Aprender sozinho

Autor Mensagem
anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


João de Vilhena

E finalmente há aqui alguém que já o seja?

Meu diploma do conservatorio q me formei afirma q sou! mas nao concordo com ele! heheheheheh!

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Juniorera nesse sentido mesmo que eu falava

FabianoB
Veterano
# nov/04
· votar


Marcosv

A minha experiência é a seguinte: eu sempre gostei do som de violão e tinha muita vontade de tocar, mas estava na mesma situação q vc, eu naum tinha dinheiro para pagar professor. Então, como eu ja tinha um violão, comecei a pegar teorias na net, e colocar na pratica!..

Pois é...faz 1 ano e 3 meses mais ou menos q comecei, conheço e domino razoalvelmente o instrumento (e sua teoria tbm)...

Pra concluir, minha dica é a seguinte: Se pretende tocar violão apenas por diversão e naum profissionalmente (rodas de amigos etc.), vai por vc mesmo, com uma condição...tenha muita força de vontade e insistencia (pois o começo é cruel)... e caso vc goste ou supere suas expectativas e queira prosseguir, procure fazer aulas (é o q eu faria)...

Espero ter ajudo e boa sorte!!!

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior
Meu diploma do conservatorio q me formei afirma q sou! mas nao concordo com ele!

(quebrando o assunto do tópico)
Quanto anos demora para conseguir um diploma??
O que significa ter um diploma dizendo que você estudo um determinado instrumento?
É ele que o torna apto para dar aulas?

BOm, isso é só curiosidade...valeu

Helder Bello
Veterano
# nov/04
· votar


Olá! Olha soh. Eu estudo em na EMBAP de Curitiba. Aprendi a tocar as chamadas "músicas populares", "musiquinhas" enfim, aprendi sozinho. Estudo violão há + ou - dez anos. Os três primeiros foram sozinhos. Depois começei na aula, pelo método de tárrega e fui indo. Hoje estou estudando em uma das melhores universidades de música do país. Como já disseram anteriormente aqui, se tiver força de vontade dá para aprender a tocar músicas sozinho. Mas entender do instrumento, tocar músicas mais complexas, isso exige um pouco mais do que força de vontade. Cara, eu estudei sem grana. Nunca paguei minhas aulas. Estudei no conservatório de música de Ctba. Tente entrar em algum tmbém. Sem professor naum rola. Espero ter ajudado. Abraços.

KiLLuA
Veterano
# nov/04
· votar


o Andres Segovia nunca teve aula =)

wesleyw8
Veterano
# nov/04
· votar


ah...vo te dar um exemplo.........sabe esses cara, chitaozinho e xororó daniel , zezé di camargo e num sei o q lah?!

eles comecaram a tocar violao antes de eu nascer e ele naum tocam porra nenhuma....

faiz o seguinte.....oh, pede pra sua mami dah um desconto pra vc , aí vc vai no supermercado (eu jah fiz isso) e comeca toma conta de carro,

eu vou comecar a fazer aula de guitarra assim!!!!!!!!

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


KiLLuA
Vc ta maluco é!?
Segovia Se considerava autodidata! mas teve varios professores! e vivia na cola dos violonistas renomados quando ele ainda era Ninguém! Depois subiu a cabeça ser o Tal Segovia! q se autointitulava autodidata! coisa q ele nao foi! heheheheh!

claudia batista kawano
Cara se no fim eu nao entendo é pq vc se expressa mal!

Primeiro! é logico q depende do estudante pra tocar e nao do professor, nao adianta fazer aulas com o John Williams e nao estudar! nunca vai tocar tb! Mas sozinho sozinho nao dá! o cara nao sabe o q treinar e como tocar!? ai fica aquela coisa horrorosa toda errada! heheheeh!

abraços cara! nao leve tao a mal! heheheheheh

Ciborgue
Veterano
# nov/04 · Editado por: Ciborgue
· votar


Marcosv
Bom, o pessoal ai falaram, falaram, falaram , mas nao falaram nada ne!
E o seguinte "fio", aprender sozinho ate aprende, mas ai vai depender o que vc quer aprender!Se for musiquinhas(musica popular) ai como disseram, vc vai aprender.E so ouvir a musica e treinar. Ai nas rodinhas os leigos vao falar que vc toca pacas, enquanto que se o "Balbino Junior"
ouvir, vai achar um lixo!Entao vai depender muito do estilo que vai tocar.Seja erudito ou popular, vai pastar sim,mas aprende.Ai vai ser uma questao de tempo, entende!
Pra falar a verdade, este topico nem deveria ser postado, e sim um topico sobre dicas de como comecar e tals.
Como vc ja deve ter visto ai na home page, tem musicas cifradas e tem o dicionario de acordes, entao e so pegar uma musica facil e pedir uma dica da batida pro pessoal do forum, porque as posicoes vc ja tem, certo!
Particularmente eu estou treinando assim,mas nao e por falta de grana, e sim por falta de professor.
Seja persistente que vc consegue!

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


O mundo cibernetico ultrapassa tudo.
Eu também estou de acordo comigo.

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


João de Vilhena
Eu também estou de acordo comigo.
Nao entendi sua colocação! mas tipo! é claro q vc está de acordo com vc! q vc concorda com vc ou pelo menos foi isso q eu entendi! Já pensou se vc discordasse de vc mesmo!? hahahahahhaahaha!

Ciborgue
enquanto que se o "Balbino Junior"
ouvir, vai achar um lixo!


Tb nao é assim né! hehehehheheeh

abraços!

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Balbino Junior, eu sei que parece estranho mas era só para fazer éco às ideias originais deste Ciborgue simpático.
Chega aqui inventa tudo o que foi dito...hahaha!

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


João de Vilhena
Vixe!!! Piorou! Estou mais confuso ainda! :(

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Bom, o cara chega no tópico e diz : "Bom, o pessoal ai falaram, falaram, falaram , mas nao falaram nada ne!". E depois começa a repetir tudo o que se disse. Pensei que o nosso amigo aqui não sabia dizer : vcs têm razão!
Não, o rapaz tinha que ser ele a dizer sozinho (em solo) heheh. Para mim o cumolo da solitude é estar de acordo consigo! É como gente que só fala para ouvir o som da voz para se fazer companhia a si mesma. Não sei se ficou mais claro?
Ciborgue não leve a mal mas tenta ler antes de opinar.

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


]
Balbino Junior
"é claro q vc está de acordo com vc! q vc concorda com vc ou pelo menos foi isso q eu entendi! Já pensou se vc discordasse de vc mesmo!?"
Claro que esse seu exemplo seria o caso de um indivíduo numa situação dramática de solidão (e não solitude como escrevi - desculpe o francesismo). Quem está de acordo consigo é porque não tem ninguem mais para estar de acordo para além de si... Não?!
a minha reacção era uma caricatura do
Ciborgue(é talvez o lado máquina de acordo com a parte humana? Hohoho!)

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


João de Vilhena
Cara! legal!
Vc estuda filosofia!? heheheheh!

LeandroP
Moderador
# nov/04
· votar


Eu acho que com muita paixão e determinação o cara pode aprender sozinho, inclusive o erudito. Mas não desperdiçaria a oportunidade de ter um professor, acho uma boa!

Só acho que aqueles que não tem grana e querem aprender sejam bem vindas, mas saibam que não é um caminho muito fácil.

alecarney
Veterano
# nov/04
· votar


Marcosv

É claro que dá pra aprender sozinho... só é mais demorado, na maioria dos casos... depende do talento de cada um.
Não desanime... vai em frente... nunca vi alguem que tenha começado e não tenha conseguido no final... só os que desistiram no meio do caminho.
Tudo o mais que foi falado aqui... essas baboseiras de pepeu gomes nunca fez aula.. etc... isso é conversa de botequim

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


LeandroPanucci
alecarney
Infelizmente não posso estar de acordo com vcs. A auto-erudição é uma contradição. Como vcs sabem dizemos erudita a pessoa que é letrada e instruída, que tem cultura, etc. Para que haja erudição tem que haver, reflexão, pesquisa, muito estudo (logo ensino) etc. A cultura não se adquire assim tão facilmente (infelizmente aliás!), porque não é natural, ela tem que ser assimilada. Pois ela é "composta" de uma forma de sedimentação dos conhecimentos que implica uma transmissão daquele que sabe mais (o professor) para aquele que sabe menos (o aluno). NINGUÉM chega lá sozinho, pois tentar aprender sozinho é como tentar raspar a barba sem espelho. É necessário ter alguém que possa agir como reflector para corrigir o que há para corrigir e também para encorajar quando a coisa ficou bem de modo a indicar o caminho certo. Vcs conhecem a dupla natureza x cultura e, claro está, que no caso da natureza cada um "tem" a sua, pelo menos por enquanto, pois ninguém pode escolher as faculdades que lhe permitem de ter muito talento para tocar violão, tal como não escolhemos a cor dos nossos olhos! O contrário da erudição é a ignorância e pior que a ignorância só a estupidez! Há que não confundir é claro ignorância com ingenuidade, pois esta última quando está associada à erudição dá algo que se pode chamar o génio.
Bom, depois há também vários tipos de erudição, não é! Eu não acredito que basta aprender violão erudito para se ser erudito, isto mesmo em termos de violão. Você pode ser excelente tecnicamente mas se não PENSAR a musica, se não for capaz de expressar o que está por traz dela, então vc será tão inexpressivo quanto esses desenhos sobre a sua folha de musica o são! A leitura sobre a musica é indispensável, sobre outras matérias é mais facultativo mas também é aconselhável. Não se deve desprezar conhecimento algum.

Eu compreendo bem a cólera do Balbino Jr. sobre este assunto e que lhe vale hoje uma certa reputação neste forum. BJ está a caminho para a erudição e a sua lucidez crescente faz ele ver a ignorância de muitos em termos de violão. Chegará a altura em que ele, já mais seguro de si, deixará de ligar a essas coisas que lhe parecerão insignificantes.

"nunca vi alguem que tenha começado e não tenha conseguido no final... só os que desistiram no meio do caminho." Desculpe amigo mas vc leu bem o que escreveu aqui??? Claro que os que desistiram pelo caminho fazem parte dos que vc viu começando, logo vc não pode dizer : "nunca vi alguem que tenha começado e não tenha conseguido no final". Em que botequim vc vai?

Em relação ao assunto inicial deste tópico eu já disse atrás o que pensava.

Maykon abe
Veterano
# nov/04
· votar


eu acho que se você quiser ser tocar violão sozinho deve buscar pessoas que conhecem o violão . estar tocando junto com essas pessoas...
tocando sozinho você pode pegar varios vicios que depois é dificil se desfazer desses vicios...
e outra coisa: ouvir muita musica, todos os estilos, todos os instrumentos, tudo....

anonimo_83
Veterano
# nov/04
· votar


Eu compreendo bem a cólera do Balbino Jr. sobre este assunto e que lhe vale hoje uma certa reputação neste forum. BJ está a caminho para a erudição e a sua lucidez crescente faz ele ver a ignorância de muitos em termos de violão. Chegará a altura em que ele, já mais seguro de si, deixará de ligar a essas coisas que lhe parecerão insignificantes.

Caramba!!!! LEgal isso hein!!!!

Valeu !hhehehehehehe!

Ciborgue
Veterano
# nov/04
· votar


Entao João de Vilhena
é disso que eu falo! Sao tantas coisas que escrevem que nao tem sentindo com o topico,me referi a isso, falam, falam, mas nao falam nada!É que na pagina anterior a galera ja estavam batendo boca e deixaram o topico de lado, saca!Po o cara quer tirar uma duvida, ai ficam falando um monte de coisa que nem tem nada a ver.

João de Vilhena
Veterano
# nov/04
· votar


Ciborgue
Tudo bem, o problema é que muita gente chega aqui e dá opinião sem ler o que já foi dito.
E pelo tom que vc empregou pensei ser o caso. Se me enganei eu lhe apresento as minhas desculpas.
Talvez tenha sido um pouco duro com vc.
Um abraço.

wesleyw8
Veterano
# nov/04
· votar


ninguem comentou o q eu postei

wesleyw8
Veterano
# nov/04
· votar


ninguem comentou o q eu postei

Betinho_RJ
Veterano
# jun/05
· votar


Ai maluco, aqui nesse forum tem muita gente que se acha, e vc vai poder observar que esses caras são sempre os mesmos. Eles nunca se limitam em tirar as dúvidas das pessoas, tem sempre que da opniões como se fossem os caras. Quem realmente sabe não precisa dizer, as pessoas sentem. Desculpe se também acabei disvirtando do tópico, mas quem sabe eles não abrem os olhos e percebem que esse forum é feito para tirar dúvidas e não ficar se glorificando.
Em relação a sua pergunta, dá sim para aprender a tocar sozinho, mas é claro que vai precisar de muita força de vontade e muito tempo praticando. Nada nasce pronto, se ninguém aprende-se sozinho como poderia ser criado algo??? Vai a luta cara e quando tiver fera, não sai por ai dizendo que é o cara, seja simples e deixe que as pessoas tirem suas próprias conclusões. Abraços

HANS NEUSIDLER
Veterano
# jun/05
· votar


Betinho_RJ
BEtinho...
Vc deu uma olhada na data da primeira postagem desse topico!?
As vezes o cara até ja morreu po e vc ainda ta ai! hahahahahh!

Brincadeira!

ilzo fuzaro
Veterano
# jun/05
· votar


Betinho_RJ
Desculpe amiguinho, aprender violão erudito sozinho é impossivel.

Hyllop
Veterano
# jun/05
· votar


alguem sabe onde eu consigo tablaturas de musicas classicas ,medieval?

edlorena
Veterano
# jun/05
· votar


nada eh impossivel para quem se dedica.....
eu sei que naum tem nada a ver mas ai vai:
quem ensinou einstein sobre a relatividade geral......
quem falou para newton q dois corpos se atraem devido as suas massas...
tem gente q toca trompete, sax, batera, VIOLÃO, taum bem quanto pessoas que tocam a anos e naum têm o menor esforço para aprender....
nada que um bom autodidata aplicado naum aprenda....
eu nunca tive aula......
sei as formações e variações dos acordes, escalas, campo harmônico....
isso pq toco a +- um ano e meio......
td retirado de sites (principalmente cifraclub), revistas....

vc pode nao ser um yamandu mas pelo menos estah feliz e satisfeito com sua musica

vlw
abraços e deixem de serem ignorantes

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprender sozinho