Autor |
Mensagem |
Guilherme Nau Veterano |
# jan/12
· votar
monstrona
Pois é. Nenhum tensor que eu mexi emperrou até hoje. Mas como que você faz a regulagem pra abaixar as cordas? Tira todas as cordas, deixa uma corda e depois regula o tensor ou manda tudo numa paulada só?
|
monstrona Veterano |
# jan/12
· votar
Guilherme Nau rssrsrs.. geralmente eu faço isso quando mudo de numeração de corda, quando eu termino de limpar o violão (qaundo vou trocar as cordas) a escala & CIA, eu lubrifico as tarraxas, coloco novos rastilhos e capotrastes,coloco todasas cordas e afino e depois regulo tudinho, pq assim eu acho melhor pra saber se eu estou girando o tensor no sentindo q eu quero (ou pra dentro ou pra fora) explicar: sentindo anti horário= desaperto (ou seja ele vai ceder pra dentro ) sentindo horário= ele vai apertar ( vai ceder pra fora)
ex: ceder pra dentro seria.. uma pessoa encolhendo a barriga pra dentro ceder pra fora seria.. uma pessoa começar ficar gordinha o/
|
monstrona Veterano |
# jan/12
· votar
Guilherme Nau Está certinho :D
|
gabitereza Veterano |
# jan/12
· votar
leve num luthier! pessoal de loja tem mal vontade ate de vender que dira ajustar agulma coisa de graça!
|
monstrona Veterano |
# jan/12
· votar
gabitereza tem algumas lojas q tem caras especializados, nem sempe é assim, tem alguns violões q vem com um encarte na caixa ensinando a regular o tensor e como usa-lo,conservar.. Nem sempre é asism amiga o/
|
Guilherme Nau Veterano |
# jan/12
· votar
monstrona
Você ta brincando que faz tudo isso?
|
monstrona Veterano |
# jan/12
· votar
Guilherme Nau auhushaushahuhusa, eu não, a propósito,, são coisas bem simples de se fazer isso não é por apenas uma questão estética, tb é pela sonora,pegada e confortabilidade da escala.. Eu sempre faço isso quando troco as cordas do meu violão e pra prevenir gastos inusitados, como por exemplo: o rastinho quebrar sendo q vc não se programou pra compra-lo e nem tem dinheiro pra isso e vai ser obrigado a tocar com ele assim quebrado ou coloca um papelzinho nele com super bondi :B ou o traste amassar e prejudicar a tocabilidade.. niguém mereçe né! sem contar co o fato q anota certa de tal corda não vai bater certinha como deve ser na casa X ?! tudo isso por causa de não cuidar da escala certinho..
abç 0/
|
monstrona Veterano |
# jan/12
· votar
Guilherme Nau Faço isso pra não ficar com violão como de boneca
|
Guilherme Nau Veterano |
# jan/12
· votar
monstrona
Poxa. Mas eu tenho um violão a mais de 3 anos que nunca troquei a corda e o rastilho ta quebrado hauahua
Tudo bem que a corda ta parecendo cerol.
Que lubrificante você passa nas tarraxas?
Nunca comprei rastilhos :D Nunca lubrifiquei tarraxas e nunca limpei o violão inteiro :)
Mal tinha tempo pra tocar, quem dera pra dar uma geral no violão hauhaua
E quando o traste já vem "afundado" depois da compra, o que fazer (sem ser levar ao luthier)?
Pra regular violão eu manjo, mas pra trastes eu sou uma topeira :)
|
monstrona Veterano |
# jan/12
· votar
Guilherme Nau hsuhauhsuhuahsa, existem pordutos expecíficos pra isso, seriam: Óleo Dunlop 65 ( ai vc escolhe ele de acordo com a cor da sua escala pq tem algumas restições) limpador dunlop exisem polidores, pra tirar aqueles riscos e sujeras q não saem de forma alguma do visual do violão,recomendo usa-lo com bastante cautela e esfregando com pano seco pq a química acho meio pesada dele, senão se sentir seguro, primeiro aplique em um móvel por exemplo: polidor Bom,eu pego e faço ou troca de trastes ou apenas reparo fazendo um polimento e dando acabamento certinho pra ele com uma lixa ao redr de um ferrinho, sempre obedeçendo o polimento do sentido dos outros trastes, MAS só troco o trate se eu quiser mais definição nos graves ou se tiver muito problema mesmo, ou se o traste do violão não me agradar ps: antes de vc fazer nivelamento e depois dá o acabamento vc deve fazer isso pra não arranhar a escala: questão do autor escala de violão isolada Bom, vc não gasta mais de 1hora fazendo isso (: abç O/
|
monstrona Veterano |
# jan/12
· votar
Guilherme Nau Eu limpo as tarraxas,tiro poeira e passo um pouco de graxa pra não emperrar-las e pra não travar quando for apertar alguma corda
|
Guilherme Nau Veterano |
# jan/12
· votar
monstrona Óleo Dunlop 65
Oloco! Ta meio caro isso aí. Não da de fazer com cuspe? hauahau. Onde se acha esse óleo?
Rosewood pode? (Usa o Google tradutor em Rosewood rsrs)
MAS só troco o trate se eu quiser mais definição nos graves ou se tiver muito problema mesmo, ou se o traste do violão não me agradar
Por enquanto não preciso me preocupar com isso no violão... já na guitarra...TODOS os trastes estão desgastados e em todo lugar do traste. Parece que eu passei aquela lixa industrial neles rsrs.
Tudo isso só se compra pela net?
|
monstrona Veterano |
# jan/12
· votar
Guilherme Nau sauhsuha se tu quiseres tu usas óleo de peroba ou lustra móveis (:
|
monstrona Veterano |
# jan/12
· votar
Guilherme Nau vc pode encontrar em um super-mercado mais próximo de vc ou uma loja de material de construção
|
Guilherme Nau Veterano |
# jan/12
· votar
monstrona
Ahhh. Então tá. Brigado moça :)
Acho que vo tomar mais cuidados com o meu violão hehe. Não e todo dia que se gasta 420 reais.
|
vtful4 Veterano |
# jan/12
· votar
gabitereza
Eles nao ajustaram de graça , paguei 40 reais pelo serviço , mas está um lixo :/
monstrona E como você aprendeu a fazer tudo isso ? kkkk desde das trocas de trastes , até regulagens.
|
monstrona Veterano |
# jan/12
· votar
Guilherme Nau De nada rapaz, esse investimento é muito bom no seu violão (: quem gosta,cuida :D
vtful4 isso é apenas frutos de leitura,pergunta pra amigos e pro único luthier q eu confio (apesar de achar o serviço dele meio caro,mas ele faz super bem) meus amigos e ele me recomendaram algumas dicas,vídeos e canais no youtube,blogs.. esses são os blogs madeiras I Tia Paula (o blog dela ensina a fazer muuuitas coisas mesmo, mostra como faz tudo q eu falei) aprenda a descolar escala
A limpeza é basicamente a mesma q é feita na guitarra..
|
monstrona Veterano |
# jan/12
· votar
vtful4 nesse vídeo ele faz o nivelamento nivelamento violão as ferramenas são: lixa 160 Formão Furadeirac/ porca polidora
abç o/
|
vitorrdias Veterano |
# mar/12
· votar
cara .. comprei meu hofma hmf 250 a poucos dias .. as cordas veio muito altas .. e veio cordas 0.11 eu acho , mandei para um luthier de uma outra loja .. ele deixou mega baixas , e falou q era só trocar as cordas q ia fica ''filézinho' .. só q dai fui toca , e trasteja a mizinha na 2 casa ( eu aperto a 2 casa e a corda encosta na 3) .. fiquei mtttttt bravo , po só cmg acontece isso ?aheiieauihaeiu , liguei la e ele mando eu afrouxar 1/4 .. q ela ia aumentar bem pouco , ainda nao fiz .. mais quando eu fizer eu te falo oque aconteceu , ae vc pode tentar
|
vtful4 Veterano |
# abr/12
· votar
vitorrdias
blz cara, quando fizer dá um toque ae, mas pode ter certeza que nao é só voce que acontece isso , eu tambem tinha essa impressão kkkkkkkkkk , meu violão estava bom há algum tempo atrás ,mas agora está ruim de novo e assim vamos levando kkkkkkk
|