sou um bom letrista, mas quero aprender a compor m

    Autor Mensagem
    Daniel77
    Veterano
    # ago/04


    Adoro fazer rimas e faço isso bem, mas não sei como fazer pra achar um tom certo, ritmo, que nota usar e onde usar na musica, tudo isso...Ten como aprender e como faço para isso??Se algue souber me escreva!valeu

    Morradine
    Veterano
    # ago/04 · Editado por: Morradine
    · votar


    Você quer saber em termos técnicos?

    Se não for a dica é, fique sozinho pegue o violão ou teclado e faça o que você quiser, vá tendando, por muito tepo, que você vai encontrar o seu estilo, as coisas vão começar a fluir. Não pense no resultado apenas tente colocar que sente. Não se preocupe em letras a menos que elas estejam na cabeça, faça vocalizações sem sentido mesmo.

    Faça qualquer coisa que quiser, não se limite ao que os outros fazem. Se tiver vontade de batucar uma lata de nescau vá em frente.

    Vá com calma, não pense em detalhes da música em si, componha a base e depois vá detalhando.

    Bem, esse é um dos jeitos de se fazer a coisa. Existem outros.

    Daniel77
    Veterano
    # ago/04
    · votar


    Morradine gostei das dicas, ainda mais pra quem quer começar. sempre eh bom ouvir opiniões por que as vezes agente tem o jeito, sabe o que tem que fazer mas precisa sempre de uma boa dica....valeu

    boddah
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Pow, eu sou o contrário d vc. Sei fazer ótimas melodias, mas sou um zero à esquerda pra letras....
    se tu quiser me contacta por msn
    arthurg@pop.com.br
    FLWRAS!!

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    que legal!!!
    é por isso que existem certos grupos musicais!
    Um cara se mata de seis a 8 anos numa faculdade de composição para chegar alguém simplesmente dizendo que quer compor! Espero que muitos tenham no mínimo uma noção básica de harmonia!!!

    Lamentável!

    Claudio Natureza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior

    tá, pra vc só pode compor quem fez faculdade.

    vai dizer isso pro Noel Rosa.

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior
    Po cara, você tá parecendo um cara que fez faculdade, e tá frustado porque não fez sucesso ehhe.
    Me diga que é o contrário por favor, porque seus comentários ultimamente no fórum levam a crer isso.

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    que nada cara eu ainda nao entrei na faculdade mas estou pra fazer!!! não me leve a mal!!!

    MacCa
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Vai fazer faculdade de mala-se-alça.

    MacCa
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Eu sou inteligente, mas não fico querendo esnobar os outros que sabem menos, eu sou huhumilde, aprendo com quem sabe menos (que pode saber algo que eu não sei, apesar disso) e tento sempre passar o que eu sei. Por isso eu odeio ver esse tipo de postura arrogante.

    Diogo_MeTaL
    Veterano
    # set/04
    · votar


    kra a melhor dica q alguém pode dar pra vc eh "tenha talento"... pq se vc naum tiver talento naum adianta nada vc fazer faculdade de música, aprender mais e mais coisas de teoria q naum vai adiantar nada...talento eh o principal, a teoria eh importante tb, mas eh secundário...a propósito, vc toca algum instrumento??

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Sobre a msn do MacCa...
    Eu tb sou humilde mas se lutássemos por uma melhora na qualidade do meio musical no Brasil as coisas iriam melhorar! é nisso que eu acredito! Mas fique a critério de cada um!!!

    Tuarelli
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior
    Quer dizer então que só pelo fato de os componentes de uma banda não terem estudado música, serem "músicos de rua", vc nao ouviria as músicas deles?

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Se não prestar podem serem até formados!
    O que manda é a criatividade, coisa alias que está em extinção no meio musical ultimamente!
    BBKING nao sabe merda nenhum de musica, toca um show inteiro so com uma escala mas eu adoro, ai vai da genialidade de cada um, o kiko loureiro por exemplo se diz muito estudado mas faz coisas horríveis! tudo depende do ponto de vista!
    Agora coisas como detonautas ou cpm22 eu nao engulo mesmo!

    MacCa
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior

    Nisso eu concordo com você, ainda mais porque eu já tô sturado de angra na minha cabeça o dia inteiro, com esses meus colegas todos deslumbrados com a técnica deles, achando que tudo o que não é metal é ruim (até Raul e Elvis). Eu acho eles extremamente exagerados, e suas músicas são muito longas e parecidas... eu respeito e admiro a técnica deles, mas eu acho que eles tinham que deixar algumas regrinhas de lado para criar...

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    A unica regra que eles usam é como serem chatos!!!!
    Não exite mais essa de regra na musica!
    Observe a evolução da musica erudita!!!
    Acho que esse lance de padroes está meio por fora!
    O que falta nessas bandas com musicos (que se dizem) mais instruidos, é criatividade!

    Mas fazer o Que? isso é dom! técnica qualquer um que estudar tem!

    NowhereMan
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ok por favor o tópico eh para que as pessoas deem dicas de composição para o daniel77 c vcs querem discutir outras coisas que tal criar um outro tópico

    MacCa
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Então, a gente tá flando o que a gente acha que são boas e más composições na nossa opinião. Totalmente no tópico.

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Verdade!!! e Afinal o Daniel tem, todos os livros que eu mencionei acima pra ler! o que nos dá tempo de usar o tópico para bater um papinho!!!!

    hehehehehehehe

    spy2k
    Veterano
    # set/04
    · votar


    ouvi alguém falar do kiko loureiro e tal...
    naum quero ser paga-pau nem nada...
    mas dizer que ele faz coisas horríveis.. é um exagero..

    escute a música Vovó Selma ... dele.. é um forro instrumental..

    é claro.. quem quizer.. aproveite.. e mude de idéia..

    "Mudar de opinião é uma virtude dos sábios"

    anonimo_83
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Sobre o meu tópico acima....

    a mensagem foi errada!!! Estava achando que era outro tópico!!!

    Desculpe ai!!!

    Sobre o Kiko Loureiro, dificilmente vou mudar de opiniao já assisti a vários workshops e masterclass dele e não mudo! é sem duvida um bom musico, mas nao vamos exgerar, falta criatividade nas suas criações!!! Mas isso caro Spy é apenas um concepção minha, vc não é obrigado a concordar! Assim como eu não sou obrigado a gostar ou mudar de opinião!

    Al Majíd
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Daniel77

    Seria bom se você tivesse uma noçãozinha de harmonia e/ou campos harmônicos.

    meiomundo
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Tudo é questão de treino. Faça uma música, outra e mais outra, sem parar. Isso é o que importa. Criar.
    Além disso conhecimento técnico é importante, mas não fundamental. Um amigo meu não sabe o nome de um acorde de dó maior, mas faz harmonias e ritmos bastante sofisticados (seja lá o que isso queira dizer).
    É mais ou menos como nas letras; não é necessário saber todas as regras de língua para escrever um bom texto.

    MacCa
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Os bons publicitários tem várias idéias até chegarem a uma boa sacada (cerca de 200), e isso serve pra todo mundo que quer ser criativo. Não é um dom; você é capaz de acondicionar seu cerébro para criar de maneira eficiente (começando por algumas etapas que eu não vou citar, porque vai te complicar a vida), além do que, é necessário suor para se ter uma boa criação, não tem isso de "gênio", que cria espontaneamente...

    spy2k
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Balbino Junior

    pd crew.. eu tb já vi um workshop do kra e naum gostei muito.. achei ele muito convencido... tah desculpado haha :]

    MacCa

    olha.. eu acredito que condicionar o cérebro.. pra compor por exemplo .. ajuda.. é claro.. vc faz akilo cada vez melhor e tal...mas.. o dom existe.. e o gênio tb... pelo menos eu acredito... existem coisas q eu faço.. q vêem de uma idéia q eu tive..e eu vou trabalhando em isso e por aí vai... mas existem coisas q não.. quer um exemplo ? Eu fiz dois poemas ontem.. os dois surgiram do nada.. eu ... sozinho.. som...fone de ouvido... e um bloco de notas...

    q isso me torne um gênio... mas....

    MacCa
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Mas você trabalhou a idéia, e teve suor teu no negócio. E você já deve ter feito poemas antes, e deve ter algum método para isso. É claro que a sacada que você teve veio do nada, em um momento de reflexão (o melhor momento para se cirar, pois é quando acontece a incubação).

    gustavo macaco
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Os bons publicitários tem várias idéias até chegarem a uma boa sacada (cerca de 200)

    Corretíssimo.

    spy2k
    Veterano
    # set/04
    · votar


    MacCa

    :] pd crew...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a sou um bom letrista, mas quero aprender a compor m