Som do bumbo

Autor Mensagem
Amok
Veterano
# mar/05 · Editado por: Amok


Galera dos tambores

Tou abrindo este tópico pra vcs dizerem como é o som dos seus bumbos, se é isso msmo que vcs queriam, e como conseguiram.

Meu bumbo de 22x 16 faz parte de um kit Pearl Export 1997 (possivelmente feito em mogno filipino). Eu estou usando uma pele Luen Dudu Portes com um muffler feito com retalhos de uma Pin Stripe velha na batedeira + a pele original da Pearl com um o-ring fino na resposta. A afinação da batedeira é média e a resposta um pouco mais alta. O batedor é de poliuretano da Pearl. Não uso almofada. O som resultante tem um "estalo" no ataque e um decay lento com um subgrave bem legal.
Eu gostaria de ter um pouco mais de pressão no ataque, mas seria necessário um tambor mais profundo.

É isso. Postem, galera ! Os bateristas amadores do Brasil agradecem !

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# mar/05
· votar


pressao vc ker dizer o q??? kick???
c for pra ter kick faz assim....coloca uma almofada dentro do bumbo gurdada na pele e solta a pele bastante

se vc kiser mais volume sem kick dexa sem alofada e estica bastante a pele

Pedro Mariano
Veterano
# mar/05
· votar


Amok
Depois que comprei meu IRON COBRA o som do meu bumbo ficou muito mais porrada... só pra constar que até o pedal influencia no som (obviamente).

Amok
Veterano
# mar/05
· votar


SeEk AnD dEsTrOy
Num é kick. É aquele som que vem depois do kick. Um sustain que não precisa ser longo mas deve ser bem encorpado, com mais volume nos subgraves. O travesseiro mata justamente isso, por isso não uso.

Pedro Mariano
Eu tou muito contente com o kick do meu bumbo. Mas falem ae, como eh o som dos seus bumbos? Contem aí como vcs fazem...

vlw

Is This It
Veterano
# mar/05
· votar


[img=http://img113.exs.cx/img113/6225/bateramarchetadaforsite2de.th.jp g]

e se vc usasse isso ??

Amok
Veterano
# mar/05
· votar


Is This It

Esse troço se chama subwoofer. Pelo que andei lendo, pode ser exatamente o que eu tou querendo, mas eu nunca ouvi e não sei se resulta em excesso de overtones. Alguém ae já ouviu um bumbo com subwoofer ?

Amok
Veterano
# abr/05
· votar


Respondendo ao movimento de valorização do fórum, estou ressuscitando este tópico.
Vamu lá, galeera !
Como é que vocês regulam, afinam, abafam, ajustam seus bumbos !?

[ ]´s

nicko_portnoy
Veterano
# abr/05
· votar


eu dexo as peles bem soltas , e pus uns cobertores velhos, uso um pedal janus com pele remo e protetor pro som fica bem grave

Amok
Veterano
# abr/05
· votar


nicko_portnoy
E a relação de afinação entre a resposta e a batedeira ? O cobertor abafa só a batedeira ou as duas ? Tua resposta tem furo ? diz ae...

Flw !

Amok
Veterano
# abr/05
· votar


Ae, galera, vcs naum tem bumbo, não ?

Thiago Yoshiki
Veterano
# abr/05
· votar


q mané afina o q!!!!!!!!!!!!!!

usa trigger

Thiago Yoshiki
Veterano
# abr/05
· votar


to zuando

minha Air Drums não tem som. só quando piso muito forte no chão e a vizinha reclama.

hahaha

isso é isso
Veterano
# abr/05
· votar


eu e meu bumbinho de 18 + powerstroke nos damos mto bem de fato

sustein médio, sem cobertor, sem furo, sem nada

e o de 22 com rmv avant + cobertor tampando 30% da batedeira+ furo na resposta+ peles bem soltas

Dreamchaser
Veterano
# abr/05 · Editado por: Dreamchaser
· votar


Como é que vocês regulam, afinam, abafam, ajustam seus bumbos !


Um modo típico de afinação é considerar que a batedeira controla a porção “Ataque” do som, e a resposta controla a porção “Sustain” do som.

Para maior “punch” afine a resposta umas duas notas acima da batedeira. Afine todo o tambor na mesma tensão.

Para um som “plástico”, use peles de filme simples afinadas no ponto mais grave possível, solte mais ½ volta em cada canoa. Um pirulito de feltro duro, sem protetor de pele funciona bem. Se usar pirulito de madeira ou plástico, use o protetor.

Um som “gordo” se obtém do mesmo modo que nos tons. Afine a resposta na nota mais grave possível e a continuação solte mais 1/16 a 1/8 de volta para cada canoa, cria-se um som “gordo, solto, dark”. A batedeira então se usa para alterar a altura. Note-se que a altura para um som “gordo” e certamente limitada.

Para se obter um pequeno estalo na resposta, seguido por um silencio de harmônicos, tente usar EQ pads colocados bem próximos de cada pele, de modo que quando o pirulito bater, a porção superior do pad (a seção dobrável) flutue para se separar da pele e retornar rapidamente a esta. Pode-se controlar este efeito pelo posicionamento do pad. Isto também funciona quando usados dois pads, onde um fica firmemente colado a pele enquanto o outro (colocado acima do primeiro ou contra a outra pele) proporciona aquele som descrito acima.

Não possui um pad ou travesseiro? Tente usar tiras de feltro de diversas larguras, situando elas próximas ao centro da pele, prendendo-as entre o aro e as próprias, esticando-as firmemente. Como guia, tente tiras de 11 cm. Para bumbos de 20"; 13 cm. para os de 22"; e 14 cm. para os de 24". Usados em uma pele, equivale a 25/30 % de abafamento ou como dois EQ pads por pele. Também uma toalha dobrada e fixada na parte interna e baixa de uma das peles funciona. Um travesseiro de penas ou de espuma também funciona. Seja criativo! Qualquer coisa que toque sutilmente as peles há de funcionar. Para tentar aquele som do pad dobrável, tente com uma toalha colada na parte superior da pele de modo que esta flutue cada vez que a pele seja atingida pelo pirulito.

Mantenha o bumbo o mais separado do chão possível, tanto quanto seu pedal e os pés do bumbo permitam, isto dará maior ressonância.

Amok
Veterano
# abr/05
· votar


Dreamchaser
Cara, eu tava interessado na TUA regulagem, não num artigo de outro site.

[ ]´s

Bernard Kopper
Veterano
# abr/05
· votar


Na minha batera, uma Pearl Export com bumbo d 20", eu coloquei um cobertor e o som tah matando a pau...

Amok
Veterano
# abr/05
· votar


Bernard Kopper
Blz, cara. Mas dê detalhes: o cobertor fica enrolado, dobrado ou socado dentro do bumbo? Ele abafa tb a resposta ? Que peles vc usa ? Como é que fica o som ? Suas informações podem ajudar outros bateristas, blz ?

[ ]´s

Guitar_Fury
Veterano
# jan/06
· votar


eu queria deixa meu bumbo mais seco.......tipo do Lars do Metallica ...
o meu é muito grave.......
ja coloquei um pedaço de espuma la dentro....oq devo fazer......
qual a diferença entre afinar a pele de resposta ou a outra ?
quero saber assim tipo....uma ficando mais solta o som fica de tal jeito.....a outra mais solta fica de tal jeito.....sacaram..?

=)

Amok
Veterano
# jan/06
· votar


O som de bumbo do Lars ( dos bateras de Death/Thrash em geral) resulta geralmente do seguinte ajuste: peles de filme simples com afinação baixa e um abafamento eficiente, usadas com um batedor rígido para obter maior ataque. Uma sugestão é a pele EQ3 da Evans, ou uma Luen Clear com o O-ring que eu mencionei acima. O batedor do pedal pode ser de madeira ou poliuretano. Se quiser improvisar, cole uma moeda grande ou uma chapinha de Eucatex usando contact na pele do bumbo no ponto onde o batedor de feltro toca a pele.

[ ]´s

asda
Veterano
# jan/06
· votar


O meu bumbo tem som de jarra de suco.

Jimmie Nert
Veterano
# jan/06 · Editado por: Jimmie Nert
· votar


Bumbo 22, da Rmv Expression

Eu coloquei uma almofada, um pouco grande pra dar uma amenizada naquele som agudo...agora ele ta um pouco mais seco, dando assistencia a caixa...ta bem afinado, e ta entrosado com o prato e com o chimbal, pra mim, ele ta perfeito...meu pedal eh da rmv tmb....um pouco largo, pq eu to tentando fazer rebote...
em relacao ao bumbo to otimo....
nao sei mto bem de nomes...tentei explicar com minhas palavras!

UnderCover
Veterano
# jun/06
· votar


Up, topico bom esse.

Eu não manjo afinar a batera ainda, no meu bumbo eu colocquei 2 cobertores finos, encostando na pele que bate e na pele de resposta.

não deixe muito frouxa a pele de batida, e deixei bem frouxa a pele de resposta. O som não esta do meu agrado ainda, eu queria atingir um som tipo uma batida de coração no bumbo.

Meu bumbo é um tagima, com uma pele RMV Hidráulica na batida e a original dela na resposta.

Se tiverem uma dica pra me dar agradeço :)


[]´s

B4TER4
Veterano
# jun/06
· votar


meu bumbo da turbo tah comandando d+, do jeitinho q kero
uma pegada bem forte, sem quase nda d ressonancia, nosss perfeito, da ateh dó vende ele =(

mais eu pra afina peguei uma almofada e takei dentro do bumbo e cubri cerca duns 30% a pele batedeira e pego uns 5% a pele d resposta

e enquanto as peles a minha resposta tah um pokinha mais alta q a batedora, mais as duas taum digamos q no meio termo, cerca d 1/2 ou 1 volta em cada parafuso

flws

DrummerZ
Veterano
# jun/06
· votar


Eu dexei a pele de resposta bem apertada, e a de bater regulada, meio q enrugada em uma das bordas. E dentro do bumbo, soquei umas esponjas, tapetes, uma almofada e uma capa de violão. Hehehe..
Peles: de bater e de resposta, Hidraulic. =)

Amok
Veterano
# jun/06
· votar


UnderCover
Tente trocar a afinação: abaixe a afinação da batedeira e aumente a da resposta; tente usar a técnica do rocambole: enrole uma toalha com um rocambole e fixe com fita crepe entre a pele de ataque e o casco pelo lado de dentro, no lado de baixo. Use um travesseiro pequeno encostado de leve na resposta. Acho que assim vc pode conseguir seu som de "coração". Se quiser ser um pouco mais radical, experimente usar o "rocambole" e retire a pele de resposta. Esse tipo de afinação era muito utilizado nos anos 70.

[ ]´s

UnderCover
Veterano
# jun/06
· votar


valeu Amok, vou testar isso no próximo ensaio, e posto aqui o resultado
:D

asda
Veterano
# jun/06
· votar


20 x 16 da Michael...


Meu bumbo mente e não sai o som que eu quero no tempo que eu quero...

Irei tirar o bumbo do kit da minha batera.

Amok
Veterano
# jun/06
· votar


UnderCover
Estamos aguardando...

asda
Não é que o bumbo mente. É que ele e seu pé não falam a mesma língua.
=P

[ ]´s

leossampaio
Veterano
# jun/06
· votar


Amok esse eu acho q vc vai gostar vumitao

meu bumbo eh um rmv scorpion 22x18

eu euso ele de 3 formas diferentes mudando apenas a pele de resposta
vamos lah
a pele patedeira eh uma performer saturn da rmv e sempre afino ela colocando o dedao apertando o meio da pele e vou apertando ate ela desenrugar depois so dou uma conferida pra ver se os parafusoa estao iguaizinhos

a espuma eh uma ondulada q vai ate a metade do bumbo e sobe ate um pouco mais da circunferencia dela e ela nao toca nenhuma das peles(isso da um sustain galera!!)

esses dois nunca mudam as diferencas comecam agora

opcao 1 (titular) pele de resposta pra bumbo rmv eu afino igual a batedeira so q um pouquinho mais tensionada e ela tem um furo pequeno na diagonal desse jeito eu consigo um bumbo com kick medio bastante potencia graves britais e sustain fdps parece um tiro de cahao num gaopao mas fica beem legal porrada e com definicao

opcao 2(john boham) sempele na resposta! isso mesmo ficam apenas a batedeira como escrevi a cima e a espuma eu me sinto tocando batera nos anos 70 muito massa ele fica seco e potente o som sai diretao

opcao 3 (bar buteco) na resposta eu coloco uma pele porosa afinada na mesma tensao da batedeira e sem furo nesse caso eu tenho menos volume q na primeira opcao com mais graves e um pouco mais de harmonicos agudos e quase nada de medio e um sustain medio essa da mais trabalho pra afinar pq fica mais dificil de controlar o som do bumbo mas eu acho q essa deve funcionar muito bem em bumbos menosres como os de 20" ou menores

Amok
Veterano
# jun/06
· votar


leossampaio
Aeew!
Blz !

Curioso vc não abafar a batedeira.

[ ]´s

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Som do bumbo