Dedao nos acordes

Autor Mensagem
Sqna
Veterano
# mai/03


uma pergunta pessoal, vcs usam o dedao para auxiliar em alguns acordes?

Eu uso aki, tipo, em oceano pra fazer o G7M seguro o mizao na 3 com o dedao, tem varios acordes q uso o dedao tb, D/F# e por ae vai...

queria saber se vcs usam e se eh correto isso, nunca fiz aula....

Falow

Sqna

Max
Veterano
# mai/03
· votar


Sqna
se for na guitarra td bem pois os bracos de guitarra sao mais finos e nao da problema depois...ja no violao vc fazendo isso pode ficar com problemas no ante braco/braco/ombro...nao sei bem..mas a posicao certa pra violao e tocar com o dedao do meio do braco pra baxo...nao usa ele la em cima nao...na guitarra so as vezes pra faze uns baixos mas nem sempre tb!!

fuleragi
Veterano
# mai/03
· votar


cara se o som ta saindo bom e vc gosta de tocar assim, bola pra frente. Vai que não seria a maneira certa e vc tivesse que mudar pra algo que tu nunca viu...:)

Ronin
Veterano
# mai/03
· votar


Sqna

Cara... vc tem que fazer as coisas do jeito que vc acha confortável fazer... tipo assim, só toma cuidado caso vc sinta dores quando faz isto, pq vc pode arriscar sua saúde... mas se vc não sente nada, então tudo bem...

...afinal... até o Eric Clapton, até onde sei, usa o dedão para fazer o acorde G na guitarra.

Max
Veterano
# mai/03
· votar


fuleragi
Ronin
claro q nao gente..as posicoes estao la pra se seguidas..nao com rigor claro mas isso da problemas e por essa brincadeira e por esses conselhos ele pode acabar nao tocando nunca mais!

Ronin
Veterano
# mai/03
· votar


Sqna

Garoto... pensando bem, o Max es´ta certo mesmo... como eu não toco guitarra, é melhor procurar um professor para ter noção da postura certa e coisa e tal...

Muneo
Veterano
# mai/03
· votar


Geralmente penso no jeito de fazer o acorde pra facilitar a mudança pra algum outro acorde... ...ou seja, com o minimo de esforço possivel...

Sqna
Veterano
# mai/03
· votar


Como o Ronin falou, comecei a usar o dedao depois q eu vi o Eric Clapton usando no dvd dakele album unplugged dele...

No inicio senti um pouco de dificuldade, mas agora uso numa boa e o som sai bem limpo, sendo meu violao um di girgio n 16, q nao tem o braco fino como os gianini

Mas pelo jeito acho q sou o unico q usa neh, ou tem alguem ae q faz como eu?

Falow

Sqna

Crono
Veterano
# mai/03
· votar


eh normal usar o dedão, tanto q eh impossivel fazer alguns acordes sem o dedão por exemplo Bm/G, Bm/F#. Meu violão tem o braço bem grosso e mesmo assim não sinto nenhum esforço exagerado em fazer as notas de baixo com o o polegar

Sversut
Veterano
# mai/03
· votar


Putz!! Nunca pensei em usar o Polegar nas cordas.
Vou tentar tb
Mas só é possível na corda Mizão. Okei?????????
Falowwww

Crono
Veterano
# mai/03
· votar


a corda A tb. por exemplo pra fazer um D/C

Overdoser
Veterano
# mai/03
· votar


Bm/F# da pra fazer sem dedao

fuleragi
Veterano
# mai/03
· votar


giannini fino...alguns né pq o meu nem é....
num tem a minima condição de eu improvisar com essa técnica ae hehe

Max
Veterano
# mai/03
· votar


Sversut
na guita da pra pega quase todos os baixos q tme no violao..mas isso eh uma tecnica alternativa legal pra usar as vezes...sempre nao pq pode dar uma doenca la

Eagle DH9
Veterano
# mai/03
· votar


Velinho...toca do teu jeito...com o teu estilo...não tente copiar ninguém! Não tem certo ou errado!
Vc pode ter influências...mas segue o teu jeito!
Valeu

Ronin
Veterano
# mai/03
· votar


Vc pode ter influências...mas segue o teu jeito!

Só tome cuidado com dores e coisas do tipo... se começar a doer ao fazer uma certa posição... repense ela.

Sversut
Veterano
# mai/03
· votar


No caso do D/C faço o baixo com o polegar, as aí tenho que alterar os dedos que fazem o D.
Se for de Dedão no baixo, continuo fazendo o D com os dedos 1 2 3, daí a razão p/uso do dedão.
Okei?
Falowww

Sversut
Veterano
# jun/03
· votar


Tá complicado utilizar o Dedão no baixo, pois a mudança de postura da mão atrapalhar fazer a triade.
Qual a mágica??
POr ex: D/F#

Digao
Veterano
# jun/03
· votar


Eu so uso o dedao na guita e pra certas musicas q ele e realmente util... tipo foxy lady do hendrix (a unica q eu lembro q eu uso o dedao direto hehe)...

Mas pra violao nunca usei...

um D/F# ficaria


e------------------------------------------------------
B----3-------------------------------------------------
G----2-------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E----2--------------------------------------------------


Johnny
Veterano
# jun/03
· votar


Cara.... postura é essencial! Faz parte da Técnica de um Violonista.

Fulop
Veterano
# jun/03
· votar


Estudei vilao classico e todas as vezes que meu professor via meu dedao aparecendo em cima do braco era um esporro q eu levava... um dia tocamos uma musica composta por 3 violoes e um baixo e o juiz la disse que o que me matou foi que dava pra desenhar uma carinha no meu dedao pq ele ficava aparecendo....ou seja o correto e dedao no meio do braco do violao.... e ate em guitarra musicos bons como petrucci usam o dedao bem no meio do braco....

louviah
Veterano
# jun/03
· votar


Olá Galera.

Só estou aqui para dá uma reforçadinha no que o pessoal já andou dizendo.

Bom, é normal vermos muitos guitarristas, e violonistas.
Utilizando o dedão em cima do braço do instrumento.
Realmente parece aqueles teatrinhos que são feito com o dedo.

Bom a postura correta é essencial.
Por motivos obvios.

A 1º com uma boa postura vc não terá problemas de saúde.
A 2º uma postura errada, nos prejudica no nossa crescente evolução instrumental. Chegando as vezes a causar um desânimo com o instrumento.

O correto é utilizar o dedão no meio do braço do violão sempre flexionando somente o pulso, pois assim você não terá dificuldades para trocar acordes, e fazendo solos terá uma mobilidade incrivel na mão esquerda(p/ destros).

Outra dica.

é utilizar o cotovelo esquerdo como o centro de gravidade, evitando encosta-lo em algo, dando mobilidade para ele.


Bom pessoal obrigado pela atenção


Carlos

maggie
Veterana
# jun/03
· votar


Sqna
Não aconselho o uso do dedão nos acordes em violão...

* Segundo a formação clássica, o correto é conforme o louviah descreveu.

* Quando for trocar para um acorde com pestana tu com certeza vai perder velocidade.

* Saúde! Isso a longo prazo com certeza vai dar uma tendinite daquelas... Pesquise sobre Lesões por Esforço Repetitivo (LER).

Na guitarra não é muito comum mas é usado. Eu não faço principalmente pela perda de agilidade / velocidade.

hrspedro
Veterano
# jun/03
· votar


eu suso o dedão pra abafar a E nos acordas q naum usa essa corda solta...

Sversut
Veterano
# jun/03
· votar


Aê, Crono, Você disse que usa Dedão porque é complicado, por ex. executar Bm/G e Bm/F#
Isso é moleza> Bm/F# é o próprio acorde Bm: Usa o baixo que está na Corda Ré. Bm/G> mesmo skema, descendo uma casa o dedo da corda Ré pra cutucar G (F# já tem na mizinha)
Mas tem casos complicados...
Ou está errado usa baixo na corda Ré?
Falowwww
Sversut

Toddynho
Veterano
# jun/03
· votar


Sversut
Bm/F# com baixo na corda Ré está correto.

Aconselho vcs a usarem o dedão só se não tiver jeito msm, tipo esse acorde Am(add)6/F# que tinha numa música q eu naum lembro qual era

e-2-
B-1-
G-2-
D-2-
A-0-
E-2-

Mas você pode fazer o F# na corda Mi

Bm/F# D/F# D/F# (pestana - shape de "C")
e-2-------2-----2
B-3-------3-----3
G-4-------2-----2
D-4-------0-----4
A-2-------0-----5
E-2-------2-----2

Quando a coisa complica, o melhor é tirar cordas ou usar algum truque que permita obter as notas que você quer (o que eu mais uso é fazer uma pestana que prenda a 1a e a 6a corda e abafe as demais

Bm/G F(add)6 G5+


e--2--------1-------3----------------------------------
B--3--------3-------4----------------------------------
G--4--------2-------4----------------------------------
D--5--------x-------5----------------------------------
A-----------3-------x----------------------------------
E-----------1-------3----------------------------------


Sversut
Veterano
# jun/03
· votar


G5+ uso só as 4 cordas final (baixo G na corda D)
POis em Simone>JUra Scereta, alternam G/D e G5+

MoraesG68
Membro Novato
# ago/19
· votar


uso sempre nunca tive lesões
uma dica melhor usar dedão para aumentar as extensões no acordes
exemplo
C7M faz extensão com o dedão corda A virando
C7M(13)
e-5- dedão
B-8-
G-9-
D-9-
A-x-
E-8-

MoraesG68
Membro Novato
# ago/19
· votar


possibilidade de extensões são infinitas
outro exemplo , uso este acorde direto no violão ou na guitarra o som incrível
D7M(9) com dedão na 3° terça no caso aki seria F#
e-2- dedão
B-5-
G-6-
D-4-
A-5

gabrissk10
Membro Novato
# ago/19
· votar


MoraesG68 , o topico é de 2003.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dedao nos acordes