O que compensa mais? violao de marca ou luthier?

Autor Mensagem
MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar

MMI

E valeu por ter participado, acho que já chega também. Depois de ler tantos comentários, já formei um conceito.

AFSVilela
Veterano
# fev/12
· votar

MMI
MatheosXpt
inaciolino

Bem, eu ach oque vocês ficaram muito tempo discutindo coisas diferentes. Primeiro, porque o autor do tópico não deixou aqui clara qual era sua intenção - apesar de já poder ver por outros tópicos que ele quer um violão de aço.

Posto isso, creio que os argumentos colocados pelo colega inaciolino não se sustentam, pois se baseiam em artistas e concursos de violão erudito. Neste caso, sim, creio que seja unanimidade que os violões de luthier são a melhor escolha. Mas, quando se fala em violões de aço, para estilos pop, rock, folk, etc, as grandes marcas se destacam muito mais.

inaciolino
Veterano
# fev/12 · Editado por: inaciolino
· votar

Me explica como se compara Segovia e Bream com Tom Jobim, por exemplo, sabichão

MMI, em primeiro lugar quero pedir desculpas se passei essa impressão, nem de longe era essa a minha intenção. Apenas peguei o que há de melhor no mundo do violão. Se eu quero ser grande eu vou me espelhar nos grandes, por isso citei Segovia e Bream, eles são a nata do violão internacional. Mas uma vez reitero que em nenhum momento eu quis ser desrespeitoso com você ou com ninguém.

E você? O que você já teve, tocou e conhece tão profundamente?

Quem dera eu ter essa experiência que você tem, mas como não vivo da música acho que jamais poderei experimentar tantos violões e de tantas origens como você. De todo modo continuo com a minha opinião baseada nos contatos que tive com instrumentos artesanais.

Não quero mais me delongar nesse assunto uma vez que considero saudável essa diversidade de opinião. Como diria um professor que tive: "Nem sempre as idéias se transplantam".

Fico feliz que o amigo MatheosXpt tenha esclarecido todas as dúvidas que tinha, o que mostra que, de algum modo, esse pequeno debate redeu frutos. Em discussões amigáveis e educadas, como a que tivemos agora, não há perdedores, todos saem vitoriosos e a música fortalecida. Fiquem todos com DEUS. Paz.

inaciolino
Veterano
# fev/12
· votar

Em tempo, acho que o colega AFSVilela matou a charada. Paz.

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar

AFSVilela

É bem verdade que estou a procura de um violão de aço; mas tanto aço quanto nylon, queria saber se seria melhor de marca ou artesanal.

Pelo que entendi, artesanal = melhor de nylon
e de marca = melhor de aço?

Uma dúvida que ainda não tirei, é em relação ao comentário do kiki

mandar fazer em luthier tem que ter muita certeza do que voce precisa - timbre, madeiras, formato, tamanhos, etc.
se voce procura um violão só acustico e tem certeza do que precisa, talvez valha a pena.
mas se voce quer um com uma boa captação, por exemplo, aí verifique o quanto é o custo da captação

Deu a entender que violões feitos por luthiers não vem com captação (?).

inaciolino
Veterano
# fev/12
· votar

Deu a entender que violões feitos por luthiers não vem com captação (?).

A princípio não, mas você pode pedir para ele instalar!!!! O Marcelo Novaes é um ótimo Luthier e faz "violões de aço" muito bons, mas o preço dele está fora do que você procura, o projeto mais barato é de 10.000 reais, kkkk.

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar

inaciolino

Ah sim. Mas esse cara é brasileiro? Teve um comentário ali dizendo que no Brasil, os luthiers não se destacam fazendo violões de aço. Os que mais se destacam são os dos EUA e Canadá.

inaciolino
Veterano
# fev/12
· votar

Mas esse cara é brasileiro?

Sim, procura na net que você acha. Paz.

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar

inaciolino

Eu achei um Carlos Novaes, mas Marcelo Novaes eu digito no google e aparece um cara ator de novela , ou uma construtora de imóveis.

inaciolino
Veterano
# fev/12
· votar

MatheosXpt, mil perdões pelo engano, kkkkk.

http://www.novaesguitars.com/home.html

MatheosXpt
Veterano
# fev/12
· votar

inaciolino

Hm, parecem ser bom os modelos.

gaitistaSP
Veterano
# abr/13
· votar

boa tarde..

pesquisei aqui o ano passado o melhor violão que atendia ao que eu queria e descobri o byrd´s eye da Di Giorgio.. me disseram que o som é incrível.. hoje vou tentar experimentar um na loja.. mas me disseram que o braço do violão é meio grosso.. isso acaba exigindo maior esforço na hora de executar as músicas.. mas o violão tá 700 reais e já está num preço difícil pra mim.. com relação a preços, pelo que vi aqui nesse tópico, violão de luthier é tipo de 1.200 reais pra cima. Estou certa? se fosse pagar, por exemplo, pra fazer um no luthier pra gastar o preço do byrd´s eye compensaria o de luthier? o violão teria que ser no mesmo estilo.. meio folk, nylon e cutway.

MatheosXpt
Veterano
# mai/13 · Editado por: MatheosXpt
· votar

rosely.tsales

Eu acabei optando por comprar um violão de marca, pois pude testá-lo na loja, gostei bastante e não me arrependo.

Para encomendar um violão de um luthier, eu teria que pelo menos dar uma lida sobre os tipos de madeira, corpo, captação, ... e escolher os quais se enquadram no estilo de música que eu gosto. Fora isso, teria que esperar uns 3 meses até o violão ficar pronto.

Para mim , não compensaria ter esse trabalho todo. Outro fator que me desencorajava a comprar um violão artesanal, é não saber como seria o som dele quando pronto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a O que compensa mais? violao de marca ou luthier?