Trastejamento 3 últimas cordas

    Autor Mensagem
    IgorAndrade6
    Membro Novato
    # out/14


    boa tarde, galera tenho um violão Vogga VCK 414, tenho ele a 6 meses que foi quando comecei a aprender.. o mesmo está trastejando na corda mizona solta e tenho que por um calço na pestana já as cordas re e la trastejam muito quando eu aperto na primeira e na segunda casa, Ex: o Mi maior fica com som estranho pois usa as duas casas q mais trastejam.. moro em interior e aqui não tem luthier e não sei de ninguém que trabalhe com isso..
    Alguem sabe o que pode ser? vlw

    luthiergarrido
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Pelo jeito é necessário fazer uma nova pestana e alinhar os trastes, talvez fazer um rastilho mais alto, mas sem ver fica dificíl...

    O ideal seria levar para um profissional, se você tentar fazer o serviço pode piorar a situação.



    Abraço

    IgorAndrade6
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    O problema é que minha cidade é muito pequena e creio que ninguém aqui faça esse tipo de serviço, se eu comprar um rastilho e uma pestana nova será que consigo trocar em casa mesmo?o restilho eu sei mas no caso da pestana tem alguma dificuldade?

    valeu pela ajuda !

    Natanael Gama
    Veterano
    # out/14
    · votar


    IgorAndrade6

    cara é dificil Eu mesmo já perdi varias pestanas tentando regular o problema é que se errar uma corda o trabalho fica perdido. o rastilho é facil já a pestana é mais chatinha de regular.. Esse pessoal mais velho que toca a muito tempo geralmente tem uns macetes de regular procure com conhecidos é bem provavel que encontre alguem

    LeandroP
    Moderador
    # out/14
    · votar


    IgorAndrade6

    Você mesmo pode retirar a pestana e regular a altura da pestana. Primeiro afrouxe todas as cordas e verifique se a pestana está colada no braço. Caso esteja, com o auxílio de um estilete você retira ao poucos a cola que está entre a pestana e o braço (tomando o devido cuidado pra não se machucar e não quebrar a pestana).

    Recorte um pedaço de uma caixa-de-fósforo (da parte que é feita de madeira), na medida da pestana. A lamina de madeira da caixa-de-fósforo, que é fina, pode lhe servir de calço pra elevar um pouco a altura da pestana.

    Sem colar, aperte as cordas novamente até afiná-las. Verifique se a corda continua trastejando. Pra colar novamente você pode utilizar cola de madeira mesmo.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    LeandroP
    pode utilizar cola de madeira mesmo.

    Até a tenaz quebra um galho ali, eu to usando sem cola mesmo, sem problemas - apenas exige um cuidado extra.

    IgorAndrade6
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    @LeandroP

    vou fazer esse procedimento amanhã, e volto pra postar os resultados !!

    valeu pela dica !

    MMJr
    Veterano
    # out/14
    · votar


    IgorAndrade6

    A dica do LeandroP e muito boa...Eu so nao usaria cola num primeiro momento, ate certificar que o problema foi resolvido e o violao ficou confortavel para tocar..
    Mas antes de fazer tem que ter o problema diagnosticado antes...Se voce "acha" que e a pestana, nao faca nada...Pestana, geralmente vem com uma regulagem satisfatoria de fabrica...

    EU. tentaria resolverr o problema elevando o rastilho.
    Faca o mesmo procedimento que o LeandroP no rastilho....Retire o rastilho e coloque uma tirinha de papel cartao ou madeira de caixa de fosforo na fenda onde se encaixa o rastilho. Na use cola alguma no rastilho. E bem facil fazer e desfazer tambem...

    Antes ainda de regular a altura do rastilho, e necessario acertar a curvatura do braco....Voce ja verificou a curvatura do Braco do seu Violao????

    >

    LeandroP
    Moderador
    # out/14
    · votar


    Como disseram, só use cola depois de se certificar que não está mais com o problema. E também como disseram, se quiser precisa colar, pois a própria pressão que a corda exerce sobre a pestana mantém a peça no lugar.

    IgorAndrade6
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    é galera tentei das duas formas, aumentando a altura da pestana e também a do rastilho e ta dificil, a mizona trasteja de qualquer forma até sem apertar nenhuma casa, já as cordas re e la trastejam quando toco apertando nas 1,2 e 3 casa, sendo que na primeira casa nem sai som de tanto que trasteja.
    não sei mais o que fazer .

    luthiergarrido
    Veterano
    # out/14 · Editado por: luthiergarrido
    · votar


    Então pode ter empenado o braço para trás, o ideal seria levar para um profissional, pois neste caso o serviço é mais complicado.

    LeandroP
    Moderador
    # out/14
    · votar


    IgorAndrade6

    Eu também não vejo outra alternativa, senão seguir a orientação do luthiergarrido.

    IgorAndrade6
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    e o que pode ter ocasionado este problema? sempre mantenho meu violão deitado no sofá quando nao está em uso.

    MMJr
    Veterano
    # out/14
    · votar


    IgorAndrade6

    Que cordas voce esta usando???

    Eu citei acima que a curvatura do braco deve ser verificada...

    Voce nao esta tocando com muita forca???
    Avalie a sua tecnica....

    Se voce nao entender como funciona e nao sabe diagnosticar o problema, nao tem saida. Procure um profissional...


    Valeu... e boa sorte...

    Natanael Gama
    Veterano
    # out/14 · Editado por: Natanael Gama
    · votar


    IgorAndrade6

    Como Eu tinha postado antes que não é nada facil procure alquem que tenha experiencia Vc disse que não tem profissional na sua cidade; Tem sempre um pessoal mais velho que entende de violão esses tocadores mais antigos com certeza vai Te indicar alguém. Já passei por isso no começo não é simples pode parecer mas identificar onde está o problema é complicado.

    Para verificar se o BRAÇO ESTA EMPENADO prenda a corda no primeiro e ultimo traste da escala e olhe se a curvatura está muito grande, se for grande está empenado se for pouca é normal.. Infelizmente VOGGA é uma marca fraca pode haver outra coisa um simples traste um pouco solto pode provocar isso, como as madeiras é de qualidade duvidosa ele já pode ter vindo empenado já vi muitos Vogga com escala e cavalete de plastico

    IgorAndrade6
    Membro Novato
    # out/14
    · votar


    Galera antes de tudo queria agradecer todos que me ajudaram a tentar solucionar o problema.

    Acabei de resolver o problema, se vai ter sequelas no instrumento eu não sei.. mas mexi no tensor com a chave que veio junto a violão, vi uns vídeos dando algumas dicas e vi que quando pressionado da 1º a última casa toda a corda ficava encostada no braço, então girei um pouco o tensor no sentido anti-horário e o trastejamento parou!

    Tomará que não tenha problemas futuros,

    valeu!

    Natanael Gama
    Veterano
    # out/14
    · votar


    IgorAndrade6

    Meus parabéns está no caminho certo! Tentar até conseguir! Sequelas será dificil o tensor é justamente para isso mesmo, o unico problema é que se a madeira estiver mal curada pode acontecer de empenar de novo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trastejamento 3 últimas cordas