Compasso

Autor Mensagem
Cassio
Veterano
# mar/04 · Editado por: Moderador


Quais são os tipos mais comuns de Compasso e como se conta??
Parece que o skema é identificar é contar qts tempos tem desde o inicio do ritmo (0 baixo) até o retorno.
Mas gostaria de saber mais detalhes, de preferência com exemplos de musicas conhecidas, pois tô achando complicado justamente identificar qt tempos tem nesses intervalos, os quais irão dizer se é binário, quaternário, etc.
T+

Cassio
Veterano
# mar/04
· votar


Complementando: Identificar Compasso tem utilidade na questão da Batida a executar??
Nao tenhho tantos problemas com batida (faço pelo ouvido), mas nem dou bola pra Compasso. Talvez se eu soubesse facilitava mais, até poruqe tem musica que é complicada encaixar batida...
T+

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


O compasso tem haver com o tempo e o rítmo da música.

Os tipos mais comuns???
Bom, não existe tipo mais comum de compasso, talvez o mais fácil e normal de aparecer é o 2/4 e o 4/4.

Como se conta?
hum...pelas figuras da pauta. Se o compasso é binário, tem dois tempos por compasso, terciário tem tres, quaternário tem quatro tempos.


Mas vc toca com partitura, cifra, de ouvido?
Se for com partitura isso que eu disse auxilia.
Agora com cifra, tem que sacar de ouvido mesmo.

Não sei se consegui ajudar, pois não etendi muito bem sua dúvida.

Cassio
Veterano
# mar/04
· votar


Toco só em cifras.
Então vai ser complicado identificar Compasso.
Queria saber como identificar se é Quaternário, etc.
Tipo Djavan> Oceano
Alguém tem aí exemplo de determinado compasso?

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Cassio

Vou ter que sair agora, mas assim que der eu te respondo.

Amplexos

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Cassio
Pra identificar o compasso, sem partitura, vc vai ter q usar o ouvido.
Onde for a batida mais forte, é o primeiro tempo do compasso, ae vc conta. Tipow... 1, 2,3,4; 1,2,3,4.... pra compasso quaternário. O 1 sempre é o tempo forte. ok?!


Eu não tenho essa musica aqui pra ouvi-la e te responder certo, e tb jah estou indo. Mas tente ouvi-la, geralmente se vc for tocar por acordes, nem precisa saber muito o compasso, só qndo tiver que trocar de nota, que é o tempo forte.

pliniodaher
Veterano
# mar/04
· votar


Cassio

Se você sabe como tocar uma balada, um samba, etc., muitas
músicas cifradas vêm com tal informação.

inthelight
Veterano
# mar/04
· votar


Mas eu tenho uma duvida...tipo, compasso 4/4 seria 4 tempos, usando seminima como unidade, certo? Mas então pra q serve um compasso 2/4, ou seja, dois tempos com seminimas? naum é a mesma coisa q 4/4?

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


inthelight
yeap, é quase a mesma coisa, por isso os dois são confundidos, na hora de vc tirar uma musica de ouvido.

4/4 = compasso igual a 4 tempos
2/4 = compasso igual a 2 tempos

Al Majíd
Veterano
# mar/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


Cassio

Compasso é uma medida que serve para determinar os valores exatos das notas. É também o espaço compreendido entre dois travessões. Podem ser:

Binário - Quando o numerador é o n° 2. Ex: 2/4 ou 2/8
Ternário - Quando o numerador é o nº3. Ex: 3/4 ou 3/16
Quaternário - Quando o numerador é o nº4. Ex: 4/2 ou 4/8


Compassos simples são aqueles que tem por numeradores os números 2, 3 e 4.
O numerador indica :

1 - se o compasso é simples ou composto.
2 - Se é binário, ternário ou quaternário
3 - Quantas figuras devem entrar no compasso.

O denominador indica a qualidade das figuras (semibreve, mínima, semínima, colcheia, semi colcheia, fusa, semi fusa).

Compassos Compostos

Derivam dos compassos simples. Pontuando-se as figuras unidades de tempo e de compasso, de um compasso simples, formamos um composto. Os compassos compostos têm por numeradores os nºs 6, 9, 12. Para se achar o correspondente composto de um compasso simples, basta multiplicar o numerador por 3 e denominador por 3.

Ex:

2/4 x 3/2 = 6/8
3/4 x 3/2 = 9/8
4/4 x 3/2 = 12/8

No caso da batida da música que você faz no violão, ela tem muito mais haver com a pulsação rítmica, do que mesmo com a divisão rítmica. Você faz a batida acompanhando mais ou menos o rítmo da bateria da música.

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Cassio

Só corrigindo:

Para se achar o correspondente composto de um compasso simples, basta multiplicar o numerador por 3 e o denominador por 2.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Além das figuras mais usadas, como a semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa, temos também outras como: Breve (vale o dobro da semibreve)
Longa (vale o dobro da breve)
Máxima (vale o dobro da longa)
Temos ainda a quartifusa ou trifusa que vale metade da semifusa.

Amplexos

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Mas essas figuras não são mais tão utilizadas, praticamente extintas. Minha prfª q disse, não nos ensinou essas. =/

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

É ... nunca as vi em nenhuma partitura. Não são usadas mesmo. ;D

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
Eh melhor avisar ae mesmo, se nao acaba assustando o menino eheheheh..=P

Cassio
Veterano
# mar/04
· votar


Okei, magnatas
Vou deixar de lado o Denominador, por é sinônimo de Partitura, em relação a qual, sou ignorantão...
O Numerador é = quantidade de tempos dentro do Compasso, que inicia-se com o baixo. O tempo tb pode ser subdividido em dois, tipo tempo/contratempo> desce/sobe no violão.
Mas pra descobrir na prática qts tempos tem o ciclo do ritmo não á tão simples se não souber Partitura.
Pra não ficar só na teoria, podem indicar musicas conhecidas e respectivos Compassos?
Acho que não servir pra muita coisa, ate poruqe batida pega-se de ouvido e não pelo Compasso. Mais por curiosidade...
T+
Casssssssssio

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Cassio

Contra tempo é o seguinte. Imagine uma música em 4/4. Algumas pessoas contam assim: 1, 2, 3, 4. O contra tempo está entre os tempos. Contando, 1, e 2, e 3, e 4, a gente percebe melhor o contra tempo que no caso seria a letra "e". Numa partitura em compasso quaternário, onde a unidade de tempo é a semínima e de repente aparecem um monte de colcheias e semicholcheias, a gente percebe que muitas destas notas estão no contra tempo. Pra ouvirmos uma música e descobrirmos qual o compasso dela, temos que estudar "Percepção Musical", que é uma das matérias na faculdade de música.

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie


Hahahah...tá bom...Gente!!! As notas breve, longa, máxima, quartifusa ou trifusa, quase não são usadas. Elas existem, mas não se tem o porque de colocá-las na pauta, a não ser em casos bem especiais que desconheço.

Amplexos

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
hahahahah eu tenho aulas de Percepção musical, e nem é faculdade,mas sim um curso longo....

Percepção é muito massa, nao vejo a hora, de saber só de ouvido todas as notas.....[vai demorar, logico, mas o resultado será ótimo]

Hahahah...tá bom...Gente!!! As notas breve, longa, máxima, quartifusa ou trifusa, quase não são usadas. Elas existem, mas não se tem o porque de colocá-las na pauta, a não ser em casos bem especiais que desconheço
Muito bom, ehehehhe! =P

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Anseio por isso também. E também por ouvir uma música e saber analisá-la, no que diz respeito às progressões, modulações, etc. etc...Por exemplo: Eu gosto muito de ouvir músicas clássicas, sinto pelo ouvido que elas são muito trabalhadas, que quem as compôs, fez com um entendimento muito profundo de teoria e tal. Mas quero saber analisá-las teoricamente.

Amplexos

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
tb.
minha profª sabe tudo isso, ae eu falei q ela é meu exemplo, mas q será dificil, e ela disse q no comeco, ela tb, era toda descordenada [nao q eu seja...eheheh], nao sabia nada de nada.

Pois eh, aprendendo, estudando, q se aprende, eu acho a música, uma arte muito intensa e profunda. E q além de aprender tudo isso, no final soa-se uma bela canção aos ouvidos. =]

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Barbara Jolie

Realmente. Não quero puxar a sardinha pra nós, mas acho a música a mais bela das artes!!!!!!!!!:D

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Al Majíd
hehehe....É nois!

Cassio
Veterano
# mar/04
· votar


Com certeza é uma Arte quem bastabte se destaca.
Pintura tb se destaca.
Xadrez é tb considerado jogo/arte. Quem joga sabe a complexidade...

Barbara Jolie
Veterano
# mar/04
· votar


Pessoas! Ontem na aula, a professora soltou um som lá pra nós decifrarmos o compasso.
A primeira vez q tenho q tirar o ritmo de uma musica com mais de um intrumento, com melodia e base....ahhaha
foi mó dificil.

O compasso foi facil, pq eh soh escutar o som forte, e contar a partir dele, agora o ritmo melódico...ixi...esse complicou...pq eu tava pegando com o som do celo junto, e era soh o melódico[só o piano]....ahahah....mas vou comprar o livro q tem o CD q ela colocou na aula, ajuda muito.

PRINCE. Aprenda a Ouvir: persepção musical.

Marimimi
Veterano
# set/04
· votar


oi malta eu sou nova aqui e por isso pergunto: alguem tem as figuras dabreve, semibreve,fusa e por ai fora no pc?

Marimimi
Veterano
# set/04
· votar


alguem?

Marimimi
Veterano
# set/04
· votar


se tivirem digam me!!!

maggie
Veterana
# set/04
· votar


oi malta eu sou nova aqui e por isso pergunto: alguem tem as figuras dabreve, semibreve,fusa e por ai fora no pc?

Tu precisa da figura mesmo?
Dá uma olhada aqui http://www.teoria.com/exercises/reading.htm .

Beto Munhoz
Veterano
# set/04
· votar


Onde que eu consigo o livro "PRINCE. Aprenda a Ouvir: percepção musical." ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compasso