Aprender sozinho

Autor Mensagem
Marcosv
Veterano
# nov/04


Eu ja postei um topico aki fazendo a mesma pergunta, mas que acabou me deixando mais confuso ainda.
Eu quero aprender tocar violão sozinho, nao eh por que eu acho que eu sou muito bom ou que eu ache que tocar violao e facil, eh porque eu NAO tenho como pagar um professor.

Eu repito, nao posso pagar professor, por isso nao me respondam dizendo que eh melhor pagar professor...

Entao eu quero saber: eu devo ou nao tentar aprender sozinho, será uma perca de tempo, eu vou conseguir aprender algo satisfatorio?

valeu!

DravenShrine
Veterano
# nov/04
· votar


Aew cara... pow num eh dificil de parender a tokar sozinho... naum q seja rapido hehehe mais tipo eu tenho violão a 3 anos já... e sei tokar numa boa só falta decorar o nome dos Acordes e talz... mais tiro musicas de ouvido... é só ter força de vontade cara... e mta paciencia hauhauh flw =)

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


Marcosv
Cara! sua situação é critica! aprender alguma coisinha, bem básica dá! mas levar um estudo a sério é muiiiiiiito difícil!
A nao ser q vc queria tocar a 3 anos como nosso amigo sem nem saber o nome dos acordes! hehehe

DravenShrine
Cara vc tem certeza q toca!? Vc diz q nao é dificil, certo!? mas vc nem sabe o nome dos acordes! heheheeh! 3 anos!? nossa faz exatamente 3 anos q eu toco! dai a diferença de ter ou nao professor!

Abraços!

kinsler
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior

boa!

mas de qualquer forma dá pra ir estudando sozinho sim... o ideal sempre, sem sombra de dúvidas, é pegar umas aulas com um bom professor... agora se falta a grana, sem grilo, pega uma apostila, livros, dicas com os amigos, e acima de tudo toca bastante - todo dia - que uma hora você vai tirar algumas músicas, e também vai perceber que sem um professor não vai mais avançar muito não... agora esse momento depende muito de pessoa para pessoa... alguns tocam 3 anos a fio e não senten necessidade disso, já outros em alguns meses já notam que não vai mais... depende de quão sério você quer estudar/tocar violão... (((o)))

gustavo macaco
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior
depende do objetivo do cara né veio, se ele só quer tocar em rodinhas de violão, rola ué

TASIVA
Veterano
# nov/04
· votar


eh eu passei pela mesma situação até hj eu naum faço aula....pow se vc tiver determinaçao...rpcura aqui no cifra...no meu caso eu tiro de ouvido...exige mais paciencia...com um tempo vc consegui evoluir...

TASIVA
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior
ó...só por que você faz aula...

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


TASIVA
Sei lá! eu sou burro! Sozinho Sozinho eu nao consigo apreender nada! vai ver q é isso!

abraços!

Wilson Fisk
Veterano
# nov/04 · Editado por: Wilson Fisk
· votar


Marcosv
Colega, o fato de não ter um professor disponível não deve ser fator para que desista de aprender. Claro que tendo alguém que possa lhe orientar e mostrar os caminhos é muito mais fácil e produtivo, mas se você tiver dedicação dá para aprender sim, desde que consiga bons materiais e, sempre que precisar de alguma orientação, tenho certeza que vários membros desse forum estarão dispostos a ajudar.

TASIVA
Veterano
# nov/04
· votar


Wilson Fisk
boa!

Renan Lopes
Veterano
# nov/04
· votar


Sei lá, eu toco a um ano e 2 meses violão, nunca fiz aula, sei lá, pro tempo que toco a gurizada falo que eu toco bem, dá sim pro cara pega, tendo internet ajuda pra caraio, quando tu tive grana ae sim faz aula de violão, mas o básico dá pro cara aprende sozinho, é tudo questão de pratica!

LeandroP
Moderador
# nov/04
· votar


Marcosv

Cara, eu passei e ainda passo pelo mesmo problema que você: falta de grana pra fazer aulas.

Você não precisa esperar as coisas melhorarem. Lembre-se de que de tanto pensar, morreu o burro.

Se você gosta mesmo de música, tenho certeza de que irá aprender. É lógico que isso vai exigir um esforço maisr de sua parte, mas não é impossível.

O seu lado observador deve ser explorado. Veja tudo, ouça tudo e critique o menos possível.

Tenho quase 27 anos, comecei a bater um violão aos 16 (e nem violão eu tinha - meu primeiro violão eu comprei há 3 meses). Aos 18 anos eu comprei uma guitarra usada e me dediquei mais.

Hoje eu ainda não sou aquilo que projetei, mas em vista dos passos que dei, sei que posso ir muito mais.

Estude, compre revistas, assista a vídeos, vá assistir bandas, workshops, esteja sempre antenado e você vai chegar lá.

www.bendseligados.hpg.ig.com.br

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


claudia batista kawano
mas pra violão nemprecisa de aula....

Vc tá equivocada querida!

Vc acha q a pessoa aprende violao sozinho!? eu aposto q nao! Quero ver alguém tocar erudito sem ter aula! É claro q pra tocar musiquinhas populares nao precisa de aula! Sobre sua concepção! eu tocava guitarra e era autodidata na guitarra! nunca fiz aula de guitarra! e tocava... E era guitarrista solo de 3 ~bandas! uma de heavy, uma de blues e da minha (rock anos 70)! so q violao, como deve ser tocado! nao da pra aprender sozinho!

abraços!

LeandroP
Moderador
# nov/04
· votar


Balbino Junior

Olha que o Pepeu Gomes nunca fez aula... e ele no violão é animal!

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


LeandroPanucci
Ele nao toca violao!
Nunca vi! Tocar violao de aço é diferente da minha concepção de TOCAR VIOLAO!

LeandroP
Moderador
# nov/04
· votar


Balbino Junior

Eu já vi ele no Bourbon Street, tocando violão e guitarra (é claro). No violão ele manda muito bem, e não é aquela coisa só de swing, tem muito lance clássico também.

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


LeandroPanucci
hahahahahhah! Sua definição de musica classica no violao deve ser muito primitiva!

abraços!

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior
Veja bem! Vc nao deve ser violonista (pra considerar o pepeu gomes um) !!! o Cara é guitarrista e toca violao como guitarra (logo nao é violonista e sim guitarrista querendo tocar violao!)

abraços!

AfroDude
Veterano
# nov/04
· votar


Aprender sozinho? eh dificil, mas naum impossivel...tenha força de vontade e paciencia...mas MUITA paciencia pra achar os materiais necessarios para aprender...pq sem um professor pra dar eles pra vc todos certinhos, na ordem mais adequada e blahblahblah fica foda pra kralho aprender...

E quanto a ficar comparando guitarra com violao meu caro balbino, eh estupidez...se vc quer se direcionar para um ou para o outro vc precisara da mesma dedicaçao e empenho...o violao foi feito para ser tocado, o mesmo eh para a guitarra...entaum eu peço para vc parar de diminuir outros instrumentos (pq vc realmente os deprecia aki no forum, ao meu ver pelo menos) e compara-los sem parar com o violao de nylon, q diferente do q vc pensa, tbm naum eh perfeito por natureza...NENHUM INSTRUMENTO EH! Oq faz um instrumento rico em relaçao ao seu som eh o musico, naum importando qual seja o instrumento...nas maos de um mediocre, naum faz diferença um tonante e uma gibson...

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


AfroDude

Caro amigo ! eu nao menosprezei nenhum instrumento! o q digo é baseado em experiencias vividas por mim mesmo! Sei do q to falando! mas da uma olhadinha no titulo desse forum! Opa!? é violao nao é!? entao nao seja radicalista! estou falando de violao numa area reservada ao violao! e as vezes vem um pessoal colocando em pauta Guitarritstas q tocam violao como guitarra! e repito sendo assim nao sao violonistas mas sim guitarristas! nao tem nada de errado nisso! exceto o fato de dizer q um guitarrista toca muito bem violao! se alguém o diz é pq nao conhece de violao! so isso!

Agora o q eu fiz relacionado ao teclado uma vez, faço e repito! Piano e Orgão sao instrumentos dignos! Teclado é simplesmente uma versao simplificada de tais instrumentos! hehehe!

abraços!

AfroDude
Veterano
# nov/04
· votar


Caro Balbino...

Eu entendo sim, guitarrista q toca violao como guitarra (como eu faço) naum eh violonista...eu ateh evito de tocar para outras pessoas coisas feitas para o violao com dedilhados e coisas do tipo para evitar micos musicais...huehueheuheuehuehuehue...

Mas em alguns momentos (eu pelo menos) fico com raiva por ter a minha amada guitarra rebaixada (eita! huahauhauahuahu) e comparada a outro instrumento, qualquer q seja.

Como naum eh essa sua intençao, td blz.

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


AfroDude
Entao nos entendemos agora! hehehe! ;-)

Abraços!

Juniors
Veterano
# nov/04
· votar


Po galera achei que isso era um forum, e que o pessoal ajudasse que quer começar, agora vcs ficam ai discutindo um com o outro ao inves de colaborar , dar uns toques umas dicas, tentem fazer isso vai ser legal ....

abraços

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


Juniors
a pergunta de quem postou o topico foi: Entao eu quero saber: eu devo ou nao tentar aprender sozinho, será uma perca de tempo, eu vou conseguir aprender algo satisfatorio?

Ele no pediu dicas!

abraços!

Juniors
Veterano
# nov/04
· votar


Concordo com, vc mas vc viu a discução, ai.....
violão , guitarra, guitarra, violão, pq da guitarra, pq do violão, nego falou ate de teclado aqui.....
ai galera da uma força pro cara.

abraços a todos

LeandroP
Moderador
# nov/04
· votar


Balbino Junior

Não quis dizer que ele toca música clássica. Tem muitas músicas populares com elementos de música clássica. Love Of My Life do Queen pode ser uma delas.

A minha definição do que é clássico ou o que não é, não é primitiva. Você é que conhece muito pouco de Pepeu Gomes. Não li, nem ninguém me contou, eu estava lá!

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


LeandroPanucci

Eu realmente conheço puco de Pepeu Gomes! Nunca vi nenhuma masrterclass dele! Nunca o vi em nenhum festival de violao! nunca ninguém mencionou seu trabalho no meio violonistico! entao pq eu deveria conhecer! se no meio q eu frequento e estou, se no meio qual participo, ele é praticamente inexistente!?

Eis ai a questao!

abraços!

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Marcosv
Bom, o topico já vai longo...
Eu não pretendo fazer sintese do que foi dito, vou só dar o meu concelho para vc. Tente, se já tiver violão (ou pode pedir um emprestado)e se o deseja mesmo. Tudo vai ser feito em função da força do seu desejo! Mas fique sabendo, e aqui vou na direção do B. Jr, o que vc vai obter como resultado vai depender dos meis que vc se deu para aprender. Por outro lado a musica pode fazer parte da sua vida sem que por isso vc seja musico. Eu não sou musico. E finalmente há aqui alguém que já o seja? Quem é musico tem carreira e não tem tempo para perder com forum!
A minha conclusão : se o que vc escuta em termos de violão provoca em vc emoção e lhe dá vontade de tentar então tente, vai para à frente e quando a vida lhe der a hipotese de tomar aula, se ainda não tiver perdido a coragem então aí vc toma aula. Boa sorte! Um abraço.

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


...o que vc vai obter como resultado vai depender dos meios[u][/u]vc se deu...(correcção)

batuta
Veterano
# nov/04
· votar


Este tópico é de violão, mas isso não muda muito. Sabe eu gostava de violão e guitarra, porém achava que naum levava o menor jeito para a coisa, naum porque alguém me disse, mas sim porque eu naum tinha paciência, errava toda hora, e só me dava dor de cabeça.Logo vi que precisaria de um professor com paciência de jó. Em certo show, percebi q o q regia meus batimentos cardíacos era a batera, e com o tempo fui passando a gostar cada vez mais, naum q eu naum goste de violão. Naum deu outra, comprei uma bateria, e me identifiquei com o instrumento em uma semana! Achei q naum presisaria de um professor, e criei minha propria maneira de ler música e tocar, e hoje naum me arrependo. Enquanto naum pude fazer aulas, fui aprimorando minha técnica e velocidade, e depois quando comecei a fazer aula foi tudo mais fácil. Isso depende muito de vc, de sua habilidade com o instrumento, através do tempo vc vai saber. Para pegar técnica e rapidez até q é bom aprender sozinho, e preciso saber o q está fazendo para naum aprender errado, então assim q puder entre em uma aula, só vem a somar. Naum desanime!!! Valew!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprender sozinho