Por que é tão raro encontrar alguém que saiba tocar bem violão?

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# out/16
· votar


Ismah

Agora entendi porque nossa conversa tava parecendo papo de louco...rs... Você tava achando que o CD dele era real!...

Mas, de qualquer forma, não muda nada o sentido do que eu penso. Ele não é cantor, não toca instrumento algum, mas se quiser gravar um CD para se divertir têm grana para bancar... Isso não fará dele um cantor mas nada o impede de fazer e "consome" quem quer.

Repito, músicos em geral se sentem proprietários da música, acham que possuem direitos sobre ela e que só pessoas com determinado perfil podem usufruir dela.

Há um sentimento meio xiita, meio de fanático religioso com relação a música.

A música não é propriedade de quem sabe tocar...

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Lelo Mig

Suspeitava já de que o vídeo era repentino e absurdo demais para ser verdade, mas até que não encontrasse uma prova do contrário...

Enfim... A questão cerne do tópico era outra...

BrotherCrow

"Dou mais valor pra um cara que percebe de ouvido a relação e toca a música meio tom abaixo sem pensar muito do que pro cara que vai ficar discutindo campo harmônico no churrasco."

Não é o caso... A teoria te serviria para facilitar tocar uma música que nunca ouviu no tom... Tal discussão se resume a momentos de estudo, em grupo ou individual.

bruno_novatorj
Membro Novato
# out/16
· votar


Musica tem que ter tempo e dedicação! eu tentei aprender violão/guitarra quando tinha 15 anos, mas não tinha grana suficiente para pagar um professor e a internet ainda era muito ruim. depois de 15 anos resolvi voltar a tentar aprender guitarra, apesar de hoje poder pagar um professor e até comprar uns esquipos legais e ter material na internet estou desistindo de novo. O motivo? não tenho tempo pra me dedicar e aprender como gostaria, quero aprender a tocar bem e isso exige tempo pra absorver a complicada teoria e ainda praticar, e isso foi o que me trouxe a esse tópico. comprar um violão para matar a vontade de tocar, mas de forma simplificada, sem distorções, teorias, regulagens de amplis, pedais, timbres....as vezes a gente só quer se divertir, tirar um som pra relaxar.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Das teorias tu não escapará... Elas são necessárias para a execução...

Jube
Veterano
# out/16
· votar


bruno_novatorj
Musica tem que ter tempo e dedicação! eu tentei aprender violão/guitarra quando tinha 15 anos, mas não tinha grana suficiente para pagar um professor e a internet ainda era muito ruim. depois de 15 anos resolvi voltar a tentar aprender guitarra, apesar de hoje poder pagar um professor e até comprar uns esquipos legais e ter material na internet estou desistindo de novo. O motivo? não tenho tempo pra me dedicar e aprender como gostaria, quero aprender a tocar bem e isso exige tempo pra absorver a complicada teoria e ainda praticar, e isso foi o que me trouxe a esse tópico. comprar um violão para matar a vontade de tocar, mas de forma simplificada, sem distorções, teorias, regulagens de amplis, pedais, timbres....as vezes a gente só quer se divertir, tirar um som pra relaxar.


Eu sei exatamente como é meu amigo, mas no lugar de desistir eu mudei todo o resto, meio que organizei meu tempo para conseguir parar e treinar.

bruno_novatorj
Membro Novato
# out/16
· votar


Jube

tentei, mas ta dificil demais.... ainda mais com filho pequeno.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# out/16
· votar


bruno_novatorj

Não tem como tocar sem saber nada de teoria, por exemplo: Quando você começar aprender o que é um acorde, já automaticamente vai estar estudando teoria.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

Há quem toque sem saber o que é um acorde... Apenas que precisa apertar essas cordas, nesse lugar e vai sair esse som...

sandroguiraldo
Veterano
# out/16
· votar


Ismah
Exato! Toquei alguns anos com um baixista que nem sabia o nome das notas direito. Tudo de ouvido. Nem sabia ler CIFRA!!!

Você falava: "é em Sol" e ele esperava você montar o acorde na guitarra pra tocar.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Peter_MusicoIniciante
· votar


Ismah


Das teorias tu não escapará... Elas são necessárias para a execução...


Você disse não disse que teoria é NECESSÁRIA?

O que eu quis dizer é o seguinte, conheço muitas pessoas que não sabem teoria, vai tudo pelo ouvido, mas eles na prática aprendem teoria sem perceber, por exemplo, já vi gente dizendo que sabem as "notas" do tom de G, porque notaram que determinados acordes combinam com aquele tom, e pelo ouvido e vão aprendendo a relação entre eles, isso é campo harmônico, então na minha opinião eles estão aprendendo teoria sem perceber.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
Você disse não disse que teoria é NECESSÁRIA?

Disse, e mantenho a palavra. Em algum momento tu vai ter de racionalizar que é na forma X que se monta tal acorde.... Ainda que tu não saiba que isso é um acorde, nem porque ele é assim (sobrepondo terças)...

Ainda nesse veio, é muito raro que alguém monte um acorde diminuto por exemplo, naturalmente. Ou que passe para as tétrades conscientemente - inconscientemente tudo isso pode rolar, porque muito aprendem observando quem já toca...

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# out/16
· votar


Ismah

Entendi, e concordo contigo.

Você entendeu que eu quis dizer? Eu acho que a pessoa vai acabar aprendo alguma coisinha de teoria(não algo muito aprofundado) sem ao menos perceber que aquilo é teoria.

dom de Deus
Veterano
# out/16
· votar


undefinedIsmah
sandroguiraldo

Isto mesmo, conheço um Eu Senhor que toca desde de rapaz e quando ele começou lá pelos anos 60. Ele disse que as coisas eram muito difícil. seus tios eram tocador de algum instrumento e não deixava ele nem relar a mão mesmo tendo muita vontade porque instrumento era muito difícil de se comprar. até que um dia ele comprou um violão surrado com as tarraxas ainda de madeira naquela época e começou a pinicar o violão daí uns dia ele começou a acompanhar Tonico e Tinoco através do rádio os seus parentes ficaram boquiabertos tudo isso pela intuição e até hoje ele não sabe o nome do arco dos acordes só um dos principais o de ( do) e outro algum os outros e não faz a mínima o que que é não sabe nem sequer O que é B7 e faz todos acordes do campo harmônico sem saber que está seguindo uma escala é impressionante esta intuição essa sensibilidade que as pessoas têm e tocam muito bem com muita fineza. Ele faz absurdo com o violão. Digo a ele que se ele soubesse um pouco dos fundamentos ele tocaria mais brilhante ainda. Um porém! A teoria funciona muito usando esta sensibilidade esta percepção musical

dom de Deus
Veterano
# out/16
· votar


Desculpa os erros! Este corretor ortográfico do celular acaba atrapalhando

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# out/16
· votar


dom de Deus

Eu conheci um senhor assim também, ele conhecia todas as escalas, tocava essas modas de viola, era lindo ver ele tocar. mas tinha pouco conhecimento de teoria.

dom de Deus
Veterano
# out/16 · Editado por: dom de Deus
· votar


Peter_MusicoIniciante
Uma vez esse senhor ficou um pouco chateado. ELE estava tocando na igreja junto com outro músico este este outro musico entendia tudo bem o BABÁ, pois era formado na faculdade e tinha muito experiência, acabou os não dando certo pra tocar na igreja, e ele se lamentou comigo : eu poderia ter aprendido pelo menos os nomes das notas. não conseguiram se entrosar.
Minha opinião é:
Para tocar junto tem que falar a mesma língua, por que um entende uma coisa ,o outra uma diferente, vira uma contradição e assim fica mais difícil um melhor entrosamento. a Teoria é uma linguagem padrão que ajuda uma banda se entender melhor, não estou falando de toda teoria mas pelo menos da básica para um melhor desenvolvimento de uma linguagem mais rica.

dom de Deus
Veterano
# out/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
eu poderia ter aprendido pelo menos os nomes das notas

Quando ele me disse isto eu me propus a ensiná-lo mas aí é na onde Eu vi o desinteresse dele, e também o próprio músico da igreja também se propôs a ensinar quem disse que ele correu atrás?
E além de tocar violão o velho toca teclado e acordeon. Rsrsrs
Acho que ele não precisa mais de nada, nem de teoria, mas vai ser e é um tocador solitário.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que é tão raro encontrar alguém que saiba tocar bem violão?