Se eu trocar o equalizador (pré-amp) do meu violão, sou obrigado a trocar o captador também?

    Autor Mensagem
    Ron Benitez
    Membro Novato
    # jun/19


    Tenho um Hofma HMF-250 com captação ativa.

    O case da bateria e a entrada P10 do equalizador não funcionam mais, e desisti de tentar encontrar reposição pra essa peça, pois não tem em lugar nenhum.

    Então, decidi comprar outro equalizador. Caso eu o faça, vou ter que trocar também o captador (Piezo) do violão? Ou basta eu instalar o novo equalizador, e a captação funcionará normalmente?

    Agradeço a ajuda.

    Ramsay
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    Ron Benitez
    Não precisa trocar o captador piezo, mas, tem que ver se o novo equalizador encaixa no buraco do antigo.

    Ron Benitez
    Membro Novato
    # jun/19 · Editado por: Ron Benitez
    · votar


    Não precisa trocar o captador piezo, mas, tem que ver se o novo equalizador encaixa no buraco do antigo.

    Obrigado pela resposta. Eu fiz uma busca rápida no Mercado Livre e vi que os equalizadores sempre vêm com um captador no kit. Depois, pesquisando aqui nos fóruns, não ficou muito claro pra mim se quando o pessoal troca o equalizador também tem que colocar o captador eventualmente "compatível". Por isso, cheguei a pensar que tivesse que trocar também o captador.

    Quanto aos furos, vou ver as medidas certinhas.

    Valeu!

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    Na caixinha do preamp você só tem a entrada para captador e uma saída que você liga o p10.

    e geralmente, ou você troca porque deu defeito ou porque vai fazer um upgrade.
    como em todas as situações que eu troquei foi em upgrade, eu acabo trocando tudo - exceto quando só troquei o captador piezo por um fishman, e praticamente eu só troquei o piezo.

    logicamente, se for trocar por defeito e não ter nenhum 'upgrade', sim, não vai compensar trocar o piezo - tipo colocar só um preamp da Strimberg, por exemplo, que é um de entrada que você acha fácil pra reposição.

    Ron Benitez
    Membro Novato
    # jun/19
    · votar


    Na caixinha do preamp você só tem a entrada para captador e uma saída que você liga o p10.

    e geralmente, ou você troca porque deu defeito ou porque vai fazer um upgrade.
    como em todas as situações que eu troquei foi em upgrade, eu acabo trocando tudo - exceto quando só troquei o captador piezo por um fishman, e praticamente eu só troquei o piezo.

    logicamente, se for trocar por defeito e não ter nenhum 'upgrade', sim, não vai compensar trocar o piezo - tipo colocar só um preamp da Strimberg, por exemplo, que é um de entrada que você acha fácil pra reposição.


    T-Rodman, obrigado pela resposta!

    Meu medo era ter que trocar o captador por alguma eventual incompatibilidade, já que o pré-amp, consigo trocar eu mesmo, já o captador, imagino, só com luthier.

    Pelos preços de equalizadores (mesmo os mais simplezinhos) + a mão de obra do luthier, ia ficar caro pra mim, ainda mais que mês passado gastei quase o preço desse violão pro cara baixar a ação das cordas e fazer uns pequenos ajustes.

    Vou dar uma olhada nesse Strinberg que você mencionou.

    Você conhece algum equalizador de nível intermediário, algo entre um desses de entrada e o Fishman (que eu já tinha pesquisado, e vi que são muito caros)?

    T-Rodman
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    vendo por cima no mercadolivre, acho que o mais comum que você vai encontrar lá a preço módico são os Tagima.
    Eu achava que os Strinberg eram os mais comuns de se achar porque é o que eu tenho de cabeça vendo em lojas aqui da região onde moro, mas vejo que os Tagima que são comuns.
    Então, acima dos 'de entrada', são os próprios fishman de entrada que são os mais comuns aí no mercado. Depois dentro da linha da Fishman você encontra os que tem 2 captadores e fazem blend dos captadores, e se for cavando ai vai achar até uma marca que nunca ouvi, custando R$ 2500, lol.
    E olha que eu já fiz upgrade de preamp da Takamine de um CT-4BII pra um CTP Cooltube que tem uma valvula no preamp, rs. (e sequer gastei 1/3 disso na época).

    amplexos

    T.

    K2_Loureiro
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    A bateria vazou no meu equalizador. Limpei os pólos de contato no vinagre mas não funcionou de jeito nenhum. Têm alguma sugestão? Ou só trocando msm?

    Ron Benitez
    Membro Novato
    # jun/19 · Editado por: Ron Benitez
    · votar


    A bateria vazou no meu equalizador. Limpei os pólos de contato no vinagre mas não funcionou de jeito nenhum. Têm alguma sugestão? Ou só trocando msm?

    Se fosse só a sujeira "normal", álcool isopropílico ajudaria, mas se tiver formado crosta, não sei o que poderia te auxiliar.

    Ron Benitez
    Membro Novato
    # jun/19
    · votar


    E olha que eu já fiz upgrade de preamp da Takamine de um CT-4BII pra um CTP Cooltube que tem uma valvula no preamp, rs. (e sequer gastei 1/3 disso na época).

    Por ser o que vai no Takamine e ainda ter válvula, imagino que seja caro mesmo, mas 2.500,00 realmente é absurdo.

    Eu só dei uma olhada no Fishman Presys 300. No ML tem uns de 100 reais ou menos, mas 100% de chance de serem falsos. O preço real dele é de 500 reais.

    Essa é a maior dificuldade (além do preço): achar um original.

    inExperienced
    Veterano
    # 23/dez/22 21:40
    · votar


    Bom dia, boa tarde, boa noite!

    Tenho um violão flat Condor CF 90.

    Quero fazer um up grade no pré amp dele, por um LR Baggs LR TFx.

    Vale a pena a troca, terei ganho no som, timbre?

    O pre dele tem um som de lata...

    Não me deem o prêmio pá de ouro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Se eu trocar o equalizador (pré-amp) do meu violão, sou obrigado a trocar o captador também?