Microfonando uma bateria

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # out/06


    Existem várias opções e formas diferentes para microfonar uma bateria.

    Para quem tem grana uma boa opção seria os microfones:
    Bumbo - Shure Beta 52
    Caixa - Shure SM58
    Tons - Shure Beta 98
    Surdo - Shure Beta 98
    Chimbal - Shure SM 81
    Pratos - Shure SM 81


    Uma solução bem mais em conta para microfonar a bateria com microfones baratos:
    Caixa: Leson SM58
    Bumbo: Behringer XM8500
    Prato de ataque: Leson SM58
    Prato de condução: Behringer XM8500
    Chimbal: Behringer XM8500
    Tom grave: Leson MK36
    Tom agudo: Leson MK36
    Surdo: Leson MK36
    Os tons e o surdo possuem sons médios por isso podem ser captados por microfones do tipo Leson MK36 (um nacional bem barato) que tem uma faixa de frequência limitada aos médios.
    A caixa reproduz umas harmônicas médio-agudas por isso necessita de um microfone melhor. Leson SM58.
    No Bumbo é bom usar um microfone que capte bem as baixas frequências, e o Behringer XM8500 atinge até os 50Hz, e tem reforço de presença nos graves.
    Os pratos de ataque reproduzem um som médio-agudo por isso podem ser microfonados com microfones Leson SM58.
    O chimbal e os pratos de condução emitem um som bem agudo por isso é bom ser microfonado por um Behringer XM8500 que atinge até os 15kHz.
    PREÇO MÉDIO:
    3 Leson MK36: 3 x R$30 = R$90
    2 Leson SM58: 2 x R$60 = R$120
    3 Behringer XM8500: 3 x R$90 = R$270
    TOTAL: R$ 480,00


    A última opção como recurso de emergência seria microfoná-la com quatro microfones:
    Um no Bumbo.
    Um captando Chimbau e Caixa
    Um captando as outras peças que ficam a esquerda do baterista (geralmente tom agudo e prato de ataque)
    Um captando as outras peças que ficam a direita do baterista (geralmente tom grave, surdo e prato de condução)
    Todos os microfones que captam mais de uma peça devem ficar posicionados equidistantes das peças a serem captadas.
    Esses podem ser quatro mics Behringer XM8500.
    Esta opção não daria um bom resultado porque o ideal é microfonar peça por peça.


    Alguém tem outra(s) sugestão(ões) de microfones ???

    Benevides000
    Veterano
    # out/06
    · votar


    parabéns, hein! gostei do tópico, mesmo sendo guitarrista

    DrummerZ
    Veterano
    # out/06
    · votar


    El_Cabong
    num tava mto afin de ler, ms depois pensei melhor.
    Realmente, bom tópico. Qdo eu tiver $$ e depois q tiver minha batera montada como eu kero, vou investir nuns mics.

    Abraços!

    B4TER4
    Veterano
    # out/06 · Editado por: B4TER4
    · votar


    nossss que topico show

    to atrais mesmo de mics pra batera

    mais daonde que foi relacionado esses preços??
    pq 480 reais eu achei ultra barato
    eu num achei nenhum kit por menos de 600 e o kit do lesson tbm eh mais caro que 600 e vem bem menos mic que esses q vc citou

    bom mais vou dar uma peskisada nesses mics

    vlw mesmo por este topico


    viu mais uma coisa:

    agora quanto a mesa de som vc sabe algum pra me indicar que tenha um custoxbeneficio show, naum preciso d nda moderno, uma mesinha duns 8 e no max 12 canais
    tava vendo que as mais baratinhas saum da wattsom, elas prestam??


    abraços


    --------------------------------------------------------------------

    EDIT:

    bom peskisei aki sobre os mics e abaixo botei o q achei dos preços

    lol ctza q prestam mesmo?? um mic de 30 reais tem competencia pra tira um som bom dum ton ou surdo??

    MK36 - preço correto
    SM58 - naum consegui achar por 60 reais, a media foi por volta de 100 reais cada um
    XM8500 - nem consegui achar o mic

    B4TER4
    Veterano
    # out/06
    · votar


    num consgio edita o post de cima

    o XM8500 eu tava procurando como leson, owwww burrice

    intaum o XM8500 achei por sse preço q diz mesmo, na faxa dos 90 100

    El_Cabong
    Veterano
    # out/06 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    B4TER4
    O Behringer XM8500 está por 90 na www.joaberosa.com.br

    Cara, o Leson SM58 eu tinha visto no mercado livre por 60, mas se agora está por R$100 Nem pensar !!! o XM8500 dá um banho no Leson Sm58

    lol ctza q prestam mesmo?? um mic de 30 reais tem competencia pra tira um som bom dum ton ou surdo??

    Conforme está ali é uma solução econômica!!
    Certamente outros mics iriam captar melhor o som do surdo e tons, mas como a faixa de sons do surdo e tons é predominante nos médios este Leson MK36 quebra o galho. E nada como uma boa equalização na mesa!!
    Equalizando o timbre fica bom sim.
    Agora se quiseres um som melhor nos nos tons e surdo você pode trocar os 3 microfones Leson MK36 pelo kit de 3 microfones XM1800 da Behringer (em torno de R$140).

    diegocipriani
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Olá,

    É bom lembrar que a captação é um elo muito importante do audio.
    Mas um processamento tambem é bem vindo. Então antes de jogar
    o audio para o P.A. ou mesmo em gravações ( geralmente o estúdio
    ou a empresa de sonorização o fazem, mas caso você seja o responsável ), pode-se colocar um compressor, um noise gate
    muitas vezes é mais do que necessário, e reverb à gosto :P

    Um recurso bem legal, embora não agrade a todos e dependa do estilo,
    é usar um noise gate com recurso de side chain, e um reverb.
    Fica aquela caixa bem prolongada mais com um corte repentino do
    reverb. Muito usado em musicas mais lenta, da um toque de "feeling".

    Mas não só isso, podemos unir toda a dinamica e qualidade de uma
    boa bateria acústica microfonada, com a liberdade e inventividade de
    alguns efeitos.

    El_Cabong

    Boa iniciativa!

    Vale lembrar que se não me engano, os Beatles no começo da carreira,
    gravaram alguns discos com a microfonação que você chamou de
    "econômica". Embora, com apenas dois overall e um no bumbo.
    Não tenho certeza mais acho que eram eles.

    Mas, quando se pode, uma microfonação individual de cada peça,
    é muitooooooo interessante, alem de dar liberdade de tratar
    cada sinal de aúdio ( ou seja de cada peça ) individualmente.

    Abraços,
    Diego

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    diegocipriani
    Vale lembrar que se não me engano, os Beatles no começo da carreira,
    gravaram alguns discos com a microfonação que você chamou de
    "econômica". Embora, com apenas dois overall e um no bumbo.


    Isto é verdade. eu já gravei uma bateria usando 2 overall e um no bumbo e a sonoridade da bateria ficou bem parecida com aquelas dos anos 60, Beatles, etc. Nesta disposição os mic captam a reverberação do ambiente.

    Amok
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Até bem recentemente, as gravações de Neil Peart eram feitas com poucos microfones: dois para os bumbos, um para os hats, um para a caixa e dois overall. Atualmente, parece que foi adotado o "close miking" para todo o set. Haja canal.

    [ ]´s

    leossampaio
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    só vou opinar um cadim
    cara gostei das configurações q vc fez com os betas da shure mas eu trocaria o SM 58 da caixa e colocaria um SM 57 é mais duro e pega frequências mais próprias da caixa ou amp de guita(se esse for o caso) o SM 58 é mais indicado pra voz (mas nada impede de usar ele na caixa)

    sobre as microfonações masi simples com 4 mics é legal usar um no bumbo um na caixa(pode até ser na resposta pra pegar a esteira) e dois condensadores de capsula larga em cima dependendo até dá pra tirar o da caixa (mas acaba faltando esteira)
    em resumo acho q é isso existem outras coisas como angulação de mic mas vamos depois abrir um tópico sobre isso qndoconcluirmos este.
    pensem nisso
    vlw galera

    Amok
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    leossampaio
    Com condensadores por cima (over all) e um dinâmico por baixo dá pra ter um som razoável de caixa? isso é bom saber.

    Galera, estou com uma dúvida: eu só usei microfonação na batera quando toquei em ambientes muito grandes (tipo festival mesmo). Na maioria das gigs que participei eu não usava microfonação pois eram ambientes pequenos. Eu queria saber a partir de que tamanho (aproximado) de ambiente a microfonação é necessária pra uma performance ao vivo, pois pretendo começar a tocar em salões de festa e não sei se devo ou não microfonar a batera. Detalhe: tenho a mão meio pesada...

    [ ]´s

    Raphael cox
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Raphael cox
    · votar


    Amok

    ( lembrando que não sou nem baterista nem percussionista, mas usamos assim)

    Rapaz...

    acho que com mais de 350(ou até menos, dependendo do tamanho do espaço) pessoas em um ambiente, já é bom ter a bateria microfonada.

    Pessoal,

    tenho dúvida quando vou microfonar a percussão, quais são os microfones mais apropriados para, pensei em:

    Congas - Shure SM 57
    Bongos- Shure SM 57
    Taro-Shure - SM57

    John Block- dois: um Shure SM 81 e outro dinamico, não sei qual

    Pratos e Carrilhão- Shure SM 81

    está bom?


    valeu

    SwingBatera
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Amok
    Eu queria saber a partir de que tamanho (aproximado) de ambiente a microfonação é necessária pra uma performance ao vivo
    Vá pro ponto da casa de show mais distante do palco, ou pro banheiro, e peça pra alguém fazer um groove simples, mas que use todos os tambores da batera... se vc ouvir ALTO e CLARO beleza!!!!! Mas se vc tiver que por a mao atras da orelha para ouvir um dos tambores... microfone nele. Mesmo que seja pra ganhar um mínimo que seja de volume.
    Lembre-se que muitos fatores interferem na audição do público como número de pessoas na casa e o volume dos outros instrumentos. Eu prefiro microfonar sempre.
    Não sei se ajudei...

    Amok
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Raphael cox
    SwingBatera

    Vlw ae.

    [ ]´s

    __GuGa__
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: __GuGa__
    · votar


    como vc bota o microfone do bumbo( supostamente diaframa grande) para pratos???( q prescisa de um condenser?)

    Berigher Xm8500
    vlw

    zé das couves
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: zé das couves
    · votar


    usando o bom senso estou ressuscitando este tópico ao invés de criar um novo....

    pessoal to com dúvida no bumbo... qual é melhor um de 22 polegadas ou de 18?

    não só pra estúdio como pra shows também... em lugares não muito grandes... como uma casa de shows.... mas sem precisar microfonar em apresentações...

    bom pra heavy metal e de preferência sem ressonâncias...

    Morgaroth
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Eu tenho dois microfones clones do shure sm 57 (gpa 570)

    Queria usá-los para fazer uma gravação caseira, mas não entendo nada de gravação de bateria (sou o guitarrista). Eu estava pensando em usar esses 2 shures clones + 2 microfones comuns de vocal, e queria saber em que peças usar os mics e como posicioná-los.

    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Morgaroth

    Jogue no Google "decca tree" e "drums". Vais encontrar uma boa solução!

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    4 mic's? Tudo isso?



    entamoeba
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Ismah
    Muito bom o vídeo!

    Ismah
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Mais um (fica bom depois de 4:10)



    FabioMP.
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Morgaroth

    Eu considero essa gravação minha de bateria até boa:

    https://soundcloud.com/fabiop/ha-ha-youre-dead-fabio-patini-green-day- cover

    Uso 4 mics.

    Um sm57 na caixa, um D112 no bumbo, e 2 condensadores. Um condensador em cima da bateria apontando pra caixa e um do lado direito um pouco pra trás do banco do baterista apontando também para a caixa.

    A distância dos 2 condensadores até a caixa eu procuro deixar a mesma.

    Tenta fazer esse esquema com os seus microfones, é claro que vai soar diferente mas o que eu acho que pega mesmo é na hora da mix. Se eu soubesse mixar direito acho que sairia um som bem mais bonito ali.

    ulisses1992
    Membro Novato
    # nov/17
    · votar


    Olá, eu preciso gravar um evento ao vivo, e para isso vou microfonar a bateria com 7 mics (bumbo, caixa, tom1, tom2, surdo e 2 overs). Esses mics vão para uma mesa que vai ficar perto da bateria. Mas desta mesa, vou precisar puxar no máximo 3 canais para minha interface de gravação. Gostaria de saber a melhor maneira de agrupar os 7 mics em 3 canais, para que depois eu possa equalizar, masterizar, etc com facilidade. No caso, pretendo utilizar os sub-canais, ou os auxiliares da mesa que vai ficar na bateria, para enviar as peças agrupadas para minha interface, que só tem mais 3 canais disponíveis (os outros já estão com voz e os outros instrumentos). Desde já agradeço.

    Ismah
    Veterano
    # nov/17
    · votar


    Eu não usaria 2 overs e sim um mic no HH e um Over

    Ch1 - Bumbo + HH
    Ch2 - Caixa
    Ch3 - OH + tambores

    Tem que caprichar, porque não tem pós-edição ...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfonando uma bateria