Cordas com "tecido"

    Autor Mensagem
    Luis11
    Membro Novato
    # jun/20


    Uma amiga minha iniciante no violão comprou cordas giannini da linha guinga e pediu para que eu as colocasse no violão. Queria saber se alguém já tem experiência com esse encordoamento. Além da corda 3 ser revestida com bronze, as cordas revestidas tem uma espécie de tecido vermelho nas pontas. Alguém sabe o que é esse tecido?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Luis11
    Serve apenas como proteção. Nada mais.
    Abç

    makumbator
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    As cordas com tecido na ponta a meu ver também servem para reduzir a ressonância simpática que ocorre após o nut. Você também percebia essa função, Bertola? Infelizmente muitas marcas pararam de fazer cordas de baixo elétrico com essa característica (que eu gostava). No contrabaixo acústico a maioria ainda usa desse recurso.

    Depois que as pontas com tecido caíram em desuso, eu passei a usar esponjas pequenas para mutar as cordas naquela parte. Hoje em dia eu uso fretwarp e fretwedge da Gruvgear para a mesma função (funciona e fica mais bonitinho que um pouco de esponja aleatória). Mas sou absolutamente paranoico com limpeza do som e em não ter qualquer ressonância indesejada na execução. Provavelmente é exagero meu.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    makumbator
    Depois da pestana a diferença é quase nenhuma - pelo menos para mim...
    Abç

    makumbator
    Moderador
    # jun/20
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Então, eu também não sei se é exagero de minha parte. Mas acabo colocando essas parafernálias para garantir (ou trazer a paz espiritual do efeito placebo).

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    Eu também "percebo" isso. É algo muito sutil, observei a primeira vez no violão microfonado. Onde o mic da pestana tinha uns sons estranhos.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # jun/20
    · votar


    Pra quem toca com Jazzmaster isso é um problema sério. Ou pode ser usado a favor, é só ver o Sonic Youth ou St Vincent.

    Ismah
    Veterano
    # jun/20
    · votar


    O Jhon5 também usa a seu favor. Em várias músicas ele usa esses sons, da tele, sem o rebaixador (?) de cordas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cordas com "tecido"