Problemas com violao trastejando

Autor Mensagem
WebTiago
Veterano
# dez/11
· votar


vtful4
Levar a um Luthier, um luhier bom deve custa uns 90 reais para desempenar.

vtful4
Veterano
# dez/11
· votar


o que ele faz pra desempenar ? mas acho que o luthier que eu vou levar ele vai cobrar uns R$ 150,00 , ele é bem "careiro" kkkkkkkkk


Gente , o dificil é meus pais entenderem porque o meu violao estragou , eles acham que violão nao dá problema, que nunca é preciso levar um violão ao luthier.

WebTiago
Veterano
# dez/11
· votar


vtful4
Vá conversando aos poucos, depois de encher muito o sacos, eles compreendem.

amador_ssa
Veterano
# dez/11
· votar


vtful4

dificil é meus pais entenderem porque o meu violao estragou , eles acham que violão nao dá problema, que nunca é preciso levar um violão ao luthier.

Com todo respeito que você deve a seus pais você pergunta pra que existe alguém pra consertar um objeto inquebrável? As pessoas gostam de dar dinheiro pra Lutiher fingir que conserta (pior que tem uns que só fingem mesmo)? É só explicar que até mesmo os bens duráveis precisam de "manutenção", não é sempre, é quando precisa.

Um dia tudo se acaba, exceto as baratas, que nem dinossauro conseguiu matar rsrs

vtful4
Veterano
# dez/11
· votar


amador_ssa

muito boa essa sua teoria , vou falar isso pra eles kkkkkkkkkkkkk , mas meu pai entende de boa , mas do que a minha mãe.



O gente , me explica ae como é o procedimento de desempenamento do braço e a faixa de preço que voces acham que vai ficar e muito obrigado mesmo pela atenção heim , vocês sao 10.

Esse é o site do luthier que eu estou pensando em levar http://jsrochaluthier.com.br/

Rick Rock
Veterano
# dez/11
· votar


vtful4

mas acho que o luthier que eu vou levar ele vai cobrar uns R$ 150,00 , ele é bem "careiro" kkkkkkkkk

Mas na pagina anterior você não disse que o luthier cobrava R$ 60,00 ?

vtful4
Veterano
# dez/11
· votar


Rick Rock

Ele cobrava R$ 60,00 para ajuste do tensor , agora pra desempenar o braço , deve ser nessa faixa.

monstrona
Veterano
# dez/11
· votar


Guilherme Nau
sim amigo,isso mesmo u.u
ou se ele sabe mexer no tensor..

vtful4
Veterano
# dez/11
· votar


Gente , eu estive observando bem o meu violão e percebi que tem uma parte da pestana que está um pouco mais baixa e outra parte que está mais alta. Será que é isso que pode estar provocando esse som estranho ?

jonfreitas
Veterano
# dez/11
· votar


rapaz, se ele tá empenado e com os trastes desalinhados, leva ele num luthier antes que voce perca o violão.
serio mesmo.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


vtful4

Se a parte que está mais alta é a parte das cordas de bordões não.

Mas se for o contrário tem grandes chances de ser exatamente isso.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


jonfreitas
rapaz, se ele tá empenado e com os trastes desalinhados, leva ele num luthier antes que voce perca o violão.
serio mesmo.


Velho, pra empenar um Hofma precisa muito mais do que simples cordas 0.12.

Trastes desalinhados?

vtful4
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau

Eu também acho que o meu violão nao está com o braço empenado , apesar de ter mexido algumas vezes no tensor , pois o que dizem por aí é que quando um violão está empenado ele fico muuito ruim de tocar , mas o meu está super confortavel , o unico problema é o ruído estranho que incomoda muito.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


vtful4

Eu não acho. Só se você mexeu no tensor pra "puxar" e não para "soltar", se é que me entende

vtful4
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau

Na maioria das vezes que eu mexi foi para soltar , dando 1/4 de volta para o lado esquerdo. Estou certo ?

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


vtful4
Estou certo ?

Seila huahauhauahuaua

Faz tempo que eu não faço mais regulagem de tensor. Antes fazia pros meus amigos e pra mim. Agora não fiz mais, mas vou ter que fazer no meu Ashland.

Eu sempre retirei todas as cordas e deixei a mizona afinada. Aí eu mecho no tensor pra menos e vejo até onde para de trastejar, leva uns 30 minutos. Quando não trastejar mais, eu coloco as cordas, afino e pronto, sem trastejamento.

Mas retirar cordas novas do violão é um saco, ainda mais colocar. Elas já vem com a ponta cortada, não tem onde segurar pra enrolar ela de volta.

O lado em que você tiver menos dificuldade pra girar é o lado que "puxa" o tensor com as cordas. O lado mais fácil de girar é o lado que "solta".

vtful4
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau
Cara , talvez eu tenho feito tudo eraado kkkkkk
Na maioria das vezes mexi com todas as cordas afinadas , agora deu até medo

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


vtful4

Não da nada. "Soltando" o tensor não da nada.

monstrona
Veterano
# jan/12 · Editado por: monstrona
· votar


vtful4
mais pra fazer a regulagem, pelo q eu sei o violão tem q está afinado certinho,vc fez sim certo, mas vc só deve mexer no tensor se houver algum problema de tensão nas cordas e se o problema não resolver mesmo vc raspando o rastinho

caso queira regular, aqui está o site
regulagem de tensor

Guilherme Nau
só vai dar alguma coisa apertando ele, se folgar ele vai permaneçer da mesma forma,pq quando faz regulagem ele já fica folgadinho, só no ponto de apertar até onde vc achar melhor pras cordas ficarem certinhas

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


monstrona
só vai dar alguma coisa apertando ele, se folgar ele vai permaneçer da mesma forma

Não né? Se fosse assim todos os 10 violões que regulei até hoje nunca levantariam as cordas.

só no ponto de apertar até onde vc achar melhor pras cordas ficarem certinhas

Esse é o problema. Existe um limite tanto pra "soltar" quanto pra "puxar".

Esse limite é tanto trastejamento quanto dificuldade de apertar as cordas. Mas isso varia de instrumento para instrumento. Tem que saber regular o violão, saber o limite até onde ele fica bom pra não ferrar com as oitavas.

Demorei mais de 2 anos pra entender isso huahau

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12 · Editado por: Guilherme Nau
· votar


monstrona

Esse trecho explica que eu to falando. Não o porque das oitavas, mas para que apenas o tensor precisa ser regulado:

ATENÇÃO: A única – única mesmo – função do tensor do violão é compensar a tensão contrária das cordas, evitando que o braço do instrumento ceda pela tensão exercida pelas cordas. Portanto, você só deve regular o tensor com esta finalidade.
Nada de regular o tensor para "o som melhorar", ou para abaixar a ação, ou para qualquer outra coisa. Muito menos ficar virando o parafuso pra cá e pra lá para "melhorar" alguma coisa. Verifique o tensor conforme as instruções.
Se o braço está reto, a medida está correta, não há mais necessidade de regulagem. Se o tensor está preso, emperrado, duro, pare e busque ajuda. Se após a regulagem feita corretamente existir algum problema com o violão, provavelmente não é tensor. Contanto que você tenha regulado corretamente.


EDIT: Eu tenho um violão, que trasteja numa única corda em um único traste. Ou seja, se eu mexer no tensor achando que é porque o braço está muito para trás, vou foder (literalmente) a escala.

Nesse caso, o problema não é o tensor, e sim o traste afundado para a mizinha, no qual está trastejando.

vtful4
Veterano
# jan/12
· votar


gente, quando eu tinha mechido no tensor , foi seguindo as instruções do site que o monstrona mandou.

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


vtful4

Então acho que não tem problema nenhum.

monstrona
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau e vtful4
Mais ele fala q é pra gente não dá muita volta, pq pode correr o risco de quebrar ele na escala,apesar dele ser resistente (o tensor)

Pelo q eu sei, quando se vai regular, precisa-se primeiro folga-lo e depois dá uma apertada normal, espera uns 2 dias pra dá o resultado, e se não tiver do jeito certo, aperta ou foga no sentido certo q vc quer
Nos vídeo ele explica e te ensina a ver pra onde girar e o q aconteçe se vc girar no sentido horário ou anti horário,pra não errar na sua regulagem:
regulagem
regulagem em inglês americanocontinuação

abç o/

monstrona
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau
também, vai depender do conhecimento e observação do cara pra poder olhar se o braço tá retinho e certo (:
nem sempre se precisa mexer no tensor, somente em casos especias como os citados

abç

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


monstrona
Pelo q eu sei, quando se vai regular, precisa-se primeiro folga-lo e depois dá uma apertada normal

Eu ein. Não sabia dessa hauahua

Na verdade, eu nunca tive problema nenhum com isso...

Na verdade, todas as 10 regulagens dos meus 10 amigos, dos 10 violões dos meus amigos, dos meus 10 amigos param de tocar hehe

Ou seja, fiz apenas 1 única regulagem em cada violão deles, sendo que no meu fiz umas 15 por causa da troca de calibre (corda)

O afroxar que você diz é encaixar a peça no tensor, da umas viradinhas bem de leves pra um lado e outro sem girar o tensor pra depois regular?

Nos vídeo ele explica e te ensina a ver pra onde girar e o q aconteçe se vc girar no sentido horário ou anti horário,pra não errar na sua regulagem:

Não da pra assistir querida. 3G é osso :/

monstrona
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau
O afroxar que você diz é encaixar a peça no tensor, da umas viradinhas bem de leves pra um lado e outro sem girar o tensor pra depois regular?

isso mesmo amigo, mas não afrouxar demais, deixar normal e apertar o braço de acordo com seu gosto pessoal (pq só vc pode dizer se está bom ou não essa regulagem) por isos q dizem q regulagem é de acordo com o gosto do músico
Eu prefiro deixar um pouco folgadinho (não tanto) de uma forma q o braço não fique nem tanto pra um lado,quanto pro outro, mas de maneira q as cordas não venham estraga-lo e nem me prejudicar a tocabilidade e gabarito da escala e dos trastes..

abs
o/

Guilherme Nau
Veterano
# jan/12
· votar


monstrona

Mas eu faço isso :/

To lerdo fia. Férias escolares.

monstrona
Veterano
# jan/12 · Editado por: monstrona
· votar


Guilherme Nau
Eu ein. Não sabia dessa hauahua

Na verdade, eu nunca tive problema nenhum com isso...


Na verdade. quando vc vai regular, vc já está automaticamente desapertando o parafuso do tensor e vc só vai apertar aos poucos,mais não gira-lo totalmente pq ele pode dar a volta completa e emperrar
isso foi um amigo q me ensinou.. vc deve girar devagar e não gira-lo tanto (não estou me referindo ao número de vezes q vc já mexeu naquele buraquinho)

monstrona
Veterano
# jan/12
· votar


Guilherme Nau
Então, seu violão está tratadinho (: sem nenhum problema de regulagem
_o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas com violao trastejando