Tocar RHCP de palheta no baixo

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# nov/17
· votar


Buja

Opa! Não tem data de validade não!

Sei, como é... Vc não acorda de manhã e fala: Ahhh, hoje vou comprar um piano de calda!

Exige planejamento, verba, etc... Por isso quando vc pensar novamente na possibilidade, vc da um toque, trocamos email e te contato direto com ele. (Não sou intermediador.....rs).

Olha, o meu colega baixista, depois do contato com ele, muitos emails e telefonemas, levou ainda uns 40 dias para comprar. Mas acho que ficou feliz...já faz mais de um ano e ele me agradece até hj.

Eu, por tabela, fiquei muito feliz. Ele estreou um Jazz trio....Sax, Batera e ele "feito pinto no lixo" com seu Rabecao....rs.

makumbator
Moderador
# nov/17 · Editado por: makumbator
· votar


Buja

O nome é contrabaixo acústico (na verdade é só contrabaixo, mas usa-se o termo acústico para diferenciar do elétrico).

Esses de lojas comuns costumam ser ruins. E mesmo um baixo bom precisa de regulagem em luthier depois de comorado. A opção mais barata costuma ser usado, e a mais personalista é mandar construir com um especialista (tipo Paulo Gomes, Andrea Spada, etc).

Mas um chinês desses de loja se estiver legal pode ficar bom após um “banho” de regulagem e upgrades. Neles precisa mudar corda, mudar e regular cavalete, regular o nut, ás vezes precisa mudar o rabicho, regular a alma (e mudar ela por uma melhor também), colocar regulador de cavalete se for o desejo do músico e checar se a escala está uniforme. Em instrumento novo mais barato também precisa ter cuidado com rachaduras quando o som dele “abrir” com o uso.

E obviamente o arco que acompanha esses baixos chineses baratos são bem ruins (instrumento bom nem acompanha arco). Mas se você for tocar só pizzicato aí tanto faz.

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Vou dar uma olhada no que nosso baixista tem... Não lembro de ter visto isso!

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


Lelo Mig
Olha, o meu colega baixista, depois do contato com ele, muitos emails e telefonemas, levou ainda uns 40 dias para comprar. Mas acho que ficou feliz...já faz mais de um ano e ele me agradece até hj.

Ah maravilha. Tenho certeza que o cara fez uma boa compra.
Nada como indicação de quem conhece né. Essa coisa dos mais experientes, como voce, de ajudar a gente que ta comecando, é excelente. Familia que a gente se encontra no forum.
To ansioso pra poder pegar o rabecao, amigo!

makumbator
regular a alma (e mudar ela por uma melhor também),
Eh...realmente precisa trocar a alma...principalmente a do musico rsrs.
Ihh, isso nao tem jeito mesmo rsrs.


Em instrumento novo mais barato também precisa ter cuidado com rachaduras quando o som dele “abrir” com o uso.
Essa eu nao entendi 100%.
Voce diz que quando o instrumento começar a falar mais alto (assim como acontece com violoes..a gente diz que amadureceu) pode dar rachaduras na madeira??

Imagino que o contrabaixo acustico é um instrumento de som bem macio e aveludado, mas com o arco pode vibrar alto. Seria isso que daria problemas?

Outra coisa que me gera um pouco de duvida, é no manuseio com ele.
Tipo, como voce guarda o seu? Fica em pe..fica deitado...tem que ter um case proprio? E quanto a cupim (desculpa a burrice rs)...nao tem esse problema nao ne? Tem que ter regulagem frequente de luthier?
E se o braço empena...tem tensor?

Desculpa a enxurrada de perguntas....mas pra quem é possuidor disso, preciso saber o custo/manutencao da coisa....pra saber se posso manter essa ferrari ou nao.

makumbator
Moderador
# nov/17
· votar


Ismah

É que se o cara toca só pizzicato ou só arco em geral não precisa de regulador (pois aí fica regulado para como o músico gosta). Eles são mais necessários para quem transita entre tocar muito em pizzicato com regulagem de jazz (corda mais baixa pra roncar) e em outras ocasiões toca muito com arco (que precisa ficar mais alto pra ter mais tensão e pra corda vibrar livremente).

makumbator
Moderador
# nov/17 · Editado por: makumbator
· votar


Buja

É justamente o que você pensou, quando a gente começa a tocar com um instrumento novo (principalmente com arco) podem aparecer pequenas rachaduras se a construção não for boa.

Eu tenho capa especial para contrabaixo pra transporte , mas em casa ele fica em pé encostado de costas em uma quina. Mas tem gente que tem suporte para ele. Já usei case alugado pra viajar de avião com ele. Mas não rola de ter um em casa, é caro pra cacete e imenso.

Pode dar cupim internamente e outros problemas (ainda mais nos baixos ruins). Braço pode empenar assim como a escala também pode empenar. Não tem tensor. Depois da regulagem inicial pode ir no luthier uma vez ao ano e aproveitar pra trocar corda (eu troco a cada 6 ou 8 meses).

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


makumbator
Ehhh...já percebi que o instrumento se trata como uma coroa metida a rica...cheia de jeitos e muito cara.

makumbator
Moderador
# nov/17
· votar


Buja

Coroa metida e rica, cheia de vontades e caprichos, mas que ainda é gostosa e te dá prazer quando bem tratada!

Buja
Veterano
# nov/17
· votar


makumbator
Eiita eu quero uma!!! Uma contrabaixa acustica, hehehe!

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


É uma visão muito restrita que se tem da guitarra e baixo... Vá lá fazer uma manutenção num metal, numa madeira... Um mísero teclado de mil pila, geralmente custa um rim a manutenção...
Não é que esses são caros, é que guitarra/baixo é barato - popularidade conta, mas não é o único fator, salvo pro violão talvez, mas um BOM violão é tão caro e delicado quanto um baixo...

makumbator
se o cara toca só pizzicato ou só arco

Aqui ele nem toca, acho que era só fetiche em ter um. Tal como o baixolão, que quebrou o jack, e tá mofando de canto a uns 2 anos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tocar RHCP de palheta no baixo