Compasso 2/4 com 3 seminimas e uma minima?

    Autor Mensagem
    Violão e Voz
    Veterano
    # fev/11


    Galera, játoco violão há alguns anos porém estou migrando para o clásico e com iso devo aprender partituras. Estou estudando pelo livro iniciação ao violão do falecido Henrique Pinto.
    Na pagina 26 há um exercicio bem grande que começa com p i m a e depois vira p m i a. e o compasso é 2/4.
    Porém há algo errado, não pode um compasso 2/4 ter uma minima e 3 seminimas. Por favor me ajudem e vejam com seus próprios olhos.

    http://www.scribd.com/doc/414726/Henrique-Pinto-Iniciacao-ao-Violao-Vo l-I

    BruRoma
    Veterano
    # fev/11 · Editado por: BruRoma
    · votar


    São colcheias e não seminimas, e o baixo esta em minima pq deve durar todo o compasso ou seja vc tem que deixar soar o baixo (no caso ali do primeiro compasso é a 6ª corda solta) enquanto toca o resto do compasso..Assim vc divide o compasso sonoricamente em 4 colcheias e o baixo devera soar tbm durante as outras 3 colcheias.
    Entedi ?

    makumbator
    Moderador
    # fev/11
    · votar


    Violão e Voz

    Vc está se referindo à página 28 do método?

    Como o colega BruRoma explicou, há duas vozes diferentes nessa linha(a mais aguda em colcheias e a mais grave em uma única nota em semínima que ocupa todo o compasso). As duas vozes são simultâneas.

    Essa figuração sugere que a primeira nota(a mais grave) deve ser sustentada durante todo o compasso. Ao mesmo tempo as demais notas(colcheias) são executadas uma após a outra.

    A primeira colcheia da voz superior está fundida com a mínima da voz inferior(que é o desenho que vc encontra no começo de todos esses compassos), uma vez que se trata da mesma nota "dividida" pelas duas vozes.

    Uma variação da escrita desse mesmo trecho seria colocar a semínima do grave como está na voz inferior e começar a voz superior com pausa de colcheia, seguida das 3 colcheias subsequentes. O efeito sonoro seria o mesmo, pois pode-se escrever a mesma coisa de várias maneiras.

    Vc precisa aprender a ler e executar múltiplas vozes simultâneas. Além de se acostumar a esse tipo de grafia de fusão de notas usadas por mais de uma voz.

    Isso é comum na escrita de instrumentos harmônicos, principalmente aqueles em que se costuma escrever em apenas um pentagrama(como o violão).

    No piano(em que se costuma escrever com 2 pentagramas), esse mesmo trecho poderia ser escrito com o baixo em um pentagrama(semínima) e as colcheias no outro pentagrama(pausa de colcheia + 3 colcheias).

    Violão e Voz
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    É verdade são 3 colcheias e uma seminima. Não tinha prestado tanta atenção.
    Obrigado aos dois.
    Abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compasso 2/4 com 3 seminimas e uma minima?