Autor |
Mensagem |
Semp Membro Novato |
# jul/13
Boa Noite! Bom, na verdade eu toco viola caipira e não violão, mas como o sistema de tarraxas é praticamente igual, resolvi postar minha dúvida aqui. Minha viola não está segurando afinação, e as cordas nem estão tão velhas. Percebo que as tarraxas estão frouxas naquelas engrenagens, elas ficam mexendo pra lá e pra cá aplicando pouca força. Já fazem quase 4 anos que tenho o instrumento, então será que está na hora de eu trocar as tarraxas? Obrigado
|
SEI__LA Veterano |
# jul/13
· votar
se as cordas estão novas, ta com o braço reto e tudo regulado certo e fica desafinando, troca, e ve o que que dá..
|
brunowebguitar Veterano |
# jul/13
· votar
Semp Se elas não seguram a afinação tem que trocar sim. Infelizmente não sei uma boa marca de tarraxas pra violão/ viola pra te indicar. Abraço!!
|
LeandroP Moderador |
# jul/13 · Editado por: LeandroP
· votar
Semp
Você deve evitar a folga nas tarraxas quando afinar o instrumento. Por exemplo, quando estou afinando e tenho que baixar um pouco o tom da corda, eu baixo um pouco mais do que o necessário, e deixo na afinação certa sempre apertando (nunca soltando). Outro componente que compromete bastante a afinação é a pestana. Se ela for feita com um material de baixa qualidade, muito mole, pode formar rebarbas ou sulcos que prendem a corda e depois solta, deixando a afinação instável. Verifique esses pormenores antes de gastar dinheiro com tarraxas novas.
|
Semp Membro Novato |
# jul/13
· votar
Pois é LeandroP, afino desse mesmo modo que você me disse, e nem tenho pestana. Valeu
|
SEI__LA Veterano |
# jul/13
· votar
Semp como não tem pestana? quando a corda sai do headstock, ela passa por onde pra ir até o braço?
|
Semp Membro Novato |
# jul/13
· votar
A não, confudi com capotraste. Mas enfim, minha viola é de luthier, é de boa qualidade.
|
LeandroP Moderador |
# jul/13
· votar
Semp
rsrsrs então pode ser a hora de substituir as tarraxas mesmo, que estejam à altura da viola.
|
Semp Membro Novato |
# jul/13
· votar
rsrsr Feito! Obrigado a todos! ;D
|
MMJr Veterano |
# jul/13
· votar
Mas enfim, minha viola é de luthier, é de boa qualidade. Semp
Voce ja tentou contactar o Luthier que fez a Viola???
Seria a primeira coisa que eu faria...
Valeu e boa sorte...
|
Semp Membro Novato |
# jul/13
· votar
Acontece que o luthier é la do estado de SP e hoje em dia estou morando no RS.
|
monstrona Veterano |
# jul/13
· votar
LeandroP Você deve evitar a folga nas tarraxas quando afinar o instrumento. Por exemplo, quando estou afinando e tenho que baixar um pouco o tom da corda, eu baixo um pouco mais do que o necessário, e deixo na afinação certa sempre apertando (nunca soltando). Outro componente que compromete bastante a afinação é a pestana. Se ela for feita com um material de baixa qualidade, muito mole, pode formar rebarbas ou sulcos que prendem a corda e depois solta, deixando a afinação instável. Verifique esses pormenores antes de gastar dinheiro com tarraxas novas.
Certinho (:
|
monstrona Veterano |
# jul/13
· votar
Semp quando tiver resolvido o problema,não esqueça de postar os resultados aqui no tópico (:
|
juninholiveira Veterano |
# jul/13
· votar
LeandroP
Boa dica a de sempre acertar a afinação apertando e não soltando.
|
luthiergarrido Veterano |
# jul/13
· votar
Entre em contato com o luthier que construiu o instrumento e explique o problema, se for o caso troque as tarraxas.
|
Manny Ray Veterano |
# jul/13
· votar
As vezes é só a engrenagem que deu uma afrouxada. Dá um aperto de leve nos parafusos que as prendem e vê se resolve. O que de mal pode acontecer? kkk
|