compasso e ritmos

    Autor Mensagem
    papalacerda
    Veterano
    # ago/09


    Caros amigos do cifra,
    como posso executar no violão o compasso quaternario de forma simples atraves de um dedilhado? E para esse compasso quais musicas mais simples posso tocar? Queria saber também, num compasso quaternario, por exemplo: 1 e 2 e 3 e 4, o que significa o "e" que intercala os números. Até lá.

    Luiz Almeida
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    papalacerda

    "como posso executar no violão o compasso quaternario"
    Não sei tocar violão com partituras.

    "Queria saber também, num compasso quaternario, por exemplo: 1 e 2 e 3 e 4, o que significa o "e" que intercala os números."
    O "1" é o começo do primeiro tempo no compasso, o "e" é a metade dele até chegar no "2". Faltou o "e" depois do "4".

    Veja se é isso.

    Minow
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    papalacerda
    O que você tá chamando de quaternário? 4/4?
    Porque quaternário pode ser 4/2, 4/4, 4/8, 12/8, etc.

    Como o mais usado na música popular é o 4/4 eu vou partir do princípio que é esse.

    por exemplo: 1 e 2 e 3 e 4, o que significa o "e" que intercala os números.

    Então, um compasso 4/4 é formado por quatro semínimas por compasso. Cada tempo é uma semínima (indicada pelo denominador).
    Então cada número que você conta é uma semínima, e o "e" seria a metade do tempo, ou seja, uma colcheia. É só uma maneira facilitada pra contar já com as colcheias.

    Sobre sua primeira dúvida, ela é bem vaga.
    Eu acho que você não tá sacando direitinho o que é o compasso e como funciona. Dá uma estudada nisso, mas não se preocupa que você já tem esse compasso 4/4 bem enraizado instintivamente. Tocar você pode, agora só falta entender.

    papalacerda
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Agora comecei a entender melhor como funciona teoricamente o compaço. Como bem explicado por vcs o compasso quaternario pode ser vários: 4/8, 4/4, 4/2 etc. Agora fica uma dúvida, uma musica executada no 4/2 fica mais lenta ou mais rápida do que no 4/4 ou isso não interfere na dinâmica do ritmo? Outra duvida é: O ritmo de valsa é sempre ternario ou ele pode ser binario, quaternario etc. Outros ritmos balada, marcha já são de determinados compassos ou podem ser enquadrado em outros compassos?

    Luiz Almeida
    Veterano
    # set/09
    · votar


    papalacerda

    Cara, eu não tenho "teoria" para poder responder sua pergunta, mas como ninguém se manifestou..... vamos lá:

    "Agora fica uma dúvida, uma musica executada no 4/2 fica mais lenta ou mais rápida do que no 4/4 ou isso não interfere na dinâmica do ritmo?"
    Eu não encontrei nas minhas partituras uma música com o compasso 4/2, então não consegui uma resposta para isso.
    Mas em algumas coisas você deve ficar atento:
    -Em algumas partituras você encontrará uma figura de uma nota, por exemplo uma semínima ser for um compasso 4/4, com um valor numérico correspondente. Esse valor é o tempo que vale essa semínima, por exemplo. Vejo muito isso em partituras de teclado.
    -Outra questão é quanto a regência. Se houver um maestro, o tempo/andamento será determinado por ele.
    -Em algumas partituras você encontrará um termo escrito logo acima da armação da clave, essas inscrições são chamadas de "Movimento ou Andamento", por exemplo: Largo, Largheto, Adagio, Presto, Moderato, etc.

    " Outra duvida é: O ritmo de valsa é sempre ternario ou ele pode ser binario, quaternario etc."
    Também só encontrei Valsas no compasso ternário simples.....

    "Outros ritmos balada, marcha já são de determinados compassos ou podem ser enquadrado em outros compassos?"
    Acho que isso fica a critério do autor na hora de compor uma peça, e que não se trata de regra.

    Vamos ver no que dá.
    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a compasso e ritmos