Quando trocar as tarraxas?

    Autor Mensagem
    Semp
    Membro Novato
    # jul/13


    Boa Noite!
    Bom, na verdade eu toco viola caipira e não violão, mas como o sistema de tarraxas é praticamente igual, resolvi postar minha dúvida aqui. Minha viola não está segurando afinação, e as cordas nem estão tão velhas. Percebo que as tarraxas estão frouxas naquelas engrenagens, elas ficam mexendo pra lá e pra cá aplicando pouca força. Já fazem quase 4 anos que tenho o instrumento, então será que está na hora de eu trocar as tarraxas?
    Obrigado

    SEI__LA
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    se as cordas estão novas, ta com o braço reto e tudo regulado certo e fica desafinando, troca, e ve o que que dá..

    brunowebguitar
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Semp
    Se elas não seguram a afinação tem que trocar sim. Infelizmente não sei uma boa marca de tarraxas pra violão/ viola pra te indicar.
    Abraço!!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Semp

    Você deve evitar a folga nas tarraxas quando afinar o instrumento. Por exemplo, quando estou afinando e tenho que baixar um pouco o tom da corda, eu baixo um pouco mais do que o necessário, e deixo na afinação certa sempre apertando (nunca soltando). Outro componente que compromete bastante a afinação é a pestana. Se ela for feita com um material de baixa qualidade, muito mole, pode formar rebarbas ou sulcos que prendem a corda e depois solta, deixando a afinação instável. Verifique esses pormenores antes de gastar dinheiro com tarraxas novas.

    Semp
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Pois é LeandroP, afino desse mesmo modo que você me disse, e nem tenho pestana.
    Valeu

    SEI__LA
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Semp
    como não tem pestana? quando a corda sai do headstock, ela passa por onde pra ir até o braço?

    Semp
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    A não, confudi com capotraste. Mas enfim, minha viola é de luthier, é de boa qualidade.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/13
    · votar


    Semp

    rsrsrs então pode ser a hora de substituir as tarraxas mesmo, que estejam à altura da viola.

    Semp
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    rsrsr
    Feito! Obrigado a todos! ;D

    MMJr
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Mas enfim, minha viola é de luthier, é de boa qualidade.
    Semp

    Voce ja tentou contactar o Luthier que fez a Viola???

    Seria a primeira coisa que eu faria...

    Valeu e boa sorte...

    Semp
    Membro Novato
    # jul/13
    · votar


    Acontece que o luthier é la do estado de SP e hoje em dia estou morando no RS.

    monstrona
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    LeandroP
    Você deve evitar a folga nas tarraxas quando afinar o instrumento. Por exemplo, quando estou afinando e tenho que baixar um pouco o tom da corda, eu baixo um pouco mais do que o necessário, e deixo na afinação certa sempre apertando (nunca soltando). Outro componente que compromete bastante a afinação é a pestana. Se ela for feita com um material de baixa qualidade, muito mole, pode formar rebarbas ou sulcos que prendem a corda e depois solta, deixando a afinação instável. Verifique esses pormenores antes de gastar dinheiro com tarraxas novas.


    Certinho (:

    monstrona
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Semp
    quando tiver resolvido o problema,não esqueça de postar os resultados aqui no tópico (:

    juninholiveira
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    LeandroP

    Boa dica a de sempre acertar a afinação apertando e não soltando.

    luthiergarrido
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Entre em contato com o luthier que construiu o instrumento e explique o problema, se for o caso troque as tarraxas.

    Manny Ray
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    As vezes é só a engrenagem que deu uma afrouxada. Dá um aperto de leve nos parafusos que as prendem e vê se resolve. O que de mal pode acontecer? kkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quando trocar as tarraxas?