O que estudar para compôr?

    Autor Mensagem
    tiiH02xD
    Veterano
    # dez/12


    Ok, ok, eu sei que esse deve ser um assunto batido, e bastante repetido. Eu usei a pesquisa do fórum. Eu pesquisei na net, mas quanto mais pesquisava, mais confusas as coisas ficavam.

    Antes de tudo, olá. Sou novo por aqui, acredito que nunca tenha postado nada aqui no fórum. Eu não posso dizer que toco violão, mas, sim, consigo tirar várias músicas já. Estou aprendendo com professor a cerca de 3 meses, mas já praticava antes, sozinho.

    Meu professor acredita que, antes de vermos a harmonia propriamente dita, eu deveria aprender a tocar: estudar todos os estilos musicais, pra aí a gente ver harmonia. Eu não discordo; acho um bom plano. Mas como sempre fui um cara ansioso, pesquisei sozinho, e consigo, quebrando a cabeça e indo atrás de referências, entender razoavelmente.

    Enfim, eu tenho noções de escalas, campos harmônicos, formação de acordes etc. Mas uma coisa não ficou muito clara: o que eu preciso saber para compôr uma música? Tá, eu sei, ainda é cedo pra isso e tal... mas eu queria fazer só pra me aventurar na área, ver como é, sabem?

    Particularmente, prefiro começar pela harmonia, e depois, com improvisos, fazer a melodia (tenho noção de improviso, repousos e tal), aí por fim, colocar a letra. Mas quanto mais eu pesquiso na net, mais complicado fica.

    A questão é que eu sei os acordes não são só escolhidos e jogados lá, eles seguem regras estabelecidas de harmonia. Entretanto, eu nunca acho algo esclarecedor sobre essas regras. Afinal, o que eu preciso para montar minha harmonia do zero? Escolher uma escala, montar seu campo harmônico e usar só os acordes desse campo harmônico? Ou, além disso, eles precisam seguir uma ordem? De acordo com ESTE artigo, cada acorde da escala tem uma função, mas há quem diga que basta usar acordes de um mesmo campo harmônico. Eu preciso usar progressão harmônica na hora de montar minha harmonia?

    Já vi gente dizendo que nem de Campo Harmônico ou Progressão Harmônica precisa, basta ter criatividade. Mas nisso eu não coloco muita fé.

    Enfim, queria saber todas as regras a serem estudadas para criar uma harmonia do zero: quais acordes soam bem quando tocados juntos, se eles devem ser tocados em certa ordem etc.

    Eu sei que já existem muito tópicos como este, mas nenhum deles, sinceramente, tirou minhas dúvidas.

    Obrigado!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a O que estudar para compôr?