Autor |
Mensagem |
Beto Munhoz Veterano |
# jul/05
Aí galera, é o seguinte: se eu colocar um capo no traste 1, e precisar fazer um "Em" por exemplo, eu vou pressionar as cordas 5 e 4 no traste 3 invÊs do traste 2 ? Ou seja, o capo "empurra" a montagem dos acordes sempre 1 traste acima ? Como ficaria por exemplo um F ?
|
Gtosco Veterano |
# jul/05
· votar
Não.
A diferença é a seguinte:
Ao invés da afinação estar em EBGDAE, passa a ficar FCG#D#A#F.
Então faz-se os acordes através da 1a, 3a, 5a nota, etc etc etc.. E não apenas andando o braço. :)
|
Beto Munhoz Veterano |
# jul/05
· votar
Gtosco
Não entendi o que vc quis dizer com:
"Então faz-se os acordes através da 1a, 3a, 5a nota, etc etc etc.. E não apenas andando o braço. "
|
Gtosco Veterano |
# jul/05
· votar
Você sabe como são feitos os acordes?
|
Beto Munhoz Veterano |
# jul/05
· votar
Sim eu sei como sÃo feitos os acordes. Deixa eu ver se entendi o que vc quiz disser: usando o capostrate, eu devo montar os acordes (usando a 1a. 3a. e 5a. para os acordes maiores, por exemplo), de maneira que eles vão ter um novo desenho. É isso ?
|
tonella Veterano |
# jul/05
· votar
c vc colocar um capo por exemplo na terceira casa e tocar um acorde com o desenho do sol, vai etar tocando um lá, entendeu? O desenho do E vai ser G, o do A vai ser C, e o do D vai ser um F. E por aí vai...Uma coisa boa disso é vc tem uma "voz" diferente, c vc usa cordas soltas é bom tbém... pode transpor tudo pro tom que quiser só mudando o capo de lugar...
|
Eduardo J Santos Veterano |
# jul/05
· votar
Não use esse utensilho! é como andar de muletas sem ter problemas nas pernas!
|
Division Bell Veterano |
# jul/05
· votar
O 1º q tu precisa sab eh como localizah os acordes no braço do violao (pros q naum sabem as cordas q daumnome aos acordes sao a 4ª, 5ª e 6ª) sabendo isso fica facil... considera o capotraste como uma pestana
|
Gtosco Veterano |
# jul/05
· votar
Beto Munhoz
eh eh isso mesmo!
|
Johnny Veterano |
# jul/05
· votar
É melhor esquecer esse treco de formato dos acordes e passar pra uma facilidade em montar e criar inversões a partir dos intervalos. Mais tarde o pessoal gosta de partir pra improvisação e vai sempre com aqueles acordes quadradinhos...
|
Rockeira_2015 Membro Novato |
# abr/16
· votar
Gente, desculpa ressuscitar o tópico, mas tenho uma dúvida acerca do uso do capo, por exemplo se uma musica esta em A e apresenta a seguinte sequencia de acordes: A C#m/G# F D e eu quero fazer isso na forma de G, colocando o capo na segunda casa, o A vai virar G, o F vai ser um Em e o D um C, certo? mas enquanto ao c#m/g#? como ele vai ficar?
|
LeandroP Moderador |
# abr/16 · Editado por: LeandroP
· votar
Rockeira_2015 mas enquanto ao c#m/g#? como ele vai ficar?
Vai ficar como um Bm/F#
A C#m/G# F D e eu quero fazer isso na forma de G, colocando o capo na segunda casa, o A vai virar G, o F vai ser um Em e o D um C, certo?
O acorde A terá o desenho do acorde G. O acorde F terá o desenho do acorde Eb, e o acorde D terá o desenho do acorde C.
Se você coloca o capotraste na 2a casa, você subiu as cordas soltas em 1 tom, certo?! Por isso seus acordes terão o mesmo desenho dos acordes em 1 tom abaixo, compensando a subida do capotraste.
|
Rockeira_2015 Membro Novato |
# abr/16
· votar
atah entao todos acordes vao ter que abaixar o tom. obg ^^
|
LeandroP Moderador |
# abr/16
· votar
Rockeira_2015
Exatamente! E se você posicionar o capotraste na terceira casa terá avançado 1 tom e meio. Então você compensa fazendo os desenhos dos acordes 1,5 tom abaixo. A ideia é essa mesmo!
|
Ismah Veterano |
# abr/16
· votar
Só pra complementar... Nem sempre o capo vale a pena, isso depende da sonoridade pretendida. Na prática isso só serve para quando for tocar acordes ou solos que exijam cordas soltas.
Por exemplo o capo na primeira casa... Um B no shape de E, ainda vai continuar sendo na sétima casa do instrumento, e no shape de A, na segunda. Mas se tocar um F no shape de E, ele será aberto, pois tenho uma "pestana fixa" na primeira casa.
|
Amago Membro Novato |
# abr/16 · Editado por: Amago
· votar
Só uso capo quando vou tocar aquela musica sutilmente do skank, não gosto da musica mas e legal tocar o molde de D com o som de F#
|
Peter_MusicoIniciante Membro Novato |
# abr/16
· votar
Sei que o tópico é de violão, mas por que raramente vejo usarem capo em guitarra elétrica?
|
Rockeira_2015 Membro Novato |
# abr/16
· votar
haha gostei do capo *-*
Peter_MusicoIniciante
Eu uso o capo na guita, mas visto essa fama que anexou o capo ao violão me sinto um "peixe fora d'agua" kkk
|
Ismah Veterano |
# abr/16
· votar
Peter_MusicoIniciante
Ficou respondido aqui essa pergunta.
Rockeira_2015
Não é bem verdade isso, leia o link acima. Na banda que trabalho, um dos guitarristas faz muito uso de acordes abertos, e para essa mobilidade usa o capo.
|
Rockeira_2015 Membro Novato |
# abr/16
· votar
Ismah
Acordes abertos sao acordes feitos nas tres primeiras casas do braço do violão ou guitarra?
|
Ismah Veterano |
# abr/16
· votar
Que usam cordas soltas.
|
Amago Membro Novato |
# abr/16 · Editado por: Amago
· votar
Me desculpem a ignorância e que tenho uma curiosidade ,vou explicar na viola caipira eu uso a afinação cebolão D, então as cordas soltas são o acorde de D, e no violão afinado na afinação padrão que acorde seria todas as cordas soltas? seria mesmo o Em?
|
LeandroP Moderador |
# abr/16
· votar
Amago
Se com as cordas soltas você obtém o acorde D maior, se você posicionar o capotraste na segunda casa terá o acorde E maior.
|
Amago Membro Novato |
# abr/16
· votar
LeandroP Se com as cordas soltas você obtém o acorde D maior, se você posicionar o capotraste na segunda casa terá o acorde E maior. no violão?
|
Jube Veterano |
# abr/16
· votar
Na guitarra raramente uso capo, mas com o violão o capo já se tornou parte inseparável do instrumento, sou viciado em acordes abertos.
|
Ismah Veterano |
# abr/16
· votar
Amago no violão afinado na afinação padrão que acorde seria todas as cordas soltas? seria mesmo o Em?
Tu tem E A D G B E, dá algo como um E4(7)+Em = Em4(7), ou E7(9) + Em = Em7(9)
|
makumbator Moderador
|
# abr/16 · Editado por: makumbator
· votar
Ismah
E7(9) não pode ser, pois o mi maior tem obviamente a terça maior (e o sol da corda solta é natural). Também não tem nona (que seria F#)
Também não pode ser visto como Em7(9), uma vez que não tem o F# como corda solta.
As cordas soltas tocadas juntas e isoladas de um contexto podem ser vistas como diferentes acordes, como por exemplo:
Em7(add4)
e - tônica B - quinta justa G - terça menor D - sétima menor A - quarta adicionada (mas não suspensa). Pode-se pensar nela como add11 também E - tônica
Mas tudo isso na verdade depende do contexto.
Pode-se ver essas notas também como:
G(add 6/9)/E
Ou
A9sus4/E
|
Amago Membro Novato |
# abr/16
· votar
Ismah
Valeu pelo esclarecimento, eu pensava que era o Em ,apesar da corda La
|
Ismah Veterano |
# abr/16
· votar
makumbator E7(9) não pode ser, pois o mi maior tem obviamente a terça maior (e o sol da corda solta é natural). Também não tem nona (que seria F#)
Eita... Viajei feio... Esses lance sempre me dá uma brain storm na guitarra, mas parece tão óbvio nas teclas :(
Eu pensei em bordões separados das primas pra criar a "soma". Aí o E A D, e montei o acorde como se fosse D A E rs
A minha ideia era essa... (bate sempre uma incerteza)
E A D = D5(9) E A D = D5/E E A D = E4(7) E A D = E4/D E A D = A4 E A D = A4/E
G B E = Em G B E = Em/G G B E = G6 G B E = B4(6) G B E = B4/G
|