Nao to conseguindo afinar legal meu bumbo

    Autor Mensagem
    thor_
    Veterano
    # out/06


    ae galera, nao to encontrando um som legal pro meu bumbo....
    Deixo a pele de Ataque mais frouxa q a de resposta ou o contrario?
    Ponho uma almofada?

    flw

    Villegnon
    Veterano
    # out/06
    · votar


    coloquei umas 3 almofadas dentro do bumbo, fechei as peles..e pronto!! o som ficou bem pesado e encorpado....

    o único problema foi driblar minha mulher e sumir com as almofadas,sem que ela desse falta...heheheheheheh

    B4TER4
    Veterano
    # out/06
    · votar


    ranca a pele de resposta
    dexa o bumbo soh ca batedera

    afroxa tudo a batedera e aperte o maximo que consegue com a mao, buscando assim uma uniformidade(nusss) do som em cada parafuso

    a batedera vai t da o kick do bumbo, vc podera deixar ela completamente frouxa caso goste do kick feito
    mais lembrando que pode deixar frouxa, mais mto cuidado para naum deixar mtooo frouxa e dai ao tocar os parafusos irem se desprendendo e assim a pele afrouxando ainda mais

    a resposta vai t da mais o sustain do bumbo
    vai c facil afinar ela apos ter pego o kick do bumbo

    bom isso d almofadas deve primeiro perguntar se realmente precisa d almofadas
    mais vai testante, bota uma almofada tapando soh a resposta, soh a batedere, as duas entre outros

    agora naum vai matar o som do bumbo com as almofadas

    acho q eh isso

    flws

    harti
    Veterano
    # out/06
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/82128/


    da pra tirar umas ideias legais daki :)

    mas tipo, nao xeguei a conclusao ainda de como tirar do meu bumbo, d 22''x18, um som tipo, com kick avantajado :P e um sustain pekeno e tal....

    Amok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    thor_
    Depois de ler o tal tópico (ih, fui eu quem abriu...) posta aí, que tipo de som vc quer do seu bumbo ?

    harti
    Kick avantajado e sustain pequeno !? Metáforas sexuais à parte, imagino que vc esteja procurando um som seco e "estalado" (Ataque rápido e volumoso com sustain curto). Se for isso mesmo, posta aí que eu posso dar uns palpites.

    [ ]´s

    harti
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Kick avantajado e sustain pequeno !? Metáforas sexuais à parte, imagino que vc esteja procurando um som seco e "estalado" (Ataque rápido e volumoso com sustain curto). Se for isso mesmo, posta aí que eu posso dar uns palpites.

    uhahuahuauhahuahu
    termos bateristicos a parte :P exatamente isso q vc disse :)

    thor_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Amok
    eu quero um som grave....ttpw toco power metal, principalmente blind guardian, o bumbo ta um pouco agudo, nao ta legalo...é um bumbo rmv road 22"....

    flw

    Amok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    thor_
    Bem, vc tem que estar ciente que seu bumbo tem limitações. Normalmente, os bumbos de Power metal são maiores (tipo 24"x18"). Um bumbo de 22 não é capaz de gerar subgraves com muito peso.
    Mas existe algumas coisa que vc pode tentar: Utilize uma pele de maior massa (por exemplo as de pele dupla tipo pin stripe) no ataque, com algum tipo de abafamento, como muffler, almofada ou "rocambole", no ataque (batedeira). Cuidado para que o abafamento não seja excessivo, para não "sufocar" a pele.
    Trocar a pele de resposta por uma de boa qualidade também ajuda, mas não é obrigatório.
    Afine a batedeira o mais frouxa possivel sem que soe como um pote de plástico. Afine a resposta no mesmo tom. Utilize batedores de feltro. Se o volume for muito baixo, suba um pouco a afinação (1/8 de volta em cada parafuso por vez) até chegar a um som satisfatório. Se o som ainda não for suficientemente grave, talvez seja melhor tentar adaptar um subwoofer na frente da resposta.
    Boa sorte.

    [ ]´s

    Amok
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Amok
    · votar


    harti
    Esse som já é mais fácil de obter: Procure usar peles de filme simples com pad de proteção no ponto de contato do batedor. Utilize um abafamento tipo O-ring nas duas peles. Um jeito caseiro de fazer esse abafamento é usando peles velhas do mesmo tamanho: remova a pele, recortando-a rente ao aro de sustentação; recorte um disco interno centralizado com cerca de 18" de diâmetro. Vc deverá obter um anel com a borda externa curvada. Este é o O-ring. Encaixe o O-ring sob o anel de sustentação da pele a ser abafada, pelo lado de dentro. Instale a pele com o O-ring no casco. Para aumentar o controle, cole uma fita de espuma adesiva entre o O-ring e a pele. Tente fazer um desenho circular com a fita pra deixar mais bonito.

    Utilize também batedores rígidos (poliuretano ou madeira) e planos. Utilize uma afinação baixa na batedeira e um pouco mais alta na resposta.

    Boa sorte.

    [ ]´s

    harti
    Veterano
    # out/06
    · votar


    vou tentar hehe
    mas tipo, nao tenho outra pele aki sobrando, de bumbo, serve de tom? :D ow tem outra coisa q eu posso colcoar?

    thor_
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Amok
    jah utilizo esse tipo de pele, to com a Remo Ebony pin stripe...
    qt aos batedores, vc se refere aqueles todos de feltro??
    se nao for incomodo da pra explicar o esquema de abafamento ali, tpw, muffler, rocambole...

    vlw ae

    Amok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    harti
    A pele pra se fazer o O-ring tem que ser do mesmo diâmetro da pele do bumbo.
    Dêem uma olhada neste tópico.

    Amok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    E tou copiando um post que deixei num outro tópico. São intruções mais detalhadas sobre a construção do O-ring.
    Lá vai:

    Receita de "O-Ring/Muffler" caseiro.

    Ingredientes:
    1 pele de bumbo com pouco tempo de uso (a que já está no seu bumbo serve)
    1 pele de bumbo detonada, sem rasgo na borda
    1 rolo de fita espuma adesiva (encontrada em casas de faça-você mesmo); caso não encontre, substitua por feltro adesivo

    Utensílios:
    1 estilete com lâmina em bom estado

    Modo de fazer:
    Retire a pele batedeira do bumbo e reserve;
    Recorte a pele velha CUIDADOSAMENTE com o estilete: recorte um círculo no centro, usando como régua um prato que seja 4" menor que o diâmetro da pele (por exemplo, se o bumbo é de 22", use um prato de 18"); é preferível fazer o recorte sobre um carpete (cuidado pra não fatiar o carpete !); Descarte o círculo recortado.
    Uma vez aberto o círculo na pele velha, recorte-a com estilete, agora rente ao aro, após a curva da borda. O resultado deve ser um anel com a borad interna plana e a externa convexa.
    Cole a fita de espuma ao redor do anel, próximo ao recorte interno, na face convexa (antiga superfície externa) do anel.
    Encaixe o anel por dentro da pele original, fixando-o sob pressão no aro da pele.
    Recoloque o conjunto de volta no bumbo. Note que o muffler fica preso entre a borda do casco e a pele original. Afine seu bumbo a gosto.

    Enjoy !

    Opção: Esse truque pode também ser utilizado na pele de resposta, sem o uso da espuma adesiva.

    Quem quiser tentar, depois poste aí o que achou. Eu uso esse recurso pra não precisar de almofada. Questão de estética.

    [ ]´s

    pingovp
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Amok, você é phd em bateria, percursão ??
    Acho que você é ET, sabe de tudo...
    onde você estudou isso tudo?

    Amok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    pingovp
    sabe de tudo...

    Nem... eu sou é velho... hehe... mas ainda tou aprendendo.
    Toco bateria há uns 30 anos, assinei e li tudo quanto é revista de batera por muito tempo, conheci muita gente experiente, e adquiri a minha própria experiência no assunto. Sendo tiozinho, é natural que eu tenha um pouco mais de conhecimento teórico a respeito. Agora, tocar é outra coisa...

    [ ]´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Nao to conseguindo afinar legal meu bumbo