Tocar RHCP de palheta no baixo

Autor Mensagem
Henrique RHCP
Membro Novato
# nov/17


Eu toco contrabaixo a algum tempo já e um dos grandes baixistas q me influenciaram foi Flea, baixista da conhecida banda de rock Red Hot Chili Peppers. Fato é que Flea manuseia o instrumento utilizando o "Pizzicato", técnica de mão de direita muito conhecida e utilizada por baixistas de diversos gêneros, e, no entanto, sinto-me mais confortável tocando com a assistência de uma palheta. Apesar de dominar as demais técnicas de mão direita, como o "Slap" e o "Double Thumb", eu sou mais familiarizado com a palheta do que com o "Pizzicato". Gostaria de saber, através desse tópico, se é realmente muito fora de contexto tocar as linhas de baixo do Flea, com exceção das que ele não usa "Pizzicato", fazendo uso de uma palheta. Eu utilizo técnicas de guardar a palheta na mão de forma que eu consiga, em uma mesma música, fazer palhetadas e "Slaps", por exemplo.

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/17
· votar


Na banda que eu tocava, o baixista (que na verdade antes de ser baixista, era guitarrista) só tocava com palheta.
A gente tocava umas 3 ou 4 músicas do RHCP e nunca percebi nada de estranho nele tocando.

Wade
Membro Novato
# nov/17
· votar


Ué. Desde que toque a música corretamente, toque do jeito que se sentir mais confortável. Palheta, dedo, moeda, arco, furadeira...

Simples assim.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Henrique RHCP
Pode tocar do jeito que quiser, e tambem como baixista, e tendo como principal influenciador o flea (como tantos outros tambem tem rsrs) falo mais:

O flea, como voce sabe, tem uma pegada bem forte. O pizzicato dele nao é dos mais macios. É uma pegada funky.
Ja vi muito baixista tocando rhcp com pizzicato "alisando' as cordas. Ta errado.
Melhor tocar com palheta , com "punch", to que tocar pizzicato fazendo caricias na corda. Erro de muito baixista metido a tocar rhcp.

Acho correto voce tocar com palheta, até porque, nao existe regras pra isso.
Eu, por costume, toco pizzicato em muitas bandas que usam palheta, como megadeth e manowar. Eles tocam com palheta, eu toco com pizzicato.
Mas nao pode tocar com dedo de moça. Outra banda que já usa dedo, e eu toco com palheta: ColdPlay. Sinto mais firme assim.

Vai de gosto mesmo.
O que nao pode é tocar rhcp com dedo de menina.
Se palheta fica melhor e da mais punch, senta a palhetada no baixo.

ps: e voce ainda leva vantagem em muita musica, como Dont Forget Me e Parallel Universe, que é com palheta, e tem gente que nao consegue rsrsrs.

Insufferable Bear
Membro
# nov/17
· votar


Toca do jeito que quiser, mas baixista que não se familiariza com pizzicato é um baixista incompleto.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Henrique RHCP
Um coisa que queria saber, é como voce, que tem por influencia o flea, ja toca a um tempo, aprendeu slap, algumas tecnicas ai nao tao simples assim, e sente melhor de palheta?
Normalmente a grande maioria dos baixistas sente melhor de pizzicato. Conheco muito baixista que nem sequer sabe segurar uma palheta.

makumbator
Moderador
# nov/17 · Editado por: makumbator
· votar


Buja

Também faço muito esse lance de tocar com os dedos músicas originalmente feitas com palheta (Yes, Megadeth, Metallica da época do Jason, Guns, e muitos outros). O curioso é que eu toco guitarra também há muitos anos, mas no baixo prefiro muito mais usar pizzicato.

Até toco baixo com palheta de vez em quando pra brincar, mas se puder escolher faço com os dedos mesmo. Entretanto, não tenho preconceito com quem toca com palheta.

Henrique RHCP
Membro Novato
# nov/17
· votar


Buja

é q com a palheta eu sinto mais liberdade pra fazer saltos de corda e fazer swings também

Henrique RHCP
Membro Novato
# nov/17
· votar


Vlw pela ajuda pessoal e é dahora ver q vcs n tem preconceito kkkkk

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Henrique RHCP
Quem tem preconceito é que tem mente fechada.

Mas da uns treinadas com pizzicato ai, garanto que vai agregar muito seu conhecimento.
Tocar Iron Maiden com cavalgada de 3 dedos por exemplo, é muito diferente do que tocar com palheta.
E tambem tem coisa que so sai "smoothy" com pizzicato (nao sei o termo em portugues), igual tipo um Bee Gees...impossivel de ser na palheta mano.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


makumbator
É que voce é como eu, originalmente do "bass" né.
Eu vim a aprender (aprender nao, arriscar) guitarra depois de tocar bastante tempo o baixo. Nao tive a experiencia que o pessoal diz que baixista é um guitarrista frustrado.
Tanto que toco guitarra em casa, mas pelos amigos, sou conhecido como baixista.

E por ser assim, pizzicato é meu jeito preferido de tocar. Sei la, igual voce, quando pego no baixo, parece que já sinto que é pra se tocar com pizzicato, e tambem, nao consigo tocar palheta e slapar. Dom que o Henrique RHCP tem O.o

Palheta no baixo pra mim é bom quando vou tocar algo que quero que tenha timbre de palheta...aquele thum..thum..thum..thum..thum.
Quando quero um timbre de pew..pew...pew, vou de slap.
Se quero timbre de buumm...buumm...buumm...vou de pizzicato.

Nao sei explicar direito rs, mas toco segundo o timbre que quero, ja que no baixo, a gente realmente tem que tirar o timbre na munheca mermo!

makumbator
Moderador
# nov/17 · Editado por: makumbator
· votar


Buja
É que voce é como eu, originalmente do "bass" né.

Sim.

Eu vim a aprender (aprender nao, arriscar) guitarra depois de tocar bastante tempo o baixo.

Comigo nem foi tanto tempo depois. Eu comecei no baixo 3 anos e pouco depois iniciei na guitarra, mas de alguma maneira eu sempre me senti mais baixista que guitarrista.

Também gosto de timbre (e da musicalidade) de vários baixistas que usam palheta, então não tenho o preconceito que muitos tem com quem toca assim, mas realmente, pensar o baixo pra mim no natural vai ser sempre com os dedos.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Tanto porque nao consigo imaginar voce tocando um rabecão com palheta rsrs.

Henrique RHCP
Membro Novato
# nov/17
· votar


Buja

Opa acho melhor dar uma treinada em Pizzicato msm kkkk Curto bastante o som do Steve Harris ele realmente tem mto ataque em cima das cordas.

e tambem, nao consigo tocar palheta e slapar. Dom que o Henrique RHCP tem O.o

Isso é uma coisa q eu vi no YouTube um baixista pouco conhecido fazendo, porém ele usava pra fazer two hands kkkk É Cody Wright o nome dele

makumbator
Moderador
# nov/17
· votar


Buja
Tanto porque nao consigo imaginar voce tocando um rabecão com palheta rsrs.

Hahah! É verdade, mas eu toco o acústico mais com arco do que com pizzicato.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


makumbator
Me responde uma pergunta estupida vindo de um cara estupido rsrs:

É possivel usar arco em um fretless eletrico?
Ou a escala tem que ter um raio muito pequeno, ou as cordas teriam que ser mais altas?

Henrique RHCP
Opa acho melhor dar uma treinada em Pizzicato msm kkkk
Voce é um baixista que comecou do mais dificil primeiro rsrs. Agora vai ter que aprender o mais facil.
Comeca com o basico, musicas estilo walking bass, usando somente indicador e médio, 1..2, 1..2, 1..2, 1..2.
Com metronomo de preferencia. Logo estará facil.

É Cody Wright o nome dele
Vou pesquisar.
Sigo uma infinidade de otimos baixistas no youtube. Sempre ha um a mais para agregar.

Por acaso, ja deve ter visto o Scott's Bass, ne?! Super recomendo. Pizzicato dele é dos tops.
Tambem recomendo o canal BassTheWorld.com. Excelentes baixistas não muito conhecidos tocam por la. É extremamente recomendavel.
Ha outros nomes tambem que sigo, inclusive nacionais, que vale a pena ouvir!

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Seu modera, assim que puder, podia mover la pro forum de baixo.
Coitadinho daquele forum, sempre tao parado.
Quando rola um assunto de baixo, o topico fica sapeando na area de violao, rs.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/17
· votar


Nas minhas gravinas caseiras plugo o baixo em linha na interface e finjo tocar. Eu, como guitarrista medíocre e baixista frustrado, sou possuidor de um pizzicato simplesmente horrível e palhetada característica de guitarrista, mas as vezes o pizzicato é necessário para chegar em alguns timbres específicos, como descrito pelo Buja

Wade
Membro Novato
# nov/17 · Editado por: Wade
· votar


Comecei no baixo há pouco tempo. Consigo tocar com os dedos de boa, mas os anos de guitarra falam mais alto. O conforto que sinto tocando com palheta é bem maior. E como curto mais o som palhetado, fechou.

Também só consigo tocar na região do meio do corpo, como na guitarra. Não consigo tocar lá na ponte como vejo a maioria fazer. Simplesmente não consigo. É muito desconfortável. Vi que muda o timbre, fica mais "médio", enquanto no meio fica mais scoopado. E, mais uma vez, como prefiro este último, fechou haha.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Pra mim são dois instrumentos que nao consigo misturar as tecnicas na cabeça.
Sei la, parece que toco guitarra com o lado direito do cerebro, e baixo com o lado esquerdo.
Nao consigo tocar baixo como guitarra e guitarra como baixo.
Tanto que sonho em fazer isso.

Consigo slapar no baixo, mas sou doido pra fazer slap na guitarra like a jared james e guthirie govan e nao consigo.

Consigo fazer palhetada na guitarra de um jeito que nao consigo nem a pal no baixo.

Alem disso, a forma como toco acordes na guitarra (com a mao direita) nao funciona no baixo. O formato das cordas do baixo me induz instintivamente a pizzicatear e nao a dedilhar.

Até os bends que faço no baixo, pra mim são muito mais sensiveis que na guitarra. Enquanto na guitarra mando um bend de meio tom e sinto bem normal, no baixo acho extremamente desagradavel audivelmente. No baixo faço muito minibends que nao chegam a meio tom, e fica bem sensivel pra mim.

Sobre tocar perto da ponte, é o lance da trimbristica.
O timbre do pizzicato na ponte é diferente do pizzicato no braço.
Pra quem escuta por exemplo RHCP, tem como tocar a musica C'mon Girl sem pizzicatear na ponte? Vão dizer..claro que tem...mas o timbre é bem diferente.
Pra pizzicatos rapidos e sem embolação, pra mim so consigo fazer na ponte.

Gabezorx
Membro Novato
# nov/17
· votar


Henrique RHCP

Eu acho que esse negócio de tocar baixo ou não com palheta, fora o ataque nas cordas e o timbre que você pretende extrair é mais "cagação de regra" do que qualquer outra coisa.

Jeff Beck e Richie Kotzen (dentre muitos outros guitarristas) são dois caras que tiram um baita som e não tocam com palheta.

Em contrapartida o David Ellefson e Duff McKagan (dentre muitos outros baixistas) tiram um som fera tocando com palheta.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Gabezorx
Resumiu tudo numa tacada so.

Henrique RHCP
Membro Novato
# nov/17
· votar


Gabezorx
Essa fita msm cara!! Bem dahora mencionar o David Ellefson e o Duff McKagan

Vlw pelo reforço ae pessoal, vou procurar me desenvolver mais pra poder explorar melhor a sonoridade do contrabaixo também

Henrique RHCP
Membro Novato
# nov/17
· votar


Buja

Por acaso, ja deve ter visto o Scott's Bass, ne?! Super recomendo. Pizzicato

Esse cara é fera kkkk Foi justamente em um vídeo dele q eu tomei conhecimento do Cody Wright rsrsrs

makumbator
Moderador
# nov/17 · Editado por: makumbator
· votar


Buja

Arco precisa de uma boa curvatura da escala para funcionar (pois é esse ângulo que permite tocar uma só corda por vez, ao mesmo tempo que a curvatura não pode ser extrema para se permitir tocar cordas duplas quando desejado). E também não pode ter a ação exageradamente baixa (como se usa na guitarra e baixo). A corda acionada pelo arco precisa de mais espaço pra vibrar. Por isso é comum no baixo acústico ter reguladores de altura no cavalete. Isso permite mudar a ação melhor para arco ou para pizzicato sem precisar ir no luthier.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Mas isso não é feito mexendo no cavalete em si? Teria uma imagem disso?

makumbator
Moderador
# nov/17
· votar


Ismah
Mas isso não é feito mexendo no cavalete em si? Teria uma imagem disso?


Tem cavalete com regulador, justamente pra não precisar mudar o cavalete. Pode-se dizer que é análogo aos carrinhos que sobem e descem de uma ponte de baixo elétrico.

Aqui só o regulador:
http://www.lemurmusic.com/Bass-Bridge-Height-Adjusters-ALUMINIUM/produ ctinfo/A1340/

E aqui eles em um cavalete:

http://www.waldronmusic.com/productimage/FJJJ332102.JPG

Pra mudar a altura basta afrouxar um pouco as cordas (principalmente se for pra subir o cavalete), rodar o ajustador no sentido desejado e depois reafinar o instrumento. Não leva mais que 1 minuto pra fazer isso.

Buja
Veterano
# nov/17 · Editado por: Buja
· votar


makumbator
Valeu mano, imaginava que seria assim mesmo.
Uns tempos atras estava louco com um baixolaço desses acustico (rabeção).
Por favor, me diga o nome certo desse treco!

Fui na serenata, bh, acho que voce conhece, e achei 1 la.
3 mil reais, e parecia sofrivel. Parecia que estava la encostado a anos.
As cordas, nao sei porque, mas visivelmente, parecia estar cheia de fungos.
E a escala tava branca praticamente. Pensei: compro isso por 3 mil e gasto mais 3 procurando um luthier pra deixar ele no jeito (luthier este que talvez nem tenha em bh)

Desanimei na hora. Se ele tivesse lindão lá, era capaz de eu sentar o cartão de crédito la e me lascar de pagar deppois, rsrs.

A vontade ainda fica infima por dentro, mas so por curiosidade mesmo.
Talvez a vontade passe so de ter a oportunidade de tocar em um, por uns 10 min.


Mas quanto a fretless, esse sim tenho vontade.
Gosto muito de um canal, chamado Remco's Grooves.
O sujeito é um projeto de hippie, que toca uns funky absurdamente bons. E toca muitos deles com um fretless, numa pegada animal.
Até slap ele manda no fretless. Vale a pena ver.

Isso me da uma certa vontade de apalhar um fretless.

Lelo Mig
Membro
# nov/17
· votar


Buja

"estava louco com um baixolaço desses acustico (rabeção)."

O primeiro baixista da Orquestra Sinfonica do Estado de São Paulo (OSESP), é meu amigo de infância.

Um colega, baixista, desejava um baixo acustico e estava bastante inseguro. Apesar de ser muito bom baixista e experiente nunca teve, nem muito contato, com o acustico. Coloquei em contato com o acima citado, que deu dicas, sugestões, marcas e modelos de instrumentos bons e com preço acessível.

Creio que o makumbator possa ajudar, mas qualquer coisa, mande uma MP, e te coloco em contato direto com meu amigo.

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Lelo Mig
Opa amigo, tenho interesse sim.
Mas fico meio sem graça de chamar voce e ele por agora, tanto que no momento estou sem verba, nem a medio prazo pra isso.

Final do ano, sabe como é, iptu, ipva, quitar algumas coisas.
Esse ano ja consegui com sacrificio montar duas partscasters, praticamnete no jeito.
Ano que vem, é projeto pra baixo acustico.

Se sua oferta de me ajudar nessa empreitada estiver de pé, ficarei muito grato!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar RHCP de palheta no baixo