Consertando/Colando Cavalete do violão Giannini GSX-15

    Autor Mensagem
    Johnny B. Goode
    Veterano
    # out/12


    Eae pessoal tive um problema com meu violão e o cavalete acabou cedendo e posteriormente descolando, ir ao luthier não seria viável pois esse violão é barato =( [mas muito adorado] e não iria valer a pena. Por causa disso consertei eu mesmo e o resultado ficou aceitável. Segue as fotos:

    https://lh3.googleusercontent.com/-5_XOKSYF-XU/UHyKlADKPII/AAAAAAAAABQ /zFTlDkdI7io/s640/292501_271559056285365_357423807_n.jpg
    https://lh5.googleusercontent.com/-JeO_Iju_WwM/UHyKlLK0tmI/AAAAAAAAABI /0t62vTXUPQM/s640/533395_271561466285124_387366365_n.jpg
    https://lh6.googleusercontent.com/-5NJyJax0mgI/UHyKlGX9kMI/AAAAAAAAABM /taluzFrl20I/s640/532596_277552479019356_1350165164_n.jpg


    Então pessoal, primeiro eu fiz as marcações tendo cuidado para não marcar em um lugar que o leque esteja passando (aquelas madeirinhas dentro do violão), depois fiz os furos usando a furadeira e uma broca que eu esqueci a espessura, logo após passei cola, parafusei com arruelas e porcas e tcharammm. Problema resolvido, só fiz uma merda e devo confessar pra que outras pessoas não façam, foi que eu não esperei a cola secar e já coloquei as cordas... Eu pensei que a cola não iria ter tanta importância e colocando as cordas iria ajudar na fixação, mas NÃO!, acabou que o cavalete "levantou" exato 1mm. Outro ponto importante a se observar pra quem for fazer o mesmo, é encontrar um meio de fazer pressão constante sobre o cavalete, por exemplo colando algumas braçadeiras. Eu não fiz isso pensando que os 4 parafusos iriam cumprir muito bem esse papel, mas na realidade não foi tão bem assim. A dica final é ir com MUITA calma quando for furar e pedir ajuda pra alguém, porque a madeira é firme mas você pode estragar porque ela cede com facilidade. O violão ficou aceitável, o ruim é que está trastejando um pouco nas últimas casas. Lembrando que NÃO RECOMENDO fazerem isso a menos que não haja outra possibilidade ou levar ao luthier não seja viável. Qualquer coisa meu facebook

    fconde77
    Veterano
    # out/12 · Editado por: fconde77
    · votar


    A questão não e nem tanto os parafusos e sim se eles tem sustentação no corpo pra serem fixados dessa maneira... resumindo:

    Dentro do violão tem alguma madeira além do tampo pra dar sustentação a eles?!?!?! Com a pressão a porca na parte de dentro pode entrar na madeira e soltar novamente, sendo que dessa vez o prejuízo será muito maior.

    Um conselho que te dou e retirar os parafusos, lixar o cavalete pra retirar qualquer vestígio de cola e fazer o mesmo na região do tampo onde é colado e prender com os mesmos parafusos, sendo que além da porca uma arruela grande ou preferencialmente um pedaço de madeira... mas ainda assim e altamente recomendável instalar um "cordal".

    Johnny B. Goode
    Veterano
    # out/12
    · votar



    A questão não e nem tanto os parafusos e sim se eles tem sustentação no corpo pra serem fixados dessa maneira... resumindo:
    Dentro do violão tem alguma madeira além do tampo pra dar sustentação a eles?
    Um conselho que te dou e retirar os parafusos, lixar o cavalete pra retirar qualquer vestígio de cola e fazer o mesmo na região do tampo onde é colado e prender com os mesmos parafusos que vc usou... mas ainda assim e altamente recomendável instalar um "cordal" cordal.


    Eu pretendo no futuro comprar outro violão, o Hofma 250 e NÃO recomendo esse Giannini a ninguém, não foi só eu que tive esse problema

    Manny Ray
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Isso porque ta com cordas de nylon (não sei antes).
    Giannini GSX é pra cordas de aço, eu tenho o de nylon, o GCX, queria trocar pra aço, mas prefiro tem um violão bom fisicamente do que estragar ele só pra ter um som mais agradável aos ouvidos..

    Mas mesmo indo comprar outro, instala um cordal como o fconde77 disse, não precisa largar esse de mão só pra ter outro.

    Johnny B. Goode
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Isso porque ta com cordas de nylon (não sei antes).
    Giannini GSX é pra cordas de aço, eu tenho o de nylon, o GCX, queria trocar pra aço, mas prefiro tem um violão bom fisicamente do que estragar ele só pra ter um som mais agradável aos ouvidos..

    Mas mesmo indo comprar outro, instala um cordal como o fconde77 disse, não precisa largar esse de mão só pra ter outro.



    Ele tá bom, eu coloquei corda de nylon pra não forçar tanto mas antes tava com aço, eu pretendo comprar outro de aço mas com uma qualidade melhor. Se puder recomendar algum até +- R$500 agradeceria =)

    123nove
    Veterano
    # out/12
    · votar


    HUHauhuas

    cara, uma vez ganhei um giannini com a mao quebrada.. Depois de muito parafuso, ele ficou show, e nem sequer desafina!

    123nove
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Johnny B. Goode
    Excleente violão, tenho um! Hofma HMF250, so peca no peso, podia ser mais pesado!

    Manny Ray
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Você colocou cordas de nylon pra não forçar o cavalete mas pode empenar o braço, aí começa a trastejar porque ele vai puxar pra trás..


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/292805/

    Tem o review de um Condor aí, eu já ouvi o som dele e gostei, olha tbm no site da Eagle e da Hofma, pega o modelo e joga no youtube pra ouvir o som e ve o que te agrada. Se der vai numa loja de música e testa todos os dessa faixa de preço (de trabalho ao vendedor, ele ta lá pra isso ;) )
    Vai nos tópicos fixos do fórum e da uma olhada, tem muitas opções lá também.

    Johnny B. Goode
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Excleente violão, tenho um! Hofma HMF250, so peca no peso, podia ser mais pesado!
    Oloko, pra que um violão pesado Pra quebrar na cabeça de quem subir no palco? =)

    Johnny B. Goode
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Manny Ray
    Você colocou cordas de nylon pra não forçar o cavalete mas pode empenar o braço, aí começa a trastejar porque ele vai puxar pra trás..


    Também pensei nisso, talvez eu tire as cordas e dê uma ajusta de leve, mas sabe aquela né? Quando tá ruim só tende a piorar.. Obrigado pela recomendação :)

    Manny Ray
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Johnny B. Goode

    mas sabe aquela né? Quando tá ruim só tende a piorar..

    kkkkkk verdade, o meu ta precisando de uma regulada e de trocar as cordas, mas to sem tempo.

    ja já a gente arruma um bonzão haha

    abraço

    fconde77
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Johnny B. Goode

    Um cordal não custa mais que R$20,00.
    Quanto a qualidade do violão eu não posso opinar pq não conheço.. mas se ele for para cordas de aço e vc colocou nylon pode ser mais um motivo do som ser ruim....
    Violões com cordas de aço tem o tampo mais grosso e colocando cordas de nylon o som fica fraco, xoxo e sem vida

    Ruru_Ferreira
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cara tbm fiz isso! No meu Michael, foi pq eu (uma pessoa mto inteligente) coloquei cordas de aço em um violao de nylon, e deu no q deu :(

    Manny Ray
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Ruru_Ferreira

    Eu tava seco pra colocar corda de aço no meu violão, mas preferi não correr esse risco haha. Não gosto muito do som dele, mas prefiro ele inteiro.

    Sempre que dá toco nos de aço dos amiguinhos da escola pra matar a vontade kkk

    Ruru_Ferreira
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Manny Ray
    Kk Eu tbm tava animadão com as cordas de aço mas a alegria durou pouco, quando eu vejo soh uma zoadona saindo do violao com o cavalente solto kk

    Manny Ray
    Veterano
    # out/12
    · votar


    soh uma zoadona saindo do violao com o cavalente solto

    SAHUSAHUSAHUSA
    é melhor não arriscar, um amigo meu trocou também, tipo, ta inteiro ainda o violão, mas a mão ta meio quebrada (a madeira ta abrindo, da pra ver dentro) e o fundo já soltou tbm, ele colou de novo, mas ainda faz um sonzinho bom kk

    WebTiago
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Não acho legal por parafusos não... Um trabalho mais bem feito seria retirar o cavalete com cuidado, lixar com uma lixa fina, isolar a área do cavalete com as outras partes proximas. Comprar uma cola TiteBond, ou uma cola semelhante, cola de sapateiro etc.

    Ficaria mais bem feito e acho que duraria mais tempo que esses parafusos, e além de tudo ficaria com uma aparencia melhor ;)

    Johnny B. Goode
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Lembrando que eu NÃO COLOQUEI corda de aço em violão nylon, esse violão Giannini GSX-15 ele é péssimo, o cavalete começou a sair sozinho aos poucos, sendo que no momento da compra ele estava perfeito. Por isso que eu recomendo NÃO COMPRAR O GSX-15. Comprar ele foi um erro, depois que fui pesquisar mais sobre e soube que vários violões desse modelo tiveram problema semelhante. Foi um erro que não se repetirá mais, ATÉ com a tarracha tive problema, enquanto tava afinando a tarracha quebrou a cabeça de plástico na minha mão =\ , violão bom seria um Di Giorgio 18 que apesar de o preço ser um pouco mais de R$300 vale TOTALMENTE a pena, um amigo que eu conheci tem e o som é ÓTIMO e a durabilidade nem se fala, cai toda hora e nunca quebrou, lembrando que ele é 100% fabricado no Brasil e não por uma fábrica na China =\ . Não é fazendo publicidade, mas alertando quem for cair nessa de comprar esse modelo da Giannini (entre outros que são muito ruins também).

    WebTiago
    Não acho legal por parafusos não... Um trabalho mais bem feito seria retirar o cavalete com cuidado, lixar com uma lixa fina, isolar a área do cavalete com as outras partes proximas. Comprar uma cola TiteBond, ou uma cola semelhante, cola de sapateiro etc.

    Ficaria mais bem feito e acho que duraria mais tempo que esses parafusos, e além de tudo ficaria com uma aparencia melhor ;)


    Mas eu não teria tanta segurança, fora que eu passei cola e parafusei mas mesmo assim ele cedeu 1mm

    Manny Ray
    Veterano
    # out/12
    · votar


    NÃO COMPRAR O GSX-15. Comprar ele foi um erro, depois que fui pesquisar mais sobre e soube que vários violões desse modelo tiveram problema semelhante.

    É verdade, eu ia comprar ele, pq eu queria um violão de aço, mas como foi minha mãe que foi comprar pra mim, eu só disse a loja e a marca e o preço, veio o GCX, de nylon.. (in)felizmente o erro da loja me fez bem..

    O gcx é mto bom, as tarraxas seguram bem a afinação (não fazem milagres), mas nunca desafinaram enquanto toca, leva uns dois dias.

    Só não gosto muito do som de nylon pra tocar rock, mas depois eu compro um de aço folk do bom

    WebTiago
    Veterano
    # out/12
    · votar


    fora que eu passei cola e parafusei mas mesmo assim ele cedeu 1mm
    Qual cola que você passou?

    Johnny B. Goode
    Veterano
    # out/12
    · votar


    WebTiago

    fora que eu passei cola e parafusei mas mesmo assim ele cedeu 1mm
    Qual cola que você passou?


    Uma cola plástica, não lembro a marca.

    WebTiago
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Johnny B. Goode
    Por isso que não segurou, o certo é cola de madeira.

    Bloody_Rage
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    upando aqui,fiquei meio interessado nesse violão,será q dps q comprar ele mandar regular e colocar um cordal fica livre desses problemas? o gcx 15 eu só toquei uns 2 acordes nele,achei macio mas ñ reparei no som,é mto abafado?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Consertando/Colando Cavalete do violão Giannini GSX-15