O que estudar para aprender a improvisar solos

    Autor Mensagem
    thaicovsky
    Veterano
    # jan/10


    Já toco violão há quase 1 ano e já sei o básico, tipo, já estudei formação de acordes e sei solar. Mas o que eu queria mesmo era aprender a improvisar solos, mas não sei nem por onde começar. O que eu tenho que estudar pra aprender a improvisar? Li outros tópicos sobre o assunto mas nenhum esclareceu as minhas dúvidas. Se puderem me ajudar, agradeço muito. Abraço.

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    http://www.jazzbossa.com/sabatella/00.indicegeral.html

    Não sei que tipo de som vôce toca,mas o príncipio é o mesmo pra todos:a relação acorde/escala.Nesse site aí (que é mais focado na harmonia característica do jazz) tem muita coisa sobre isso.Procura também o livro "Harmonia e Improvisação" do Almir Chediak que óbviamente é bem mais completo.Mas esse eu não sei onde tem pra baixar(eu peguei no emule,no tempo em que isso ainda existia kkkkk).

    NFA_METAL
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Teoria musical.....
    Estrutura de formação dos acordes e.....

    >>>ESCALAS<<<<<

    thaicovsky
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Cesar Damaceno
    Eu toco de tudo um pouco, de rock a sertanejo. Vou olhar o site que tu passou e procurar esse livro. Valeu mesmo pela ajuda!


    NFA_METAL
    Tipo, todas as escalas? Cromática, penta, etc? Tem que estudar todas de cabo a rabo?

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Tipo, todas as escalas? Cromática, penta, etc? Tem que estudar todas de cabo a rabo?

    Sim,tem.Mas estudar assimilando ,não decorando.Pra isso você tem q manjar de intervalos,assim quando precisar de uma escala vc num vai precisar "lembrar" dela,vai saber como construir...neste site q eu mandei tem alguma coisa sobre intervalos tbm...

    thaicovsky
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Entendi.. foda é que pra mim, tem algumas coisas de teoria que eu não entendo muito bem. Tô tendo que estudar sozinho porque na minha cidade não tem um professor que possa me ajudar.
    Mais alguém?

    mjuncken
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Como o NFA_MEtal disse

    Escalasss...

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    "Entendi.. foda é que pra mim, tem algumas coisas de teoria que eu não entendo muito bem. Tô tendo que estudar sozinho porque na minha cidade não tem um professor que possa me ajudar."

    Sei bem como é q é...Eu tbm sou auto-didata,aí o segredo é paciencia e disciplina.É compreensível você estar meio empacado na teoria no primeiro ano,essa é a fase em que a gente quer é tocar,mas logo a gente percebe a mão na roda que é a teoria...
    Qualquer duvida mais especifica que tu tiver manda um e-mail:julio_damaceno@hotmail.com

    erick_guitar
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: erick_guitar
    · votar


    Cara se vocÊ conhece algumas escalas comece a praticar em cima delas, ouça muita musica muitos solos, veja bastantes licks pela internet e logo logo sua cabeça vai virar uma bibliotéca de licks! é claro que improvisação não é algo decorado, mas se você tiver uns bons licks ja vai sentir a diferença quando improvisar...

    Enfim estuda bastante teoria, treina, e com um pouco de criatividade você vai notar mesmo a diferença!

    Um abraço

    Maurício M
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Teoria musical.....
    Estrutura de formação dos acordes e.....

    >>>ESCALAS<<<<<
    [2]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que estudar para aprender a improvisar solos