sobre pratos e eles manjavam muito. E eu pensei há quantos anos aqueles dois tinham de bateria, talvez 40, 50 anos de bateria nas costas.

O que eu acho que acontece é que baterista por ficar atrás no palco já não apareça muito e isso deve acontecer no dia-a-dia do baterista também, mas não por culpa dele e sim por causa da sociedade, que desconhece o instrumento e acha que aquilo foi feito só pra bater, desacreditando e rindo quando dizem que a bateria também pode ser um instrumento melódico, dentre outros preconceitos. Hoje, infelizmente o baterista não é visto como músico.

Eu estava vendo o Programa do Jô na entrevista com o Dr. Sin e o baterista Ivan Busic se referiu como um músico e o Jô disse: "Ahh, então quer dizer que vc se considera músico? Até onde eu sei vc é baterista" e aí todos caíram na gargalhada, e o saxofonista Derico, do Sexteto contou uma piada de baterista.
Todos os músicos ali presentes sabem que tudo que foi dito é uma INVERDADE, mas e os leigos (que é a maioria) ali presentes? E a quantidade de leigo que está assistindo em casa? Claro, baterista não é músico! Vou acreditar no Jô porque ele é inteligente!

Parece um desabafo mas não é...pois todos nós sabemos que não é bem assim!

Diino
Veterano
# mai/08
· votar


Fernando de almeida
ô doido ... vc acha que tem poucos bateras no Brasil????

iaheiauhauehaoeihae

po, to a um ano procurando um pra minha banda, como eu sou guitarrista agora, nao tme batera, na epoca q eu era batera, eu tinha no minimo 2 bandas.

MetalDrummer
eu acho que o mundo tá em falta de vocalistas...

concordo, o q falta é vocalistas q CANTEM, e bateristas, tecladistas dps dos dois.

Rodrigo Frejat
Vc, virou guitarrista e não baterista pq?

virei guitarrista qdo conheci o nu metal e me maravilhei nu som dos mesas boogies...

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


MetalDrummer

Mas tem piada de todo tipo de músico. É verdade que uns tipos são mais "estereotipados" que outros, mas são apenas piadas. Em orquestra por exemplo, há muito mais piada de violistas, contrabaixistas, percussionistas e maestros do que de outros músicos, mas há piadas de todos. Eu toco contrabaixo em orquestra, e me divirto com as piadas envolvendo meu instrumento(assim como as piadas dos outros), e eu mesmo as conto para outros músicos. Não se sinta mal por isso, e inclusive acho que a maioria das pessoas(mesmo leigos) sabem que os bateristas são músicos, apesar da piada...

guga1232000
Veterano
# mai/08
· votar


Concordo que faltam vocalistas e tecladistas...
Dependendo do lugar é difícil achar músico de qualidade, acho que varia muito de região pra região.

TG Aoshi
Veterano
# mai/08
· votar


Não que bateras sejam raros, e escassos, mas é mais difícil encontrá-los que outros tipos de instrumentistas por aí...
Quando o assunto é instrumentista de qualidade, acho que a situação piora em qualquer área, ainda mais aquelas em que o fator qualidade pesa MUITO, como no caso de vocalistas (poxa, vocal ruim é foda de aguentar...).

Bom, voltando a bateria...

Acho que a batera traz uma série de problemas que limitam o acesso ao instrumento. O primeiro é financeiro: com uns 300 reais, as vezes até MUITO menos que isso, e vc já consegue começar com um violão, com um pouco mais, vc vai de guitarra, ou baixo e mais um amp, já a Batera só pela casa dos 1.000 reais.
Fora isso, como o kiki disse, é grande, ocupa espaço, e além de tudo não tem a mesma portabilidade de outros instrumentos (só não perde pro piano, huehueheuheu! =p).
É MTO barulho! Apartamento pequeno, instrumento acustico?! NEM FODENDO! Eletrônica? Uma facada... XP
Sem contar com os problemas que o barulho pode trazer: vizinhos, reclamações, gasto com isolação, ouvido, etc...

A guitarra, por exemplo não: você leva pra qualquer lugar, é fácil; é relativamente barata (Gastar mais de 5.000 pra ter uma guitarra é luxo, acho que uns 2.500/3.000 em uma guitarra + 1.xxx numa pedaleira, é um equipo básico, mas já é excelente; volume? <o> é só mexer naquele botão ali, ó! /o/;

Agora, convenhamos, interesse é o que não falta, o problema, como disse, é mesmo acessibilidade... ToT

MetalDrummer
u estava vendo o Programa do Jô na entrevista com o Dr. Sin e o baterista Ivan Busic se referiu como um músico e o Jô disse: "Ahh, então quer dizer que vc se considera músico? Até onde eu sei vc é baterista" e aí todos caíram na gargalhada, e o saxofonista Derico, do Sexteto contou uma piada de baterista.
Todos os músicos ali presentes sabem que tudo que foi dito é uma INVERDADE, mas e os leigos (que é a maioria) ali presentes? E a quantidade de leigo que está assistindo em casa? Claro, baterista não é músico! Vou acreditar no Jô porque ele é inteligente!


Como o
makumbator disse, piada de músico existe pra todos os gostos! =p
Sinceramente, não concordo com o que vc disse... Tem que ser muito burro ou ingênuo pra levar aquela piada como verdade.

Heber_MG
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator disse, piada de músico existe pra todos os gostos! =p
Sinceramente, não concordo com o que vc disse... Tem que ser muito burro ou ingênuo pra levar aquela piada como verdade.


discordo, o povo que asisti o jô acredita em tudo que ele fala, é igual mari moon na MTV, se ele nao encerrou a piada dizendo que ele estava brincando, as massas globistas devem estar até hoje acreditando nele.

Soulface
Veterano
# mai/08
· votar


PQ o Slash não toca bateria.

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Heber_MG

Mas nesse caso são pessoas muito burras e/ou ingênuas. As piadas não podem ser extintas apenas por causa de manés com 1/2 neurônio.

Heber_MG
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator
A globo faz uma lavagem cerebral neles, muita gente acha que as igrejas protestantes são daquele jeito que apareçe na novela das oito,mais isso é outra historia.
Eu fico feliz quando acho outro baterista, pareço até um brasileiro encontrando outro no EUA.

Rodrigo Frejat
Veterano
# mai/08
· votar


Heber_MG
Eu fico feliz quando acho outro baterista, pareço até um brasileiro encontrando outro no EUA.
Eu tambem

MetalDrummer
Veterano
# mai/08
· votar


makumbator
Mas tem piada de todo tipo de músico. É verdade que uns tipos são mais "estereotipados" que outros, mas são apenas piadas. Em orquestra por exemplo, há muito mais piada de violistas, contrabaixistas, percussionistas e maestros do que de outros músicos, mas há piadas de todos. Eu toco contrabaixo em orquestra, e me divirto com as piadas envolvendo meu instrumento(assim como as piadas dos outros), e eu mesmo as conto para outros músicos. Não se sinta mal por isso, e inclusive acho que a maioria das pessoas(mesmo leigos) sabem que os bateristas são músicos, apesar da piada...

Não sei porque vc pensou que eu fiquei triste com as piadas. Sou advogado e recebeo pelo menos uma piada de advogado por dia, se isso fosse um problema pra mim, eu não trabalhava. Eu nem ligo pra essas piadas e sendo bem sincero, achei a piada do Derico muito engraçada e eu ri muito por conta dela, e no final do meu post, para nosso deleite eu contarei a todos.


TG Aoshi
Como o
makumbator disse, piada de músico existe pra todos os gostos! =p


A questão que eu indaguei não é a piada em si, e sim a visão de como a sociedade vê um baterista ou o instrumento. Pois realmente muita gente acredita que o baterista não é músico, enfim, as coisas que eu disse lá em cima, mas isso não me preocupa, porque o quê eu quero é fazer o show, tocar bem pra cacete e fazer com que as pessoas comentem em suas casa "porra, aquele batera era foda, hein". Isso já tá de bom tamanho, sendo músico ou não sendo músico (do jeito que a sociedade vê a coisa). Mas aí tem outro mérito, que é a famigerada OMB, que deixa tanta gente na mão. Mas aí é assunto pra outro tópico.

==============================================

Como prometido. (vale lembrar que não lembro direito o que foi citado na piada em termos técnicos, ok? para os puristas e xiitas de plantão não me metralhem por ter dito algo errado).

A banda chegou pra ensaiar e era o primeiro dia de ensaio.

O tecladista virou pro guitarrista e disse:
- Si Bemol, A1, Samba!
O guitarrista virou pro baixista e disse:
- Si Bemol, Samba!
O baixista virou pro baterista e disse:
- Samba
O baterista virou pro percussionista e disse:
- Me siga!

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


MetalDrummer

hashashas, tem uma de maestro:

Sabe qual a diferença entre um maestro e um saco de merda?

Resp: O saco...

A questão que eu indaguei não é a piada em si, e sim a visão de como a sociedade vê um baterista ou o instrumento. Pois realmente muita gente acredita que o baterista não é músico,

Mes é isso que eu questiono, será mesmo essa a percepção da maioria? Não sei mesmo...alguns com certeza não consideram, mas é até ilógico o cidadão fazer música com seu instrumento, contribuir e tocar em conjunto com outros músicos e não ser considerado como tal.

Mas aí tem outro mérito, que é a famigerada OMB, que deixa tanta gente na mão. Mas aí é assunto pra outro tópico.

Diria que deixa a todos na mão, com exceção dos manda-chuvas! Vc como advogado, com certeza sabe das várias ações por todo o Brasil dispensando a carteira, além do fato do estado de São Paulo ter abolido sua obrigatoriedade. Quem sabe no futuro próximo não nos veremos livres nacionalmente e em definitivo desse órgão inútil e unicamente arrecadador.

MetalDrummer
Veterano
# mai/08 · Editado por: MetalDrummer
· votar


até ilógico o cidadão fazer música com seu instrumento, contribuir e tocar em conjunto com outros músicos e não ser considerado como tal.


makumbator

vc chegou aonde eu queria.

A percepção de Músico hoje em dia, se tornou ampla demais. Hoje QUALQUER UM aprende a tocar um instrumento e monta uma banda. Diria que virou uma moda, até.

Apesar de ter um pouco menos que 10 anos de bateria e ter quase a mesma experiência com banda, EU NÃO SOU MÚSICO e aliás, nem me considero baterista, porque, na minha opinião, baterista é aquele sabe tocar todos os estilos, mesmo que enferrujado, ele saberá mandar de jazz, passando pelo metal, caindo no samba e terminando num baião, xaxado, etc.

A concepção de músico é incrivelmente superior a isso que eu falei.
Muitos bateristas de estúdio, aqui no Brasil e lá fora, como o Cesinha, ou o Albinno Infantozi, por exemplo, as vezes nem sabem pra quem eles estão gravando. Entregam uma partitura de PIANO para eles e eles que se virem, e se viram muito bem, embora eles não saibam tocar outros instrumentos, mas se eles pegarem qualquer partitura, eles saberão como é a música e aí sim, colocar a bateria em cima.

Muita gente vai querer me matar por isso porque a maioria das pessoas HOJE, ESTÃO NESSA CONDIÇÃO: galera, montar banda e sair tocando por aí não faz com que vc seja um músico.

Tem muito músico de verdade aí deixando de tocar por causa de pessoas como nós (uhauahuha).
Tem banda de baile de formatura (músicos de verdade, credenciados, formados e etc) perdendo espaço pra banda que foi formada pelos formandos daquela noite.
Tem banda de samba clássico, como Fundo de Quintal perdendo espaço pra esses Inimigos da HP da vida aí, que é formada por engenheiros e etc.

O exemplo é ridículo, mas seria quase a mesma coisa se um músico de verdade se metesse no trabalho de um advogado, ou de um engenheiro.

E tem outra coisa, a OMB e o Sindicato não estão nem aí. Tirar uma carteira de músico profissional é SIMPLES E RIDÍCULO. Vc chega e tem examinador que tem a manha de pedir pra vc fazer uns rudimentos na borracha de estudo e PRONTO! Vc tem a carteira e pode esfregá-la na cara de todo mundo.

E se a OMB fosse forte como a OAB(órgão que tá me dando a maior dor de cabeça, diga-se)? Garanto que metade das bandas que hoje existem não existiriam e seguindo a minha linha de raciocício de que temos muitos bateristas sim, provavelmente o número de pessoas que sabem tocar um instrumento continuaria a mesmo, porém quando alguém chegasse pra fazer um show, queria ver se a OMB deixaria.

É bem por aí que as coisas são.

Tá faltando o Amok neste tópico, uahuah

Dogs2
Veterano
# mai/08
· votar


o que tem pouco no Brasil é harpista e vibrafonista
baterista tem até ali na esquina

makumbator
Moderador
# mai/08
· votar


Dogs2

Verdade, harpista profissional acho que não chega a 20 no Brasil todo, e mesmo alunos há poucos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que existem poucos bateristas no Brasil?