Qual a tecnica para aprender mais fácil virada?

Autor Mensagem
leo_lol
Veterano
# jan/08


Então galera, eu sou novato no fórum e na bateria tbm...
Eu comecei meu sonho quando eu comprei miha bateria =D
eu toco a bem poko tempo, mas eu sei q é só treinar e talz, mas oq me complica mais é na hora da virada...
os ritmos eu me viro, da pra tirar ouvindo as músicas e talz, mas virada é um pouco mais dificil.
eu queria saber se vcs tem alguma técnica para aprender virada, ou até mesmo o nome de algumas (é q eu ouvi falar de um básica chamada relógio)
por enquant é isso ae, desde ja eu agradeço muito pela ajuda e até mais!

Valefort
Veterano
# jan/08
· votar


leo_lol

opa, seja bem-vindo =P

bom, quanto a tirar viradas, senta na sua batera lá e vai inventando umas, tente ser criativo
quando vc escutar algumas músicas vc vai pensar: caramba, já diz isso

agora, técnica pra isso eu nunca ouvi falar não

espero ter ajudado fi
boa sorte ;)

Amok
Veterano
# jan/08 · Editado por: Amok
· votar


leo_lol
Antes de sair inventando viradas, é extremamente importante ter consistência no andamento, portanto, procure, sempre que possivel, usar um metrônomo pra não correr o risco de variar o andamento. O vício mais comum entre os iniciantes é acelerar o andamento após uma virada, ou seja, o cara está fazendo seu groove, faz a virada e retoma o grove mais rápido. Sem o metrônomo, essa variação fica imperceptível, e o batera acaba achando que tá tudo certo. Os problemas aparecem quando o baterista vai ensaiar com a banda e os outros músicos reparam: quase sempre sai briga.
É preciso ter em mente que mesmo as viradas obedecem a uma divisão rítmica, e devem ser encaixadas dentro desta divisão. O tal "relógio", por exemplo, é uma virada de 4 tempos com 2 (ou 4) toques em cada peça na seguinte seqüência:
1º tempo: tom 1 (dois toques em colcheia ou 4 em semicolcheia)
2º tempo: tom 2 (idem)
3º tempo: surdo (idem)
4º tempo: Crash (um toque só, no começo do tempo do compasso).
Se a batera só tem um tom, a seqüência é caixa, tom e surdo. Pratique altenando 3 compassos de ritmo com um compasso de "relógio". Pro exercicio não ficar chato, alterne as viradas de 2 toques com as viradas de 4 toques. Mesmo para um principiante, o "relógio" pode parecer muito simples, mas é um exercício básico muito importante para se manter a noção de tempo durante uma virada.
À medida em que a sua noção de tempo durante as viradas for ficando mais consistente, comece a estudar rudimentos. Tem muita informação a respeito aqui no fórum, é só usar a busca. Os rudimentos foram inicialmente criados para uso exclusivo nas caixas, mas podem ser facilmente transpostos para as diversas peças do kit de bateria, com resultados muito interessantes. Com o tempo vc vai aprendendo a combinar padrões diferentes de rudimentos na mesma virada. Tenha em mente que isso leva tempo e exige muita dedicação, mas se vc se esforçar o suficiente, dentro de algum tempo vc estar criando e executando viradas cabulosas de 2 compassos com rapidez e precisão.

Bom, se ficar mais alguma dúvida, é só postar, blz ?

[ ]´s

leo_lol
Veterano
# jan/08
· votar


valeu galera, por isso q esse fórum é um dos melhores.
então no caso é preciso só de um metronomo ou regulador de tempo pra eu não pular ou passar o tempo de execução de uma virada?
dae qualquer coisa q eu fizer ou ficar praticando o tal "relógio" já vai ser o suficiente pra eu ficar atento as viradas e talz?
bom galera, eu tenho só q estudar mesmo, mas tudo na pratica (já q eu tenho minha bateria disponivel aqui em casa e posso tocar ela todos os dias)...
e gente se possível, vcs poderiam tbm me dizer qual a peça mais importante depois das q vem geralmente numa bateria (2 tons, caixa, chimbau, bumbo, ataque e surdo)?
valeu mais uma vez o obrigado pelo esclarecimento ;)
fuiz

Valefort
Veterano
# jan/08
· votar


e gente se possível, vcs poderiam tbm me dizer qual a peça mais importante depois das q vem geralmente numa bateria (2 tons, caixa, chimbau, bumbo, ataque e surdo)?

isso depende do seu gosto e do tipo de música que vc toca..
vc normalmente sente q está faltando alguma coisa quando vc toca as musicas q gosta(um terceiro ton, um surdo a mais, pedal duplo, um crash, splash, china a mais)..

Amok
Veterano
# jan/08
· votar


leo_lol
no caso é preciso só de um metronomo ou regulador de tempo pra eu não pular ou passar o tempo de execução de uma virada?
Quase isso. As viradas devem preferencialmente caber dentro de uma divisão rítmica de modo que terminem no primeiro tempo do compasso seguinte. NMO, a principal função do metrônomo é ajudar a não sair do andamento depois da virada, mas ajuda tb nesta função de controlar o tempo da virada propriamente dita.

e gente se possível, vcs poderiam tbm me dizer qual a peça mais importante depois das q vem geralmente numa bateria (2 tons, caixa, chimbau, bumbo, ataque e surdo)
Vc não citou o ride. Se seu kit não veio com um, deve ser seu primeiro upgrade. Com uma configuração "4+3" (4 tambores + 3 pratos) já dá pra fazer misérias. Um kit "5+3" já pode ser considerado completo pra maioria das aplicações). Para um iniciante, não vale muito a pena ficar pensando em expandir o kit; acho muito mais sensato investir em estudo e técnica.

[ ]´s

leo_lol
Veterano
# jan/08
· votar


Amok
Vc não citou o ride. Se seu kit não veio com um, deve ser seu primeiro upgrade.
então oq seria um ride?
mesmo eu não precisando dar um upgrade na minha batera agora, seria mesmo só pra saber qual a principal função dele, e oq ele melhora na música (eu acho q meu estilo de tocar é rock em geral, tanto hardcore quanto rock nacional, internacional etc)
é só agora praticar e na virada terminar no bumbo, que é onde começa o ritmo a ser tocado, não é isso... pois quando eu toco, eu sempre começo no bumbo qualquer música e acho q sai legal.
valws gente, muito obrigado...
obs: as dúvidas estão aparecendo e vcs vão ter q me ajudar... aushsau
valeu galera

Valefort
Veterano
# jan/08 · Editado por: Valefort
· votar


então oq seria um ride?

aquele grandão(usualmente entre 20 e 24 polegadas) que geralmente fica do lado direito próximo ao surdo.. que vc usa a cúpula e o corpo pra conduzir seu groove..
é conhecido como prato de condução

Valefort
Veterano
# jan/08
· votar


Por exemplo:
http://compremax.net/wp-content/uploads/2007/09/bateria.jpg

aquele da direita oh >>>
eh um ride

leo_lol
Veterano
# jan/08
· votar


Valefort
cara, eu uso o ataque onde está o ride...
é fogo, acho q por isso a minha dificuldade de voltar na música quando a virada acabar, pq ele está muito longe do chimbal...
é conhecido como prato de condução
então, mas a condução não é o chimbau q faz? ou isso tem outro nome?

OniKage
Veterano
# jan/08
· votar


a peça mais importante da bateria é você. corra atrás de um professor, tem muita coisa mais importante prá se estudar no começo do que viradas. não se limite a ser auto-didata se você puder, pois é muito importante ter supervisão nessa fase inicial. pelo menos é minha opinião.

Valefort
Veterano
# jan/08 · Editado por: Valefort
· votar


leo_lol
cara, eu uso o ataque onde está o ride...

Pois é, muitas baterias vem desse jeito:
http://www.meloteca.com/imagens/instrumentarium/bateria.jpg
o bom de bateria é q vc pode mudar e deixar do jeito q vc quiser
mas com o tempo essa dificuldade de voltar na musica dps da virada acaba..

então, mas a condução não é o chimbau q faz? ou isso tem outro nome?

vc pode "conduzir" de várias maneira, com chimbau(hit-hat, hi-hat ou hat) com o ride... mas especificamente esse prato ride é conhecido como condução ^^

Valefort
Veterano
# jan/08
· votar


vc também pode "improvisar" uma condução batendo na cúpula do seu crash, mas essa medida é só pra quem não tem ride e quer ter um som um pouco parecido.

como o OniKage falou ali em cima: corra atrás de um professor... ele vai tirar todas suas dúvidas e te ensinar tudo de um modo batuta \o\

Amok
Veterano
# jan/08
· votar


leo_lol
as dúvidas estão aparecendo e vcs vão ter q me ajudar... aushsau
Novato é assim mesmo... Quanto mais aprender, mais quer saber.

Eu sugiro que vc dê uma boa estudada no glossário, para se familiarizar com os termos que são usados aqui no fórum.
O que o OniKage postou é importante: especialmente para iniciantes, um professor é fundamental. Mas enquanto não rola professor pra vc, a gente ajuda como pode.

Vc diz que a virada termina no bumbo. Na verdade, o bumbo (com ou sem crash junto) marca o primeiro tempo do groove após a virada, ou seja, apesar de parecer que o bumbo finaliza a virada, na verdade, ele marca é a retomada do groove.

[ ]´s

leo_lol
Veterano
# jan/08
· votar


valeu galera...
por enquanto eu to me virando...
e no caso do professor, eu ja estou vendo uns ae que ensinaram uns colegas meus mas por enquanto eu não to bem pra pagaar um, então eu vou me virando aqui e tentando tirar um som...
tbm ja estou empolgado com esse fórum, aprendi boas teorias aqui.
o legal é q só tem gente q manja mesmo e ja passou pelos problemas q eu esou passando agora =D
por isso eu agradeço me3us novos amigos de baqueta =P
valeu gente fui...

DionatanMcBrain
Veterano
# mar/08 · Editado por: DionatanMcBrain
· votar


Amok

Cara eu não entendo nada quase de teoria,só toco mesmo com meu ouvido,eu vi tu explicando pro leo_lol...1º tempo: tom 1 (dois toques em colcheia ou 4 em semicolcheia)
2º tempo: tom 2 (idem)
3º tempo: surdo (idem)
4º tempo: Crash (um toque só, no começo do tempo do compasso). a respeito da semi colcheia,minima,essas divisões ritmicas.entende,resumindo qual é a diferença de tempo e compasso,é uma coisa q eu não entendo muito bem!!!

DionatanMcBrain
Veterano
# mar/08
· votar


Eu li algumas coisas sobre partitura mas sem um professor é meio complicado!!!lá fala sobre minima,seminima,colcheia,semicolcheia,tempos de 4/4,2/2...eu não entendi muito bem!!!se tu tiver alguma dica agradeço mesmo!!!

duca tambasco
Veterano
# mar/08
· votar


vc faz uma virada de acordo com o tempo de pausa das

musicas !!!!!


valeu !!!! boa sorte

Nasch
Veterano
# mar/08
· votar


Em relação ao posicionamento dos componentes de uma batera pode até existir uma certa liberdade, dependendo do gosto, conforto e técnica de cada um.

Mas, aquela propaganda da BNB onde aparece o hat no lugar da condução (entre o segundo ton e o surdo), foge da lógica.

Amok
Veterano
# mar/08
· votar


DionatanMcBrain
Ih, cara, explicar teoria musical num fórum é bem complicado. Tem que ter alguém do lado te "cantando" os tempos pra vc entender o que é a divisão rítmica.

[ ] ´s

DionatanMcBrain
Veterano
# abr/08
· votar


Amok

Beleza cara!!!Valeu assim mesmo!!

Heber_MG
Veterano
# abr/08
· votar


cara eu aprendi a toca copiando outras pessoas.Eu ficava so zoiando os cara toca gravando tudo que eles fazia, ai depois eu sentava na bateria e so saia quando ja tinha aprendido.
Chego uma hora que eu mesmo comecei a inventa minhas proprias viradas.Hoje em dia, como ja tem ums 2 anos que toco bateria eu ja sei bastante coisa, eu invento um ritimo e um conjunto de viradas pra cada musica que toco.

Heber_MG
Veterano
# abr/08
· votar


Mas tem que treina muito e se esforça, nao pode desistir.

netinho20
Veterano
# abr/08
· votar


A melhor tecnica para aprender mais facil viradas é estudando e praticando. Existe exercicios para treinar. Voce comeca sempre com um groove simples, estude com metronomo. De incicio voce pode fazer um fill (virada) preenchendo apenas o ultimo tempo de cada compasso com 4 notas variando pelas peças da bateria (tipo caixa-caixa-tom1-tom2)seguindo o click, sendo que ira comecar o outro compasso com o bumbo junto com o crash. Depois voce vai aumentando o nivel preenchendo os outros tempos no decorrer do seu estudo quando for pegando a pratica, ai ja vai aplicando em outros grooves. Com o tempo voce vai inserindo pausas, acentuaçoes. Um dia voce vai realizar fills + complexos com facilidade. E muito importanteo uso do metronomo.
Voce pode tambem mesclar alguns fills que voce vê no Dvd, no show, mas tem que praticar sempre devagar e aumentando a velocidade aos poucos priorizando a "limpeza" do fill. De inicio, muitos pensam que essa pratica é chata e preferem apenas copiar daquele grande batera que ele admira, mas com estes estudos simples voce vai se familiarizando mais com o andamento do groove e a aplicaçao correta do fill. Amigo tambem te aconselho a estudar partitura. Para estudar voce tem que saber partitura, vai ser de muita importancia no seu processo de aprendizado. Tambem é interessante que voce esteja sempre pesquisando. Boa sorte para voce e que Deus te Abencoe!

Heber_MG
Veterano
# abr/08
· votar


Todo mundo so fala desse tal de metronomo, aonde eu compro isso?

netinho20
Veterano
# abr/08
· votar


Voce pode comprar na internet ou em uma loja de intrumentos musicais. Os mais simples custam +- R$ 40.00, o que voce precisa para estudo.

Heber_MG
Veterano
# abr/08
· votar


é como um relogio ?

netinho20
Veterano
# abr/08
· votar


O metronommo e um aprelho que ira marcar os bpm, ou seja batidas por minutos. Ele emite uma serie de click por minuto de acoro com a velocidade do andamento que voce programar. Por exemplo ajustando o click em 120 bpm ele ira produzir 2 click por segundo. Entao atraves do metronommo voce tem uma medida exata do andamento, dessa forma quando vaoce estiver estudando ou tocando uma musica voce se orienta pelo click do metronomo. Para estudo, por exemplo: voce vai estudar paradidle a 60 bpm, logo em cada som do click (cada segundo) voce ira aplicar uma nota. Quando se estuda com metronomo voce consegue se familiarizar com o andamento e sua evolucao e muito mais rapida. No caso do fill, com o metronomo voce sempe ira aplicar cada nota no momento exato se seguir o metronomo. Com o tempo de estudo voce se transforma em um "metronomo ambulante", seu senso e andamento evolui com o tempo. Por isso e bom ter um metronomo para estudar.

Heber_MG
Veterano
# abr/08
· votar


hammmmm, parece ate legal usar isso pra estudar.
vo ve se eu compro um essa semana.
vlw pela ajuda.

kbssuda
Veterano
# abr/08
· votar


O negocio éé estudaar

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual a tecnica para aprender mais fácil virada?