Como adaptar o som do violão com a voz (Capotraste)

    Autor Mensagem
    lucascirello
    Veterano
    # mar/09


    Ja ouvi fala que vc pode adapta o som do violão com sua voz, sem alterar os acordes que vc tocava a princípio... só modificando a casa do capotraste até vc axa que ficou bom... isso é verdade ou vai fica muito ruim como se os acordes não fossem os da música?

    kiki
    Moderador
    # mar/09
    · votar


    lucascirello
    tua pergunta tá meio complicada, mas deixa eu ver se entendi

    voce quer mudar o tom da musica, pra ficar melhor pra cantar, usando um capotraste, é isso?

    primeira coisa:
    sim, é bom mudar o tom da musica pra ficar adequado à sua voz.
    pra mudar o tom da musica é necessario algum conhecimento e pratica de harmonia.

    segunda coisa:
    pra achar o tom adequado para a sua voz, ou para a voz de alguma outra pessoa, é necessario que o cantor conheça a propria voz, para dizer realmente se fica melhor.

    terceira coisa:
    mudar o tom da musica independe de se usar o capotraste.
    o capo é um recurso para acertar os arranjos.
    usar capo pra mudar de tom só te permite subir, nunca descer o tom.
    além disso, só permite mudanças proximas, é dificil pular para tons muito distantes.

    enfim, espero ter ajudado.

    lucascirello
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    hahaha.. é a pergunta tá esqueisita mesmo..
    é que assim: um cara que manja de violão me falo isso. Eu achei estranho, pois já estudei teoria pra cacete em aula de vilão e nunca ouvi fala disso.

    Diz ele que vc pode pegar uma cifra e colocar o capotraste na primeira casa, cantar e se vc axa que num fico bom põe na segunda casa, canta e ve se ficou bom, se não gostar passa pra terceira e assim por diante.. da certo mesmo?? (ficou mais clara a pergunta??)

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: Prof. Grosélio
    · votar


    lucascirello
    só modificando a casa do capotraste até vc axa que ficou bom

    O capotraste diminue a escala do violão (Como se diminuise o braço) Então se voce estiver tocando uma música em C (dó) e voce colocar o capotraste no segundo espaço ou casa, e fizer esta mesma posição de C (posição dos dedos) no terceiro espaço, voce terá o som de D (ré) e assim sucessivamente.

    Um abraço

    kiki
    Moderador
    # mar/09
    · votar


    lucascirello
    agora entendi

    vale o meu comentario:
    usar capo pra mudar de tom só te permite subir, nunca descer o tom.
    além disso, só permite mudanças proximas, é dificil pular para tons muito distantes.


    a vantagem do capo é pra subir poucos tons. Assim voce sobe o tom sem precisar quebrar a cabeça, é só tocar igual tocava antes.
    mas quanto mais sobe, mais fica apertado as casas.

    não substitui de maneira alguma a mudança de tom sem capo, mudando os acordes.
    a vantagem é que voce mantem o arranjo.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    kiki
    a vantagem do capo é pra subir poucos tons


    Eu uso muito para tocar alguma coisa em Em. Coloco o capotraste na casa 7, e toco a música como se tivesse tocando em sequencia de Am, apartir da casa 8. É o som que eu acho que fica mais bonito com a ajuda do capotraste. De resto quase não uso.

    Assim voce sobe o tom sem precisar quebrar a cabeça,

    Isso para quem está aprendendo a tocar não é bom.

    a vantagem é que voce mantem o arranjo.
    Sobe o tom se necessário (Serve para isso) e mantém o arranjo. É bem mais comodo. Mas não recomendável. Eu acho.

    Um abraço

    kiki
    Moderador
    # abr/09
    · votar


    Prof. Rosélio Araujo
    Eu uso muito para tocar alguma coisa em Em. Coloco o capotraste na casa 7, e toco a música como se tivesse tocando em sequencia de Am, apartir da casa 8. É o som que eu acho que fica mais bonito com a ajuda do capotraste. De resto quase não uso.

    sim, mas aí é diferente.
    voce está usando como recurso para fazer um arranjo. está assumindo um violão com som bem agudo (quase virou uma guitarra havaiana!).

    inclusive é legal se tem dois violões, um toca com afinação normal, o outro com capo bem alto, como voce disse, pra variar.

    se fosse pra mudar de tom uma musica que passa muito além da 5a/7a casa, já não daria pra tocar desse jeito, fica apertado usar além da 12a casa do violão.

    Assim voce sobe o tom sem precisar quebrar a cabeça,

    Isso para quem está aprendendo a tocar não é bom.

    a vantagem é que voce mantem o arranjo.
    Sobe o tom se necessário (Serve para isso) e mantém o arranjo. É bem mais comodo. Mas não recomendável. Eu acho.


    concordo plenamente. acho que quem ta aprendendo principalmente tem mais é que quebrar a cabeça e fazer as contas pra mudar de tom.

    até!

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # abr/09
    · votar


    kiki
    inclusive é legal se tem dois violões, um toca com afinação normal, o outro com capo bem alto, como voce disse, pra variar.

    Fica muito bom.


    concordo plenamente. acho que quem ta aprendendo principalmente tem mais é que quebrar a cabeça e fazer as contas pra mudar de tom.

    Eu não ensino aos meus alunos (! ano de aulas) a usar capotraste. Quando já se sabe tocar, ou toca razoavelmente bem é valido, mas para quem está aprendendo, o uso só atraza o aprendizado. Não recomendo a nenhúm aprendiz, mesmo que seja para manter o arranjo. Talvez se for colocado até a terceira casa. Pode ser...

    Um abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como adaptar o som do violão com a voz (Capotraste)