12 Cordas - Players Club

Autor Mensagem
GAMA
Veterano
# abr/05
· votar


Para os fãs de 12 cordas eu consegui baixar uns mp3 do The Byrds; Turn, Turn, Turn e Mr Tamborine man. O Roger McGuin era o bicho na época com as 12 cordas vale apena ouvir

Marcioandré
Veterano
# mai/05
· votar


Quero comprar um violão de 12 bom. Quem quiser vender mande um E-mail.

The Blue Special Guitar
Veterano
# mai/05
· votar


Vocês sabem qual é o efeito daquele acessório que colocam para tampar a boca do violão?

grooveblues335
Veterano
# mai/05
· votar


hahahahahahaah parceria da martin com a rossini?
hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaahha
hahahahahahahahhahhaha


que viagem....

grooveblues335
Veterano
# mai/05
· votar


Vocês sabem qual é o efeito daquele acessório que colocam para tampar a boca do violão?

The Blue Special Guitar

Tem um nome específico, mas é bastante conhecido como no-feedback. A black bug fabrica no brasil. Mas vc deve escolher o diâmetro certo, para que se adapte com precisão na "boca" do violão.

fabioche
Veterano
# mai/05
· votar


A parceria que existe é da Roxy Music, q representa a Martin no Brasil, com a Rozini. A Martin nao tem nada a ver, e nem sabe disso. É uma parceria em off, informação de bastidores. Vai na Roxy Music e veja os violões de nylon q eles vendem lá e teste os violões da Roxy.

Marcos Alberto Carvalho Luz
Veterano
# mai/05
· votar


Ae, alguem poed colocar alguma explicação sobre cordas para violão 12 cordas ..? (caracteristicas de cada espesura)

jdesouza
Veterano
# mai/05
· votar


Eu tenho um Crafter , e uso cordas DaDario.
Gosto dele, tem um som encorpado, mas o violão é um pouco duro o ataque dele... ótimo acabamento.
Eu , como não sou um profundo conhecedor de musica, sempre afinei ele usando a afinação comum... as cordas de calibres grandes na afinação eBGDAE, e as de calibre menor também, porém uma oitava acima, com exceção da 1 e 2 , que tem os mesmos calibres (pelo menos o Daddario, não sei os outros..)
Tenho ele uns 4 anos e tá parado por que a Ponte esta descolando e queria levá-lo em um luthier para que a colasse novamente. Alguem recomenda um bom pelo RJ ??
abraços

GAMA
Veterano
# mai/05
· votar


Claudio Mello, Rogério Santos..

Ciro Macedo
Veterano
# jun/05
· votar


galera seguinte... eu aprendi tocar (6 cordas) sozinho, meio q autoditata nisso, e tive a oportunidade de ver uns sons fantásticos em 12 cordas, isso me chamou muito atenção, decidi tentar aprender tb... dai surgiram duvidas do tipo, o padrão das Notas e igual ao 6 cordas?? o posicionamento das mãos e igual??? alguem teria uma apostila ou tutorial, ou algum Site q trate sobre esses conceitos??? to querendo comprar um mais 1° to pesquisando essas coisas... se puderem me ajudar..... valeu!!!!

Rafael Menezes
Veterano
# jul/05
· votar


legal achar uma discussão tão interessante sobre violão de 12.
eu tenho um. condor. o som é mto lindo!

mas to precisando me desfazer dele... se alguém tiver interessado pode me contactar pelo: rafaelmenezes@gmail.com
falow!!!

fabguitar
Veterano
# jul/05 · Editado por: fabguitar
· votar


E ae galera! Sou novo aqui no fórum e to com umas dúvidas.

O que vcs acham do Strinberg? É considerado um violão bom? Comprei um modelo AF-612C BK, meio que na febre e eu gostei só que ele é meio duro pra fazer pestana. Será que é isso é normal num violão de 12 cordas? Por favor me ajudem!!

fabguitar
Veterano
# jul/05 · Editado por: fabguitar
· votar


Respondam por favor!!!!!!!

GAMA
Veterano
# jul/05
· votar


É normal mas procure levar em um luthier e veja o que ele pode fazer por voce, tente trocar a tensão das cordas use cordas mais leves são mais confortavéis mas produzem menos volume
Abs.

fabguitar
Veterano
# jul/05
· votar


Que marca de encordoamento vc me aconselha a usar?
No momento estou usando NIG 0.10 estou gostando, mas tem o problema da tensão, vou procuras as 0.09.
Vlw cara!

albertoellobo
Veterano
# jul/05
· votar


A verdade é que, depois que vc pega um 12 cordas na mão, e se familiariza com ele (digo, cria calo nos dedos), os demais 6 cordas passam a ter um aspecto de inferioridade (dá vontade de jogar ele fora), é como se o 12 cordas estivesse em um estágio superior. O meu é um Rozini lindo, com um dos melhores graves que já ouvi em qualquer violão, e o agudo soa com bastante bilho devido à madeira meio "doce" que o pessoal da Rozini usa. Problemas ainda não tive. Somente aconselho não usar palhetas duras (as 0.4 ou 0.5 são as mais indicadas), não guardar afinado se vc não vai usá-lo por muito tempo, e, especialmente, cuidado com o braço, pois as 12 cordas afinadas fazem uma força incrível na madeira. Se possível aumente a resistência do braço no tensor (não o faça sozonho, leve a algum luthier), e evite os tipos de corda com reveistimento nas oitavas (prefira jogos de cordas com as sobressalentes lisas) pois o som é muito superior, e exercem menos força no braço e no cavalete. No mais, enjoy it!

albertoellobo
Veterano
# jul/05
· votar


fabioche

Experimentou o Rozini 12 cordas? Eu tenho um e acho ele ótimo!

GAMA
Veterano
# jul/05
· votar


eu também estou testando o nig 010 por enquanto tudo bem

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


Qual a corda que a Rozini usa nos violões folk 12 cordas vindos de fábrica? Algupem sabe? Onde comprar?

CaimDark
Veterano
# ago/05
· votar


Quando fui comprar meu violão folk semana passada tinha um Takamine 12 cordas tão lindo, tão lindo mas tão lindo que fiquei babando...
Tenho vontade de tocar 12 cordas um dia, e provavelmente será meu próximo passo no mundo do violão.

albertoellobo
Veterano
# ago/05
· votar


CaimDark
Vai por mim. Um doze cordas é Tudo! Tu vai se amarrar! Requer um periodo de adaptação, mas depois... sai de baixo!

albertoellobo
Veterano
# set/05
· votar


UMA DICA QUE EU APRENDI HOJE, NUMA LOJA DE INSTRUMENTOS:

Tá com dificuldades de achar jogo de cordas 0.9 para violão 12 cordas?
Esquenta não! Monte um. Como assim??? Vamos lá:

Primeiro compre um jogo de 6 cordas normal, 0.9;
depois compre avulsa duas cordas 2ª (mizinha), duas cordas 2ª (si), uma corda 3ª(sol) pelada (sem revestimento) 0.9, uma corda sol pelada 0.10, e uma corda sol pelada 0.11. Aí faça o seguinte:
1) instale o jogo de cordas padrão (de seis cordas) na ordem correta.
2) Adicione uma segunda mizinha junto com a primeira;
3) Adicione uma segunda Si junto com a primeira;
4) Adicione a segunda corda Sol (pelada 0.9) junto com a primeira que deve ser daquelas "revestidas";
4) Adicione a sol 0.10 junto da da corda Ré 0.9;
5) Adicione a Sol 0.10 junto da Lá 0.9;
6) Adicione a Sol 0.11 junto da Mizona 0.9.

Pronto, tá feito um jogo completo de 12 cordas bitola 0.9 (com pequenas variações) Hehehehe. Nunca mais vc vai se precisar rodar meio mundo pra achar jogo 0.9 para 12 cordas.

fabioche
Veterano
# out/05
· votar


Já testei o Rozini 12 cordas. O q tem tampo maciço (modelo profissional) é bem interessante, e é o mesmo violão da Roxy Music. É mais barato q a maioria q se vê por aí, mas é difícil achar esse modelo com tampo maciço nas lojas.

Toquei num Martin, mas aí é delírio... testei alguns Takamines, tem modelos bem interessantes. Além dos tradicionais Folks, a Takamine tem modelos Santa Fé (modelo Japonês, em torno de uns 4, 5 mil) e um excelente modelo Jumbo, coreano, 2.100.

Eu vi o Duofel e o violonista do Boca Livre (nao sei o nome deles...) dedilhando em 12 cordas... e fica espetacular!!! O difícil é q poucos 12 cordas possibilitam arpejos, dedilhados, solos ou outras levadas com os dedos. O instrumento tem q ser muito bom, com uma escala macia, uma linha de ação mais baixa, enfim, é um instrumento de outro linha, bem mais superior...

Estou pensando em médio prazo encomendar um em luthier, para ser feito na medida do q eu quero...

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


fabioche
Já testei o Rozini 12 cordas. O q tem tampo maciço (modelo profissional) é bem interessante, e é o mesmo violão da Roxy Music.
Como assim, o mesmo da Roxy Music?

fabioche
Veterano
# out/05
· votar


albertoellobo
essa é uma informação em off de um luthier. É claro q a Roxy muda alguns detalhes no modelo, mas se vc tiver a oportunidade de tocar num Roxy e num Rozini modelo Profissional (o q tem tampo maciço!!!!), vai perceber o q estou falando.

Comento isso pq, apesar de gostar muito da loja da Roxy e ter comprado meu Sigma lá, não acho legal esse esquema q fizeram.

Agora mudando o assunto. Toquei nesses dias numa viola caipira. Percebi q a ação das cordas e a maciez do instrumento permite q vc faça arpejos, dedilhados. É exatamente essa ação q eu procuro num 12 cordas, é o desempenho q eu quero.

Estou pensando... ao invés de gastar a grana agora com um 12 cordas de fábrica, acho q vou guardar uma grana e investir num instrumento de luthier, sob encomenda. Até estou em contato com alguns luthiers de SP para pesquisar, mas isso eu falo mais tarde pra vcs.

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/05
· votar


fabguitar
E ae galera! Sou novo aqui no fórum e to com umas dúvidas.

O que vcs acham do Strinberg? É considerado um violão bom? Comprei um modelo AF-612C BK, meio que na febre e eu gostei só que ele é meio duro pra fazer pestana. Será que é isso é normal num violão de 12 cordas? Por favor me ajudem!!


Eu tenho um idêntico.
É um violão muito bom. É foda fazer pestana nele porque ele vem de fábrica com cordas 0.13. Se você colcocar 0.09 ou 0.10 já fica melhor, no entanto, o som dá uma ligeira piorada.
Eu uso em uma afinação diferente: afino em D e coloco um capotraste no 2º traste. Assim fica ultra-macio.

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


The Blue Special Guitar
Eu uso em uma afinação diferente: afino em D e coloco um capotraste no 2º traste. Assim fica ultra-macio.
Legal esse esquema. Mais aí vc não perde agudos, já que as casas do final do braço vão estar um tom abaixo? Se for só pra base vale a pena, sim. O meu Eagle veio de fábrica com D'addário 0.10. Putz. Meus dedos foram pro espaço. Aí botei cordas Nig 0.9 e melhorou, mais ainda tava duro. Troquei de novo, dessa vez por Giannini Cobra 0.9 e agora sim, o violão tá macio. E não pedeu muito som não. Ficou quase a mesma coisa.

The Blue Special Guitar
Veterano
# out/05
· votar


albertoellobo

Eu uso só pra base mesmo...

Uma pergunta para todos:

Quanto tempo duram as cordas pra vcs?

fabioche
Veterano
# out/05
· votar


The Blue Special Guitar
ainda nao tenho 12 cordas, mas o meu Sigma tem as cordas trocadas em média de 4 em 4 meses mais ou menos. Às vezes nem arrebenta a corda, mas acho q o som vai perdendo em brilho, afinação, essas coisas.
Mas isso está relacionado diretamente à frequência com q a gente toca... uma pessoa q toque menos tempo q eu, provavelmente consegue manter as cordas por mais tempo...

Queria fazer uma pergunta ao pessoa tb. Mais alguém aqui curte tocar 12 cordas com os dedos?

albertoellobo
Veterano
# out/05
· votar


The Blue Special Guitar
Quanto tempo duram as cordas pra vcs?
Bom... dos violões normais, em média 5 meses. No 12 cordas, uns 8, 9 meses.


fabioche
Mais alguém aqui curte tocar 12 cordas com os dedos?
Eu quase sempre toco com os dedos. Não sou muito fã de palheta. Comprei até uma dedeira pra não ter que usar palheta.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 12 Cordas - Players Club