Por que é tão raro encontrar alguém que saiba tocar bem violão?

Autor Mensagem
newfordinho
Veterano
# out/16
· votar


Estes instrumentos que citei e muitos outros adotam o sistema temperado onde em uma oitava há 12 semitons

sandroguiraldo
Veterano
# out/16
· votar


Buja
E como se representaria o intervalo de 1/4 de tom acima de um C por exemplo:
Confesso que não sei... creio que em se tratando de CIFRA seria impossível representar. Em partitura ou tablatura nem imagino como.

newfordinho
Mas no nosso mundo é assim né?
Graças a Deus! Já é embaçado assim, imagina com quartos de tom rsrs

Instrumentos que tem trastes ou teclas, o meio tom é a menor distância ...
Exatamente

acabaramosnicks
Chama-se nota pedal

daimon blackfire
Membro Novato
# out/16 · Editado por: daimon blackfire
· votar


Se vocês tão falando do instrumento que to pensando, o nome é sitar. A cítara é alemã, se não me engano.
E sobre a notação do meio semitom,, eu não sei como funciona, mas existe.

sandroguiraldo
Veterano
# out/16
· votar


daimon blackfire
Creio que eu esteja confundindo então...
https://www.youtube.com/watch?v=AU4SZVThPXg

Sempre achei que era o mesmo instrumento, apenas com grafia diferente.

daimon blackfire
Membro Novato
# out/16
· votar


Eu só descobri a diferença quando comecei a ouvir música clássica indiana.

Buja
Veterano
# out/16
· votar


Hoje mesmo eu estava pensando nessa ideia do meio semiton so que numa aplicacao diferente.
Estou namorando um fretless (baixo) faz um tempo e comecei a pensar que se eu nao acertasse o nota na mosca, eu tocaria algo como um meio semiton. Se eu tentasse tocar um C e no filin do momento acertasse uma beiradinha fora, nao seria um C#, seria algo no meio de um C e um C#, ou talvez um meio semiton. Fiquei pensando se nao existiria intencoes desse tipo em algumas musicas usando qualquer instrumento fletless, como violino, cello, contrabaixo e afins. Deve existir. Afinal a proposta do instrumento ser flretless é justamente essa: nao ter notas limitadas pelo traste e conseguir meios e quartos intervalos.

newfordinho
Veterano
# out/16
· votar


Parece que o violino não segue a afinação temperada...

daimon blackfire
Membro Novato
# out/16
· votar


mas por ser fretless, dá pra reproduzir qualquer intervalo, de semitom, meio semitom, etc. inclusive o violino é utilizado na música clássica indiana.

newfordinho
Veterano
# out/16
· votar


Mas como funciona a partitura nisso? Que eu me lembre..... . Não lembro haha

newfordinho
Veterano
# out/16
· votar


O que eu lembro das aulas de piano.... Antigamente tinha piano ou cravo que tinha tecla sustenida depois a bemol...? Muito louco isso

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


O violino segue afinação temperada sim. Até onde eu sei, todos os instrumentos mais comuns seguem. O violino, se não estou enganado tem diferença de 3 tons e meio de uma corda pra outra, pra ter uma comparação, o violão tem diferença de 2,5 tons de uma coprda pra outra.
Por o violino não ser um instrumento temperado, é possível tocar essas coisas loucas tipo 1/4 de tom, mas eu não acho muito aplicável.
Com certeza deve ter gente que usa esses intervalos "estranhos", mas não é nada comum, eu não acho que vale a pena discutir muito o assunto, a menos que alguem aqui esteja realmente interessado em compor alguma coisa usando isso (aposto que não). Eu acho também que a gente tá desvirtuando o tópico kkkkkkkk

daimon blackfire
Membro Novato
# out/16
· votar


Eu tenho muita vontade de aprender a tocar música indiana, mas nunca achei nenhum material pra estudo.

Amago
Membro Novato
# out/16
· votar


Aonde vivo e raro encontrar alguém que saiba um simples acorde

dom de Deus
Veterano
# out/16
· votar


Ismah
Lelo Mig
LeandroP

Gostei muito das colocações acima.
É verdade não é porque existe um grupo que se esforça e pesquisa. não é por isso que todos devem seguir o mesmo caminho. Deixem que sejam felizes com as três posições, isto que é o barato da música somos livres.

LeandroP
Moderador
# out/16
· votar


daimon blackfire

O uso dos sustenidos se faz quando a escala tem origem no círculo das quintas, e os bemóis quando a escala tem origem no círculo das quartas. Procure no fórum sobre "círculo de quartas e quintas" pra aprofundar mais o assunto. Vai curtir, tenho certeza!

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Peter_MusicoIniciante
· votar


Eu acho que minha pergunta ficaria mais clara assim: "Por que é tão raro encontrar alguém que tenha um conhecimento mais aprofundado no violão?"

Até se um moderador poder mudar o título dá minha postagem agradeço.

Lelo Mig

Não estou cobrando ninguém a saber conhecimento teórico, pois eu conheci um senhor que tocava em uma igreja, tocava bem melhor que muitos por aí e sabia pouco de teoria, só queria entender, porque há poucas pessoas que se aprofundam no conhecimento musical, mas você me respondeu já, elas querem apenas tocar por diversão, realmente não precisa saber nada de teoria, não tinha parado para pensar nisso.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# out/16
· votar


pedronh

Esses estilos de música não fazem parte da cultura do brasil, sertanejo é um estilo muito rico, como as músicas de viola caipira, acho que você está confundido com esse estilo de música atual que chamam de sertanejo universitário que para mim de sertanejo não tem nada.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# out/16 · Editado por: Peter_MusicoIniciante
· votar


Ismah

Um senhor que me ensinou os primeiros acordes para mim, acho que ele não tinha muito conhecimento de teoria também, mas conhecia todos os modos também. Ele toca desde criança, ele tem uns 70 anos.

Achava lindo vejo-lo solando.

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# out/16
· votar


BrotherCrow

Realmente é uma coisa de teoria básica,.

É bem manjada, mas a umas das mais usadas, essas músicas de rock, sertanejo, pop usam direto, então por isso não precisa mesmo saber conhecimento aprofundado para tocar por diversão. Eu nem fico discutindo esses assuntos, só aqui na internet mesmo, acho nada a ver tocar em churrasco ou em uma rodinha e ficar discutindo sobre harmonia, acho chato, além de eu ficar parecendo que estou querendo bancar o sabichão(arrogante), e detesto gente arrogante.

Amago
Membro Novato
# out/16
· votar


undefinedEsses estilos de música não fazem parte da cultura do brasil, sertanejo é um estilo muito rico, como as músicas de viola caipira, acho que você está confundido com esse estilo de música atual que chamam de sertanejo universitário que para mim de sertanejo não tem nada.
O que dissestes agora e a mais pura verdade, vou ate dar um voto no seu post

Lelo Mig
Membro
# out/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Peter_MusicoIniciante


Músicos em geral, em especial guitarristas, costumam ser chatos e enxergar as coisas apenas por seus prismas.

Ninguém aqui faz alongamento, musculação, hidro ginástica, fisioterapia, tem massagista e nutricionista e muito menos treina fundamentos básicos diariamente para jogar pelada de final de semana. Joga por diversão.

Por melhor que jogue, por mais dom e craque que seja, perto de um Cristiano Ronaldo ou Messi, não passa de um Zé Ruela.

Da mesma forma, porque o Neymar não pode pegar um violão e tocar um pagodinho de 3 acordes meia boca?

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# out/16
· votar


Lelo Mig

Verdade, eu também toco por diversão, poderia dizer que na música sou um zé ruela kkk

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# out/16
· votar


Acho que falei umas bobagens, mas aprendi bastante com esse tópico.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Lelo Mig

Depois que ouvir o disco dele tu vai mudar de ideia...

Lelo Mig
Membro
# out/16
· votar


Ismah

Ele tem muita grana... Então a estrutura por trás não conta... é diferente.

Com a grana dele eu também conseguiria jogar um amistoso no Barcelona.

Não serve de parâmetro.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Lelo Mig

Tás de brincadeira? Ele gravar um disco, e usar artifícios de afinação é bem diferente dele executar "jogar la pelota", zoando (ainda to em dúvida, que canta não desafinam nem querendo), num churrasco junto com os amigos...

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# out/16
· votar


O Neymar gravou um cd?

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


Infelizmente foi mais uma das coisas terríveis ocorrida em 11 de setembro

http://g1.globo.com/musica/noticia/2016/09/jogador-neymar-anuncia-no-t witter-inicio-de-carreira-musical.html

http://zh.clicrbs.com.br/rs/esportes/noticia/2016/09/video-neymar-apre senta-trecho-de-sua-primeira-musica-nas-redes-sociais-7455411.html

Novamente, creio que ele estava de zoeira, mas não conheço ninguém que cante, e que consiga cantar fora desta forma.

makumbator
Moderador
# out/16 · Editado por: makumbator
· votar


Ismah

Não tem disco nenhum, esse vídeo dele é parte de uma campanha publicitária do chocolate Snickers.

http://www.inteligemcia.com.br/com-fome-neymar-jr-se-lanca-na-carreira -musical-em-nova-promocao-de-snickers/

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


makumbator

Ufa, eu estava certo ainda... E as notícias erradas rs
Apesar que existem registros dele cantando (mal) pagode...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que é tão raro encontrar alguém que saiba tocar bem violão?